EUA e Reino Unido denunciam vaga de ataques de hackers russos

13 Comentários

As relações entre os EUA e a Rússia têm vindo a piorar ao longo dos últimos meses. Para além do que é visível no campo da política, existem manobras de bastidores que têm mostrado uma fragilidade grande na forma como estes países se relacionam.

Num comunicado conjunto, as forças norte-americanas e do reino unido vieram alertar para uma onda de ataques que têm acontecido, apontando o dedo a grupos de hackers, patrocinados pelo estado russo.

EUA Russia Hackers Reino Unido

O alerta foi lançado Centro Nacional de Segurança Cibernética britânico, pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e pelo FBI e refere atividade criminosa que têm vindo a ser realizada ao longo dos últimos anos, julgando-se que tenha tido início em 2015.

Os alvos desta ciberatividade maliciosa são, principalmente, os governos e organizações do setor privado, os fornecedores de infraestruturas cruciais e os fornecedores de serviços de Internet

Esta é a primeira vez que estes dois países emitem um comunicado conjunto que visa mitigar ataques realizados no ciberespaço e que pretende alertar e ajudar as organizações e empresas a protegerem-se.

EUA Russia Hackers Reino Unido

Segundo este comunicado, a forma de ataque destes grupos russos é realizada com recursos a routers e outros equipamentos que estão comprometidos e assim realizam ataques man-in-the-middle.

Mesmo não sendo conhecido o número de dispositivos a que os hackers conseguem ter acesso e nem qual o seu objetivo, sabe-se que estes ataques estão a afetar milhões de dispositivos globalmente.

Apesar deste alerta pretender ajudar as empresas e os particulares a defenderem-se e protegerem-se destes ataques, tem ainda a função de mostrar que estes dois países estão vigilantes e alertar que a Rússia está a ter comportamentos maliciosos.

Leia também

Ataque ao YouTube apaga Despacito e outros vídeos populares

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda bem que os americanos e os britânicos não têm comportamentos maliciosos… não espiam e não conduzem ataques cibernéticos… não censuram…

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Aí vem a histeria russa.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Foi preciso trés países para bombardear um país (Syria), mas será um país a mexer com vários país. Conhecem aquela famosa citação “We Don’t Forgive, We Don’t Forget, Expect Us”, agora coméçara á histéria Russa. Guerra saio do campo militar (balas, bombas, etc) para o compo Tecnológico (AI), e parece que os russos estão muito adiantado nesta matéria.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E os americanos atrasados?
      Passa-se muitas coisas que nem sonhamos.
      Já agora investigue como é que os americanos e israelitas destruíram as centrais nucleares iranianas sem disparar 1 único tiro! Investigue por Stuxnet.
      A guerra de hoje faz-se com os meios digitais disponíveis, os americanos têem as suas armas, até para inventarem notícias que até vejo a passar aqui na pplware e os Russos fazem igual (veja lá como é que a Rússia espalha notícias falsas com o Sputnik e RT por todo o mundo).

  4. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    Andamos todos a dormir e nas empresas públicas ainda pior. As forças armadas na sua maioria são infoexcluídos e Putin já se viu, atrás daquele ar de playboy, não passa de um sanguinário e disposto a tudo.
    Nós no Ocidente já estamos a programar as próximas férias ou quanto vamos cobrar pelo arrendamento do n/ apartamento colocado booking ou outro e o resto que se f0d% 😉

  5. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Não tem nada de útil para fazerem?
    Deixem de merdinhas de guerrinhas e comessem a trabalhar por algo melhor.

  6. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Como a narrativa dos “ataques químicos” está a falhar, vão passar para os ataques virtuais que é mais fácil de aldrabar.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ao ler a noticia nem se percebe se houve ou não algum “ataque” ou worm ou virus ou seja lá o que for.

    Manipulação.

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Guerra e guerra, tambem ja esta na hora de por um fim naquela ja dura muitos anos, e nos fechamos os olhos. A guerra nunca trouxe nada de bom e quando se começa a ver crianças nesse esquema o que nos estamos a deixar criar sao inocentes com raiva e odio dos outros

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      “A guerra nunca trouxe nada de bom” Acho que os fabricantes de armas e a Margaret Thatcher entre outros descordam dessa afirmação

  9. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Propaganda anti Rússia…

  10. Avatar de okapi
    okapi

    Mas ainda existe gente que acredita nos Ingleses? Como dizem os Escoceses eles são ” Wanker”

  11. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Ao que isto chegou… pior é quem acredita nisto, não defendo russos, mas Americanos e Ingleses têm a mania que são os bons da fita, o povo precisa de desligar a TV e questionar governos que apoiam este tipo de propaganda nojenta