Estudo mostra que MEO tem a melhor internet móvel do país

56 Comentários

O MEO foi reconhecido no estudo “Sistema de comunicações móveis GSM, UMTS e LTE – Portugal Continental” publicado hoje pela Anacom, que faz a aferição da qualidade de serviço dos serviços de voz, dados e cobertura dos sistemas de comunicações móveis GSM, 3G e 4G, como o operador com o melhor serviço de internet móvel em Portugal, liderando globalmente nos 9 parâmetros analisados em termos de cobertura, acessibilidade, navegação na internet, velocidade média e latência de transmissão de dados.

moe_1

Na rede 4G, o MEO destaca-se, como medido pela ANACOM, pela cobertura de 99,6% em zonas urbanas e 86,4% nos eixos rodoviários.

Nos dados móveis, o MEO posiciona-se como o operador com o melhor desempenho na acessibilidade ao serviço de dados, com 97,7% das sessões a serem estabelecidas com sucesso em download e 97,6% em upload, em termos de valores globais.

De acordo com o estudo, agora publicado, o MEO é o operador móvel que regista a melhor velocidade média de transferência de dados, sendo 20% mais rápido que os outros operadores, possibilitando aos seus clientes uma experiência de utilização de internet móvel muito semelhante à que têm em sua casa.

anterior próxima

A otimização da rede móvel permite que, também, na navegação na internet o MEO tenha o melhor desempenho, com 99,4% das sessões a serem estabelecidas com sucesso e o download das páginas a ser feito em média em apenas 2,0 segundos nas zonas urbanas.

Isto significa que um cliente MEO poupa em média entre 25% e 35% de tempo quando acede a uma página web na rede móvel MEO comparando com os outros operadores.

Na latência o melhor desempenho é, novamente, do MEO com a transmissão dos dados a demorar em média 18 e 37 milissegundos, respetivamente para aglomerados urbanos e eixos rodoviários.

meo_2

Desta forma serviços com níveis de exigência elevados no que diz respeito à latência, como por exemplo os jogos, registam uma melhor experiência de utilização na rede MEO com tempos de resposta 35% mais rápidos que a concorrência, nas zonas urbanas.

O MEO consegue, assim, o pleno nas categorias analisadas pelo estudo da ANACOM, o que reflete a sua posição de liderança, para a qual tem vindo a contribuir uma permanente preocupação com a qualidade da rede, dos serviços e da capacidade de inovação constante.

Percursor de grandes tendências tecnológicas, o MEO destacou-se desde o primeiro momento na implementação das suas redes 3G e 4G.

Recentemente o MEO lançou uma oferta de internet móvel com 15 GB, na compra de qualquer smartphone até 31 de agosto, para ser usada durante 3 meses, para assinalar a chegada do verão e partilhar com os seus clientes a melhor internet móvel do país.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    E é verdade, eu confirmo, aqui nas ilhas a MEO da cabo da NOS seja em internet fixa tanto como móvel! Confirmo mesmo, tenho MEO e estou satisfeito, é claro que não abranje todas as localidades, mas tenho fibra nas ilhas e estou satisfeito, já tive NOS e é só traffic shapping na rede fixa, na movel nunca usei.. uso apenas MEO 3G, e Fixa..

    Por tanto pelas ilhas acho que posso confirmar que a MEO realmente nas ilhas é o melhor ISP.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Moro em Lisboa e na minha zona não há fibra que porcaria e tenho meo ADSL

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Moro em Lisboa e na minha zona não há fibra que porcaria e tenho meo ADSL

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu confirmo!
      Ja tenho fibra ja a 2 anos aqui na zona do Funchal/hospital! Antes tinha Nos e na valia nada o trafico era estrangulado quando chegava por volta da 6 da tarde, mudei para a Meo e esse problema acabou!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    NÃO, o MEO não tem a melçhor internet móvel do país. NA REALIDADE A NET MÓVEL DOS OPERADORES É TODA A MESMA TRAMPA, prometem muito, com velocidades até mais rápidas que ADSL, mas quando se chega aos 15 GB de tráfego (que hoje em dia não é nada), cortam o tráfego.
    A ANACOM devia de proibir a venda de pacotes de internet móvel enquanto os operadores não corrigissem esta vigarisse de vender gato por lebre.

    1. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      +100000

    2. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      É vergonhoso de facto ou de fato.
      Se a da meo é a melhor, então o que não serão as outras. E os 200 mb que oferecem como padrão nos pacotes m4o é uma vergonha. Para quando acesso das operadoras estrangeiras (europeias) ao nosso mercado, para que possamos procura na UE quem nos faça mais barato? É incrível que tenhamos os rendimentos mais baixos da UE e tenhamos a Internet no top das mais caras.

      1. Avatar de andre
        andre

        Eu tenho m4o e eles aumentaram para 2gb o que posso gastar de net, mas realmente é vergonhoso, comprado a outros países mesmo da UE.

        1. Avatar de M3mn0t
          M3mn0t

          +1

          Atenção que em alguns países, mesmo sendo desenvolvidos, não tem pacotes de telecomunicações assim tão acessíveis. Falo por experiência quando estive a trabalhar no estrangeiro.

      2. Avatar de Luis Daniel
        Luis Daniel

        De fato e gravata

    3. Avatar de NT
      NT

      Infelizmente acho é que a ANACOM devia proibir os serviços ‘anexos’ ou em ‘pacote’
      Quanto aos limites de tráfego, acho que dentro da rede (por exemplo, aceder aqui ao pplware que está alojado no sapo que é meo) quem tem meo esse tráfego não ‘conta’ para o limite. Quanto ao resto tem que haver limites porque eles também têm que pagar a largura de banda e têm que manter os serviços.
      Agora para existirem limites deveriam garantir a 99.9% a velocidade anunciada e não menos (o que é comum acontecer, por exemplo tenho ADSL que vem anunciado 24 e só tenho 20) como também o uptime da linha.
      Isso vai ser bonito é quando o netflix chegar.

      1. Avatar de João Sousa
        João Sousa

        estou de acordo quanto aos limites de trafego…

        eu também tenho meo adsl (M5O) que como normal, o anunciado é 24Mb, mas nem 5Mb ela chega… a desculpa sempre deles, e que estou ao fim da linha (vivo no campo)

        e mais, consigo ter melhor velocidade com a banda larga, do que com a fixa

  3. Avatar de Agostinho Pereira
    Agostinho Pereira

    Sendo um estudo da ANACOM nem outro resultado seria de esperar. Só os menos incautos não se apercebem da “proximidade” que existe entre o regulador e o regulado.
    Por que não se opta por um regulador europeu para as comunicações em Portugal?
    Eu, que não sou estudioso mas consumidor, vi-me consumido quando tentei usar a internet móvel da MEO. E, por isso, deixei de pensar na internet móvel MEO.
    Paciência!
    Que aplauda quem puder.

  4. Avatar de Pedro Luís
    Pedro Luís

    A única queixa que tenho da MEO é que me limita a velocidade dos torrents :/ a única maneira de ultrapassar é ligando-me a uma VPN. Quando me ligo a uma VPN a velocidade de download dispara.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Impossível, eu tenho Meo fibra desde que existe e nunca tive problemas com os torrents

      1. Avatar de rand
        rand

        O traffic shapping existe mas depende da região do país e não é durante todo o dia, só durante as “horas de ponta”

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        O teu exemplo invalida todos os relatos de quem tem dificuldades com torrents?

  5. Avatar de g23423
    g23423

    quando li que o estudo era feito pela anacom, ri-me 😀

  6. Avatar de Croky
    Croky

    Este tipo de jogada publicitária mascarada de “teste” só dá vontade de rir. Eu não uso internet móvel enquanto não aumentarem os limites ridículos de hoje em dia. Para as operadoras em Portugal, quanto mais rápida a net móvel, mais depressa e mais dinheiro “sacam” aos utilizadores. Plain and Simple.

  7. Avatar de JR
    JR

    Vocês é que não têm sentido de humor…

  8. Avatar de MauFeitio
    MauFeitio

    Vamos cá por partes como diria o Jack “O estripador”.
    Primeira parte, sou cliente da banda larga móvel há anos, já fui cliente da Vodafone, de onde fui convidado pela Vodafone a rescindir contracto com eles, e deixei uma promessa a eles, nunca voltarei a ser clientes deles e sempre que puder, direi mal deles.
    Mudei para a TMN, tive o 3G, Pioneiro 4G, agora sou Meo, sem duvida que nos grandes centros urbanos, tenho excelente qualidade, tenho um pacote de 30 gigas mensal que me enche as medidas, e ainda agora renovei por mais um ano, afinal equipa vencedora, não se mexe.
    Lado negativo da coisa, já levei a minha banda larga para todo o lado, já tive pouca rede, muita rede, quedas, um pouco de tudo, o que nunca me tinha acontecido, é ir de férias para Rio Maior, e ficar sem net, sem telemovel, só porque estou do outro lado da serra oposto há antena, e a vodafone ali é senhora, tem uma antena a poucos quilometros. Ainda falta um pouco para a Meo ganhar o campeonato, afinal Rio Maior é já aqui ao lado de Lisboa, e ficar sem rede, bom… Pode ser bom, mas ainda tem muito para melhorar!!!

    1. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      Em Rio Maior nem precisas de net movel.
      Tens net gratis no centro de rio maior e até na “ti cristina” tens net gratis.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Eu sou uma das (poucas?) pessoas que não usa redes públicas, portanto não me seria opção. Acerca de Rio Maior, depende das zonas onde estejamos. Já lá estive e apanhei altos e baixos de 3G conforme passeava pela cidade.

  9. Avatar de millers
    millers

    banda larga móvel nunca mais

  10. Avatar de antonio
    antonio

    Alguem leu o estudo ? Aquilo tem 7 meses !!!!!

  11. Avatar de JL
    JL

    Foi para rir só pode, onde eu estou neste momento apanho net 4G Vodafone e Nos, já Meo nem o 3G existe, e estou a poucos km da cidade. Alguém anda a mentir…

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      também não sei onde leste 100% de cobertura a poucos km’s da cidade

      1. Avatar de JL
        JL

        E quem disse que eu falei de 100%, é melhor voltares a ler, eu só fiz uma comparação momentânea. Eu ja tive net Meo e falhou muito, neste momento tenho vodafone e é raro falhar…

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Só vejo pessoal a queixar-se dos limites de tráfego… Quando o que o estudo refere não tem a ver com trafego, mas sim com cobertura, taxas de erros, velocidades de acesso, empos de latência.

    E se se derem ao trabalho de ir procurar o link para o estudo da anaco (que a noticia não o publica) mas que está aqui (http://www.anacom.pt/streaming/RelatorioPortContinQoS2014.pdf?contentId=1363038&field=ATTACHED_FILE) pode-se ver que as operadoras estão bastante próximas nos parâmetros analisados.

  13. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    A MEO é a maior vigarice que pra i anda. Quando tiver outra oferta aqui na rua vou mudar logo, nem que seja mais cara e serviço mais fraco, mas tou fartinho de dar dinheiro aos chulos da MEO.

  14. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu resido em pleno centro de Sacavem e a rede é uma BOSTA, se tiver em modo automatico o smartphone vai sempre buscar a 3g ou 4g e so fico com 1/2 traços de rede e claro a net bomba na maior, em 2g se for preciso tenho a rede toda, mas a net e lenta.

    Informei os senhores da MEO de tal situaçao e na altura com fotos da rede (os ditos dBm e asu) e a unica resposta que obtive foi, ” estivemos a fazer testes e não encontramos problema alguma na rede”.

    Voltei a testar desta vez em 3 smartphones diferentes ( 1 Wiko Ridge 4G, 1 Samsung Mini (dinosauro xd) e um Bq Aquaris 5HD) e para meu espanto tudo igual tirando o mini (sem 3g e 4g) e o 5hd que nao tem 4G, voltei a informar e ate hoje nada 🙁

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Esse é um problema que todas as operadoras tem em comum (e não só operadoras), não aceitam criticas mesmo elas sendo construtivas e vantajosas.

  15. Avatar de modem
    modem

    Pode até ser, mas também têm o pior suporte ao cliente, e isso também conta.

  16. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu uso meo Internet móvel com tráfego ilimitado e estou satisfeito. a nível de velocidade 3G é boa já usei optimus e era mesmo Traffing Sharing

  17. Avatar de Anticorporativista
    Anticorporativista

    Secalhar até são os melhores, dentro da porcaria que é a net em portugal…

  18. Avatar de Sr Passos coelho
    Sr Passos coelho

    Por acaso sou cliente da tmn/meo aos anos nunca mudei de operadora desde que comprei o meu primeiro telemóvel que era um nokia do tamanho de um tijolo que se tinha alevantar a atena até agora nunca mudei de operador (não tenho razão de queixa).
    Agora em relação ao MEO TV sou cliente desde de 2008 um dos primeiros a aderir nunca tive razão de queixa, ainda tenho as primeiras boxes que saíram funcionam na perfeição, tive so um único problema com o router que era um 2wire que queimou e no mesmo dia vieram trocar de router e que até agora ainda dura.
    Agora em acaso, velocidades de Internet fixa tou bastante satisfeito, agora em relação ao 3G posso garantir que até tenho uma cobertura boa não é 100% mas onde moro e aceitável e moro ao lado de Espanha.

    Mas lá está cada caso é um caso…
    Sempre vãi ver clientes satisfeitos e não satisfeitos, eu sou um deles satisfeitos.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Mas está tudo louco??? A MEO é a maior trampa de ISP em internet móvel, concretamente em Lisboa e na Margem Sul do Tejo. Já na internet fixa, nem é mau, apesar da porcaria do trafic shapping, mas já esteve melhor. Desde que os judeus da Altice compraram a Pt aquilo vai de mal a pior, contenção de custos à grande e à francesa e o cliente paga e não bufa. Volta não volta lá segue uma queixa à Provedoria do cliente para os pôr novamente na linha.

  20. Avatar de Mário Vieira
    Mário Vieira

    MEO? Never!

  21. Avatar de YaBa
    YaBa

    A melhor net e o pior suporte 🙂
    Ah e não esquecer os que impingem M4O, esses são os melhores a irritar um gajo 🙂
    E os preços? ui, melhor melhor… Vodafone claro!!! 🙂 🙂 🙂

  22. Avatar de Zé

    Sem me alongar, e quem sabe da realidade à-de me dar razão. A melhor empresa de telecomunicações a operar no país com a melhor rede móvel é sem duvida alguma a Vodafone.
    Quem não acredita que pesquise 😉

  23. Avatar de jagudi
    jagudi

    Não é verdade. Por aqui a MEO contratada é de 100 e só em cima do wireless é que atinge os 50. A 10mts de distância tenho picos de 0.2(!!) a 25 de download. Depende dos dias. Para mim é uma bosta e farto de reclamar não ligam nenhuma. Daqui a um ano certamente vão andar atras de mim contratar de novo, mas nessa altura…

  24. Avatar de ze
    ze

    Quando nao se conhece mais nada e isto que da , pois eu ja vi net no Canada a 170 MB , querem melhor

  25. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Anacom credível? Funciona esta entidade? Não me parece, temos net pior que alguns países em vias de desenvolvimento e a preços mais altos do que países desenvolvidos. Lembram-se da tdt…

  26. Avatar de One Asgardian
    One Asgardian

    Mentira do ano!

  27. Avatar de Mário Sousa

    Para quem procura alternativas existe uma solução que, pode não ser barata mas, pelo menos é uma alternativa funcional:

    http://www.satinternet.com/pt/?gclid=CPmpy5KMmccCFUHJtAod7ToBFQ

  28. Avatar de artnerfy
    artnerfy

    gostava é de ter um plano 100% illimitado de Internet Móvel na NOS/MEO. já não se encontra disso.

  29. Avatar de João
    João

    Onde moro nem rede da MEO apanho… Tenho rede móvel da optimus e apanho cá 4g a 70 megas…
    É uma valente mentira este “estudo”. Mas deu para me rir.. Obrigado pplware…

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se esse estudo passasse pela minha terra já não teria esse resultado. Às vezes nem 3G tenho!!!

  31. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    MEO? nem oferecida, as dificuldades técnicas que existem na rede deles para quem faz um uso praticamente completo no contexto ‘rede’ é saturante e o suporte técnico deles nem merece esse titulo

  32. Avatar de Amilcar Pereira
    Amilcar Pereira

    Em Rio Maior é impossivel usar a net movel da Meo os cortes são constantes, na loja Meo informaram-me que o sinal de 3G é muito fraco, por isso temos de procurar rede alternativa

  33. Avatar de Luis Daniel
    Luis Daniel

    Afinal enganaram-se, a MEO é 22% em média melhor na tranferência de dados. A questão é, quem andar a sacar a 27Mbs ou 22Mbs, não vai estar mínimamente preocupado com os 5 Mbs de diferença, mas sim o limite de tráfego.
    A MEO também é a melhor operadora com limites de tráfego, já que é a única que não tem um plano sem limite de tráfego o chamado pseudo ilimitado.

  34. Avatar de Gaspar Fiúza
    Gaspar Fiúza

    Aderi à banda larga móvel da Vodafone, pois moro no campo e tinha Meo adsl que no máximo me garantiam velocidade até 24 Mbs. É claro que já me podia dar por satisfeito quando conseguia ter 8 ou 9 Mbs de velocidade.

    Sendo assim, coloquei este problema à Vodafone, e impingiram-me como alternativa completamente fiável a banda larga móvel, avaliaram a minha zona, e disseram-me que tinha uma óptima cobertura 3G e 4G, e que conseguiriam fornecer internet até 150 Mgs de velocidade. Adquiri o hotspot, vinculei-me com eles baseado nas suas informações, mas fiz mais uma pergunta?
    Até 150 Mbs? Mas questionado, o vendedor, disse-me que a velocidade dependeria da quantidade de utilizadores em cada momento. E eu perguntei, se no pior cenário, nunca iria abaixo do que eu teria com a Meo, os tais 8 ou 9 Mbs. Ao que ele me respondeu, até com um sorriso simpático e condescendente em relação à concorrência, que isso seria impossível.

    Sabem o que é que eu tenho habitualmente entre as 20h e as 22h?

    Estão preparados? Acham que vão perceber o número que eu vou dizer logo à primeira? Não vão pensar que eu estou a fazer confusão?

    Então tomem lá: 0,08Mbs de velocidade. SIM 0,08Mbs, não perceberam mal.
    Nem chega a 1 décimo de Mb. E tenho provas e fotografias do Speedmeter.

    Ou seja estou a pagar um serviço e não tenho net.
    Sabem o que é que o operador me respondeu telefónicamente? E eu posso provar isto mesmo? A antena áquela hora atingiu o esgotamento total, e eu terei de esperar que os outros acabem de utilizar, se quiser. Ao que eu respondi já a gritar, que não acreditava no que ele me estava a dizer.
    Tirem as ilações que quiserem.
    A Anacom deveria de ter vergonha de viabilizar uma coisa destas.

    Posso provar tudo o que aqui disse.

    1. Avatar de Luis Daniel
      Luis Daniel

      deveria ter aderido ao serviço internet fixo da vodafone por 4G, se não dessem velocidades aceitáveis, poderia terminar o contracto por não fornecerem serviço em condições.
      http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/pacotes/opcao-net-voz-fixa.html#pacotes