“Este é o futuro”: Pepsi partilha experiência dos seus condutores com o camião elétrico da Tesla

118 Comentários

Enquanto a Europa espera para receber este camião elétrico, o Tesla Semi tem deixado os seus clientes satisfeitos. Pelo menos, é isso que nos dizem os testemunhos. Desta vez, o elogio foi tecido pelos camionistas da Pepsi.

Tesla Semi da Pepsi

Com a preparação da chegada à Europa em curso, o Tesla Semi já faz furor nas estradas dos Estados Unidos da América. Pelo menos, entre os condutores que já tiveram oportunidade de conduzir o camião elétrico.

Após ter arrasado num teste de 10.000 km, o Tesla Semi parece estar a conquistar os camionistas da PepsiCo.

Segundo Dejan Antunović, responsável do programa de eletrificação da empresa, os condutores têm gostado da experiência ao volante do Tesla Semi. De tal forma, que o chefe descreveu um motorista habituado ao diesel “como uma criança numa loja de doces”.

Interior Tesla Semi

Os comentários de Dejan Antunović foram feitos durante uma conversa com Dan Priestley, gerente sénior do programa Semi da Tesla, na IAA Transportation, em Hannover, na Alemanha – onde o Pplware marcou presença e registou o camião elétrico.

Houve esse entusiasmo e apenas uma reação positiva […] para minha surpresa, para ser honesto, [foi] muito mais suave e fácil para os motoristas e foi muito bem recebido.

O responsável do programa de eletrificação revelou que o feedback entre os motoristas da Pepsi é “normalmente” o mesmo:

Não quero voltar ao gasóleo. Este é o futuro. Isto é agora. É isto que eu quero conduzir.

Os Semi da Pepsi já percorreram 3,8 milhões de quilómetros de estrada e já poupam à atmosfera, anualmente, 1100 toneladas de gases poluentes, conforme o TCD.

Tesla Semi da Pepsi

 

Experiência da Pepsi com os camiões elétricos da Tesla

Segundo Dejan Antunović, a poupança tem sido impressionante; quanto mais a empresa utiliza os camiões, mais poupa.

Atualmente, a PepsiCo tem 36 Semi em dois armazéns na Califórnia e outros 50 a caminho de um terceiro. Estes camiões elétricos são, sobretudo, utilizados em rotas regionais de longo curso, embora 45 dos camiões destinados a Fresno sejam utilizados localmente.

Os Semi da Pepsi que transportam produtos FritoLay consomem cerca de 0,8 quilowatt-hora por quilómetro, enquanto o transporte de bebidas mais pesadas consome 1 kWh/km, conforme relatado pela imprensa.

Tesla Semi da Pepsi a carregar

 

Próximos capítulos nesta jornada ao volante do Tesla Semi

Neste momento, os camiões elétricos Semi que a Pepsi utiliza carregam nos armazéns. Portanto, o próximo passo deverá passar pelo carregamento público e, eventualmente, móvel.

Num processo que prevê demorar mais de três anos, Dejan Antunović mencionou que as infraestruturas, incluindo os serviços públicos e a capacidade da rede, são essenciais para eletrificar totalmente uma frota.

Comentários

118

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Na europa já há imensos camiões elétricos

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Seria interessante saber a poupança que empresa está a fazer em combustível 3,8 milhões de km já é muita fruta mas não sei se estas contas estão certas se eles têm 36 camiões então em média cada um já tem 1 milhão de km?
    E a encomenda inicial penso que seja de 100 camiões e penso que já tenham reforçado essa encomenda

    1. Avatar de Ric
      Ric

      3,8 milhões a dividir por 36 dá pouco mais de 105 mil por viatura.

    2. Avatar de OUTofOFFICE
      OUTofOFFICE

      Claramente as contas não são o teu forte

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Com meia “duzia de camioes” a coisa ate funciona. Se fosse á serio é que nem por isso.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Funciona igual por isso é que já encomendaram mais uns quantos

    2. Avatar de rui
      rui

      As necessidades deles para camiões é para distancias relativamente curtas e volta todos os dias à base para passar a noite…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para já sao 36 camiões e estao á espera de mais 50. Quando é que comeca a ser a sério? 100, 200, 1.000 camiões?

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        A encomenda inicial deles é de 100 camiões e acho que já reforçaram, o Walmart também tem uma encomenda de 130 e já começaram a receber lentamente porque a produção ainda é baixa

  4. Avatar de AL
    AL

    Os camiões da Pepsi, transportam batatas fritas e não Pepsi… porque será?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Exactamente, utilizar camiões para transportar batatas fritas é um grande fail, ninguém faz isso.
      Que lógica é que tem transportar paletes num camiao

    2. Avatar de rui
      rui

      De onde tiraste a ideia que é só para batatas? usam para ambas as coisas…

      1. Avatar de AL
        AL

        Tens razao: “Os Semi da Pepsi que transportam produtos FritoLay consomem cerca de 0,8 quilowatt-hora por quilómetro, enquanto o transporte de bebidas mais pesadas consome 1 kWh/km”. No entanto, dada a diferença elevada de peso, parece-me que o transporte de bebidas deveria ser bastante mais caro. Duvido que usem a capacidade máxima do reboque. Para além disso seria bom saber quanto tempo têm os camiões de ficar parados para carregar as baterias (veículo parado não dá lucro). Até prova em contrário, não me convencem.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Dados fornecidos pela pepsico “750 kW Megachargers. These chargers can charge the Semis to 80% capacity in less than 45 minutes”. Chegam a fazer turnos seguidos de 12 horas, onde carregam enquanto esperam.
          (veículo parado não dá lucro) – É melhor avisarem a pepsi antes que vá á falencia

          “Até prova em contrário, não me convencem.” A mim também não me convencem porque não sou camionista.

          1. Avatar de Paulada na xarecas
            Paulada na xarecas

            Por essa ultima frase, é que deves estar calado. com sorte nem um VE tens e com mais sorte, nunca conduziste um

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Claro que parados não dão lucro sempre foi assim infelizmente ainda não arranjaram forma de carregarem o material lá para dentro em 5 segundos portanto o tempo que está parado a carregar e descarregar dá perfeitamente para carregar e os condutores também têm de descansar X horas

        3. Avatar de rui
          rui

          O Toni já disse o importante, mas acho que o record deles é em 24h terem feito algo como 1700km e houve apenas 2 cargas pelo meio quando se encontrava na base (unico sitio onde podem carregar para ja), como dito antes o objetivo para já deste veiculo é o short haul. não o long haul. sendo que o short haul representa 80% do mercado dos EUA, o mesmo é verdade cá, tens muito camionista que trabalha das 8 às 17 e o camião depois fica a noite toda guardado no armazem até ao dia seguinte.

          1. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            1700 km em 24h? Isso dá uma boa média de velocidade para um camião.

          2. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Fácil 4h(até só precisa de 1,5h para carregar 2x até 80%) a carregar, 20 a andar, 1700/20= 85km/h de média

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “trabalha das 8 às 17 e o camião depois fica a noite toda guardado no armazem até ao dia seguinte.”
            Estás mesmo fora dela 😛

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual é o camião elektro que faz 850kms com 80% da carga.
            E onde há um carregador à espera qd a bateria chegar ao zero?

          5. Avatar de JL
            JL

            Então conte lá como é a sua vida como motorista da PepsiCo ?

          6. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Peter, o armazém tem carregamento rápido?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem os carregadores do hype mais melhores bons do mundo.
            Na vida real vemos q a velocidade de carregamento dos Volvo não passam dos 200 num Ionity , como qq carro com tecnologia de 800v. Isto em dias bons.

          8. Avatar de rui
            rui

            Vais me dizes que não há empreas de transportes mesmo em portugal que só operam durante o dia? que fazem as cenas ponto A ao B, C , D e acabou?

          9. Avatar de JL
            JL

            Os ionity são para camiões ? Os Volvo são 800v ? Desde quando ?

          10. Avatar de Filpe
            Filpe

            Rui Ele não faz a mínima ideia de como funciona o transporte de pesados ele acha que todos os camiões fazem 24/7 com 2 condutores

          11. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Em portugal (Segundo dados do INE), a grande maioria dos camioes fazem deslocacoes inferiores a 300km. Aliás transporta-se mais material até 50km de distancia que acima dos 500km( 946 955 vs 712 976T)

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Estou a ver que ler não é contigo

  5. Avatar de Nm
    Nm

    Pouparam 1100 toneladas de gases poluentes! De onde vem a energia elétrica usada para carregar as baterias?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Provavelmente das energias renováveis que têm instaladas nos armazéns

      1. Avatar de André
        André

        Treta! Não tem potência para tanto consumo e são obrigados a consumir da rede para ter os benefícios igual a cá. Se assim fosse não existia centrais a carvao(coisa que aqui na Alemanha está aumentar do dia pra noite), nuclear, gás e afins. Verde tem , o verde so dinheiro dos contribuintes através do incentivos a irem direto para as grandes multinacionais.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Esta empresa produz 4x mais energia que aquela que consome, deve ser por magia.
          https://x.com/BBC/status/1168071249232375809?lang=en-GB
          Isto num pais com pouco sol, pepsi fica na california….

          1. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            A energia que os painéis produzem permitem o carregamento rápido?

          2. Avatar de David
            David

            @Fraquinhos
            Melhor pesquisares como funcionam as energias renováveis/a solar neste caso… para entenderes como funciona o esquema…

          3. Avatar de Zé

            Sim. Tal como o meu powerbank permite o carregamenteo rápido do meu tlm.

          4. Avatar de André
            André

            Essa empresa está off-grid? Não está. Está a vender o excedente. Como a maioria tem em Portugal sem ter uma bateria. O carregamento está a vir da densidade dos painéis sem baterias e apenas com inversor? Sendo que um carregador do Tesla Semi com capacidade de 750kw e 1000kw ou seja 1MW. Tens segundo o teu video um pico de 18MW. Percebes eletricidade? Picos não carregam nada, quem mandam são os inversores e não funcionam com picos e sim RMS. Agora quantos camiões vais ter a carregar e a logística para os próximos carregamentos? Onde vais ter carregadores compatíveis com essa potencia? Quem te vende a solução também criou o “problema”.

          5. Avatar de JL
            JL

            Os picos não alimentam a rede ?

          6. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Neste exemplo não consigo entender qual é a revolta. Um empresa consegue ser ser 100% autosuficiente ainda recebe €€€ por isso e é mau. Isso é que é uma ginastica mental.
            Depois o exemplo de portugal como se Portugal fosse referencia Mundial. O pessoal não coloca bateria porque anda tudo a contar os €€ porque por esse mundo a maioria coloca uma, actualmente estao relativamente acessiveis.
            Os picos nao carregam mas é possivel carregar baterias nos picos, e carregar com essas baterias.

            “Agora quantos camiões vais ter a carregar e a logística para os próximos carregamentos? Onde vais ter carregadores compatíveis com essa potencia? ” Eles tem dezenas de carregadores instalados, basta ver a informacao que está disponivel

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Utilizam paineis solares para gerar a electricidade que necessitam.

    3. Avatar de JL
      JL

      Da rede, que tem menos emissões devido à eficiência muito maior.

      1. Avatar de Tafc
        Tafc

        Os elétricos poluem mais se contares toda a poluição gerada desde a sua criação.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então prove lá isso Senhor Ambientalista ?

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Também tens de contar com toda a poluição desde a extracção do transporte refinação e transporte para todos os cantos do mundo ou isso já não conta? É que só isso polui mais que os carros eléctricos todos em conjunto

        3. Avatar de rui
          rui

          para isso convem tambem contares com toda a poluição causada pela extração refinação de combustivel e seu respetivo transporte até à bomba…
          quando fazes bem as contas, em quase toda a europa o break even é aos 50k km para o tipico carro ou cerca de 3 anos de uso…

        4. Avatar de Zé

          Começa só pelos vários “óleos” e as pingas que se espalham um pouco por todo o lado no caso dos carros a combustão. A espuma que banha as estradas e faz escorregar os pneus durante os primeiros dias de chuva e que vai parar diretamente aos cursos de água. Além de que os carros a combustão também têm fim de vida e vários componentes de substituição “regular”.
          Os carros elétricos não são nenhuma solução perfeita, mas ainda assim parece-me bem melhor ambientalmente do que andar a queimar petróleo a cada ida à escola ou ao trabalho. Aliado a isso, cada vez temos mais e melhor produção de energias renováveis e que certamente irá melhorar. Falta ainda reforçar (muito) a rede pública de carregamento, especialmente nas cidades e em zonas de prédios sem garagens. Mas também já tivemos de construir postos de combustíveis em todo o lado e tirar os fardos de palha e os tanques de água do cavalos. Além de que a eletricidade já está em todo o lado, bastando fazer uma “puxada” para ficar disponível. Já com os combustíveis, é preciso andar constantemente a distribuir os mesmos.
          Tudo se faz com boa vontade.

          1. Avatar de André
            André

            Acorda ó Zé.

          2. Avatar de JL
            JL

            Acorda oh André.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sou contra esta mudança para camiões elétricos, a seguir temos o quê:
    camionistas simpáticos a deixar os outros condutores ultrapassar na estrada
    ou terem um ar de pessoa com higiene cuidada,
    vão deixar de cuspir no chão e mijar em todo o lado,
    vão deixar de fazer companhia as senhoras na beira da estrada.
    Nos queremos os camionistas como verdadeiros homens, feios porcos e maus, 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O que é que uma coisa tem a ver com a outra ahah mas certamente estes camiões mais silenciosos e sem fumaças são outra vibe ahah

    2. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Sugiro ouvires o album “Voodoo trucker” by Deadbolt, ficas a conhecer um novo subgenero voodoobilly. Os camionistas são maus até ao osso alguns até são serial killers, sempre em movimento! https://www.youtube.com/watch?v=TQSrCzaiCN8

    3. Avatar de Zé

      Já pareces o Jeremy Clarkson 😀

  7. Avatar de BigDaddyGov
    BigDaddyGov

    Estes comentários neste site são sempre qualquer coisa. Mas epah … a sério … Vocês não tem noção nenhuma da realidade? Vocês acreditam assim tanto em vocês? Não deviam ter – só um bocadinho – síndrome de impostor?

    Vocês são todos muito inteligentes mas ainda estou para ler as vossas histórias de sucesso. São todos uns mal aproveitados, está visto. Tem sempre solução para todo e sabem sempre melhor que qualquer outro.

    Dizer à Tesla, SpaceX, PepsiCo, etc para vir recrutar aqui no pplware. Só iluminados!

  8. Avatar de JL
    JL

    Óbvio, quem conduz um eléctrico não quer voltar a outros veículos.

    1. Avatar de Tafc
      Tafc

      Só se tiver os olhos tapados. Os elétricos são dos piores veículos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então os camionistas não sabem ?

        Enfim, só negação por aqui, tome os comprimidos.

      2. Avatar de rui
        rui

        haahah, então porquê? quando tudo o que é importante num camião é melhor num eletrico, como acelaração, velocidade em subida superior e tambem em descida, é suguro descer a 90km/h a 10º pois não necessita de usar travões, tem sistema anti despiste muito superiores a qualquer diesel e não é necessário fazer gestão da caixa de velocidades…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Tudo não sei, autonomia talvez seja das coisas mais importantes e estes ficam a perder, mas no resto tens rasão basta ver que a maioria dos incêndios nos pesados começa nos travões e eliminar essa parte é uma vantagem.
          Nem sei como é feita a travagem nos camiões Tesla, também regenera?

          1. Avatar de JL
            JL

            Todos os veículos electricos têm regeneração, a excepção que vi até hoje foi nalgumas scooters chinesas com motor de 6 fases, devido a ter 6 fases não conseguem ter regenerativa.

          2. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Claro, era um grade desperdício de energia se não fosse aproveitada, imagina um camião carregado a regenerar numa descida, produz bastante eletricidade! Há veículos elétricos em minas que geram a própria energia descendo carregados com pedras gigantes e sobem vazios, nunca precisam de ser carregados, andam todo o dia nisto.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O melhor ainda ê o Spring. Um verdadeiro fenómeno.

          4. Avatar de JL
            JL

            Que tem regenerativa também, mas ok, já sabemos que não é de muita eficiência.

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Mais vale os olhos tapados que o cérebro podre.

    2. Avatar de André
      André

      Um colega de trabalho dizia o mesmo e andava vaidoso quando comprou o seu Tesla Model 3 novo…. até pouco tempo a Tesla ter baixado o preço em 15mil € e aí perdeu a piada. Para o meu consumo médio de combustível (4.7L), dava para cobrir quase 250mil quilómetros sem contar com as manutenções feitas por mim claro. Já está a planear o descarte do carro enquanto ainda tem algum valor pois já meteu na cabeça que não existe mercado de usados elétricos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Deve ser por isso que a procura aumentou 103%.

        Nunca baixou o preço em 15 mil euros, mas fazendo contas.

        2500 × 4.7 = 11750

        15000 ÷ 11750 = 1.27 euros o litro, boa sorte

  9. Avatar de AL
    AL

    Vejam o uso que a Pepsi lhes dá. Transporte de batatas fritas (425 milhas), transporte de bebidas (100 milhas): https://www.youtube.com/watch?v=l-BVM673pDs&t=132s

    1. Avatar de rui
      rui

      Tens de aprender a ler ou neste caso ouvir, eles nessa altura a rota que tinha designado para as bebidas era de 100 milhas pois ainda estava a explorar o sistema, neste momento já fazem rota identicas as das batatas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tem ali o vidro da cnbc a explicar isso.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quando não se sabe interpretar inglês. Ora vai lá ver o que significa “generally”

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deves pensar que a malta que está a 400 kms só come batatas fritas . Claro que tb bebe Pepsi mas para estas distâncias com cargas mais pesadas a empresa opta por camiões tradicionais a gasóleo ou gasolina.
            Qt ao resto a associação Pepsi-Tesla é o marketing a trabalhar independentemente de algumas escorregadelas. Entre as quais esta relacionada com o alcance.

          2. Avatar de rui
            rui

            Mas eles usam os Semi para bebidas mesmo a 600km, na altura daquela entrevista é que ainda não o faziam, não esquecer que eles têm varias marcas de eletricos e a frota eletrica ainda não é a totalidade da empresa…

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Portanto a Pepsi o walmarte e uma mão cheia de outros clientes gastaram milhões para dar marketing à Tesla ahahahahahahaahahahahhah as vossas desculpas estão cada vez melhores ahah começa a ser engraçado as vossas justificações

          4. Avatar de JL
            JL

            Gonçalo, o desespero deles já anda a ficar ridículo. Até já se passam por donos de carros que nunca tiveram.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não é o que dizem no artigo, nem no vídeo da cnbc, então conte lá o seu dia a dia na PepsiCo ?

          6. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia Está visto que não entendes nada de distribuição . Isto não tem nada haver com o que o pessoal consome.
            Como qualquer outra empresa eles utilizam os camioes para transportar produtos dos armazens/fabricas para os centros de distribuicão regional. Não fazem entrega a lojas, entregam a centros de distribuição.

            A Pepsi detem varias dezenas de marcas e quase 200 produtos. Possuem armazens para produtos especificos. Se aquele armazem trabalha principalmente com batatas fritas, queres que andem a transportar cimento?

            É assim que a distribuição funciona, deves pensar que um pingo doce no Algarve para receber Pepsi é abastecido pela pepsi directamente? Vai da Pepsi para o centro de distribuição regional (Algarve) e depois é que vai para as lojas.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Perfeitamente normal, dão o uso que é necessario dar. Existem milhares de camioes a combustão que fazem rotas inferioes a 100 milhas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        100 kms diarios num camião? Isso não chega para o tabaco. Podem fechar a porta.

        1. Avatar de JL
          JL

          100 milhas são 100 KMS, boa….

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Rotas de 100km é completamente diferente de 100km diarios. Muito pessoal não sabe mas é possivel fazer a mesma rota varias vezes ao dia.
          “Podem fechar a porta” é melhor avisar as centenas de empresas que utilizam camioes para transporte nestas distancias.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Já agora fica aqui a questão um Autocarro que tenha uma rota de 10km, será que só faz 10k diários? Ou será que pode fazer mais de 10km diários?

  10. Avatar de Tafc
    Tafc

    Se a vida de camionista já era má agora ainda vai ser pior. O Tesla Semi é dos piores veículos de sempre. Quase tão mau como o Cybertruck. Qualidade de construção = zero. Autonomia? Boa sorte!

    1. Avatar de JL
      JL

      É passar para um elétrico que isso passa.

      Então qual Semi testou ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        JL recebes comissão da Tesla? É que parece.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, e você ?

          Não se pode perguntar que Semi ele testou ?

          Se não testou como sabe, ou você não saber ler ?

          “Se a vida de camionista já era má agora ainda vai ser pior. O Tesla Semi é dos piores veículos de sempre,”

    2. Avatar de Zé

      Acho que há mais marcas de camiões elétricos. O mercado evolui.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Estranho porque um gajo nunca viu nenhum diz mal mas os camionistas que os conduzes só dizem bem.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Isso que só dizem bem é subjetivo, se ouvires os jogadores de futebol a falar do atual trinador também é sempre o melhor.
        Não sabemos se o inquérito ou entrevista como as pessoas foram selecionadas para falar tanto seja a dizer bem ou mal.
        Estou apenas a ser o advogado do diabo, e agora para ser mauzinho e em ton de brincadeira “é claro que os camionistas estão a gostar mais dos VE, descansam mais em quanto aquilo carrega” 🙂 🙂 🙂

  11. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Quantos ciclos de carregamento permitem as baterias destes camiões?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ainda nem sabe qts kWh tem o pack e já sabe que faz milhares de ciclos. 😛
        Já agora qts milhares?

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          muitos milhares

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Qual é a relação entre kWh de uma bateria e o numero de ciclos?

        3. Avatar de JL
          JL

          Sabe, se não sabe é falha de informação sua.

          5000 a 7000 ciclos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qts kWh tem?

          2. Avatar de JL
            JL

            78.1 kWh.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Semi tem 78.1 ?
            Está a brincar com coisas serias? Num camião isso não chega nem para 70 kms a andar a 35 à hora.

          4. Avatar de JL
            JL

            Enganei-me, pensava que estava no tópico do modelo 3.

            Tem cerca de 800 kWh.

            Mas isso é importante ?

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Claro que é importante para o @Yamahia saber os números que não interessam a ninguém.
            O próximo argumento vai ser que farta-se de passar pelos camiões na auto-estrada e que as baterias não são suficientes porque estes camiões deveriam fazer 3000 km por dia!

    1. Avatar de André
      André

      Até pegar fogo e precisar de 15horas para apagar o incêndio .

  12. Avatar de Gimn
    Gimn

    Nesta área do transporte pesado é importante haver eletrificação porque se consome muito combustível e a vantagem eletricidade é lógica, é instantânea enquanto o combustível tem custos de extração, refinação, transporte (caro) e quase sempre importado.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      As placas solares, etc são fabricadas por magia?

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é com combustivel.

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Não quero voltar ao gasóleo. Este é o futuro. Isto é agora. É isto que eu quero conduzir…”
    Pudera, assim trabalha menos. Passa a maior parte do tempo na pausa…para carregar.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Os camiões fazem turnos de 12 horas, 8h estão parados a carregar. Com gasóleo perdem no máximo 5 minutos a carregar e descarregar e seguem viagem

      1. Avatar de Zé

        @Toni da Adega:
        A grande maioria dos camiões só têm 1 motorista (alguns funcionam em equipas e 2 ou 3, revezando-se, mas não é assim tão comum). Logo, não podem fazer 12 horas seguidas. Além disso, um camião elétrico pode eventualmente fazer 12 horas seguidas. Se os camionistas trabalhassem mais com as marcas de VE e vice-versa, se calhar conseguiam melhorar as condições de parte a parte.
        Mas não é nenhum drama. Adapta-se a forma de trabalhar que no fim de contas vai dar ao mesmo. Há 50 anos atrás trabalhava-se 10 horas seguidas sem parar. Hoje em dia acha-se por bem fazer uma pausa a meio para (pelo menos) meter uma bucha e esticar as pernocas. Não podemos ficar presos ao “é assim que se faz há anos”. Quando o COVID bateu forte e feito (e em alguns casos antes) andava tudo aflito que não queriam ficar em teletrabalho, que era desumano, que tinham custos elevadíssimos, que estavam a desgastar os equipamentos pessoais, blahhh, blahhh. Agora quando algum empresa quer voltar a mandar as pessoas para o escritório é um ai ai que em teletrabalho é que estão bem (vide o último caso da Amazon, p.e.).
        As coisas mudam e adaptam-se. Eu ainda sou do tempo de perder por vezes horas numa repartição de finanças para pedir uma certidão que agora consigo no portal em 1 minuto. Ou penar na fila do banco para fazer uma transferência ou depósito. Ou até mesmo ter de aguentar muitos minutos para pagar a portagem. A evolução implica avanços e recuos e cedências de todas as partes, mas se todos fizermos um bocadinho, se calhar é melhoramos em conjunto, não?

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Não imaginas a trabalheira que dá conduzir um camião, especialmente quando está carregado, só para arrancar é um filme e tens de estar concentrado em várias coisas, há caixas auto mas além de gastarem muito mais, são caras, tem muita manutenção e não são tão fiáveis. Convém ter alguma noção antes de comentar assuntos que nos passam ao lado, por isso é que o ventura conseguiu convencer 1 milhão de burros

      1. Avatar de JL
        JL

        Verdade, muito trabalho num camião a combustão, onde até têm dezenas de indicadores para controlar, até me admiro como só um motorista consegue conduzir sozinho, deviam ser necessários 2, um para conduzir, outro para monitorizar o camião.

      2. Avatar de AleRauseo
        AleRauseo

        Misturar política não estou de acordo. Mas foste talvez dos poucos que falou o verdadeiro porquê de os motoristas estarem deliciados com o Tesla, a praticidade . Muitos não têm real noção do que custa abrandar um camião carregado, reduzir uma porrada de velocidades e depois arrancar novamente e então se tiverem semáforos, e aqueles que se atravessam na frente, e estamos a falar de motores que não têm a elasticidade nem a faixa de rotação de um veículo ligeiro. Por isso eles andarem em algo que se conduz como um ligeiro sem terem que se preocupar com caixas, reduções , com um motor com mais binário sempre pronto etc já deve ser algo maravilhoso para eles.

      3. Avatar de Zé

        Como diria o Jeremy Clarkson:

        “Change gear, change gear, change gear, murder a prostitute, change gear, change gear “

  14. Avatar de JL
    JL

    Como é costume, quem passa para eléctricos não quer outra coisa, feedback das carrinhas rivian na Amazon.

    https://youtu.be/hZpqzfOSAjM

  15. Avatar de Mário
    Mário

    Por isso é que o CEO de uma grande empresa de transportes diz que os camiões elétricos não são solução porque é impensável esperar o tempo que demoraram a carregar, tendo em conta que postos nas fronteiras consomem 17 Cisternas por dia…
    Mas os “especialistas” é que sabem.

    1. Avatar de Zé

      Deixa o preço do petróleo subir outra vez aos 100 dollars que mudam já todos de opinião.
      Obviamente é algo novo e ainda há muito trabalho a fazer. Também há muito medo e resistência à mudança. Tal como houve muita resistência à transição de cavalos para automóveis ou em “aceitar” que o chumbo na gasolina estava (literalmente) a envenenar toda a gente. Foram precisas décadas para eliminar o chumbo da gasolina, mesmo sabendo dos malefícios do mesmo. Aliás, já no tempo dos antigos romanos haviam avisos quando ao uso generalizado de chumbo para vários fins, e mesmo sendo conhecimento comum, ninguém queria mexer uma palha. Enfim…

    2. Avatar de JL
      JL

      Que CEO é esse ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Lê o expresso que saiu no sábado e logo vês… Paulo Duarte

        1. Avatar de JL
          JL

          Curioso que ele diz que não há postos de carregamento para camiões, mas depois aponta uma solução que também não existe, e diz também que há postos de abastecimento que precisam de 17 camiões cisterna por dia, portanto o homem diz que não dá porque não há, mas aponta uma solução que também não existe.

          Looool

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Esse Paulo Duarte fala de um solução que não existe: capturação de carbono nos veículos pesados.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Depende que tipo de transportes fazem, e quais os destinos. Transporte Nacional, Regional e local nunca passa pela fronteira e isso é a maioria dos transportes. Muitos fazem no maximo viagens de 100/150km