EUA estarão a considerar abrandar a expansão dos carros elétricos

117 Comentários

Embora não tenham estipulado uma data, conforme fez a União Europeia (UE), os Estados Unidos poderão estar perto de abrandar as medidas de expansão dos carros elétricos, revertendo planos anteriormente divulgados.

Elétricos

Por via da Inflation Reduction Act (IRA), que prevê a atribuição de fundos para o desenvlvimento de elétricos, e sob a administração de Joe Biden, os Estados Unidos programaram o maior investimento de sempre no combate às alterações climáticas.

Depois de o Reino Unido travar as suas medidas relativas à proibição da venda de automóveis com motores de combustão em cinco anos, de 2030 para 2035, alinhando-se com os planos da UE, os Estados Unidos estarão em vias de flexibilizar a sua IRA.

Segundo o The New York Times, as regras impostas pela Environmental Protection Agency para impulsionar a venda de carros elétricos, apoiar a indústria local, e combater a expansão das marcas chinesas, poderiam ser “flexibilizadas”.

Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Joe Biden

De acordo com responsáveis anónimos consultados pelo órgão de comunicação social, a administração de Joe Biden deverá estar perto de ceder às fortes pressões das fabricantes, dos concessionários, da oposição e dos sindicatos.

O plano, afinal, deverá passar por flexibilizar as medidas e assumir o verdadeiro compromisso a partir de 2030. Dessa forma, a indústria terá tempo para ganhar robustez: alargar a sua rede de carregamento, reduzir os custos dos veículos e sindicalizar as novas fábricas.

De ressalvar que os cidadãos americanos serão chamados a votar este ano e a vitória de Donald Trump poderia resultar numa nova alteração dos planos de eletrificação dos Estados Unidos.

 

Será a reeleição de Trump nos EUA uma ameaça para as fabricantes europeias de elétricos?

Comentários

117

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Mais sobra para a Tesla ganhar quota de mercado…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      estas medidas têm em consideração que podemos estar a assistir a uma estagnação do mercado dos EVs uma vez que parece estarem a atingir a sua quota de mercado, pelo menos para a tecnologia, oferta e preços aos dias de hoje, não vejo onde isso possa ajudar a tesla ou qualquer outro fabricante de EVs.
      a tendencia é clara para o hibridos, vamos ver como as coisas se desenrolam

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O problema é que as marcas tradicionais não conseguem alternativas ao mesmo preço que os carros a combustão. No entanto as vendas continuam a crescer…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          continuam? tens de te informar

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Yep.

            Janeiro a Janeiro (yoy) bateram-se todos os records a nível mundial:

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/global-ev-sales-up-69-yy-jan-down-26-vs-dec-rho-motion-2024-02-14/

            Ainda não é desta que os haters vão lançar foguetes.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            pois, nem ler sabes, está não vais lá..

            “Sales of fully-electric cars, or battery electric vehicles (BEVs), and plug-in hybrids hit 1.1 million in January, up from 660,000 in January 2023.”

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Abrandamento de crescimento não significa vender menos ou quebras de vendas.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Diz claramente no texto que escreveste que as vendas passaram de 600.000 veículos em janeiro de 2023 para 1.100.000 veículos em janeiro de 2024…

            E se fizeres as contas são os tais 69% de aumento que está no título do artigo.

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Realista, as vendas não são de EVs, abre os olhos

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Zé Fonseca, esta malta cega. Não há nada a fazer.
            Não vêm em querem ver. E incrível looolooolool

          7. Avatar de JL
            JL

            Se não são de EVs porque diz lá evs ?

            Têm também plugins sim, mas são de EVs também.

            Está malta não abre os olhos.

          8. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            plugins agora são EVs?
            então tenho um EV que anda sempre a gasoil..

          9. Avatar de JL
            JL

            Quando andam só com a bateria são.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nunca andam a bateria

          11. Avatar de JL
            JL

            Se não carregarem, mas como já vimos por aqui, há malta que adora dar dinheiro ás gasolineiras, ainda bem, tiveram records de lucro em 2023.

            Espero que eles agradeçam….

        2. Avatar de acs
          acs

          Não é só o preço. a tecnologia ainda não está lá- Nao ha locais suficientes para carregar pois demora muito tempo por cada carro. Nem todos podem carregar em casa. As baterias estão muito limitadas no frio e no calor. Algo a trabalhar. Até pode ser o futuro mas ainda está muito verde para ser uma verdadeira alternativa.

      2. Avatar de Fácil
        Fácil

        Há uma estagnação por diferentes motivos:
        – quem tem poder de compra (classe média e alta) já tem EV
        – os subsídios já foram muitos e a ideia foi compensar o custo alto de produção de EV. Como a produção já baixou imenso os custos (ainda que as marcas inventem o contrário), os governos já não querem meter dinheiro nisso porque sabem que as marcas já têm margem para baixar o custo final!

        Logo, toda esta jogada é para obrigar:
        1) as empresas a baixar o custo final
        2) estimular a criação de modelos mais pequenos e baratos para que a classe média-baixa ou baixa possa adquirir um.

        Daí o Model 2 e outros estarem já na fornalha. Se o Model 3 consegue chegar a um preço muito atrativo de 40.000€ e às vezes menos, imaginem um carro com um chassis mais pequeno e maior volume de produção, jantes mais pequenas, ecrã mais pequeno, baterias de 40 kWh LFP, menos câmaras e apenas 1 motor de <200 cv. Com isto conseguiriam facilmente ter um VE abaixo dos 25.000€ com tecnologia de ponta!

        E dizem "é pá mas 25.000€ ainda é muito dinheiro!"…sim é para portugal que é uma pobreza, mas é preciso ver que os custos a longo prazo são muitíssimo mais baixos que os de um ICE. Por isso um VE de 25.000€ em 5 anos compensa muito mais que um ICE de 18.000€. E isso também quer dizer quem 5 anos teremos mercado de usados de VE abundante e com preços de <15.000€ para automóveis ainda num estado muito bom.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          sou classe média/média-alta e não tenho EV, e até posso ter EV sem riscos já que tenho car allowance como parte integrante do meu salario, gasto 0 em carro e 0 em combustivel, se tivesse que carregar o carro em casa algumas vezes saía mais caro para mim, mas não tenho porque viajo bastante e é ridiculo o impacto que ter um EV pode ter numa viagem..

          1. Avatar de Realista
            Realista

            ” gasto 0 em carro e 0 em combustivel.”

            Para ti o principal de um EV, que é a eficiência, não se aplica porque não tens custos com o carro….

            Se te custar €1000 a manutenção do carro a combustão vs €100 a manutenção de um carro elétrico, para ti é indiferente porque não és tu a arcar com os custos do carro.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            se fosse eu a arcar com os custos era igual, não paro em viagem nenhuma por mais de 5 min..

          3. Avatar de Realista
            Realista

            És um bexiga d’aço.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se gasta 0 em carro e 0 em combustível porque não gasta 0 em eletricidade ?

            É apenas por embirração ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Se gasta 0 em carro e 0 em combustível porque não gasta 0 em eletricidade ?

            É apenas por embirração ?

          6. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Na casa de campo gasto perto de zero, mas investi e bem em Lg chem, mas só o fiz porque sou off grid enthusiast e nada relacionado com ambiente ou poupanças

          7. Avatar de Chapuleta
            Chapuleta

            Tús és um mentiroso, isso que és.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            És classe média? Que desilusão LOLOL

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ao que as eleições obrigam, o Biden a engolir sapos!
    No outro dia começou a usar a ferramenta maldita dos espiões chineses “TikTok” que quer banir, mas como é para fazer videos para a sua campanha já serve.

    A sua administração fez tudo para forçar a transição para o eléctrico afinal agora podem ser mais brandos.

    Tanto lá como cá as eleições deveriam ser de 6 em 6 meses!

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Oh rapaz, tanto as marcas como os governos já viram o óbvio! A menos que nos próximos tempos a tecnologia das baterias permita autonomias incomparavelmente superiores, o elétrico está morto. Até pk com autonomias destas nem vale a pena criar infrastruturas. Paz à sua alma!

    1. Avatar de JL
      JL

      Não vale a pena terem mais autonomia, precisam é de melhor infraestruturas, que até são bem baratas comparadas com outras tecnologias.

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Os VEs estão vivinhos da silva, e são o futuro. Para além das outras vantagens,que já são muitas, tem 2 que são fundamentais:
      – 100km de 3 s 5€, e com os combustíveis sempre a subir, s vantagem está sempre s aumentar.
      – as alterações climáticas vão obrigar a usar VEs, quer queiram quer não.
      O problema do ocidente e dos USA são as baterias, deixaram se comer pelos chineses, que agora dominam 75% do mercado mundial do litio e outras materias raras, e não conseguem ter produção de baterias.
      Os 3 maiores produtores de baterias são todos chineses, imaginem, e ainda por cima fizeram na semana passada uma aliança para dominarem o mercado, já agora impoeem o preço que entendem pelas baterias, as marcas ocidentais de automóveis estão num beco sem saída, por isso a marcha atrás na imposição dos eléctricos no ocidente

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        o tema dos combustiveis vai mudar, arabia saudita já está a fazer lobby para baixarem o barril para metade do preço através de aumento de produção e exploração de novos poços, só para retomar o interesse no fossil..

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque razão haviam de de querer ganham menos e fazer mais ?

          Os árabes são assim tão estúpidos ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vou-te ensinar uma coisa, commodities não rendem só pelo bem físico, há muitas formas de fazerem dinheiro no processo.. mas isso vai servir precisamente para recuperar o interesse e dependência do petróleo.. vê o que aconteceu em 2023 com as petrolíferas, lucros record em todo o mundo, o que fizeram todas sem exepcao? Distribuição de lucros, precisamente para criar uma nova onda de investimento e interesse nos produtos petrolíferos, e novamente baseado em stocks e na commoditie

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Por isso, os árabes não são estupidos, pelo contrário, sempre manipularam o valor do barrir com estas jogadas para fazerem dinheiro com isso

          3. Avatar de JL
            JL

            Lucro daqueles que vendem um produto transformado, que é bem diferente.

            Curiosamente esteve bem mais alto que 2022, por isso é que ganharam dinheiro, para cobrir os prejuízos que tiveram com a queda desde 2020.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            newsflash, tens petroliferas que não refinam e fazem centenas de milhões de lucro, até a nossa galp tem lucros de trading de barril

          5. Avatar de JL
            JL

            Por isso produzirem menos quando vêem os preços a descer. Enfim, o cartel a trabalhar.

          6. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não é nenhum cartel, é um lobby à escala global, só quem não percebe nada de economia pensa que o preço do barril não é controlável para servir meia dúzia de países, seja para cima ou para baixo

          7. Avatar de JL
            JL

            Por ser controlável é que se dá todos esses nomes, o maior cartel apoiado pelos governos de quase todos os países.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        €3? Porra… a mim fica-me a €2 no pior dos cenários.

        1. Avatar de Verdade
          Verdade

          Mais um vendedor de ilusões…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O meu carro gasta 12kWh/100km (DC) a carregar a 16A e assumindo perdas de 15% na transformação de AC para DC são 13.8kWh que retiro da corrente elétrica de casa.

            Pago pela energia simples na Gold Energy €0.1612/kWh.

            13.8kWh*€0.1612 = €2.22.

            (Embora eu tenho mais descontos estou só a fazer contas ao tarifário normal e simples porque se for para o bi-horário isto desce para €1.60/100km)

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Não alterei qualquer potência em casa e continuo com 6.9kVa que já tinha antes de ter o carro…

            Vendedor de ilusões? LOL

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Exactamente, confirmo estes preços, mas o meu Y gasta bastante mais, 17,7kw de media.
            Mas as minhas perdas (que eu tenho aparelho medidor) são só 6%

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Eu estou a dar margem grande nas perdas para não haver sombra de dúvidas, já que as minhas também são menores.

            O meu carro é um carro citadino e pesa menos 500kg que um Model Y e tenho menos potência.

            Mas este pessoal pensa que dizemos mentiras quando dizemos que a carregar em casa o carro paga-se a si próprio ao fim de algum tempo…

            tudo depende dos km que se faz por ano.

          5. Avatar de TM
            TM

            @Realista, no meu caso só em 2000km já fez diferença, o supercharger da tesla por exemplo foi uma surpresa bastante grande, pensava que ia pagar imenso mas afinal são entre 25 a 35 centimos por KW. Ando a fazer 11kw/h. Em relação ao meu C3, o electrico já se está a pagar a si próprio

            https://ibb.co/VYt6TKK

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Pago pela energia simples na Gold Energy €0.1612/kWh.”
            Acho melhor veres isso. Estive agora no simulador da ERSE e a GoldEnergy é a mais cara!

            Por outro lado, acho piada pq nestas contas nc entram com o custo de acesso às redes nem com as outras taxas.
            No mínimo fariam um rateio desses custos pelos kWh consumidos, não?
            Ficava-vos bem.
            Até pq se fizerem a vida com 100kWh só pagam 6% de IVA e com o carrito essa meta já fica um bocado mais difícil e aí já pagam 23% de IVA.
            Mas já vi que para vcs, o “junk” chutam para a casa e o carrito só fica com o valor líquido do kWh que é para parecer mais bonito na internet!

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Eu sou Goldenergy e confirmo esse preço,mas comigo ainda é mais barato, só 0,10 pois é bi horário e carrego sempre á noite . E o custo da potência é 0, pois já o pagava antes e o Iva também não conta, tenho microempresa. Você só procura coisas negativas, faz se esquecido do custo da manutenção dos combustão e o imposto de selo

          8. Avatar de JL
            JL

            @yamahia Afinal não são muito diferentes de você que quando apresenta contas do seu consumo, além de usar valores por 100kms onde conseguiu uma ou outra vez, ainda vem com os descontos que nem todos têm acesso.

            Já agora, o custo de acesso às redes está incluído no custo por kwh, e os outros não entram, porque com ou sem carro eléctrico, temos eletricidade em casa na mesma, sobre o IVA, está redondamente enganado, os 100 primeiros kwh gastos têm sempre 6% de iva, os restantes são a 23%.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António portanto bi_horário. Voltamos ao mesmo. Para mostrar bons nr no elektro paga tudo o resto que tem em casa mais caro.

            @JL exacto se sem carro gastava até 100 apenas pagava 6% IVA, com carro terá que pagar mesmo os 23% acima disso. E não a taxa de acesso de acesso as redes não está incluída no kWh. É uma taxa diária que se paga em função da potência contratada.
            No caso dos 6.9 kWa, a GOLD é tb a mais cara nessa parcela. Cerca de 0,60€ contra 0,38€ da EDP por ex.

          10. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Caro Yamahia, você vive noutro mundo que não o meu, em que explora pouco tudo o que o mundo moderno pode oferecer.
            A EDP é só o fornecedor de electricidade mais caro que há, sempre foi. É claro que não posso nada do que diz. Por outro lado, se tenho no horário é porque me sai mais barato do que normal, senão não tinha; antes de mudar fiz várias simulações para ter a certeza que vais apena, e cheguei á conclusão que poupava por mês cerca de 10 a15,€.
            E se pago mais electricidade, poupo cerca de 300a400€ de combustível, que não é coisa pouca. Se julga que vou por modas ou influenciável,desengane-se, antes de dar um passo deste calibre faço bem as contas

          11. Avatar de JL
            JL

            Mas está a falar da potência contratada ?

            A TAR está incluída no preço do kWh, por isso é que quando houve subsídio dessa parte, ele até chegou a estar quase a zero.

            Portanto continua a ter 6 % de iva na mesma, eu quando apresento números incluo sempre o iva a 23%.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            A potência contratada é a mesma = 6.9kVa e não a alterei por ter carro elétrico. Já a tinha…

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não interessa. Esses custos têm que ser rateado.
            Se quiseres baixar para poupares algum já não podes por causa do elektro.

          14. Avatar de JL
            JL

            Têm de ser porquê? Se não tivesse eléctrico não tinha electricidade em casa ?

            Eu baixei, já tive 6.9 e agora tenho 3.45 kva.

            Então você quando faz contas ao consumo de gasóleo também tem de usar esses custos, porque sem electricidade não aspira o carro. Loooool

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Q comparação mais estapafúrdia (⁠*⁠_⁠*⁠)

          16. Avatar de JL
            JL

            Não fiz comparação nenhuma, constatei um facto.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Carros a combustão são uma treta nem sequer fazem Faro-Lisboa-Faro.
      Ainda a semana passada tive que ir a Lisboa e á volta ia ficando a meio caminho sem gasolina. Com autonomias destas carros a combustão estão mortos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ya @Toni. O vinho era forte.

    4. Avatar de Odius
      Odius

      O teu cérebro é que está morto 🙁 Já há tecnologias para fazer baterias com autonomia de 1000 km e alguns protótipos já estão em testes. Estes teste demoram alguns meses e talvez até 2 anos. Acho que devia informar-te mais envés de postar este comentários sem nexo algum

  4. Avatar de Patinho
    Patinho

    “Cheira” a uma previsão de falta de energia na rede elétrica para alimentar todos.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Não é por aí, se for preciso até se queima petróleo para gerar energia elétrica.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que até tem menos emissões que meter combustivel nos veiculos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Lá vem o @JL com tretas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Com tretas que você tem de engolir.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais tretas.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Com os avancos cientificos que tem havido, ainda acredito que um dia consigam criar formas de gerar energia elétrica sem a utilizacao de petróleo

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim porque a producao electrica tem sido exactamente a mesma desde a criacao da electricidade.

    3. Avatar de JL
      JL

      “Cheira” que a sua previsão é uma solução que até gasta mais energia.

      1. Avatar de rede
        rede

        é eletricista profissional, só pode!!!

  5. Avatar de NN
    NN

    E depois a Toyota é que era “má” quando dizia que EV no estado atual não era sua solução.
    Ter carros parados por causa de um nevão que afectou as baterias, não é coisa que vá vingar nos EUA.
    Hibridos sim são meia-solução.
    Porém, Elon Musk foi proibido de desenvolver veículos movidos a água do qual já tinha protótipos.
    Dito pelo proprio Elon Musk no Joe Rogan podcast.

    1. Avatar de TM
      TM

      A mesma Toyota que vai lançar mais 3 modelos totalmente electricos…

      1. Avatar de JL
        JL

        3 ou 6 ?

        https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2454871/toyota-revela-seis-modelos-eletricos-lancados-ate-2026

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O nevão afeta mais os carros a combustão que os carros elétricos…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Apenas confirma o óbvio. EV perdem 45%. ICE pedem 15%.
            O que quer provar com esse artigo?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, eles dizem que perdem ATÉ 40 %.

            Que afeta mais os a combustão, até porque os 15% saem bem mais caro que os 40% a menos, além do tempo que não se perde com eléctricos, estão sempre prontos a rodar, ao invés de ter de esperar 5 a 10 minutos cada vez que se usa o carro, e ter de usar sistemas de aquecimento do motor ligados à tomada, se é para estar ligado à tomada, mais vale ser eléctrico.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “ao invés de ter de esperar 5 a 10 minutos ”
            Nada disso. O q eles dizem eu já disse por aqui.
            O aquecimento do ICEdeve ser feito em andamento moderado. Esperar só o tempo de por o cento para dar tempo do óleo subir.
            E acrescento o q eles não referem.: -Depois de atingida a temperatura de funcionamento pode aumentar as rotações para valores médios mas deve aguardar mais um pouco antes de partir para o redline pq o óleo aquece mais devagar que a água

            O ICE só gasta mais , ou os tais 15% que eles falam, nesta fase. Depois até se agradece estar frio pq o ar frio ajuda no arrefecimento e poupa cargas excessivas no sistema de refrigeração.

          4. Avatar de JL
            JL

            Dizem que durante o tempo de aquecimento deve andar com muita calma, ora bolas, para que quer um veículo senão o pode usar na sua plena função ? Por isso ter dito que 5 a 10 minutos são para aquecer.

            Depois gasta mais na mesma devido ao maior arrasto, são tão ineficientes que não se nota tanto.

            Por isso consumirem entre 20 a 25 litros aos 100 Kms.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tretas.
        Usa 0w30 que isso passa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Depois mete óleo todas semanas, nesse caso nem é preciso trocar, está sempre novo. Loooo

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Com -25⁰ não deve perder grd coisa.

          2. Avatar de JL
            JL

            É igual, ele vai atingir os 90° C na mesma. Lol

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já usei desse óleo qd a carrinha era nova. De facto perdia mas não era nada do que está para ai a dizer. Perdia 0,5lts em longlife. Ou seja em 2anos ou aviso no painel de bordo ou 30000 kms.
            Qs sp próximo dos 30000.
            Depois, alegando clima mais quente que o pais de origem resolveram passar a meter 5W30. Até hoje com bons resultados.

          4. Avatar de JL
            JL

            Em nova talvez, isso é que foi dar lhe saúde. Looool

            Quando chegar aos 100 mil já gasta quase tanto como combustível, ah não espere, uma carrinha deve mamar pra aí uns 50 litros aos 100, portanto também não exageremos. Lol

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Os carros do Yamahia nunca avariam, nunca consomem óleo, não têm de levar adblue, não tem de trocar correias, não precisam de regenerar o filtro de partículas, nem perdem tempo a arrefecer o turbo, nem precisam de parar para fazer viagens longas ou a fazer manutenções…

            Eu acho que ele anda é de autocarro.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O problema da Serra da estrela deve ser por ter demasiados carros electricos 😀

    4. Avatar de Odius
      Odius

      O Elon Musk foi proibido pois era uma violação de patente. Um carro movido a água é algo que já existe e foi criado antes da Tesla existir.

    5. Avatar de JL
      JL

      Claro que dizia, como não tinha produto para concorrer, desculpa-se, e como aquilo que apostou foi um fiasco, há que dizer mal dos outros.

      Mas enfim, parece que acordou e promete muito.

    6. Avatar de JL
      JL

      Carros movidos a água ? tipo aquele de braga ?

      Prototipos ?

      há gente que acredita em tudo, mas em eléctricos que funcionam há mais de 100 anos, não, não acreditam. LOOOOOOOOOOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        .ais de 100 e ainda são um nicho mais pequeno que o GPL.

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso não, já são muito mais que esses.

          Ainda assim um ninho que faz confusão a muita gente, vai ser o desespero quando chegar aos 20 % ou antes. Loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não vai chegar aos 20%
            Segue com 1.2% na UE e 0,9 em PT. Isto à custa de enormes injecções de subsídios.
            Os próprios governos já estão a ver que o esforço financeiro foi em vão e cada vez mais cortam nos subsídios.
            Já só falta os elektros começarem a pagar o ISV e o IUC e retirarem as ajudas ao preço da electricidade para particulares com consumos superiores a 300 kWh para isto q isto fique mais ou menos justo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, só porque você não quer.

            Enormes ? Bem mais pequenos que aqueles que dão aos a combustão, nesses é que têm de cortar e bem.

    7. Avatar de PJA
      PJA

      O que é um veículo movido a água? Mete-se água no depósito e o carro anda.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu acho que é um a combustão, já que sem água no radiador não anda. LOOOL

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Só que anda…

          1. Avatar de JL
            JL

            Pouco tempo.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas anda…

          3. Avatar de JL
            JL

            Até parar, poucos minutos depois. LOL

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pouco me importa. Anda.. Logo não é movido a água…

          5. Avatar de JL
            JL

            Depois de parar só anda em cima do reboque.

            Portanto não anda.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Isso é como tudo na vida mas o que realmente importa é que anda sem água, logo, não é um veículo movido a água.

          7. Avatar de JL
            JL

            Nem ninguém que era movido a água, nem isso existe em lado nenhum, mas sem água não anda.

          8. Avatar de JL
            JL

            *ninguém disse que…..

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Epah é leres o que está acima… já sei que o teu forte não é Português mas isso não é problema meu.

          10. Avatar de JL
            JL

            Não falei em invenções aqui dos leitores.

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não tenho interesse absolutamente nenhum em discutir semântica.

          12. Avatar de JL
            JL

            Nem vale a pena. Estamos aqui para passar um pouco de tempo e aprender alguma coisa.

          13. Avatar de Realista
            Realista

            JL calma, que existem (poucos) carros térmicos com arrefecimento a ar.

            O fiat 500, VW Golf, Carocha ou Pão de forma, eram com arrefecimento a ar e não requeriam liquido refrigerante.

          14. Avatar de JL
            JL

            E ainda assim foram só alguns modelos, os últimos já usavam arrefecimento a água.

  6. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Estão começando a abrir os olhos quanto à produção de carros elétricos. Aleluia!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Abrandar não é desistir…

    2. Avatar de JL
      JL

      Exato, estão a abrir os olhos que é preciso um verdadeiro compromisso, em vez de andarem a brincar.

      Aleluia ? então é um dos lesados ?

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Tudo a correr como esperado.