Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3

58 Comentários

O  “novo” Linux Mint 19.3 “Tricia” é, sem dúvida, uma excelente alternativa ao Windows 7. Esta nova versão traz notáveis alterações. Além disso, está disponível em vários ambientes de trabalho.

Hoje ensinamos como podem instalar o novo Linux Mint 19.3!

Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial com o processo de instalação.

Para a elaboração deste tutorial criámos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 15 GB
  • Memória RAM: 2048 MB

Principais novidades do Linux Mint 19.3 “Tricia”

  • Nova ferramenta de relatórios
  • Melhorias significativas para HiDPI
  • GNote substitui o Tomboy
  • Drawing em alternativa ao GIMP
  • Melhorias significativas ao nível do desempenho
  • Novo logo
  • GRUB screen melhorado
  • Celluloid video player em vez do Xplayer – saber mais aqui.

COMO INSTALAR O LINUX MINT 19.3 “Tricia”?

A instalação do Mint sempre foi uma tarefa relativamente simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir apenas os seguintes 7 passos:

Nota: Para este tutorial escolhemos a versão com o ambiente de trabalho Cinammon.

Para começar devem escolher a opção Linux Mint.

Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3

Passo 1 –Depois da máquina virtual arrancar com o Mint 19, devem carregar em Install Linux Mint para dar início à instalação do sistema no disco.

Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3

Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação

Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3

Passo 3 – Escolher o layout do teclado

Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19.3

Passo 5– O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.

Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa

Passo 6 – O próximo passo é indicar o timezone (fuso horário)

Passo 7 – No próximo passo vamos proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina

A instalação demorou-me cerca de 5 minutos numa VM criada num Macbook Pro.

O Mint é indiscutivelmente uma distribuição a ter em consideração. Esperemos que este tutorial vos seja útil e caso tenham alguma dúvida/questão ou sugestão, deixem em comentário. Não se esqueçam de explorar as novidades desta versão – vejam aqui.

Leia também…

Medo do Linux? Chegou o novo Linux Mint 19.3 “Tricia”

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Seria interessante um tutorial sobre como instalar o Linux Mint num desktop/laptop com UEFI em dual boot com o Windows. Para quem se inicia nestas lides e quer-se iniciar num mundo Linux, seria um óptimo guia. Cumprimentos a todos!

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      É a mesma coisa que BIOS, a não ser que uses a instalação manual…

  2. Avatar de Informático amador
    Informático amador

    Tenho o Mint 18.3 instalado com muitos “aperfeiçoamentos”, leia-se parametrizações minhas, que não quero perder, mas queria ter o 19.3. É possivel passar para o 19, e daí para o 19.3 sem perder nada, ou seja tipo actualização?

    1. Avatar de Falconet
      Falconet

      É sempre melhor uma instalação limpa.

    2. Avatar de Abílio Nário
      Abílio Nário

      Fiz a atualização e foi limpinho! Não perdi qualquer configuração a não ser o wallpaper.

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Basta ir lá no gerenciador de atualizações do Linux Mint e lá tem a opção “Actualizar para o 19.3”

  3. Avatar de Informático amador
    Informático amador

    Tenho o Mint 18.3 instalado com muitos “aperfeiçoamentos”, leia-se parametrizações minhas, que não quero perder, mas queria ter o 19.3. É possivel passar para o 19, e daí para o 19.3 sem perder nada, ou seja tipo actualização?

  4. Avatar de JP
    JP

    Bom dia a todos.
    Gostaria de saber quais os requisitos munimos para a instalação deste linux. Tenho um velhinho Magalhães que estava esquecido na prateleira. Tentei fazer a atualização para windows 10 mas esta a dar erros. Inicialmente
    erro: 0x8007042B – 0x2000D, depois de fazer alguns procedimentos que pesquisei (atualizações, desinstalação de anti-virus etc…) passou a dar erro: 0xC1900101 – 0x4000D. Não sei que possa fazer mais, por isso estou a pensar instalar uma versão linux. Esta parece muito interessante. Se não for possível esta, qual devo instalar?
    Obrigado desde já a todos pela ajuda.
    Cumprimentos

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Nenhuns em especial.
      Até num computador com 15 ou 20 anos pode instalar Linux.
      O que deve sempre ter em conta é que o ambiente gráfico, quer do Linux (KDE ou Gnome) quer do Windows quer do macOS consome muita RAM, portanto num computador velho, terá sempre de optar por um ambiente gráfico tipo Xfce ou LXDE.
      Portanto, se nunca usou Linux, é aconselhável pesquisar por uma distribuição que traga logo um destes ambientes gráficos.
      As distribuições, opte por Debian ou Ubuntu mas bas versões para computadores de baixo perfil.
      De primazia ao Debian.

    2. Avatar de PP
      PP

      Tens aqui o do 19: https://blog.linuxmint.com/?p=3832
      Se vires que é muito pesado, também encontrei o do 18 que ainda tem suporte até 2021: https://blog.linuxmint.com/?p=3051

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Vou tentar te ajudar:

      Linux Mint
      Generic System requirements:
      1GB RAM (2GB recommended for a comfortable usage).
      15GB of disk space (20GB recommended).
      1024×768 resolution (on lower resolutions, press ALT to drag windows with the mouse if they don’t fit in the screen).

      Obviamente tens de notar que a versão principal do Mint, que usa o ambiente gráfico Cinnamon é a mais pesada e exigente em recursos. Logo, dependendo das configurações o ideal seria utilizar a versão com Xfce ou MATE que é o meio-termo entre os dois.

  5. Avatar de The boy
    The boy

    Mais morangos.
    Assim é fácil, é só pegar num dos muitos posts e meter um novo título, alterar umas imagens, trocar a versão e tá feito. Pães quentinhos a sair.
    Não te cansas de mais do mesmo Pedro?
    Não há absolutamente nada que te ocorra que possas meter aqui na área do Linux do que saiu a diatro versão x, ou esqueça o Windows e instale está distro assim…
    há duas opções, ou este não é o teu mundo ou achas que escreves isto e chega para bater os mínimos que o sapo exige.
    Aposto que são ambas as opções.
    Saudações e manda mais morangos.

    1. Avatar de Antonio Silva
      Antonio Silva

      Serão morangos ou encher chouriços?
      Qualquer um deles é bom, mas isto já chateia.

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Esqueça o Linux de vez! Aprenda a instalar um novo SSD e 8gb RAM e faça já o upgrade para o Windows 10.

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Não digas disparates.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Então porquê? Tenho ali um Toshiba L500 com Windows 10 a correr sem problemas. Aliás, comparando com o Win7 que trás de origem, a velocidade é de longe superior. Apenas fiz o upgrade da Ram e levou um SSD.

        1. Avatar de The boy
          The boy

          Porque nem estás a misturar 2 coisas.
          A primeira é que fazer uma alteração no computador, metendo um SSD e mais RAM, melhora a experiência de utilização, mas não é uma melhoria estrondosa, e além disso é um gasto.
          A segunda coisa é que mesmo que taças essas alterações, se usares Linux vais sempre ter uma experiência de utilização superior ao Windows, seja com que configuração for.
          Resumindo, para a mesma configuração.de hardware, seja ela qual for, a experiência de utilização em Linux é sempre superior á do Windows.
          E antes que aches que em Linux seja preciso usar uma Shell para as coisas mais simples que fazes no Windows, ou que o ambiente gráfico do Linux seja visualmente inferior ao do Windows, há opções disponíveis que em terrmos gráficos são superiores ao Windows, e para uma utilização normal é mais simples até do que usar o Windows, que é o que interessa à esmagadora maioria das pessoas. Numa utilização profissional então, a diferença é esmagadora, e a favor do Linux.

        2. Avatar de Danilo
          Danilo

          Com NTFS o SSD morre rapidinho com Windows 10. E se tu jogas, precisa de espaço em disco, não podes ficar apenas com um SSD barato de 240 GB ou menor. Tens de ter pelo menos 1 a 2 TB de SSD. Não adianta meu caro e 8 GB de RAM? Hahaha, como se todos tivessem como ter um PC com tais specs. Alguns PC nem sequer aceitam upgrade de RAM e se aceitam duvido ser 8 GB, ainda mais PCs antigos. Não podemos jogar fora um PC que funciona só porque a Microsoft quer, só porque ela resolveu matar seu SO. Temos de lutar sempre contra essa ideia de obsolescência programada.

    2. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Quanta bobagem vindo de um único ser! Me dá até vergonha de sabe que existe seres assim.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Acabaste de te ver ao espelho, foi?

        1. Avatar de VaGNaroK
          VaGNaroK

          Não, do teu comentário infeliz, como se todo mundo tivesse condições de comprar um ssd e adicionar 8 gb de ram somente para usar um sistema operacional! Existem instituições que usam sistemas antigos justamente para não ter que atualizar o hardware, exemplo esse artigo:
          https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/windows-7-governo-alemao-800-mil-atualizacoes/

          Mas acho que ainda não prestaste atenção na asneira que escreveu.

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            OPERATIVO! diz-se Sistema Operativo S.O. (claro que dá jeito que esteja operacional…)

          2. Avatar de VaGNaroK
            VaGNaroK

            Eu escrevi em PT-BR (pois é meu país de origem), não sou obrigado a escrever em PT-PT só por que estou em um site português portugal, mas é claro que não percebeu que escrevi em br, já que teve que comentar tal coisa.

          3. Avatar de Vítor M.

            Pois, escreve como quiseres claro. O PT-BR é cada vez mais fluente em Portugal 😉 e sempre foi presença forte no quotidiano nacional.

            Cumps.

      2. Avatar de Luisa
        Luisa

        Ele é aquele carinha do “Instala um SSD e tudo voa”, basicamente.
        Ele acha que SSD é a chave para o sucesso.
        Coitado, anda assistindo muito Badoo e ficou assim, noiado, como dizemos aqui no Brasil.
        Cheirou pedra de mais na esquina.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Próximos título, “Esqueça o Windows 7 de vez! Aprenda a instalar o novo Windows 10 (build 1909)” continuo à espera… deitado =)

  8. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Em vez de se andar aqui com “Esqueça Windows de vez”, tendo em conta que a maioria dos utilizadores é do mundo Windows ou Mac OS, o que se deveria apresentar aqui nestes artigos são alternativas àquelas aplicações mais usadas. Depois o utilizador é que decide.

    Por exemplo o Microsoft Office. Há muitas alternativas no mundo Linux. Qual é que melhor substituí o MS Office para quem troca documentos com quem usa o MS Office?

    O Snipping Tool (acho que agora é Snip & Sketch) do Windows, qual é a alternativa no Ubuntu/Mint?

    Para os designers, o que oferece o mundo Linux? E para engenheiros? E Arquitectos? Os estudantes de ciências?

    Sejam mais concretos. Mostrem que o mundo Linux tem muito para oferecer. Dizer “Esqueça o Windows 7 […] Aprenda a instalar Linux Mint” não convence ninguém.

    Também têm de aprender a dizer “Atenção: o Linux não é para utilizadores que usam X, Y ou Z”. Por exemplo, não existe Autodesk AutoCAD nem Autodesk 3D Studio Max. Se eu for um CG Artist, que só usa essas aplicações, o Linux para mim não serve. Mas o Windows 7 serve!

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso existe e em boa quantidade. O desafio é mesmo levar as pessoas a experimentar um novo SO, instalar e usar Linux para substituir um sistema operativo que está moribundo (embora ainda com muita atividade). Tudo o resto que referes, já existe e em várias atualizações. Depois, como sempre dizemos, uma medida não serve a todos, mas os exemplos que citas são de uma minoria e que há outras alternativas. Mas atenção, tu podes usar o FreeCAD, podes usar o LibreCAD, o BRL-CAD (entre muitos outros) para o desenho vetorial. Não precisas de estar amarrado ao Windows.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        A única alternativa ao Windows 7 é o Windows 10.
        99% das aplicações que utilizo não correm em Linux mesmo usando o Wine ou outra qualquer alternativa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nem por isso. O macOS pode ser a alternativa assim como uma boa distribuição Linux. O que não faltam são argumentos de peso.

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          Esqueceste que existe o Windows 8.1 entre o 7 e o 10? Nem parece ser usuário do Windows, já que desconhece as outras versões do mesmo.
          Pessoas assim nem deveriam usar o computador.

    2. Avatar de Leo
      Leo

      Por isso não abandono Windows… As ferramentas são mais versáteis e precisas pra engenheiria e desenho!

    3. Avatar de Luisa
      Luisa

      Ninguém tem culpa de vc ser dependente de um programa. Quem sabe, quem estuda, o programa não importa, consegue se virar em qualquer um caso tenha as mesmas funções. Os melhores substitutos ao AutoCAD p/ Linux e tbm macOS são: BricsCAD, DraftSight (pago), FreeCAD e SketchUp (macOS-only).

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Sempre as mesmas distros (90% baseadas em Ubuntu e 10% no resto), gostaria que isto fosse alterado.

    1. Avatar de The boy
      The boy

      E se fossem realmente difíceis de instalar, ou se fossem muito diferentes de versão para versão… Mas são praticamente iguais de uma versão para a outra, e a instalação é mais simples que instalar Windows. Mas serviços mínimos é isto, e desde que caia lá o pilim, porquê fazer mais?!

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Infelizmente o Ubuntu que “rula” o Linux. As melhores opções, AINDA FÁCEIS DE SER USAR são:
      Manjaro, Solus, openSUSE e Fedora. O resto é só mais do mesmo ou muito difícil pra iniciantes.

  10. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Tenho de instalar um Linux (CentOS 7) com uma placa de rede sem fios.
    Tou lixado, tenho de compilar os drivers.
    Apetece-me? Não, mas lá terá de ser.
    É por estas e por outras que o Windows é tão usado e o linux não.
    Por isso larguem estes artigos que só enchem chouriços, o pseeoal tem hardware cujos drivers nem existem em Linux.
    Numa VM é fixe tudo funciona. Venham para o mundo real.

    1. Avatar de The boy
      The boy

      Como deves ter reparado, eu acho estes post uma parvoíce e apelas serve para fazer número, para dizer que têm nãos sei quantos posts sobre Linux, mas espremido, 2/3 é a “explicar” a instalar uma coisa mais simples do que instalar Windows.
      Dito isto, relativamente ao que afirmas, os drivers de hardware dependem das empresas que desenvolvem o hardware. Obviamente elas são “pagas” para boicotar drivers open source. Os drivers que há são muitas vezes genéricos, que é como quem diz, foi feito reverse engineering dos originais e foram feitos uns que trabalham, mas não são optimizados.
      O mais ridículo é algumas empresas disponibilizarem os drivers na página de apoio, mas versão opaca, sem possibilidade de ninguém saber o que tem aquele código.
      Pior ainda é quando empurram a mesma ideia para o espaço do kernel.
      Mas ter Linux com todo o hardware a funcionar é perfeitamente normal.

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Pois essa é a tua percepção. A minha é que desisti de usar Linux (apenas uso em VM’s) porque muito do hardware que uso não é suportado, mania de usar hardware recente.
        E se tudo funciona diz me uma placa de rede wifi PCIe que funcione em Linux out-of-the-box.
        Até num NUC Intel quis instalar um mint e népias, placa de rede Intel, nem detectada era.
        Não me venham com tangas de que tudo funciona.

        Agora estou completamente de acordo que estes artigos são para encher chouriços, apenas.

        Cumps

        1. Avatar de The boy
          The boy

          O maior problema é em placas WiFi, portanto, portáteis têm o normalmente placas WiFi que não são muito bem suportadas, mas de resto não estou a ver que hardware não seja suportado.
          Em desktops, visto ser o cliente a escolher o hardware, é perfeitamente possível escolher hardware moderno que é suportado.
          Em portáteis, há a possibilidade de escolher o hardware em algumas marcas, e nas que não dá, os 2 problemas mais recorrentes são WiFi e aquelas configurações híbridas que existem entre a gráfica incorporadora e as NVIDIA, o que leva ao uso de soluções tipo Bumblebee ou outras configurações malucas…
          Mas a questão é que estes 2 problemas típicos eram perfeitamente evitáveis se as marcas de hardware fossem realmente user friendly.
          Em relação aos mini computadores, como hoje em dia andam tanto já moda, é preciso escolher a pensar no que se vai lá instalar, e não comprar um mini PC e depois descobrir que só android ou Windows é que lá corre sem nenhum tipo de fricção.
          E há mini computadores com as mesmas capacidades do NUC que são totalmente compatíveis com Linux.

        2. Avatar de The boy
          The boy

          Já agora, não tenho nenhum Intel nuc, mas numa pesquisa rápida pelo Google:
          https://forum.level1techs.com/t/picking-a-distro-for-my-intel-nuc/140610/2

          https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000005499/intel-nuc.html

          E isto são só 2 sites dos primeiros que abri. Ambos referem compatibilidade entre o Intel Nuc e o Linux.

          1. Avatar de Antonio Silva
            Antonio Silva

            Caro The Boy

            2 anos depois é natural que o linux já tenha mais drivers…mas não me interessa agora era quando precisei…

            Já agora procura na Asus ou TP-Link que placas wifi PCIe têm drivers Linux…. A TP-Link é que a manda compilar o driver….
            Asus nem ver (os drivers são de 2012 para placas antigas).
            Querem saber porque não há drivers? Porque ninguém quer usar Linux. It’s so simple.
            Eu só uso CentOS para servidores ou Workstations.

          2. Avatar de The boy
            The boy

            Antonio Oliveira, o teu argumento parece o daquelas pessoas que contratam internet 200Mb e a placa de rede do computador é de 10/100 e depois acham que o problema é da operadora que não passa dos 100 Mb. Se compras algo acabado de sair há 2 semanas, é normal que a compatibilidade seja ainda pequena, para mais se a marca de hardware só disponibiliza premeditadamente drivers para Windows. Portanto, não é um problema do Linux.
            Quanto a ninguém querer usar Linux, isso há 20 anos atrás, em termos domésticos era verdade, mas interessa saber o porquê. E o porquê era óbvio, era pouco user friendly. Hoje em dia é mais user friendly que o windows, e se em desktop nem há razão previa para trazer Windows instalado, a não ser porque o cliente tenha mesmo necessidade de usar um software que só existe para ambiente Windows, já nos portáteis é uma vergonha empurrarem o Windows sem saber se o cliente quer pagar pelo SO.
            A história de ninguém quer usar o Linux tem de ser posta nos seguintes termos:
            Quer usar Windows, pagando por ele e ficando preso aos devaneios da Microsoft, com actualizações horríveis e morosas, sendo que não é dono do seu próprio computador, porque o Windows se recusa a lhe dar total acesso a tudo, ou quer ter Linux, não paga pelo sistema operativo, é muito mais leve, muito mais rápido, actualizações muito mais leves e que não necessitam de reboots de 30 minutos, e com a vantagem de poder ter acesso a todas as partes do seu sistema operativo, e em termos de usabilidade, é mais simples do que o Windows?
            A escolha é óbvia.
            E então porque é que a maioria das pessoas não usa Linux?
            Simples, que usa portátil é empurrado a pagar á cabeça o Windows, e se quer trocar tem de saber instalar Linux. Além disso, o grosso das pessoas que usam um computador, estão mentalmente presas ao Office da Microsoft.

          3. Avatar de William
            William

            Use uma distro Linux que tenha o kernel recente ou instale o rc, os drivers geralmente tão disponíveis e funcionam melhor nos kernéis mais recentes, outra coisa é instalar o driver através do site do dev se for necessário

    2. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Comentário hilariante, a desculpa de compilar drivers, uso linux 4/ 5 anos e nunca tive de complidar a á ponta dum corno!! Quanto ao mundo real a propria microsoft está cada vez mais ligada ao linux basta ver o kernel https://www.theverge.com/2019/5/6/18534687/microsoft-windows-10-linux-kernel-feature

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Ó jaugusto, vê-se que não percebes nada da poda…. mas eu continuo a rir com a tua asneirada….
        Eu uso Linux há mais de 20 anos, não são 4 ou 5 anos…. Em 20 anos já apanhei muito mais hardware que tu em 4 ou 5 anos.

        1. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          Á vinte anos nem botas nem canos!! Isso era o tempo de esfregar dois paus para fazer lume!! Nem um mini pc sabe instalar…

          1. Avatar de Antonio Silva
            Antonio Silva

            Infelizmente por aqui encontram-se tantos iluminados que nem sabem o que fazem ou Doze. Enfim tenhamos pachorra.

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Á vinte anos? isso é de que verbo?

  11. Avatar de Alexandre Machava
    Alexandre Machava

    Boa tarde, tenho um HP mini com o Windows 7 ultimate. Qual é a possibilidade de instalar o mint e se houver serão salvos os meus ficheiros?

  12. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Esqueça o carro de vez! Aprenda a ir para o trabalho de barco!

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Deves estar a gozar com quem vai mesmo de barco para o trabalho, ó grunho.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Eu sabia que nem todos iam ter inteligência para perceber a ironia…
        E provaste que tinha razão, ó grunha.

  13. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Nada como o EndlessOS também Linux. Fantástica interface. Equipa de raiz os portáteis Asus e tem uma comunidade fantástica. Recomendo e aconselho. Nota, sou apenas um utilizador e estou realmente mito satisfeito.

  14. Avatar de Domdiego
    Domdiego

    Olá a todos. Mais uma vez venho expor a minha experiência com o linux, W7 e W10.
    Tenho um Dell Latitude E6430, que comprei em segunda mão.
    Em jeito de resposta a um comentário que li acima, tem 8Gb de ram e um SSD 240.
    Tinha o W7 como SO. Apesar de já me ter decidido a instalar o MINT no próximo desktop que comprar,
    queria manter o portátil com um SO windows, pelo menos por enquanto.
    Tentei actualizar para o W10, pelo que fiz uma pen de instalação. Aos 1% de instalação recebi um
    erro 0x800 qualquer coisa. Pesquisando, descobri que o problema podia ser a própria pen, a RAM,
    as portas USB… muitos candidatos.
    E agora já não dava para reverter ao W7. Fiz um dvd de instalação… tudo na mesma…
    ao menos fiquei a saber que a pen estava boa. Fiz então uma pen de instalação do MINT 19.3.
    Instalou correctamente, não se queixou de nada, e está funcional a 100%.
    Só tive um problema, e é aqui que me parece que o Windows ganha e muito. A falta de informação
    no linux ainda é grande (perdoe-me quem discordar, mas só por ter boa memória me safei).
    Quando tentei actualizar os drivers da NVIDIA da versão 390 para a 435… Tudo deixou de funcionar.
    Fiz tudo o que encontrei nas primeiras 3 páginas de resultados do google… e os drivers não funcionavam.
    Até que, navegando de link em link, fui dar a uma página que falava no MATE OPTIMUS (para facilitar
    a comutação entre a Placa Intel e a NVIDIA). E foi aí que me lembrei que já tinha visto a palavra
    optimus na bios do portátil. Lá fui, liguei a opção “Optimus” e ficou tudo ok, e funcional na versão 435.
    Conclusão: O windows 10, apesar de o meu portátil ter tudo ok para o W10 funcionar, não quiz ser instalado
    dizendo que a minha máquina tinha Hardware estragado. O MINT instalou e está totalmente funcional, e não
    se queixa de nada.
    Tive uma dor de cabeça com os drivers da maldita nvidia, mas aparte isto, o meu portátil aleijado segundo
    o W10 funciona sem problemas…

  15. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    Roda aplicativos do windows? Não. Então não me serve.

    1. Avatar de Domdiego
      Domdiego

      Com o Wine consigo correr o “Wow – Legion”, o adobe acrobat (não o utilizo para grandes trabalhos, apenas para unir/alterar PDF’s), o Bulk Rename Utility… e normalmente há programas equivalente em linux que fazem tudo e mais alguma coisa… A único problema é a pessoa querer aprender a trabalhar com eles… sei do que falo, existem alternativas ao Bulk Rename Utility, mas estou tão mecanizado, que continuo a usá-lo…