EUA colocam empresas chinesas na lista negra por estarem ligadas ao balão que os sobrevoou

18 Comentários

O balão chinês que sobrevoou os Estados Unidos da América (EUA) tem integrado as manchetes dos últimos dias e a tensão entre os dois países tem, consequentemente, aumentado. Assim sendo, e conforme haviam avisado, os americanos colocaram seis entidades chinesas na sua lista negra.

EUA e China

Embora o Pentágono garanta que o balão abatido pela força Aérea dos EUA estava a ser usado para espionagem militar, a China negou e disse que se tratava de equipamento destinado a “fins meteorológicos e científicos”. Apesar disso, o Commerce Department dos EUA adicionou seis entidades chinesas a uma lista negra de exportação. Uma vez na lista, as empresas visadas verão a exportação de tecnologia do país dificultada.

Na sexta-feira, o mesmo departamento americano explicou que as cinco empresas chinesas, bem como o centro de investigação, estavam a apoiar “os esforços de modernização militar da China, especificamente os programas aeroespaciais do Exército de Libertação do Povo, incluindo dirigíveis e balões”.

A utilização de balões de alta altitude viola a nossa soberania e ameaça a segurança nacional dos EUA. A ação de hoje deixa claro que as entidades que procuram prejudicar a segurança nacional e a soberania dos EUA ficarão impedidas de aceder às tecnologias dos EUA.

Garantiu Alan Estevez, subsecretário do Commerce for Industry and Security dos EUA, numa declaração, na sexta-feira.

Alan Estevez, subsecretário do Commerce for Industry and Security dos EUA
Alan Estevez, subsecretário do Commerce for Industry and Security dos EUA

As seis entidades chinesas adicionadas à lista negra dos EUA incluem:

  • Beijing Nanjiang Aerospace Technology Co
  • China Electronics Technology Group Corporation 48th Research Institute
  • Dongguan Lingkong Remote Sensing Technology Co
  • Eagles Men Aviation Science and Technology Group Co
  • Guangzhou Tian-Hai-Xiang Aviation Technology Co
  • Shanxi Eagles Men Aviation Science and Technology Group Co

Conforme garantiu, a Casa Branca vai estudar esforços mais amplos, com o objetivo de “expor e abordar” as atividades de vigilância da China que ameaçam a segurança nacional dos EUA e dos seus aliados.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Também vão expor os crimes (contra todas a regras e humanidade) que eles (EUA) cometem nos outros Países, tipo as prisões em território europeu onde torturam pessoas?

    1. Avatar de Raul
      Raul

      E os chineses, vão admitir as esquadras chinesas de controle dos seu compatriotas??

      Ninguém é inocente, mas prefiro estar do lado de um país que tem eleições livres do que países com partidos únicos ou repressão partidária…

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Eleições Livres? KKK já te esqueceste do golpe palaciano do COSTA/BE/PCP. Tens que tomar umas multi.vitaminas que andas a perder a memória , isso é mau sinal, pode denunciar problemas de saúde graves do foro neurologico.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          @KodiakShadows o Raul se referia aos USA em comparação à China.
          Que eu saiba Portugal ainda não é a China… pelo menos por enquanto…

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          COSTA/BE/PCP tinham maioria no parlamento. Quem não teve maioria no parlamento para governar nunca ganhou eleições em parte nenhuma.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Não foi assim que se apresentaram a eleições! O povo não votou nessa “associação” pós eleitoral e de “chico-esperto! Tanto que se tem visto como de repente dois desses partidos passaram a ir se taxi para o Parlamento. Qualquer dia bastará uma trotinete. 😉

          2. Avatar de jotabê
            jotabê

            As campanhas eleitorais são centradas na eleição do Primeiro Ministro, mas na realidade o que elegemos são deput.ados que vão “apoiar” um Governo. Penso até, que nem precisa ser candidato nas eleições, os depu.tados é que escolhem o Governo que terá um lider que recebe o titulo de Primeiro Ministro.

        3. Avatar de blablaefactos
          blablaefactos

          Qual golpe ja agora??? Que eu saiba, por ca, essas eleiçoes sao..PARLAMENTARES (nao presidencialistas como nos est unidos ou brasil p ex)! Ou seja, elege-se um parlamento, que por sua vez, aprova um governo. E esse governo, foi aprovado por uma maioria PARLAMENTAR (alias, nem sequer foi uma coligaçao de governo). Como, qq outra, um dia podera aprovar qq tp de governo, desde que tenha suporte parlamentar, seja de um lado ou de outro.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Apresente provas. Falam sempre dos EUA, com a preciosa “ajuda” de snowdens desta vida, mas é dos outros o que é feito deles? Vejo um noticiário e só vejo monstruosidade como os russis fazem da Ucrânia às claras e em ofensa a todo o Mundo civilizado – ja5agora, mataram mais um desertor da Wagner à marretada, viajo um pouco e tenho de tomar mil precauções pois já vi coisas horríveis neste Mundo, e por cá, vejo sempre algumas alminhas só preocupadas com os EUA! Devem ver apenas de um só olho!

  2. Avatar de Douglas
    Douglas

    O EUA faz acusações que ele mesmo pratica a nível global via Android, Iphone e Windows. O governo então é uma paranoia só e que está preso a uma lógica que precisa criar inimigos e criar esferas de medo para legitimar o orçamento bilionário para atividades de inteligência e monitoramento dentro e fora do EUA.

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Americanos a serem americanos. Na china não ha corrupcao nem pobreza, na america capitalista 2% da população tem 80% do pib. Continuem nas balelas americanas que eu vivo em Shangai e quem dera Lisboa ou Porto terem um decimo da qualidade de vida de aqui

    1. Avatar de Jose
      Jose

      A mesma “lenga-lenga” do costume! Lá porque há coisas por resolver nos EUA – cuja responsabilidade cabe aos cidadãos – é desculpa para outros, agirem de modo propositado e via Estado no sentido de criarem sociedades miseráveis e totalitárias! Os EUA cuidam deles próprios como é seu dever e ainda ajudam o resto do Ocidente. Já os outros, fazem-se amigos pela frente e chamam-nos inimigos pelas costas!

    2. Avatar de G.
      G.

      Também gostava que o governo agarrasse na comunidade cigana e os colocassem todos no mesmo sitio e o castrassem… Nenhum dos dois é flor que se cheire, é uma questão de escolher o mal menor.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Ao estilo do que os americanos fizeram na Prisão de Guantânamo? Sim, seria bastante errado.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Já agora, em Lisboa ou Porto deitou-se abaixo bairros e zonas inteiras para se construir de novo e “mostrar” que se é muito moderno? A qualidade de vida ou nível de vida – nunca confundir estes conceitos- não se medem aos palmos! E além dessas zonas? Não se esqueça que Shangai é a mais europeia” das cidades chinesas… Além disso, não eesqueça que esses regimes gostam de ter”mostruários”. Também vi vídeos na escola a seguir ao 25/04 onde asseguravam que a URSS era um paraíso! É que nos EUA foi a sociedade quem moldou o país, na China, é o partido – pequeno grande detalhe -. É que quando aí fui, já lá vai algum tempo, andei é zonas de Jinwan, o que vi fora das grandes urbes foi miséria total, até os porcos e galinhas ficam dentro de casa para a ajudar a aquecer! A somar a tudo isso, não gosto de grandes cidades, muitas luzes ou edificios. Não me encantam nada. Daí não ser adepto de Nova York ou Chicago por exemplo, e isso, para mim, é transversal, seja na China, nos EUA ou até mesmo em Portugal. Dou muita importância à qualidade de vida e nisso, dos países que conheço, não tenho nada a invejar a ninguém.

      1. Avatar de G.
        G.

        Qualidade de vida é como um doce que nunca comemos, só sabemos que é bom quando provamos. Não sei por onde andou e á quanto tempo mas eu não sou das “urbes”, e nunca vi ninguém com os porcos e galinhas dentro de casa para a aquecer.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Então ninguém coloca os imperialistas numa lista negra? É só para os outros?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      É que os “outros” nem precisam de lista para ver que são o Paraíso do demo!