#EstudoEmCasa: Telescola na RTP Memória não tem alunos (0% share)

37 Comentários

Depois de todo o sucesso da iniciativa #EstudoEmCasa, numa altura em que começaram a aparecer os primeiros casos por COVID-19, agora a mesma iniciativa é um “flop”. Não porque os conteúdos mudaram, mas sim porque a telescola na RTP Memória não tem alunos.

0,0% de rating e 0,0% de share, são os números que marcam a maioria das aulas do dia no #EstudoEmCasa.


Telescola: 3.º Ciclo não tiveram qualquer espetador detetado

De acordo com um estudo da GfK/CAEM, revelado pelo site “espalhafactos”, nas 148 aulas emitidas desde setembro, a média não ultrapassa os 0%, e se formos olhar o detalhe, a aula mais vista desde o início do ano letivo teve um auditório de 16,8 mil espetadores. Na passada terça-feira, por exemplo, as disciplinas de Educação Artística, Educação Tecnológica, Português Língua Não Materna e Francês – 3.º Ciclo não tiveram nenhum espetador detetado pelos audímetros – aparelho eletrónico que permite monitorizar várias fontes de sinal (televisores, vídeos, recetores de satélite, etc) através da deteção do ON/OFF, entradas auxiliares (AV – áudio/vídeo), reprodução/gravação e canal sintonizado –  da GfK/CAEM.

Depois de uma forte adesão à Telescola, tendo aumentado o share da RTP Memória, o canal público volta a descer a pique. De relembrar que entre março e junho de 2020, o cenário foi inverso, com a ausência de aulas presenciais a exponenciar a procura dos conteúdos educativos do #EstudoEmCasa, que chegaram mesmo a liderar audiências.

Estes números recentes estão a pressionar a média da RTP Memória, que tem terminado os dias com um share muito baixo. De referir também que a Telescola é emitida para todo o país em sinal aberto, através da Televisão Digital Terrestre (TDT).

A Telescola foi o formato encontrado para que as crianças e jovens estudantes conseguissem dar continuidade ao acompanhamento dos estudos face à pandemia. A nova Telescola arrancou em outubro, mas desta vez sem sucesso.

Além da nova grelha, esta nova temporada do #EstudoemCasa, tem uma equipa permanente de professores e um grupo de coordenação.  As emissões começam às 9h da manhã e terminam às 16h30. É possível rever todas as aulas através da app  RTP Play.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    É pena se acabarem. É certo que os alunos estão na escola à hora da emissão; mas há muita gente mais velha que gosta de aprender e tem disponibilidade para ver.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      E então porque é que não viram?
      O artigo diz que teve 0,0% de share, o que significa que ninguém viu, o teu comentário não faz qualquer sentido…

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Vc tb acredita em tudo o que lê! 0%? Já lhe disse que há pessoas interessadas, até mais velhas, que gostam de aprender

        1. Avatar de Jilo
          Jilo

          O negócio das shares maradas. Vêem meia dúzia de equipamentos e já decidem que o país será todo assim.

          1. Avatar de Andre
            Andre

            Exactamente, mas para recolher dados de todo o país ou se muda a lei, ou se violam várias leis de protecção de dados e privacidade.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Lembrem-se que quem faz estes estes estudos tem uns 1000 aparelhos…. ainda faltam falta contabilizar os outros milhões de aparelhos capazes de receber sinais de televisão para tirar conclusões.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Os estudos fazem-se por amostragem, SEMPRE!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Lá porque se faz assim, sempre, não significa que seja correcto, especialmente para afirmar coisas… até porque em alguns casos só serve para influenciar.

  3. Avatar de ?
    ?

    O que é rating e share?

    1. Avatar de whatever
  4. Avatar de rui
    rui

    se calhar é porque agora os alunos também estão na escola e os professores não os deixam estar com a televisão ligada nesse horário…

  5. Avatar de Milarilas
    Milarilas

    Não podemos de deixar de prezar quem esteve envolvido na iniciativa. Produzir conteúdos para a Educação é e será sempre a melhor coisa que podemos fazer. É verdade que há mais mobilização para novelas e “casas dos segredos”, mas temos de fazer um esforço para produzir conteúdo que interessa e educa as mentes.
    Mais de metade da população não quer saber da educação para nada – culpando depois a outra metade (que tem formação e estudou alguma coisa), dizendo que o país está mal ou que recebem pouco, ou que o Continente paga mal um trabalho que devia ser destinado a estudantes em part-time.

  6. Avatar de eu
    eu

    Estupidez aguda.
    Optaram pelas aulas presenciais e como esperavam que à hora que os alunos estão na escola, haja espetadores.
    Novamente: Estupidez aguda.

    1. Avatar de DB
      DB

      Estupidez aguda é alguem pensar que em pleno seculo 21, com tanta tecnologia que permite que haja aulas online, pense que pode haver aulas numa RTP memoria.

      1. Avatar de GM
        GM

        Para ser transversal a toda a população. Certamente há alunos que não têm internet. Desta forma, através de TDT, conseguem acompanhar.

      2. Avatar de GM
        GM

        Aliás, durante o confinamento em Março, foi notícia uma professora deslocar-se ao monte com a sua viatura, pois em suam casa, para além de não ter net confiável através de ADSL (não existia fibra), também não conseguia rede móvel. E estávamos em pleno Século XXI. Portanto, não percebo o espanto.

      3. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Estupidez aguda é alguem pensar que é o dono da verdade e que a sua realidade é única no mundo…

        Estupidez aguda é não ter respeito pelos outros

        Estupidez aguda é chamar estupido a alguem, só porque tentou fazer algo positivo

  7. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Acham mesmo que os estudantes de portugal querem aprender? Ahahahaha

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Lá por tu não queres, nem toda a gente é como tu, felizmente…

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Nem tu nem o teu filho

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Então se neste momento há aulas presenciais, qual é o espanto desta noticia?

    1. Avatar de barbatos
      barbatos

      Que comentário parvo. Nenhum estudante gosta de estudar seja onde for, e de certeza que não és exceção à regra, com aquela idade de certeza que também não o querias fazer por isso não reclames dos outros!

  9. Avatar de A.F.
    A.F.

    Não sei como fazem essas projecções, mas não me parece que sejam reais de todo.
    O meu filho mais novo e único estudante cá em casa, desde que começou o ano lectivo e todos os dias a tarde (às 14:30h), acompanha a Telescola, e só depois quando acaba Telescola, vai fazer os TPC e estudar.
    Se o faz por obrigação porque estou presente, já não comento.

  10. Avatar de jorge
    jorge

    E quantos não voltam atras nas gravações ao fim das aulas.

  11. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Esta “notícia” traz água no bico. De certeza foi emcomenda de alguém. A certeza com que afirmam coisas que não sabem é de pasmar. Só sabem de ouvir dizer o que quer dizer pode ter sido o “Trump” a dizê-lo ou alguém do seu género. Notícias desta, não merecem credibilidade alguma.

  12. Avatar de F
    F

    A telescola está a acompanhar os programas escolares? É mais provavel que os miudos vejam online.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    O % de share? Penso que podia ser pior.

    1. Avatar de Gil
      Gil

      O único comentário de jeito. Obrigado.

  14. Avatar de João Soares
    João Soares

    Bem, a minha filha do primeiro ano em dezembro assistiu pelo menos a 8 dias de aulas na RTP Memória.
    Estatisticamente é 0.0% , mas não é zero pessoas!
    Financeiramente só custa um ano, para o ano podem fazer replay!
    É fazer o esforco, de certeza que não afeta muito o défice!

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Também fica um canal ocupado que podiam querer passar outras coisas, e tempo de antena é dinheiro.

      Concordo que a informação que lá passa é uma coisa boa. É pena. Eu não ando na escola mas até gostava de ver/rever algumas dessas coisas, mas infelizmente não tenho tempo.

      Será que não há mesmo ninguém a quem possa isto ser útil/interessante? Se forem poucas pessoas então mais valia darem-lhes equipamentos e internet, assim não precisavam de ocupar um canal de televisão de todos.

      1. Avatar de João Soares
        João Soares

        Ok… Estou a ver que é um ávido visualizador da RTP Memória… Mas sabe, se perder os conteúdos de manhã, eles dão à tarde! Ou quando acabarem a pandemia!
        Mas se quer gente que “pague” a reforma, pense que este crianças que agora estão na escola, precisam de educação para poderem serem formadas no futuro e assim possam contribuir para a segurança social, senão teremos pessoas no rendimento mínimo, a ver RTP memória consigo!

  15. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu nem consigo acreditar mas pronto.Outta coisa,segundo se consta o canal RTP Memória vai acabar,dando lugar a dois novos canais,um dedicado ao público infantil e outro dedicado ao público juvenil.Foi isto que eu li na internet há coisa de três ou quatro dias.

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    Metam o Big Brother a dar lá. Chegam ao pódio num piscar de olhos!

  17. Avatar de Sabino Costa
    Sabino Costa

    Tem de se ter conta que a edição passada foi transmitida apartir de vários canais da RTP, inclusive a RTP África, meus filhos, de familiares e amigos, inclusive eu, acompanhamos todas aulas que já faziam parte da nossa rotina.

    Se voltarem as expandir em demais plataformas da RTP, acredito que volta a ter um bom número de telespectadores.

  18. Avatar de Maria
    Maria

    Há alunos que seguem as aulas do estudo em casa, mas online no site e não na televisão. Permite-lhes escolher a aula que querem ver, fazer pausas para realizar exercícios, escolher quais as partes das aulas que lhes interessam, etc. Assim, podem ver quando entenderem, sem hora marcada. É um acompanhamento muito útil. É uma iniciativa salutar.

  19. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Obvio que a amostra do share é 0% tendo em conta que nós alunos estamos na escola em tempo de emissão, mas como aluno tenho a dizer que será uma pena caso deixem este programa para trás, apesar de não o ver quando está no ar quando estudo tem-se revelado uma ferramenta bastante útil.