Estudo quantifica o perigo das mensagens SMS na condução

36 Comentários

Não é nenhuma novidade que as tecnologias de tanto conforto que trazem às nossas vidas, devido ao seu fácil acesso e uso, provocam atitudes relaxadas que podem pôr em causa a nossa vida e a dos outros. Na condução todo o cuidado é pouco, por alguma razão é expressamente proibido pelo código de estrada Português o uso do telemóvel sem recurso a Kits de mãos livres.

image_sms_car_01

No que aparenta ser o primeiro estudo do género, investigadores no instituto tecnológico de transporte em Virginia nos EUA, concluíram que enviar mensagens de texto é somente a atitude mais perigosa para si e para outros que pode ter por detrás do volante de um automóvel.

Contudo, ao contrário do que se poderia esperar, quando fala ao telemóvel no acto de condução não é tão grave como se pensaria à partida segundo o estudo. O documento final produzido depois de um longo período de investigação, foi baseado num conjunto de várias experiência práticas levadas a cabo nas estradas por veículos conduzidos por voluntários, que percorreram no total cerca de 9,6 milhões de quilómetros com observação electrónica (uso de câmaras e instrumentos de medição sofisticados).

Este estudo revela-nos que quando o utilizador começa a escrever mensagens de texto no processo de condução, aumenta a sua probabilidade de ter um acidente em 2300 %. Já no que toca ao processo de marcar um número ao mesmo tempo que conduz o risco de acidente aumenta em 300%, mas assim que a chamada é realizada a probabilidade de perigo iminente devido a distracção mesmo devido à possibilidade de ficar “pendurado” pela chamada poder falhar diminui para valores de distracção mínimos revela o estudo.

Apesar dos resultados serem até bastante conclusivos ao nível de valores, alguns especialistas na área de segurança rodoviária já vieram levantar dúvidas sobre estes resultados, referindo que um estudo semelhante já foi conduzido e que levou à conclusão que o risco de simultâneamente marcar um número e conduzir aumenta o risco de acidente num factor de 4 vezes mais e que a conversa em si ao telemóvel também é um factor de risco incluído nesta escala e de igual perigo para a condução.

Independentemente de qual o estudo mais preciso lembre-se, estamos em período de férias e embora seja proibido pelo código da estrada, por vezes em viagens longas a tentação é grande de falar com um amigo ou família quando conduz bem como enviar um sms por mais pequeno que seja.

Tente evitar estas situações, nomeadamente o uso do telemóvel quando conduz. Só no caso de não poder em nenhuma situação estar incontactável, é que lhe aconselhamos a procurar um dos vários kits mãos livres que actualmente existem a vários preços (embora isso não impeça a distracção inerente à chamada telefónica). Mantenha-se atento e tire partido da melhor maneira das suas férias, é a mensagem que lhe deixamos vinda da equipa do pplware.com TechNewsWorld

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SP™®
    SP™®

    Sem dúvida que enviar uma mensagem enquanto se conduz é extremamente perigoso… não só para o interveniente directo… mas principalmente para os que circulam na mesma via… no mesmo momento… e que não têm culpa de possíveis distracções de indivíduos sem consciência nenhuma…

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Já pude comprovar isso, com um idiota qualquer que fez uma curva e no fim da mesma continuou a virar até que cruzou a faixa e veio em minha direcção. Lá tive que meter o pé a fundo no travão e chegar-me o mais possível à berma. Não sei se ia a escrever SMS, mas alguma coisa tinha de ir a fazer para não reparar…

  2. Avatar de xtrender
    xtrender

    na minha opinião é muito mais perigoso escrever sms do que falar ao telemóvel ao volante. Mas escrever sms é mais discreto.. e o facto de proibirem falar ao telemóvel faz com que as pessoas optem pelas sms.

    Pior a emenda que o soneto.

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Eu acho que é mais a falta de civismo e de respeito pelo outro que tanto se verifica em Portugal.

      1. Avatar de xtrender
        xtrender

        sim, sem dúvida.

        acho que na Alemanha a uns tempos atrás queriam banir os suportes para copos, pois defendem que quando se está a conduzir não se deve fazer outra coisa.

        qualquer actividade que ocupe as mãos influencia a performance de condução..

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      tanto é proibido falar como fazer uso do telemóvel, só que é como dizes, enviar sms é mais discreto.

  3. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Mas que grande estudo sim senhor, nunca tinha reparado que enviar uma mensagem enquanto se conduz é extremamente perigoso, é preciso um estudo deste para alguém perceber tal perigo!?
    Ultimamente tem aparecido com cada estudo que até fico parvo.

    1. Avatar de delaorden9

      LOL… é verdade amigo… eu ja disse que a humildade é boa conselheira… a bom entendedor…

    2. Avatar de ex0
      ex0

      um estudo demonstra q os estudos evidenciam o óbvio em 100%…

      um outro afirma q existem apenas dois tipos de pessoas no mundo:
      – as q dividem o mundo em dois tipos de pessoas;
      – as q n o fazem!!!

  4. Avatar de delaorden9

    OFF :shumacher volta as pistas no lugar de felipe massa

  5. Avatar de Jaime
    Jaime

    quem fosse apanhado a conduzir com telemóvel na mão era uma noitinha na esquadra para aprenderem

    é um prigo

  6. Avatar de Invision
    Invision

    Aposto que pelo menos metade das pessoas que leem este artigo ja mandaram sms a conduzir(sim eu tambem ja o fiz)

  7. Avatar de João
    João

    Alias, penso que qualquer outra actividade ao volante deveria ser proibida, nomeadamente comer,fumar,beber, maquilhar-se, ver o jornal (já vi isto), enfim..
    Bastava as pessoas porem um bocado a mao na consciencia e verem que é irresponsável e caso algo aconteca, o tempo de reação aumenta estupidamente…

  8. Avatar de A friend
    A friend

    Honestamente, prefiro que falem ao telemovel do que escrevam mensagens.. embora ambos ocupem as maos (excluindo alta voz..auriculares etc..) grande parte dos que fala ainda mantem os olhos na estrada, agora quem envia SMS, o desviar do olhar para ver o que esta a escrever é o suficiente para uma distração e causar estragos!

    E o pior de tudo é quem está a passar naquele momento, à hora errada, no momento errado e não tem culpa…

  9. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Olha aí está uma boa aplicação para robôs, conduzir!
    Mais um exemplo de quando somos escravos… Porque raio, se não se pode andar a mais de 120 K/h, os carros (saídos de stand, sem contar com chunings) andam a 200 k/h? Não seria mais fácil meter o motor ligado a um GPS e dependendo da zona a velocidade era limitada electronicamente? Háááá pois é, menos mortes, menos acidentes porém menos multas…

    Não entendo como nós seres Humanos (sim também sou um) nos julgamos tão inteligentes e somo tão borregos, e todos nos tentamos enganar mutuamente em vez de colaboramos uns com os outros de modo a termos o melhor para todos.(ATENÇÃO NADA DE ISMO, socialismo, capitalismo, comunismo, etc. a politica é só mais uma maneira de nos enganarmos uns aos outros).

    Se acham que não nos enganamos, porque é que raio se um jogo de computador é violento, porque é que culpamos quem fez o jogo de uma criança ficar violenta? Então e os pais que provavelmente compraram o jogo e nem se dão ao trabalho de ver o que os miúdos andam a fazer, é mais fácil culpar o pessoal que fez o jogo e classificou +18. Ou culpar o telemóvel porque quem o utiliza não faz o uso correcto (como indica o artigo)…

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Ora aí está uma perspectiva muito interessante de ver as coisas.
      Concordo em quase tudo o que mencionaste, só que estás a esquecer-te que quem usa o telemóvel a conduzir (tal como quem bebe) coloca a vida de terceiros em risco.
      Quanto à solução do GPS, não vejo porque não… Penso que não deverá ser preciso esperar assim tanto. Eu diria duas a três décadas (é preciso uma nova geração de automóveis).

      1. Avatar de NT
        NT

        Boas,

        Duas ou três décadas? Para quê? Não existem carros com limitador de velocidade? Os pessoal dos mapas para GPS não tem feito um bom trabalho? Um carro assim já podia ter começado a ser produzido desde os anos 90.

        Cmpts

  10. Avatar de RoB
    RoB

    Eu sinto mais dificuldade em utilizar o telemóvel durante a condução do que conduzir com alcool. Já tive a experiência de desfazer uma guia de um passeio e arrancar a roda dianteira direita sem usar chave de rodas, só porque o telemovel tocou e eu peguei nele.
    Com pouco álcool sinto que faço uma condução mais atenta que o normal ou pelo menos sinto que me esforço mais para manter a atenção à estrada, não excedo os limites, sinalizo devidamente todas e mais algumas manobras de mudança de direcção, ou seja, tenho a consciência que já me encontro num estado alterado e redobro a atenção. Com álcool em excesso, nunca conduzi.

    1. Avatar de ex0
      ex0

      em duas palavras apenas:

      fail!!!
      lololoolol

      (isto são palavras, n são???)

  11. Avatar de carlos
    carlos

    Eu axo que falar ao telemovel com maos livres é o mxm que falar para um passageiro dentro do carro, enviar sms é prigoso bati a fazer um arranque porque estava a enviar um sms , pareceu-me que o da frente avançou mas afinal nao estava quieto no mxm sitio, comprei logo um suporte maos livres nos chineses 5 euros e faz o mxm que os outros

    aprendi a lição

  12. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Tanto um como outro distraem sua atenção. Não pense “Não acontece comigo!”

    http://www.youtube.com/watch?v=WOeHAoRp9d0

    Abraço

    Iv@n

  13. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Acrescentaria mais esse: http://www.youtube.com/watch?v=EtpBFGZvHCQ&NR=1

    “Good drives just drive”

    Abraço

    Iv@n

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ops!!Leia-se “Good drivers just drive”

    Iv@n

  15. Avatar de gotamaluko
    gotamaluko

    EU não percebo as pessoas… Se existem leis de proibição não é para nos incomodar ou para gozar connosco ou simplesmente porque sim. Salvo raríssimas excepções, parecendo que não, as leis de proibição, principalmente na estrada, são feitas a pensar em nós e nos outros. Se cumprindo a lei, podemos incrementar consideravelmente a segurança rodoviária, porque não cumpri-las? Quer dizer que, por exemplo, se o uso do cinto de segurança não fosse obrigatório, ninguém usava? Eu usaria, porque tenho medo de morrer na estrada ou pior: ficar paraplégico ou mesmo matar alguém. Não preciso de leis que me proibam de falar ao telemóvel e escrever sms enquanto conduzo, ou beber alcool antes de conduzir. Não preciso, porque tenho um mínimo de bom senso e de respeito pela segurança dos outros utilizadores das rodovias.

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Por acaso o uso de cinto na condução não foi feito exclusivamente a pensar na nossa segurança, mas sim na dos outros, e passo a explicar:

      Se tiveres um acidente com outro condutor, em que és culpado (obviamente não propositado), e o outro condutor do outro veículo morre, sabes que vais a tribunal por homicídio? Mas se a outra pessoa não morrer (usar o cinto), nem a tribunal vais…

  16. Avatar de ex0
    ex0

    há 2 dias ouvi no “coisas q acontecem” do Markl (Ant3) a história de um camionista chinês, salvo erro, q a polícia encostou por desconfiar q ele tivesse algum problema mecânico (tal era a quantidade de água q viam sair pela cabine).

    afinal o sr. estava era a tomar banho, num chuveiro improvisado com um aro de bicicleta, e o auxílio da mulher ao seu lado :P…

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      E dai um novo slogan, “Quando conduza não toma banho!”

      1. Avatar de ex0
        ex0

        nem mais, meu caro 😉

        ou: “se conduzir, use 1 champô q n provoque lágrimas”

  17. Avatar de R
    R

    Dois Tugas que iam num camião nos pirinéus, e ao chegarem a um túnel, o passageiro diz para o condutor: “O túnel é mais baixo que o camião…!!!”
    Ao que o condutor responde: “E que tem? Vês algum polícia aí? Então passamos…!!!”
    Moral da história: Em Portugal, não se deixa de fazer as coisas perigosas (como andar sem cinto de segurança e falar ao telemóvel) porque são perigosas, mas sim porque pagam multa.
    E este é o grande problema…
    Toda a gente fala de bom senso e civismo, mas eu costumo dizer que isso são conceitos que são subtis, não quantificáveis e dependem do critério e discernimento de cada um (tal como: muito, pouco, grande, pequeno, alto, baixo, claro, escuro…)
    Logo a solução não é fácil…
    Cumpz.

  18. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Eu tenho um amigo que “aderiu” (para não dizer que se viciou) em SMSs e então, em algumas situações em que ele é que conduzia, já tive que lhe chamar a atenção para a estrada porque ia a enviar e a ler mensagens, até que estivemos a milimetros de um acidente que poderia ter graves consequências. Desde esse dia, sempre que vou “apanhar boleia” dele, obrigo-o a entregar-me o telemóvel, caso contrário vai sozinho.
    É verdade que eu também já enviei SMS na condução, no transito e apenas por duas vezes, mas também desde a situação que descrevi que deixei de o fazer. E aproveitei e comprei um auricular bluetooth para diminuir o risco.

    Tenham consciência do perigo e evitem.

    Cumprimentos,
    A. Pedro Coelho

  19. Avatar de ex0
    ex0

    ainda dentro da temática, recomendo o “Seven Pounds”, filme c o Will Smith no papel principal.
    aos + sensíveis:
    – para ver de lenço na mão!

    1. Avatar de ex0
      ex0

      esqueci-me do punch line… num acidente de viação ele provoca a morte a 7 pessoas e à namorada. e mais n digo…

      1. Avatar de ex0
        ex0

        esqueci-me do punch line outra vez… 😛

        enquanto enviava uma SMS!!!

        1. Avatar de Ricardo Fernandes
          Ricardo Fernandes

          :facepalm:

          1. Avatar de ex0
            ex0

            true… 😀

  20. Avatar de r0cki
    r0cki

    Realmente é preciso estudos muito aprofundados para chegar a estas conclusões… Pessoal com tempo a mais dá nisto -.-