Esquema fraudulento: Carta de condução sem sair de casa

31 Comentários

Tirar a carta de condução não é uma tarefa difícil, no entanto, carece de algum empenho, tempo e do cumprimento de algumas regras… mas há esquemas como em tudo!

Depois de ter sido descoberto um site em Portugal que vendia cartas de condução, há agora a informação de um esquema fraudulento que permite tirar a carta de condução sem sair de casa.

Esquema fraudulento: Carta de condução sem sair de casa


A informação foi avançada pelo JN que revela que “o novo sistema de monitorização das aulas de condução pode ser manipulado de forma a contabilizar sessões que nunca aconteceram e, no limite, dar como cumpridas as 32 horas obrigatórias para um candidato ir a exame, sem que ele tenha posto os pés dentro do carro de instrução”.

De acordo com declarações de algumas fontes ao JN, “o uso deste estratagema é frequente e o mesmo já foi denunciado, em finais do ano passado, por um empresário do ramo, ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes)”.

Esquema fraudulento: Carta de condução sem sair de casa

Em vigor desde 2017 nas 1300 escolas de condução existentes em todo o país, para automóveis ligeiros, pesados e motociclos, o sistema de controlo assenta nos dados recolhidos por um aparelho – que pode ser um smartphone ou um tablet, com a aplicação adequada. Ficam registadas apenas a distância percorrida, a velocidade e a duração da aula, para além da informação sobre a viatura, o aluno e o instrutor, sem quaisquer outros detalhes quando ao que aconteceu durante a aula, designadamente o percurso que foi feito, revela o jornal.

Há ainda informações do facto de existirem instrutores que levam três e quatro aparelhos no mesmo carro, de forma a registarem aulas fictícias. É através de um cartão com código de barras que o aparelho identifica os dados da viatura e dos respetivos ocupantes. Porém, o cartão pode ser impresso e de forma ilimitada.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes já reagiu a este notícia, referindo que “os sistemas de monitorização foram certificados de acordo com o legalmente estabelecido, estando sujeitos a fiscalização”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “De acordo com declarações de algumas fontes ao JN,o uso deste estratagema é frequente”. Será possível ?? Eu nem consigo acreditar !! Só manhosos e ordinários neste mundo,há de tudo !! 😐

    1. Avatar de JC
      JC

      Só por curiosidade, de que galáxia vens?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Claramente que foi um comentário sarcástico…

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          “comentário sarcástico” ?? Porquê,em que sentido ?? 😐

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Já agora só para complementar:

      Uma grande percentagem dos emigrantes tiram a carta em Portugal (porque é mais barato e porque é mais facil)
      A desculpa deles é que não têm tempo de fazer as aulas.
      As escolas sabem disto e passam deliberadamente o carimbo para todas as aulas quer de código quer de condução.

      É um esquema completamente NORMAL na maioria das escolas e basta dizeres que és emigrante e que não tens tempo, eles já sabem o que têm de fazer.

      Depois é só ires a exame e voilá.
      Conheço muitos casos destes, mas quando digo muitos são mesmo MUITOS. Sem contar com os que chegam ao exame e pagam para passar.

      Enfim.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Nao é bem assim o ser mais barato e mais fácil,

        Muitos dos emigrantes que por aí andam espalhados pelo mundo sao como asnos e nao falam o idioma do país para o qual emigraram correctamente (por noma sao esses que depois vao para Portugal tentar (repara no tentar) falar em outro idioma).

        Nao faz qualquer tipo de sentido alguém emigrado num país qualquer ir tirar a carta a Portugal, até porque para além do tempo que perdem e processamento de informacao e emissao de documentacao tem de se deslocar a Portugal de propósito para isso.

        Para agravar, se nao fores residente em Portugal nao podes tirar carta em Portugal (como em qualquer outro país), pelo que terás de mentir dizendo que a tua residencia é em Portugal (o que é ilegal).

        O ser mais barato, nao te posso falar de outros países com certeza mas por exemplo no UK tirar a carta sao a volta de £120.00 e pessoalmente , nao tendo eu tirado carta cá mas tendo a minha filha tirado recentemente, achei que era muito mais fácil do que quando eu tirei em Portugal.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Concordo com o que dizes e sei perfeitamente isso da morada.
          E sim tens razão, tem mesmo a ver com a língua, quando disse que era mais fácil não foi necessariamente na dificuldade das perguntas ou do teste em si, se bem que na alemanha por exemplo são 50 perguntas ao invés de 30.

          De qualquer forma os asnos que conheço como disseste muito bem mentem sobre a morada e todos têm morada fiscal em Portugal e vivem em Espanha, França, Alemanha, UK, Luxemburgo e Suiça.

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Pela forma como muita gente conduz, nada disso me espanta.

  3. Avatar de pedro mateus
    pedro mateus

    Para a quantidade de transgressões absolutamente incríveis que se vêm todos os dias nas estradas portuguesas,ter carta ou não ter vai dar ao mesmo…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Desde que se veem trotinetes, “mata-velhos”, bicicletas e outros veiculos que dispensam a carta de condução nas estradas e a partilhar o mesmo espaço com veículos que obrigam a ter a carta de condução, tudo é possivel e nao seria de esperar outra coisa. Essa dualidade de critérios nao faz sentido, ou é preciso ter carta ou não para andar nas estradas ou então -se com esse obrigatoriedade, pois actualmente o exame so serve para o estado ganhar mais uns dinheiros.

      1. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        Nao sei se sabes mas a maioria das pessoas que utilizam trotinetes, bicicletas, etc sao pessoas que ja tem a carta.

        1. Avatar de Catarina
          Catarina

          A maioria?! Não estou de acordo… Crianças, jovens, idosos…

          1. Avatar de Andre
            Andre

            Confirmo, o meu avô adora andar de trotinete elétrica, vai a fátima este ano montado numa.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Pergunta honesta, pode-se oficialmente andar na estrada com uma trotinete eletrica?

        Porque lembro-me há uns bons meses quando elas apareceram em Lisboa ter experimentado logo no inicio e tinha uma pop-up gigante a dizer pra não andar na estrada e que era obrigatório capacete.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          “Artigo 104.º — Equiparação
          É equiparado ao trânsito de peões:
          […]
          d) O trânsito de pessoas utilizando trotinetas, patins ou outros meios de circulação análogos, sem motor;
          e) O trânsito de cadeiras de rodas equipadas com motor elétrico;
          […]”

          “Artigo 112.º — Velocípedes
          […]
          3 – Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor, as trotinetas com motor, bem como os dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou outros meios de circulação análogos com motor são equiparados a velocípedes.
          […]”

          o que a empresa diga que contrarie isto
          está errado

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Acredita que nao é só nas estradas Portuguesas… é com cada calhau espalhado pela Europa inteira.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tirei a minha carta de condução há 20 anos. Já nessa altura a “compra” da carta era a descarada. Conheci uma pessoa que não sabia ler nem escrever e comprou a carta. Conheço muitas pessoas que ao longo destes anos todos lhes era dito a descarada que deviam pagar para garantir que passavam no exame condução. Estou a falar de muitas pessoas, conhecidas. Espanta-me a “descoberta” nos últimos anos da corrupção nesta área. Não digo que são todos corruptos, mas que está espalhado, desde sempre, não tenho aenor dúvida.

  5. Avatar de Joaquim Alcobia
    Joaquim Alcobia

    “Esquema fraudulento: Carta de condução sem sair de casa”
    Ao ler o artigo não cheguei a entender na explicação do esquema como é que aldrabam a questão do exame sem sair de casa.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Então, basta ler novamente, porque está lá explicado.

      1. Avatar de Catarina
        Catarina

        Onde?! Qual o parágrafo ou a frase que menciona que neste esquema fraudulento o aluno não faz exame?! Quando muito refere que não faz formação prática… (o que é de censurar claro!)

      2. Avatar de Joaquim Alcobia
        Joaquim Alcobia

        Pois, voltei a ler, e continuo com ideia de que o esquema do titulo do artigo aldrada as aulas, não o exame.
        Ou seja, têm de sair de casa para fazer o exame.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Pois, também estava a tentar perceber como era mas afinal é só a parte da condução mas sinceramente não vejo qual é o problema de não ter aulas, há pessoas que se sentem preparadas para ir a exame com menos aulas e depois o exame serve exatamente para ver o nivel da condução, ou devia servir.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Partindo do principio que nao sabias conduzir antes, pois seria ilegal conduzir antes de ter carta, faz todo o sentido que tenhas de fazer aulas de conducao antes de poderes ir a exame.

        1. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          Eu aprendi a conduzir com 14 anos num ferro-velho, pelo meio dos montes de metal em propriedade privada, nada de ilegal nisso.
          Fiz os exames e as práticas obrigatórias mas na realidade ia passear com o instructor porque na condução e estacionamento pouco o nada me ensinou.

  6. Avatar de Rui Maia
    Rui Maia

    A intenção inicial do IMT era boa, mas a pressão das associações de escolas foi tanta que desde os prossupostos iniciais dos equipamentos pedidos e seus requisitos foram largamente alterados varias vezes, acabando por ser um sistema corriqueiro. Enfim a Novatronica foi das primeiras a ter o equipamento aprovado e ainda procedeu a alguma alterações pedidas em 2017 e 2018, no inicio de 2019 pedimos para nos remover da lista de produtos certificados pois não fazia sentido colocar o nosso equipamento com tanto permeabilidade…. Entretanto e quanto sei o nosso equipamento ainda consta na lista apesar de não vender nenhum dispositivo.

  7. Avatar de Rafael Meira Andrade
    Rafael Meira Andrade

    O jornalista que fez a notícia esqueceu-se de referir que um dos sistemas com maior implementação é da associação de escolas de condução (ANIECA) o que demonstra uma clara partilha/conflito de interesses! Um sistema completamente hipócrita!
    Começou por obrigarem a ter um dispositivo imóvel nos veículos e depois o IMT cedeu a interesses de uma associação e permitiu dispositivos móveis (tablets e afins), associação que luta apenas pelos associados e não pela dignidade do sector!

  8. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Conheço pessoas que nao sabem ler e tiraram a carta de conduçao, conheço 2 pessoas que compraram a carta em Londres, uma era analfabeta e a outra nao, como se vê nem so em PT isso acontece, eu nao a comprei, mas me foi oferecida em 1979, em Elvas, e eu aproveitei.

  9. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Saindo da Tugolandia nada é de estranhar, para a corrupçao a Tugolandia conhece todos os esquemas possiveis e imaginarios, até ja andam Tugas a levarem para o estrangeiro vinho do Porto sem ser vinho do Porto, o vendem em cartoes de 5 litros o nunca visto, apenas diz no cartao vinho e nada diz, nem menciona o grau do vinho que por norma é 19 graus, e que consegui medir foi o açucar no vinho, 18 gramas, nao é so as cartas de conduçao.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Esquemas existem em todo lado, nao é uma caracteristica especifica portuguesa.

      A do vinho do Porto nao conhecia, mas nao se diz graus, diz percentagem de alcool.

      Graus é para medir angulos ou temperaturas por exemplo.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Na Inglaterra ha mais corrupçao no que diz respeito a cartas de condução, em Londres existem pessoas dos dois sexos, a fazerem exames por outros, conheço duas pessoas que pagaram as essas pessoas, um Tuga com residência fixa no estrangeiro pode tirar a carta na Tugolandia tem de residir 3 meses, diz a lei, para depois se poder trocar no país aonde esta emigrado, mas se forem a junta de freguesia e pedir um atestado como esteve na Tugolandia 3 meses o exigido por certos países, casos da Suiça, mas é preciso mentir mas na Suiça por dinheiro se faz tudo.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Queira comprar a carta de condução