EUA vão banir equipamento da China das suas redes por ordem de Donald Trump

54 Comentários

A guerra comercial entre os EUA e a China tem escalado ao longo dos últimos meses. A face mais visível deste confronto é a pressão exercida sobre outros países para rejeitar equipamentos de marcas como a Huawei ou a ZTE.

Agora este confronto pode escalar com uma decisão de Donald Trump. Este quer banir os equipamentos de empresas chinesas das redes dos operadores, com a desculpa de receio de espionagem.

EUA China Huawei 5G Donald Trump

Ainda não existe nada de concreto, mas fontes próximas do presidente dos EUA dão como certo que dentro de dias vão surgir novidades. Estas vão incidir sobre a presença de equipamento chineses e empresas chinesas dentro das redes dos operadores dos EUA.

Essas mesmas fontes avançam que será assinada uma ordem que irá banir esses equipamentos novos nestes mesmos operadores. De acordo com o jornalista Nick Gray, que revelou este caso, há uma grande pressão por parte da Casa Branca para que essa ordem seja assinada. A ideia é que a mesma seja efetivada antes do MWC, que acontecerá na última semana de fevereiro.

EUA China Huawei 5G Donald Trump

Com esta decisão, Donald Trump pretende mostrar ao mundo uma posição firme dos EUA. Estes estão preocupados com a possibilidade das empresas chinesas estarem a roubar informação. De notar que nunca foi provado que a China espia os cidadãos americanos.

De forma menos visível, a ideia é outra e bem mais importante. O presidente norte-americano quer impedir as empresas chinesas de participar na implementação das redes 5G nos EUA e, se possível, noutros países.

EUA China Huawei 5G Donald Trump

Claro que ao tomar esta decisão, Donald Trump está a controlar de forma negativa o processo de implementação das redes 5G. O impacto para empresas como a Huawei ou a ZTE será grande, com perdas financeiras. Por outro lado, e como prejuízo para os EUA, a implementação desta medida, vai encarecer a construção destas redes.

Caso se materialize esta decisão, será uma declaração bem clara dos EUA contra a China. O resultado posterior não será satisfatório. A perseguição feita por Donald Trump e o seu gabinete às tecnológicas chinesas tem resultado em problemas, em especial nas redes 5G.

|Fonte

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Chivas
    Ricardo Chivas

    A decisão mais acertada que o Trump já tomou

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Meus caros, a proveniência conta e muito… e espero que se estenda a todos os equipamentos que se liguem a uma rede (seja ela qual for).

    2. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Concordo contigo. As redes 5G vão ter um impacto imenso. A China pode paralisar um país com o controlo que quer adquirir. A China domina setores estratégicos em Portugal e toda a gente assobia.

  2. Avatar de Samuel
    Samuel

    Lá vai a Apple à falência.

  3. Avatar de iFernando
    iFernando

    Nada que a China não faça há anos.

  4. Avatar de MauFeitio
    MauFeitio

    Tendo em conta que o Trump usa um Telemóvel da Samsung, basicamente esta tudo dito sobre o tema… 🙂

    1. Avatar de daniel
      daniel

      A Samsung não é chinesa…

    2. Avatar de FeitioPiorAinda
      FeitioPiorAinda

      Samsung = Coreia do Sul != China

    3. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      I$%#&#$a, Samsung é Coreano

    4. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Eu também uso e não tem nada a ver. Simplesmente a China é uma tenebrosa ditadura. Tenebrosa e perigosa.

      1. Avatar de Miu
        Miu

        Que os politicos a nível mundial ansiam por seguir.

  5. Avatar de McGoms
    McGoms

    Quantas marcas associadas a Hardware de Network sobram?

    1. Avatar de José Ortigão
      José Ortigão

      Ericsson, Nokia, Samsung, Juniper, Cisco

  6. Avatar de Fruta para dormir II
    Fruta para dormir II

    Basta a China fechar as fábricas de tecnologia em solo Chinês e lá vai o Trump….

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      E o desemprego na China vai até a lua
      Não opina naquilo q não dominas, meu amigo

      1. Avatar de Fruta para dormir II
        Fruta para dormir II

        Percebes tanto disto como de fazeres cardioscopias…

      2. Avatar de Barra
        Barra

        Mais simples, basta triplicar o custo de produção, através de taxas, e lá se vai metade da industria americana, já que pouco produzem sem recorrer a produção chinesa. Este Trump é um cavalo, mas eu gosto, o provo americano é burro por natureza.

        1. Avatar de José
          José

          É burro, diz você, mas têm mais de 400 prémios Nobel, contra 10 chineses, têm uma cultura recente é certo – o país também o é -, mas vibrante que todos querem copiar e consomem àvidamente: música, cinema, literatura, pintura, até a dança, são uma potência no desporto, além disso, você está a usar invenções americanas todos os dias e de tal forma, que nem nota ou se apercebe disso, desde a Internet ao computador caseiro passando pela tv e rádio, telefone, electricidade em casa, frigorificos, micro-ondas aos laseres usados nas mais diversas formas, e ao telefone celular, que foi se tornando um equipamento multitarefa com capacidades de computador! Imagine se fossem espertos!

    2. Avatar de Azevedo junior
      Azevedo junior

      Olha que não.

  7. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Não me digam que esta tomada de posição é por causa do conflito com a Huawei e desta querer implementar a sua rede 5G nos Estados Unidos ?? Mas que estupidez é esta ??

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      É porque a China (e os EUA, e os russos…) não conseguem fechar os ouvidos mesmo em conversas em terreno alheio..

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eu resumo…o Trump não abdica da ideia de que só ele (os USA) têm o direito de espiar os outros! E não admite que os “outros” façam o mesmo que ele faz…

    1. Avatar de L-95N
    2. Avatar de Jajao
      Jajao

      Apesar de achar que em certa parte, tens razao, compreendo a decisao do Trump. E se eu fosse do governo portugues, fazia o mesmo. A china gosta de andar a meter a mao em negocios noutros paises mas torna-se muito restritiva a deixar empresas de outros paises a comprar empresas chinesas. Nao pode ser so para um lado. E èisso que a china tem feito nos ultimos anos. Basta ver o caso de Portugal. Compram aguas, energia, seguradoras, tem posicoes de acionistas em bancos, etc mas ao contrario, nem pensar. Por mim, quanto menos chines, melhor.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Os Chineses compram aquilo que outros não querem se compraram em Portugal foi porque lhes venderam e mais quem lhes vendeu foram os políticos Portugueses que tinham o DEVER de trabalhar para o povo Português e desenvolver o País mas tudo o que Têm é trabalhar para eles e fazerem esquemas que só têm trazido empobrecimento do povo e do País mas esta-se bem porque não existem culpados.

        1. Avatar de MarioM
          MarioM

          enganei-me os culpados são Chineses.

          1. Avatar de Jajao
            Jajao

            Entao estas a dar-me razao. É nao deixar que os xineses se apoderem de o que outros paises têm. É so ver o que aconteceu com a seguradora fidelidade e as agua de mafra. A fidelidade expulsou a malta toda dos predios e a aguas de mafra, ia aumentar o preço da agua em 30%. Apoderar e depois explorar. Por mim, o chines nao metia a unha.

    3. Avatar de MarioM
      MarioM

      E não só ele lá sabe como os USA fazem com os seus equipamentos por isso tanto medo do equipamento dos outros.
      Está mais do que evidente que o medo é revelador dos métodos que os USA usam.
      Não sou contra os USA mas sim contra a sua hipocrisia.

      1. Avatar de Jajao
        Jajao

        Isso nao significa que o que a china faz é aceitavel.

  9. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Um dia destes o Trump proíbe o pplware… Só se vê publicidade a telemóveis de marcas chinesas aqui. Há outras, inclusive portuguesas (apesar de made in china)

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Finalmente a Apple vai à vida.

  11. Avatar de veloso domingos
    veloso domingos

    Grande Homem….

  12. Avatar de R
    R

    Se forem ao mais pequeno dos componentes vão ficar sem internet 😉

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tenho dito desde há algum tempo que um dia a China carrega no botão e isto desliga-se tudo…

  14. Avatar de Roberto K. M.
    Roberto K. M.

    A espionagem americana é basicamente comercial (incluindo aqui Facebook e Google), enquanto que a espionagens chinesas e russas são políticas.

    1. Avatar de Edilson Miguel
      Edilson Miguel

      Estão esqueceste do prisma. Eles espião de tudo, principalmente os outros governos lembraste do caso da chanceler alemã

      1. Avatar de José
        José

        Não. Como não me esqueci da bronca de ver os alemães muito “ofendidos”, e quando tudo “veio a lume” eis que se descobriu que os alemães faziam precisanente o mesmo, ais americanos! Há com cada uma!

  15. Avatar de Estupefacto
    Estupefacto

    Este trampas é um um pouco em roda livre.

  16. Avatar de Francisco Dias
    Francisco Dias

    Espiar é exclusivo dos EUA, que sempre o fez e concorrência só com empresas americanas

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    A América pode impor as guerras, as banições e sansões que quiser neste momento. Os impérios sempre se desmantelaram em algum momento. Uns duraram milénios, outros alguns séculos, um queria durar 1000 e só durou 13…. Enfim… A China é neste momento uma locomotiva imparável e com aquela dimensão e população em menos de 25 anos serão a principal potência económica, militar, tecnológica e quiçá ideológica do planeta. Terão poder de decisão em qualquer cenário mundial. Um papel antes desempenhado pelo reino unido, atualmente pelos estados unidos e em breve, China.

    1. Avatar de José
      José

      Que conversa mais “catastrofista”! A China ao ontrário dos outros, não é um bom e exemplo para ninguém. Historicamente é um país que escraviza a população que vive num regime feudal comunista! Ninguém quer copiar os chineses a não ser os candidatos a ditadores, que apenas merecem a forca! E depois, parte do princípio de que os outros – americanos -, vão ficar parados a bater palmas! Parece-me que notícias como esta, provam o contrário do que diz. A China tem como vantagem estratégica a sua enorme população – olhe par as alterações climáticas e a falta de recursos que causam -, no resto, nada mais a não ser roubar os estudos e investimentos e avanços dos outros a nível industrial e militar. Caso contrário ainda andavam de bicicleta e uniforme azul!

  18. Avatar de David
    David

    Alguns de vocês têm uma falta de cultura tremenda, até assusta, a China controla 1/4 da população mundial e por esse motivo é quem têm a pena de morte e regras muito rígidas, a China teve um problema muito grave com ópio porque 90 por cento da população o consumia, assim como o EUA teve com a cocaína. A China tornou se uma potência mundial sem invadir países e disparar um único tiro, o motivo é simples trabalham muito e são organizados e não têm o estado e empresas corporativas a mamar milhões em impostos e eléctricidade, é quase gratuita
    É ainda vão dar uma lição ao mundo em termos sustantibilidade limpa

    1. Avatar de MarioM
    2. Avatar de Fiquem a saber a Verdade Absoluta
      Fiquem a saber a Verdade Absoluta

      ora aí está o que o ocidente nem quer ver nem fala porque não convém mas estão sempre unicamente a tentar dizer mal sem ter provas
      Viva a China e todos de toda Ásia 1 ÍNDIA 2 CHINA o resto é lixo e muito fracos como rússia e como eua

    3. Avatar de AP
      AP

      Sem um único tiro? Qual será a opinião do Dalai Lama sobre esse tópico?

      1. Avatar de Eu não compro disso
        Eu não compro disso

        Pois, eu ia falar do Tibete. E os presos politicos que acabam mortos com uma bala também contam.

    4. Avatar de LOLS
      LOLS

      ” A China tornou se uma potência mundial sem invadir países e disparar um único tiro”

      Se não contares que para isso morreram a volta de 45 milhoes de pessoas de chineses…

    5. Avatar de iFernando
      iFernando

      Também tomas ópio?
      Tanta asneira junta.
      Os chineses não trabalham muito, são é muitos.
      A produtividade é baixa, só os baixos salários permite exportar.
      A poluição não é preocupação, basta usar lenço na cara, e olhar para o nevoeiro da poluição nas cidades.
      O chinês é um escravo do comunismo, com exceção dos milionários chineses com direito a jato privado para passear na China.

    6. Avatar de José
      José

      Você é no mínimo um lunático! Tibete, diz-lhe alguma coisa? Quando falou no ópio para colar esse problema ais tempos actuais vi de imediato que de História, sabe e petcebe zero! O mar e as ilhas dos vizinhos? Também não lhe diz nada? Não invade para alterar a politica ou por ter sido ameaçada, invade para roubar e ficar de vez com o que é dos outros! Faz limpezas étnicas em pleno século XXI, pois nem toda essa população é de etnica Han, e muita dela, odeia profundamente a China. É a par da Índia um dos paises culturalmente mais porcos, o maior poluidor do mundo, não é fingir numa região de privilegiados do regime que disfarçam o atraso em tudo o resto. É o paīs mais falso do mundo, fala em paz ao mesmo tempo que exibe armas e até se dá ao desplante de apontar o alvo: os EUA! Muito incomodam os EUA a estes obscurantistas, são sempre o alvo e o país mais ameaçado do mundo. Sustentabilidade? Está a gozar, ou então é pago pela China! Praticamente “secaram de vida” o sei mar, daí roubar o dos outros, até em Portugal fazem razias aos recursos naturais, vejam-se as apreensões de mexião que têm sido feitas e com destino a China! Tem uma população desmedida, colossal como se o mundo não tivesse fim! Para isso financia campanhas para convencer os Ocidentais “a empobrecer” e cuidarem apenas eles do meio ambiente e clima! Enfim podia continuar a escrever para provar que o ignorante aqui, é você! Fique parado e a viver assim, que em breve terá um dono.

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tanto receio com o equipamento chinês quando todo o equipamento lá nos EUA está cheio de vulnerabilidades graves de segurança que provavelmente NUNCA serão corrigidas e que já permitem aos Chineses e a todos os países do planeta interceptar todas as comunicações (pelo menos as civis e certamente muitas de militares que usem sistemas civis).

    Aliás as comunicações de telefones móveis não podiam, e acho que ainda não podem ser devidamente encriptadas e autenticadas a sério até pelo menos ao operador para que a polícia e todos os demais poderem ouvir todas as comunicações em tempo real sem quaisquer problemas, e estão constantemente a pedir a proibição da encriptação ou formas de acesso em tempo real a todas as comunicações.

    Isto é hipocrisia ao mais alto nível, agravado por serem empregados do povo a fazê-lo! Os cuscos intrometidos na vida dos outros andam à solta por toda a parte nos (des)governos e depois admiram-se que tudo lhes corra mal… eles admiram-se, mas eu não.

  20. Avatar de Mf3rRo
    Mf3rRo

    Engraçado, toda a gente diz que o trump tem razão, e os iphones? não nos espiam? essa da publicidade de que EUA é o melhor já não cola… duh para vocês todos… LoL
    Se a huawei neste momento tiver melhor qualidade/preço quero lá saber da espionagem, todas as marcas de qualquer pais o pode fazer, mas pronto… fiquem com a vossa… 🙂

    1. Avatar de José
      José

      Quer confundir espionagem comercial para lhe espetar publicidade com a militar que lhe “espeta” um míssil? Há gente mesmo pouco dotada de inteligência.