Estatisticas do Pplware – Updated

58 Comentários

Uma das duvidas que me assolaram quando comecei a “colaborar” com o Pplware e mais em particular com o Victor era saber quantas pessoas nos liam e com que frequência.

Esses indicadores servem para que possamos tomar o pulso por um lado aos recursos que temos de disponibilizar aos nossos leitores e por outro lado (e talvez o mais importante) se todo o trabalho e horas de sono perdidas a produzir conteúdos para os leitores estavam a ter o retorno pretendido, ou seja, em ultima instância, se liam o que escrevíamos ou se andávamos aqui a lutar contra a maré numa batalha perdida.


Na altura, e com os dados que o Vitor me mostrou estávamos num patamar muito bom, julgava eu. Não éramos o blog mais lido do burgo, mas andávamos dentro de valores muito bons para quem apenas queria dar informação aos leitores.

Comecei a seguir esses valores com alguma atenção, muitas vezes admito, apenas para me alimentar o ego e para me dar alento quando a vontade começava a ser menor.

O problema é que esses números nunca tiveram tendência para diminuir (excepção feita a algumas alturas especificas do no ano, tal como férias e alturas mais “mortas”) e cada vez eram mais altos.

Isso trouxe-nos outras responsabilidades e penso que temos dado uma reposta que nos permite, pelo menos, cumprir o que nos propusemos a realizar e que nos tem sido “pedido”.

Iniciativas como o concurso que pela primeira vez realizamos têm-nos trazido gente de muitas partes do mundo “português” e gente que veio para ficar.

Alguns novos colaboradores, mais ou menos esporádicos, têm trazido valias novas para o Pplware que julgamos terem sido do vosso agrado.

Rubricas tais como o “PHP à 5ª” e “Cold Fusion” vieram trazer uma faceta mais lúdica e mostrar que não são apenas os prós que conseguem dominar as linguagens de programação. Infelizmente e por manifesta falta de tempo dos seus autores estas rubricas têm andado um pouco paradas.

E é claro que tenho de referir as rubricas menos informatizadas, tais como “E porque hoje é sexta” e o “Pplware Classics”, que tanto nos parece ser do vosso agrado.

Mas depois desta conversa toda é hora de vos mostrar os números e os gráficos.

Têm então imediatamente abaixo os dados de acesso ao Pplware. Estes gráficos são compostos por 2 valores, o numero de utilizadores distintos e o numero de páginas servidas.

Apenas para que não se percam no meio de tanto gráfico e de tanta cor aqui fica uma legenda.

A azul têm o gráfico que representa o numero de paginas servidas

A verde têm o gráfico que representa o numero de utilizadores distintos

E venham os números…

Janeiro de 2008:

Fevereiro de 2008:

Março de 2008:

Abril de 2008:

Ano de 2008:

Tabela resumo do ano de 2008
Média diária
Máximo utilizadores distintos
Janeiro 24653 28837
Fevereiro 24716 27964
Março 26180 30503
Abril 27891 31718
2008 25860 31718

 

As minhas conclusões são simples, e isto porque os números nunca foram o meu forte.

Estamos a crescer e a crescer muito bem. E é isso o que nos importa, é o reconhecimento do trabalho efectuado. Crescemos em numero de utilizadores e em qualidade do que produzimos.

De notar que desde o inicio do ano nunca baixámos das 22.000 visitantes distintos, que a primeira vez que passamos a barreira das 30.000 foi no dia 17 de Março (30,173 visitas), que o máximo de visitantes distintos está em 31.718 e este numero foi atingido no passado dia 07 de Abril.

Ou seja, estamos sempre a crescer e graças a vocês.

Apontamos para os 32.000 como a próxima meta? Ouvi 35.000 lá ao fundo? Apenas depende de vocês e da vossa fidelidade. E claro, podem sempre trazer as mães, irmãs ou namoradas que esta é uma casa de respeito.

Mas a questão que mais me assolava a mente à medida que via estes números mais a fundo era a seguinte:

Mas esta gente não tem mais nada que fazer??

Vocês vejam lá o que fazem, não queremos que prejudiquem a vossa vida social, profissional, sentimental e mental com este vicio…

Mas continuem a aparecer que temos todo o gosto em estar aqui para vos servir as noticias mais fresquinhas, as dicas mais levadas da breca e tudo o mais que nos lembrar-mos ou vocês indiquem que precisam

Obrigado e continuação de boas leituras.

UPDATE:

Afinal os 32.000 foram batidos ontem, dia 17 de Abril, com o brilhante valor de 32.568 visitantes únicos. Vamos apontar então para os 35.000. Façam a vossa parte que nós vamos tratar da nossa!

UPDATE 2:

E para que tenham noção efectiva do crescimento que tivemos deixo aqui mais uma tabela. Desta vez mostro-vos uma comparação entre o numero médio de visitantes únicos entre os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2007 e 2008.

 

 

 

2007 2008
Janeiro 12398 24653
Fevereiro 13563 24716
Março 14914 26180
Abril 15452 27891

 

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao rodrigues

    Muito bom. Este blog é dos melhores que já vi, não resisto um dia sem vir ver as noticias das novas tecnologias, bem como, porque hoje é sexta feira. Um abraço ao pessoal visitante e assinante, continuem o bom trabalho

  2. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Bom trabalho Simões.

    Apesar de serem “simples” números e gráficos catitas, estas coisas envolvem muito trabalho e horas em que se devia estar na cama ou ao pé da familiá. Mas a recompensa também é fantástica.

    Um Abraço
    Pedro Pinto

  3. Avatar de JB
    JB

    Os meus sinceros parabéns.
    Não só pelos 3 anos, mas tb pelo conteúdo simplesmente fabuloso.
    Por favor continuem!
    Abraço de mais um leitor assíduo.

  4. Avatar de João Belchior
    João Belchior

    Bravo! eu costumo ser o visitante calado.. (não costumo deixar comentários).. mas estão todos de parabéns. Quer pelos 3 anos de blog, quer pelo seu conteúdo de excelência e também pelos números de visitantes!

    Bravo!

    Sei que manter algo assim não deve ser propriamente fácil.. por isso .. coragem para os anos vindouros

    Um abraço de um vosso fiel leitor

  5. Avatar de JG
    JG

    Parabens.
    Um blog de referência e de excelência.
    Pessoalmente interesso-me mais pelas alternativas gratuitas e etiquetas analogas. No entanto as informações diversas que aqui “postam” são igualmente valiosas.

    Cumprimentos
    JG

  6. Avatar de xpto
    xpto

    nao tirando mérito a este blog, este blog é um conjunto de todas as noticias que existem, ah nao ser as tutoriais de php entre outro q penso que é mesmo a pessoa que os elabora, de resto é noticias retiradas de outros blogs e centros de informação 😉 ou seja vocês são “grandes” também graças a outros centros de informaçao =P heheh boa sorte 😉

  7. Avatar de D. Carreira

    As visitas crescentes são facilmente explicáveis…

    Com a qualidade do blog e os conteúdos retratados de uma maneira muito simples, permitem aumentar o numero de visitantes!

    Excelente blog! 😛 Continuem assim…

    Cumprimentos, David Carreira

  8. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Os meus parabéns pelo excelente trabalho realizado.
    Desde que descobri o pplware que passou a ser visita diária obrigatória.
    Já muito aqui aprendi e espero continuar a aprender.
    Sem dúvida 5*****

  9. Avatar de inluxc
    inluxc

    Eu ate não gosto deste blog, há melhor.. mas como não nada melhor para fazer visito de vez em quando. Só para não dizer que tenho RSS feed no meu FF. lol

    Parabéns, site excelente.

  10. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Só tenho uma coisa a dizer , Parabens, Não só pelo post, que a meu ver está fantastico, simples, e eficaz, mostra bem o mundo do pplware. Muitos bons numeros, graças ao trabalho da equipa do pplware. Confesso que venho todos os dias aqui, que nem sempre faço coments,mas que isto cresce a olhos vistos, cresce. Os meus sinceros parabens.

    DG

  11. Avatar de Mário Dias
    Mário Dias

    Eu sou daqueles que vêm cá todos os dias, e várias vezes por dia.
    E agora já não admito que me faltem com a minha “droga”… Portanto é continuar assim se faz favor… Parabéns…

  12. Avatar de Couto

    Pessoalmente, podemos falar de fidelização da “marca”. Uma marca de referência, e garantia de qualidade, do pormenor ao conteúdo.
    E uma companhia diária.

    Parabéns.
    e um abraço.

  13. Avatar de xpto
    xpto

    era giro era um user registar esta marca so para lixar =) looool ( a nao ser q ela ja esteja registada =) )

  14. Avatar de ZeX
    ZeX

    Muito bons números sem duvida 😉

    E que tal apresentarem alguns dados dos acessos?
    Sistemas operativos, browsers, origem geografica, etc…
    Desconfio que dava um post interessante e uma ou outra flamezita daquelas que sempre animam aqui a coisa 😉

  15. Avatar de Pedro Simões

    @ZeX,

    Aceito de bom grado a excelente ideia (eu já a tinha tido quando estava a preparar estes post).

    Assim eu tenha tempo tratarei disso. Até pode ser que se venha a tornar uma rubrica trimestral.

  16. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Muito bom, cresce a olhos vistos. O pplware é paragem diária obrigatória para mim

  17. Avatar de vf700
    vf700

    Espetaculo, ando a “vaguear” por este blog desde a sua existencia quase;)
    Dou vos desde ja os parabens pelo esforço que teem vindo a ter! 5* para voces..

    Abraço
    vf700

    Filipe

  18. Avatar de Teixeira

    Sintomático da qualidade do blogue – excelente.

    Abraço!

  19. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    A diferença deste blog para outros tá mesmo no cuidado na maneira como se escreve (engraçado eu dizer isto visto uma vez ter feito uma critica neste sentido e estalou a polémica se clhar foi bom)

    Aqui parece haver profissionalismo.

  20. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    E já agora, que tal estatisticas do tipo de utilizador (browser, SO etc) era giro ver.

  21. Avatar de mig@s
    mig@s

    35.000 acho pouco para um blog com informação tão preciosa…

    350.000 já!!!!!!!! eheheh ate pareço o luis filipe orelha a falar lololol

  22. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Muitos parabéns, e muito obrigado pelo aquilo que já aprendi.
    Sou daqueles que vem aqui várias vezes ao dia, pois é a minha página de início.
    PRÁ FRENTE É QUE É O CAMINHO!

  23. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    Parabéns pelo excelente trabalho que vocês fazem.
    Bom, queria saber se nesta estatística estão incluídas as visitas dos usuários que utilizam os leitores de RSS?

    Mais uma vez, parabéns!!

  24. Avatar de Pedro Simões

    @Trambulhao,

    Excelente pergunta, à qual não te sei responder. Estes dados vêm do processamento que o AWStats faz dos logs do Apache.
    Vou tentar perceber e actualizar o post com essa informação.

    @AR,

    Gosto de chamar a esse link o canal história do pplware.
    Mas conseguem ai efectuar uma comparação com a mesma altura do ano passado.

  25. Avatar de Fred

    O joao rodrigues disse tudo.
    Nao da pra passar um dia sem vir aki

  26. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Acho que estou colaborando com o número de usuários únicos, usando o TOR, que fica mudando meu IP de vez em quando! Vou desinstalar, e os números vão cair à metade, vocês vão ver! hehehehe

  27. Avatar de Telmo Gaspar

    duas coisas:

    1. Parabéns!
    2. Tenho a certeza que ainda vou ver o pplware ao nivel do slashdot
    SE É QUE NÃO ESTÁ JÁ!

    😀 (recomendo sempre a todos os meus contactos)

  28. Avatar de mcs
    mcs

    Parabéns pelos numeros… Nunca pensei que fossem tao elevados… Por mim continuam pelo menos a manter, pois sou um dos que ca vem varias vezes ao dia!!

    Abraços!

  29. Avatar de Miguel

    Este blog é o “Chosen One”

    ___________________
    http://www.otal.pt.vu

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Parabéns pelo trabalho, uso ate o RSS para não perder nada.
    Abraço

  31. Avatar de Carlos Leal
    Carlos Leal

    Parabéns e obrigado pelo vosso excelente esforço

  32. Avatar de Artur Pinto
    Artur Pinto

    Tambem sou daqueles adeptos silenciosos que não costuma opinar ( se calhar erradamente ) mas obviamente não podia deixar passar esta ocasião em claro , até pelo espantoso trabalho que é feito aqui todos os dias em beneficio da comunidade !!

    Um abraço para todos aqueles que aqui contribuem …..

  33. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Grande Pplware!
    Eu digo e repito: melhor não há (e acreditem: eu sou muito esquesito)!!!

  34. Avatar de Fabio Palma

    Parabéns ao PPlware e a toda a sua equipe …..os números são impressionantes e invejam a qualquer um que esteja abaixo deles 😀

    um abraço vitor

    um abraço pedro simões

    um abraço equipe

    cumps

  35. Avatar de Sergio
    Sergio

    Eu sinceramente nao sei como descobri este blog . mas acho que foi a conta daqueles blogs brasileiros … enfim calhou e ainda bem , o pplware e’ sem duvida um site de informaçao e ajuda essencial para mim e tb acho para todos aqueles que usam este blog . desde ja boa sorte e a continuaçao de um execelente trabalho.

  36. Avatar de pimp44
    pimp44

    Mts parabéns..
    Sou um leitor assíduo e gosto bastante dos conteúdos que aqui são postados.. Desde as notícias, às curiosidades, sem esquecer claro as fotos das sextas feiras 😛
    Conheci o pplware por um amigo meu que me aconselhou vivamente, e realmente tinha razão..
    Continuem com este excelente trabalho..
    Cumprimentos e votos de um bom fim de semana pra todos,

    pimp44

  37. Avatar de alex
    alex

    Simplesmente maravilhoso, bom sítio para aprender algumas coisas.
    Parabens!!!

  38. Avatar de Jeff Silva

    Parabéns e abraços a todos que fazem parte do Pplware. Excelente fonte de informações e com altíssimo nível.

  39. Avatar de Fernando
    Fernando

    Saudações vindas do Brasil, que herdou este maravilhoso idioma 🙂

    A rapidez com que as informações são trazidas, certamente são um grande diferencial, isto ressalta o empenho e a qualidade da equipe.

  40. Avatar de johnito
    johnito

    É como o FCP é sempre a ganhar (neste caso sempre a subir)…

  41. Avatar de Helder S.
    Helder S.

    Mais uma vez parabéns!!! Já sabia que o Pplware era excelente, confirma-se agora! Pela minha parte visito todos os dias… só se vier um temporal daqueles… que a electricidade se vá, que haja uma inundação, um vendaval que leve tudo, que a um tornado leve o computer ou que a internet feche as portas, é que deixaria de visitar: essencial, é a palavra!!! Tem informática, tem fotografia, tem música, tem jogos…. só lhe falta uma pitada de cinema!

  42. Avatar de Voyager

    Venho cá quase praticamente todos os dias! Já é vício!!

    Keep up the great work.

    =)

  43. Avatar de _BlondieGirl_

    Venho cá mais que uma vez por dia xD
    Adoro o vosso blog, continuem!

    ****

  44. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Parabéns pelo vosso bom trabalho…Eu venho mais k uma vez por dia e não ha uma noticia k não leia! xD

  45. Avatar de Rikas

    Gosto do blog, mas odeio o design. Pegaram num bom template e arruinaram-no! Nunca entendi porquê.

  46. Avatar de vitinho

    Parabéns.
    Continuem o vosso excelente trabalho.

  47. Avatar de Lérias
    Lérias

    Parabéns, eu apontaria para os 40mil, os 35 vão ser canja.
    Continuação do bom trabalho

  48. Avatar de Rúben M.

    Até lá ao fundo! 🙂

  49. Avatar de Antonio Castro
    Antonio Castro

    Mais uma vez e nunca são de mais …MUITOS PARABÉNS por esta Meta sempre a ser quebrada. 🙂

  50. Avatar de Felipe Veiga "Dent VII"

    Concordo com todos: é facilmente explicavel pelo excelente trabalho feito por vós, além da qualidade excepcional dos artigos e reviews.
    Continuem com o bom trabalho que continuaram a serem citados (especialmente pelo meu blog) e visitados por muitos.
    Abraços e congratulações!

  51. Avatar de Fabio Rub
    Fabio Rub

    Estou com vcs a muito tempo. Parabens!

  52. Avatar de IceCube
    IceCube

    Parabéns…

    Desde que conheço, e já lá vai um tempito, que recomendo o blog a todos os meus amigos

  53. Avatar de Jorge Cunha

    Parabéns pelo Blog,. Em relação a estatística existem muitas ferramentas gratuitas que podem dar-vos elementos pertinentes tais como qual % de Bouce Rate um excelente indicativo, do interesse assim como outros ….

  54. Avatar de Jorge Cunha

    Rectificação aonde está Bouce para Bounce, as minhas desculpas

  55. Avatar de Francisco
    Francisco

    Eu sou um leitor assiduo do blog venho cá todos os dias

    Mtu bom este blog um dos melhores k já vi

    e tem sempre noticias actualizadas…

    Parabens e continuem o bom trabalho

    😉

  56. Avatar de aaboavida
    aaboavida

    Como já disse algures aqui, não consigo mais viver sem o Pplware. Tanto que resolvi começar a ler desde a página 714 até os dias de hoje para não perder nada….
    “Não tem nada o que fazer”? Tenho sim, e muito, mas sempre que posso passo por aqui pois tenho sempre o que aprender!

    Obrigada pela vossa existência!!

  57. Avatar de AjSs
    AjSs

    Sem dúvida o melhor blog de Informatica e tecnologias nacional.
    Se depender de nós, o pplware vai bater recordes mundiais em visitas :P… hehe…
    abraço