Estudo revela que iPhone pode causar Dependência

41 Comentários

Parece que o iPhone, cativou muito rapidamente os seus utilizadores, ou apenas os amantes e apreciadores dos produtos Apple.

Ao que parece, este smartphone pode mesmo ter características viciantes. Esta suspeita era já referida por alguns utilizadores, mas veio ser confirmada por um estudo levado a cabo pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).

iphone_addicted

Para o estudo foram inquiridos 200 estudantes, todos utilizadores do iPhone, sendo que 70% o utilizavam há menos de um ano.

A conclusão mais pertinente do estudo foi que, 44% dos inquiridos relevam dependência do smartphone.

O estudo revela também que existe uma grande tendência para que, rapidamente o aparelho se torne viciante, tornando-o, desta forma, num objecto indispensável à vida dos alunos. Muitos deles chegam até a referir que já nem saberiam viver sem ele.

No inquérito foi pedido aos alunos que classificassem a sua “dependência” entre UM (não viciado) e CINCO (muito viciado), e os resultados foram os seguintes:

imagem_1

No entanto, nem todos os utilizadores desta maravilha da Apple lhe empregam as mesmas finalidades:

imagem_2

A coordenadora deste estudo, Tanya Luhrmann, referiu ainda outro aspecto curioso e pertinente. O facto de as pessoas guardarem imensa informação pessoal no smartphone, o que o torna numa “espécie de extensão da mente” e num “meio para terem uma vida social”.

A confirmar esta ideia, ¼ dos entrevistados indicou mesmo que veêm o iPhone como uma extensão do seu cérebro, e/ou do seu corpo.

Por vezes este vício pelo smartphone, chega ao extremo da obsessão, visto que:

imagem_3

No entanto, e analisando estes resultados, Luhrmann, tem duvidas sobre a classificação destas dependências em tecnologias, nas perturbações psicológicas. Apesar disso reconhece que os resultados são interessantes, e sublinha que 70% dos inquiridos referiram que o uso do iPhone os tornou mais organizados, ao passo que 54% revelam que o smartphone os fez mais produtivos.

Estes estudos são realmente muito importantes, para nos darmos conta do impacto das tecnologias na sociedade, vantagens e desvantagens. No entanto, dependências em tecnologia, ainda não são consideradas uma perturbação psicológica.

FONTES Fonte: Universidade de Stanford

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    LOL!

    Quando comprar um telemóvel novo vou-lhe dar beijinhos e abracinhos.. assim também vou ser viciado! Oh Yeah!

    LoL

    1. Avatar de NLB
      NLB

      LOOL pois so se for pelo preço que custam :O

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Há gente tão deprimente neste planeta… -.-‘

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Por acaso…

      Imagino um diálogo entre dois viciados:

      – Ah… Olá, bom dia! Como esta o tareco (iPhone)?
      – Olá! Bom dia! Vai bem, obrigado. E o douradinho (iPhone), está bem?
      – Nem por isso, coitadinho… Ontem não lhe dei miminhos e hoje ele não fala comigo. Acho que ele já não é meu amigo.
      – Oh, então? Não digas isso! Olha, porque não fazes um jantar romântico só para vocês?
      – É pá! É isso! Grande ideia pá! Bem, xau que eu tenho de preparar as coisas!
      – Bem, xau e bom jantar! (vira-se para o seu iPhone, dá-lhe um beijo e diz-lhe “Tu nunca me abandonas, pois não Tareco??”)

      Será que alguém assim é capaz de manter qualquer tipo de contacto social com um tipo de criaturas chamadas… Eh pá, esqueci-me… Como é que se chamam??? Ah sim… Humanos?!

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Eu vou dar-lhe beijinhus, miminhos, vou dormir com ele e dar-lhe um nome, lol xD

  4. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Off-topic

    Ontem estive no MediaMarkt a “brincar” um bocadinho com um Nexus One, que até tinha uma rede Wi-fi ligada… e gostei bastante! 😛

  5. Avatar de ALL
    ALL

    Eu se perdesse o meu tlm e o mm me tivesse custado 600€ tb seria uma tragédia

    1. Avatar de Invision
      Invision

      lol nem mais!

      agora acariciar o telemovel…enfim

    2. Avatar de ITDept
      ITDept

      Concordo contigo, mas o aspecto aqui referido é mesmo sentimental. LOL… Mas também acredito que isto acontece mais lá fora, nos states 😀 Nós tugas somos um bocadinho mais “pés à terra”… penso eu 😀
      É komo os japoneses que casam com almofadas e as tratam como se fosse a mulher da vida deles… fiquei estupido quando vi imagens 😐 😐 😐 ao que chegou a humanidade.

    3. Avatar de R o B
      R o B

      Se eu perdesse o meu Hero, comprava outro igual, adormeço com ele ao meu lado

  6. Avatar de Marisa
    Marisa

    as minhas mensagens nao aparecem

  7. Avatar de Marisa
    Marisa

    adoro o iphone

  8. Avatar de a Friend®

    Se o estudo foi nos EUA então o mais provável é fazerem agora negócio com isso…

    “iPholicos Anonimos” 😀

  9. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Ainda bem que não adquiri um iphonix!

  10. Avatar de xxx
    xxx

    Existe muita merd#a onde o dinheiro de contribuintes é mal investido, e embora não seja dinheiro português, este é um bom exemplo.
    Merdi#olas comportamentais como esta não tem qualquer validade, e para isso basta observar os paramentos correlacionais.
    Entulho faz-se muito, escusado seria divulga-lo.

    Curiosidade: Em portugal o numero de bolsas de investigação de doutoramento são mais em psicologia do que em física e matemática juntas.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @xxx

      Com certeza este não é um exemplo do que referes no teu comentário. Todas as investigações para se averiguarem vantagens/desvantagens, consequências boas ou menos boas, promoções destas tecnologias na vida social, intelectual, física, psicológica, cultural, etc, do ser humano, são, sem dúvida alguma, uma mais valia para sabermos com que tipo de equipamentos estamos a lidar e a deixar entrar nas nossas vidas, e a fazerem parte do nosso quotidiano.

      Estar-se informado é meio caminho andado para o nosso desenvolvimento intelectual, portanto este é apenas um bom exemplo de informação.

      Cumprimentos

      Marisa Pinto

      1. Avatar de xxx
        xxx

        Olá!

        Falo exactamente deste tipo de trabalhos. A validade de um estudo destes é nenhuma! Há sempre uma experiencia muito interessante a fazer, que é a repetição da medição, ou neste caso, do possível questionário! Os resultados serão profundamente distintos. E porquê? Porque a medição de parametros humanos depende até do dia da semana em que estamos! E não esquecer que este tem como base um questionário.

        Best regards

  11. Avatar de Alexx
    Alexx

    Será que esta dependência, por enquanto ainda “não doença”, também vai entrar para as doenças incapacitantes para o trabalho ? 😀
    Falando a sério, Eu reconheço, também sou … IphoneDependente, mas não durmo nem o acaricio. Mas olhem, é ele que me acorda, diz-me e organiza o meu trabalho, alerta me para os compromissos sociais, dá me os jornais e as noticias fresquinhas do dia, a previsão do tempo, diverte-me com jogos, dá me música e por impossível que pareça … até telefono com ele. Se me esqueço dele em casa fico … como direi … com uma daquelas sensações embaraçosas, tipo, sair de casa sem calças :-)))
    Bom Fim de Semana com ou sem Iphone.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Está a ficar fraquito o pplware

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Pedro

      Poderias desenvolver essa afirmação?

      Cumprimentos

      Marisa Pinto

  13. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Tenho que arranjar um Iphone já!!!

    😀

  14. Avatar de VIPLOAD
    VIPLOAD

    Só agora é que descobriram? já sou viciado há mais de 2 anos!

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      Eu tambem 😀 Há mais de dois anos que estou feliz com o meu Iphone e não troco 😀

  15. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Sofro de um desses sindromas.

    E depois? 😀

    Sou assim com tudo.

  16. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    “70% dos inquiridos referiram que o uso do iPhone os tornou mais organizados, ao passo que 54% revelam que o smartphone os fez mais produtivos”

    posso confirmar isto por experiência própria! e é lógico que o estimo e que da para ver as horas, serve de despertador etc… mas acho que me enquadrava nos 32%…

  17. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Mas 600 Euros?
    E se escorrega das mãos e se parte vão 600 Euros à vida?
    Não me importava (se bem que preferia o nexus), mas isto são preços ridiculos.
    Dantes as tecnologias saíam a cem contos, tipo as Playstations e com o passar do tempo iam baixando de preço, mas o raio do IPhone teima em continuar inacessível, anos e anos a vender milhões, sem alterações de hardware e não baixam os preços “ta Hell with’em”!
    Enquanto houver gente a comprar, continua a custar um salário médio português.
    Não obrigado.

    1. Avatar de aver
      aver

      Está barato comparado com o “preço verde” anunciado pela FNAC para o Google Nexus One.
      http://goo.gl/Ja7d

  18. Avatar de Felino Acabrito
    Felino Acabrito

    Eu tenho um iphone, e confesso, tenho relações sexuais com ele. É verdade. Nem me perguntem como, ehehehe , que delicia!

    Estupidez.

  19. Avatar de andré
    andré

    hehehe ha grande iphone! é natural ser viciante. é bom !

  20. Avatar de Psyco
    Psyco

    Penso que este estudo se revela de pouco valor. Um estudo efectuado
    numa população de apenas 200 estudantes. Tem o selo da universidade de Stanford + iPhone, daí tal visibilidade para este estudo.

    b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt

  21. Avatar de Vitor Costa
    Vitor Costa

    Se poderia viver sem o meu iphone??? poderia… mas não seria a mesma coisa 😀

    É sempre a mesma treta da malta que não possui um iphone pelo valor dele… se calhar ainda não se aperceberam que os concorrentes mais directos do iphone são também muito caros… se têm o mesmo carisma??? não, não têm… é esse carisma próprio do tlm que faz com que lhe demos beijinhos e miminhos lolol “just kidding” 😀
    já agora o meu apenas custou 130 euros :p usado, cheio de riscos, mossadas, pixeis mortos… mas mesmo assim dá um banho ao meu, htc, qtek, ndrive, nokia… que já não lhes pego à um ano 😀

    cumprimentos

  22. Avatar de Nobre
    Nobre

    Agora fazem estudos por tudo e por nada. Por favor, se as pessoas ficam pegadas ao iphone tambem ficam pegadas ao htc, ao nexus…
    Não é novidade nenhuma que muita gente fica dependente das novas tecnologias.

  23. Avatar de popy
    popy

    ainda há quem gaste dinheiro com estes “estudos”

    acho que vou ali a Nokia comprar um telele novo já que só o iphone causa dependencia

    poupem-me

  24. Avatar de giulia
  25. Avatar de fonseca
    fonseca

    O iphone neste momento para mim só peca pelo bluetooth, de todas as outras utilidades justificaram(mais uma vez) a minha espera no dia do lançamento do 3G até as 00:00 na porta da Fnac em Almada.
    Consegui comprar um de 16 G, foram +-600€ que até hoje acho que foram bem empregues.
    Apenas o meu comentário e só, para todos aqueles que teem penso que a opinião é a mesma.
    Mudou realmente todo o mundo dos telemoveis, certo?
    Ainda hoje penso que vou ter um smartphone actualizado por muito mais tempo, tendo em conta as actualizações que a Apple tem feito e fará certamente, esta é uma das maiores vantagens deste excelente produto.

  26. Avatar de Diogo I.
    Diogo I.

    opa, eu não quero ser desmancha-prazeres mas este artigo é quase uma cópia de um artigo de outro blog do género que já o publicou em dezembro de 2009…isto está a descer de nível…

    sapo, o mal que tu fazes às pessoas…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Opa eu não quero ser desmancha prazeres, mas não é cópia.

      Deu muito trabalho a fazer 🙂

      Quando uma notícia sai, é natural que VARIOS blogs/sites publiquem essa mesma notícia.

      Uns copiam, outros são originais. Depois há aqueles que criticam porque não sabem comentar a noticia. E esta é a minha opinião acerca do teu comentário.

      Cumprimentos.

    2. Avatar de Vítor M.

      Diogo isso é dor de coto 😀 Além de mentiroso, mostras a tua fraqueza: invejoso.

      Aguenta, sofre para dentro, não é feitio, é mais defeito de nascença, acabas por te habituar.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Bem, isto parece ser uma “private joke” 🙂 .