Esta madrugada… vão chover estrelas do céu!

11 Comentários

Já cantava o Rui Veloso ‘Não há estrelas no céu’ e, o motivo, é que vão cair centenas durante esta madrugada!

A chuva de meteoros das Perseidas, como melhor se designa, está visível desde o dia 17 de Julho mas terá o seu apogeu na madrugada do dia 13 de Agosto. Por isso, peguem nos casacos e espreitem pela janela… até que elas comecem a cair!

Perseidas

Se gosta de astronomia, de tudo o que esteja relacionado com o nosso Universo ou simplesmente visualizar momentos únicos, então esta madrugada não vai querer perder a chuva de meteoros das Perseidas ou as tão referidas ‘estrelas cadentes’.

A chuva de estrelas irá ter início já às 23h de hoje, sendo que o auge ocorrerá na madrugada do dia 13 de Agosto, entre as 07:30 e as 10:00 de Portugal.

Mas, como a essa hora já é dia, não iremos conseguir ver todo o explendor desta chuva de estrelas, restando-nos aproveitar o fenómeno durante as horas de menor intensidade.

Créditos: David A. Harley

O Observatório Astronómico de Lisboa deixa uma informação mais detalada sobre o fenómeno:

Este fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho (o período de visibilidade ocorre entre os dias 17 julho e 24 de Agosto) ocorrendo o seu pico em 13 de Agosto entre as 7h30min  e as 10h00min (Hora Legal) com uma taxa horária teórica em condições perfeitas em torno de 100 meteoros por hora.

Infelizmente não será possível observar o seu máximo em Portugal por ocorrer durante o dia, mas a observação será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de Agosto de 2015, a partir das 23 horas quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte a Nordeste e durante a madrugada nas horas mais escuras de quinta-feira, 13 de Agosto. A Lua também ajuda, pois estará na fase de Lua Nova a 14 de agosto às 15h53min.

perseides-scema1-1024x768

A fonte da chuva de meteoros das Perseidas é o cometa Swift-Tuttle. Este cometa percorre uma órbita elíptica com um período de 133 anos, deixando detritos ao longo da sua órbita. Todos os anos por esta altura, a Terra cruza a órbita do cometa, atravessando zonas onde permanecem esses detritos. A última passagem do cometa junto à órbita da Terra ocorreu em 1992, encontrando-se hoje já bastante longe, para além da órbita de Neptuno.

Aconselhamos a ir para o campo, fora das luzes das cidades, com um horizonte desimpedido.

Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu… Ver-se-á Saturno (mesmo na constelação de Balança) e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Lira, Cisne, Águia, Escorpião, etc..

Note-se que uma mesma chuva de meteoros não tem a mesma intensidade todos os anos, nem é vista da mesma forma de todos os cantos da Terra. Esperamos que este ano haja um bom espetáculo!

É notável que as chuvas de meteoros ocorram aproximadamente na mesma data a cada ano. Tanto é que recebem nomes relacionados às constelações de onde os meteoros parecem surgir (um mero efeito de perspetiva). Perseidas é uma chuva cujos meteoros são vistos como se partissem da constelação do Perseu. A figura seguinte mostra a posição do radiante ao longo dos dias, na constelação de Perseu, perto da forma facilmente identificável da constelação de Cassiopeia, o conhecido “W”.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    Ah, como queria estar ao lado da Marisa Pinto para ver essas estrelas caírem nesta madrugada… 😀 😉 <3

    1. Avatar de Marisa Pinto

      LOL 😉

      Aqui por Castro Daire (Viseu) está meio enublado e parece que vai chover… vamos ver se melhora 🙂

      1. Avatar de Kowalski
        Kowalski

        Aqui no Nordeste do Brasil está limpo. 😀 😉 No entanto, moro numa cidade grande, onde as luzes atrapalham. Porém, lembro-me de já ter visto essa chuva de meteoros há mais de dez anos. Foi belíssima! 🙂

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Yep. O mesmo no Centro de Viseu 😉

  2. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Por aqui, com esta chuva, não se vê nada…

  3. Avatar de kruskal
    kruskal

    Para quem não tem o céu nublado, como por aqui, podem recorrer ao sky map para ajudar a identificar para onde olhar.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    +1 chuva 🙁

  5. Avatar de NASNEV
    NASNEV

    JA vi umas quantas. em pleno ceu de ALMADA.

  6. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Foi uma chuvinha…

  7. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Também vi algumas! Grande espetáculo 🙂 Obrigado!

  8. Avatar de Alima