Estudo: Rádio cresceu e estará presente no futuro!

19 Comentários

Depois de Gutenberg criar a Imprensa, que nos permite hoje estarmos informados acerca do que se passa pelo mundo, muitas ferramentas e meios de comunicação foram desenvolvidos para que essa informação fosse dada a conhecer em massa à população, tais como Rádio e Televisão.

No entanto, segundo um estudo da Bareme Rádio da Marktest, tudo indica que a Rádio é dos meios mais utilizados pelas pessoas, adaptando-se bem às novas plataformas de distribuição de conteúdos e comportamentos, e que esse meio está em crescimento, sendo decerto uma das opções mais utilizadas para as pessoas se informarem no futuro.

radio

Já no ano de 2000, a pesquisa anual da Bareme Rádio indicou que 56% dos portugueses do continente com mais de 14 anos ouvia rádio todos os dias, o correspondente a cerca de 4 milhões e 200 mil pessoas.

Por sua vez, no presente ano de 2011, o estudo realizado pela mesma empresa, indica que no 1º semestre deste ano, cerca de 4 milhões e 700 mil ouvintes, ou 57% da população ouve rádio. Os números demonstram que o consumo de rádio em Portugal aumentou, que esse meio de comunicação se soube posicionar, compensar perdas específicas e sair a ganhar.

Assim, entre os anos 2000 e 2010, a rádio obteve um crescimento significativo junto de varios grupos de pessoas:

  • Mais 11% de pessoas entre os 25 e 54 anos
  • Mais 8% de pessoas activas
  • Mais 3% de pessoas de classe alta
  • Mais 2% de pessoas de classe média
  • Mais 1% de pessoas de classe média-baixa.

Este foi um saldo positivo, uma vez que também houveram perdas noutras categorias:

  • Menos 8% de pessoas com idades superiores a 54 anos
  • Menos 15% de pessoas inactivas
  • Menos 14% de jovens dos 15 aos 24 anos
  • Menos 10% de pessoas da classe social mais baixa

A pesquisa da Marktest estudou ainda com mais profundidade esta questão, e analisou-a em em vários níveis que deixam induzir uma tendência para o crescimento da rádio.

O seguinte gráfico demonstra as percentagens de audiência que cada região aufere:

tabela 1

Em relação ao ano 2000, nota-se um aumento generalizado deste ano, em todas as regiões, com excepção do Litoral Centro. O valor médio também indica que a Grande Lisboa, Litoral Norte e Sul apresentam valores superiores, por sua vez o Porto perde 1%.

O segundo gráfico apresenta a audiência por sexo:

grafico2

O gráfico demonstra que o género é o que menos parece mudar no consumidor de rádio que, nesse aspecto mantém os seus valores na média. Entre 2000-2010, a média de consumidores de rádios do sexo masculino foi de 65% e 49% são mulheres. Já no 1º semestre deste ano, o valor de homens mantem-se e de mulheres sobe para 51%.

O próximo gráfico indica os locais onde os consumidores ouvem Rádio:

grafico3

O gráfico do local de escuta, indica que em 2000 a maioria das pessoas, 61%, ouvia rádio em casa, enquanto que 37% o fazia no carro. Já em 2010 o número dos ouvintes em casa desce abruptamente para 38%, e os ouvintes no carro sobe para 58%. Por sua vez, ouvir rádio no trabalho não é tão comum, mas revela uma tendência para aumentar: 15% em 2000, 17% em 2005 e 18% em 2010.

O próximo gráfico demonstra os Hábitos de ouvir Rádio pela Internet

grafico4

Já são muitas as pessoas a ouvir rádio pela Internet. E, se em 2003 4% dos portugueses ouviam rádio a partir desse serviço, no 1ª semestre de 2011 esse número subiu para 21%. Os resultados revelam ainda que 13% dos portugueses têm o hábito de ouvir rádio através do telemóvel e 7% fá-lo através de um leitor de formato digital.

O último gráfico demonstra as percentagens obtidas no panorâma internacional, nomeadamente comparando Portugal e Espanha:

grafico5

O estudo da Marktest consultou outras pesquisas idênticas e concluiu que, o que se passa noutros países de referência não é muito diferente de Portugal, o que reforça a ideia de que a rádio é um meio de comunicação com força para continuar, evoluir, progredir e estar presente no futuro. Segundo esses estudos, no Reino Unido, a RAJAR publicou em Abril neste ano os valores mais altos de sempre, nos Estados Unidos a Arbitron contabilizou em 2010 o maior número de ouvintes dos últimos anos, e em Espanha o mesmo se sucede, como indica o gráfico acima. [Grupo Marktest]

E o leitor ouve Rádio? Qual a sua opinião acerca destes resultados?

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni Antonio
    Toni Antonio

    Radio!!!! sim sempre….

  2. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde Marisa ,

    Eu sou um dos que se encaixa perfeitamente neste estudo , em casa ouço Web radio , no carro ouço essencialmente noticias , e muito pouco o disco rígido aonde tenho vários álbuns em Mp3 , claramente aproveito para me inteirar das noticias enquanto viajo de carro , no meu tablet tenho diversas aplicações para ouvir Web radio que normalmente é usado quando estou no estrangeiro , podendo assim estar actualizado com as noticias em Portugal .

    Seria também interessante perceber o que se está a passar nos jornais , com o boom dos smartphones , há muita gente que tem assinaturas e que recebe essa informação diária , existe também aplicações que nos permitem ler as noticias sem qualquer tipo de encargo em Android existe o Portugal noticias que eu uso e abuso , suponho que o futuro dos jornais vai passar pelos dispositivos moveis .

    Penso que este tipo de hábitos não está ainda massificado porque as operadoras não têm planos decentes de dados .

    Aquilo que a partida foi o inimigo nr. 1 dos jornais em papel a internet , agora vai ser a sua salvação , até porque estas versões electrónicas dos jornais permitem uma interacção completamente diferente da versão em papel , temos a possibilidade de postar as nossas opiniões tornando assim os jornais um espaço interactivo que claramente gera outros interesses nas pessoas que têm assinaturas , dando assim um salto qualitativo e revitalizando completamente o sector que estava com o seu futuro ameaçado , resta a TV que também terá de fazer um caminho muito semelhante ao dos jornais , refiro-me como é óbvio aos canais informativos , com as Tvs a terem a possibilidade de se aceder a internet o caminho terá obrigatoriamente de ser diferente do até aqui seguido sobe pena de perderem audiência .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Curiosamente participei nesse estudo. Praticamente apenas ouço rádio no carro.

  4. Avatar de serva
    serva

    Esqueci-me de dizer , que as Web radio , também já tem um misto de tv e rádio , esta é uma nova vertente que visa aprofundar e aproximar mais quem faz rádio e quem escuta , exemplo do que estou a dizer é o RFM VI , uma aplicação que está disponível para IOS e Android .

    Aceite os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de david
    david

    guttenberg nao gutenberg

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não, querido, deves estar a confundir com o actor.. Antes de corrigires alguém informa-te primeiro 😉

      1. Avatar de macosta

        Adorei a forma fofinha da resposta!

        1. Avatar de Carlos Soares
          Carlos Soares

          A meu ver ficaria melhor:
          Deves estar a confundir com o actor. Este é mesmo assim. 😉

          Pelo menos quando eu li o que estava escrito suou-me muito a ironia. :/

          1. Avatar de david
            david

            ok , achei a resposta um bocado “forte” mas fui verificar a um livro de historia que estava aqui em casa e realmente leva um t só , mas é gutemberg nao gutenberg.

            talvez o livro esteja errado e , marisa nao te queria ofender.

            http://www.igeduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/morre-johannes-guttemberg-inventor-da-imprensa.html

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

            o livro e o primeiro link foram as minhas fontes .

          2. Avatar de Marisa Pinto

            É Gutenberg.
            Não ofendeste.. e se te corrigi foi somente para teu bem 😉

            Cumprimentos

      2. Avatar de david
        david

        ok , ja aprendi mais uma coisa .

        cumprimentos

  6. Avatar de Sergio Fangueiro
    Sergio Fangueiro

    “tudo indica que a Rádio é dos meios mais utilizadores pelas pessoas”; não será ….”meios mais utilizados em vez de utilizadores?”

    Cumprimentos e bom trabalho

    1. Avatar de Marisa Pinto

      😉
      Obrigada pelo reparo!
      Cumprimentos

  7. Avatar de Vítor M.

    Temos de criar a rádio pplware, vai ser um sucesso 😀

      1. Avatar de Terminator
        Terminator

        se quixerem eu sou DJ e posso faxer umas playlists!!!

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Se chegar o dia em que eu visito o Pplware e começo instantaneamente a ouvir música, e Pplware desaparece dos meus favoritos de vez 😀
      Se o quiserem fazer, façam-no só numa página, nada daquelas mariquices de ter de desligar a rádio em cada visita.

  8. Avatar de Hélder Lemos
    Hélder Lemos

    No carro ouço sempre rádio.