Estudo revela que a IA é terrível para o ambiente

18 Comentários

A pegada ambiental das ferramentas de inteligência artificial começa a preocupar os especialistas. Tudo por causa das quantidades massivas de energia que os modelos de aprendizagem necessitam para treino e atualização.

Ilustração do impacto preocupante da IA no planeta


Inteligência Artificial não é ecológica

Os sistemas de inteligência artificial (IA) estão a gerar emissões vastas – e a situação está a piorar, de acordo com um novo estudo científico. A crescente energia necessária para treinar e executar modelos cada vez mais complexos, juntamente com o aumento do interesse em utilizá-los, está a trazer sérias consequências ambientais, alerta um novo artigo.

À medida que estes sistemas se tornam mais eficientes, exigem mais poder computacional e, por conseguinte, mais energia para funcionarem. Por exemplo, o atual GPT-4 da OpenAI utiliza 12 vezes mais energia do que o seu antecessor. Além disso, o treino dos sistemas representa apenas uma pequena parte do seu trabalho. A energia utilizada para realmente operar as ferramentas de IA é estimada em 960 vezes aquela usada numa única sessão de treino.

Os investigadores sugerem que o impacto dessas emissões pode ser vasto. As emissões relacionadas com a IA podem custar à indústria mais de 10 mil milhões de euros por ano, indica o relatório, que apela aos governos e reguladores para normalizarem formas de medir essas emissões, assim como para criarem regras que garantam que são mantidas dentro de limites aceitáveis.

O crescimento exponencial das capacidades de IA espelha um aumento preocupante no seu impacto ambiental. Este estudo sublinha a necessidade urgente de a indústria da IA adotar práticas mais ecológicas e normas sustentáveis. O nosso objetivo é fornecer aos decisores políticos os dados necessários para enfrentar a pegada de carbono da IA através de regulamentações proativas.

Afirmou Meng Zhang, investigador principal da Universidade de Zhejiang.

O uso crescente de energia e água pelos Data Centers, à medida que se expandem para incorporar IA, está a causar preocupação nos decisores ao redor do mundo. Data Centers de Treino de IA podem consumir de 10 a 100 MW em média, dependendo da escala. Se falarmos em treino de um Modelo Grande (como o GPT-3): Estima-se que consuma até 1 GWh (gigawatt-hora) ou mais ao longo de várias semanas de trabalho.

O problema dos data centers

Os sistemas de IA, especialmente os modelos de aprendizagem profunda (deep learning), necessitam de um enorme poder computacional para serem treinados. Esse poder computacional vem de data centers que requerem quantidades massivas de energia para operar e manter-se refrigerados.

Os algoritmos complexos usados em IA passam por milhões ou até bilhões de cálculos antes de serem otimizados, e todo esse processo consome muita energia.

Estima-se que treinar um único modelo de IA avançado possa emitir tanto dióxido de carbono quanto a emissão total de um carro ao longo de vários anos. Em alguns casos, os modelos mais robustos podem emitir o equivalente a cinco carros ao longo da sua vida útil. Estes números são especialmente preocupantes se considerarmos a velocidade com que novas aplicações de IA estão a ser desenvolvidas e adotadas em diversos setores.

Um exemplo concreto é o uso da IA em linguagem natural, como os modelos GPT (Generative Pre-trained Transformer). Estes modelos requerem imensas quantidades de dados e uma capacidade computacional muito elevada, o que os torna altamente consumidores de energia.

Além disso, o treino e a atualização desses modelos são realizados periodicamente para melhorar a sua precisão, aumentando ainda mais o seu consumo energético e, consequentemente, a sua pegada de carbono.

Com a inovação e o avanço da tecnologia, é possível que a IA se torne mais eficiente e sustentável ao longo do tempo. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário que as empresas de tecnologia, governos e sociedade trabalhem em conjunto para criar políticas e práticas que minimizem o seu impacto ambiental.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário2
    Mário2

    Naaaaah. Mas os carros a combustão é que são o mal que veio ao mundo.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Claro, para as grandes empresas e ricos está tudo bem, o povinho é que se f*de.

    2. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      claro que é assim os ricos deste mundo, tipo o cr908 e as idiiiotas das irmãs, podem continuar a viajar de jacto privado

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Já chega de seres idiota.
        A tua irmã Mortágua está orgulhosa de ti pá.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Imagina terem que queimar petróleo para alimentar estes datacenters e ao mesmo tempo alguém no seu carro a combustão a reclamar disto…

      LoLoL

  2. Avatar de LA
    LA

    Se a IA for usada para fins científicos, concordo com a mesma. Caso contrario é um autêntico desperdício de recursos, tanto a nível de hardware, como a nível energético.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E a pecuária pior q os transportes.

  4. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    E já agora a destruição de florestas para ocupação de grandes áreas de cultivo para alimentar o Vegans….

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      É isso é e o gado e bio-diesel nascem do céu

    2. Avatar de wuuu
      wuuu

      E por «vegans» entenda-se (também) os automóveis actuais e futuros cujo combustível seja o óleo vegetal…

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pior é a destruição de floresta para implante de espelhos e ventoinhas.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sim, para refinarem petróleo…

  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Construção de mais centrais nucleares.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Ainda me lembro bem quando o Bitcoin ia ferver os oceanos. Marrecos de um Catano.

    1. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Agora é a IA. Daqui a uns tempos é outra coisa.

  7. Avatar de Zé

    Obriguem os data center a usar energia renováveis e está resolvido.

    1. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Sim – claro.
      Construir um datacenter e depois desbravar milhares de m2 de terreno para colocar paineis solares, eólicas, talvez até uma barragem porque paineis só funcionam de dia e seria necessário um edificio do tamanho do datacenter só para baterias para aguentar quando o sol não bate. Isto não é praticável.

      Por alguma razão o que as empresas estão a ponderar é em usar energia nuclear (mini centrais e mais eficientes). No entanto, claro, a opinião publica quando ouve falar em energia nuclear pensa logo em bombas e Chernobyl … enfim…

  8. Avatar de José
    José

    treinar um único modelo de IA avançado possa emitir tanto dióxido de carbono quanto a emissão total de um carro ao longo de vários anos. ???????