“ESG é uma fraude”: Elon Musk perde 12 mil milhões em 24 horas

54 Comentários

Elon Musk é o “rei” das polémicas e além de tudo o que tem acontecido no tema “Twitter”, o magnata está agora envolvido noutra situação. Depois de condenar no Twitter a saída da Tesla do índice ESG da Standard & Poor’s (S&P) e de anunciar a sua “conversão” ao Partido Republicano, Elon Musk perdeu 12 mil milhões em apenas 24 horas.

Elon Musk chegou mesmo a dizer que ESG é uma fraude.

"ESG é uma fraude": Elon Musk perde 12 mil milhões em 24 horas


A governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem para avaliar até que ponto uma empresa trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da empresa.

Depois da Tesla ter sido afastada, Elon Musk não poupou nas críticas chegando a expor publicamente a sua opinião, no Twitter.

Segundo Musk, “A Exxon é classificada como as dez melhores empresas do mundo em ESG pela S&P 500, enquanto a Tesla não fez parte da lista! O ESG é uma fraude. Foi armado por falsos guerreiros da justiça social”

Segundo informações do Jornal de Negócios, A S&P Global Ratings justificou a saída da empresa automóvel deste ranking por problemas relacionados com questões de recursos humanos, incluindo alegações de discriminação racial. A agência de rating dá ainda conta de alegada manipulação por parte da Tesla na investigação conduzida pelos EUA sobre as mortes e ferimentos causados pelo piloto automático da marca.

Foi também no Twitter que Musk anunciou a sua “conversão” ao Partido Republicano.  “No passado votei nos democratas, porque eram (sobretudo) o partido da bondade. No entanto, tornaram-se o partido da divisão e ódio, por isso vou votar nos republicanos”.

Face a tudo o que está a acontecer, Musk já  perdeu 49 mil milhões  de dólares desde que lançou a sua oferta pública hostil pelo Twitter no mês passado e 60,4 mil milhões desde o início do ano, a terceira maior perda a seguir ao CEO da Binance, Changpeng Zhao (cerca de 81 mil milhões de dólares) e Jeff Bezos (62 milhões de dólares).

No entanto, o fundador da SpaceX continua a ser o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada pela Bloomberg em 209,09 mil milhões de dólares.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Enquanto pode mamar até ao osso, não dizia o mesmo. Cada vez fico mais surpreendido com a inteligencia do bicho

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      É um dos casos que explica por que em Português existem os “Inteligentes” e os “Espertos”…mas não é “burro” de todo!

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Ainda te faltam aí os “Xicos Espertos”. Esses sim, perigosíssimos!

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Já não vou dormir hoje só a pensar nisto…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Devias. Quem é que achas que vai acabar por pagar essas derrapagens. O Musk e outros “magnatas” não são de certeza. Vai sobrar para o Zé…

  3. Avatar de Joca
    Joca

    Como eu sempre disse aos meus amigos, o Elon Musk é um Donald Trump…

    1. Avatar de Damn
      Damn

      Já estou a ver: tu e os teus amigos…

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Tu és aquele “oh joca salta salta”???

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Oi…?!
        Mete aí o link do video! 😀

    3. Avatar de Abílio Portas
      Abílio Portas

      Já enjoa tanto Elon Musk…

    4. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      1000x antes um Trump do que o espantalho demente que colocaram na sala oval. Sem fazer “mais” guerra durante a sua presidência conseguiu manter Putin e Kim mais ou menos “mansos”. Com o Brandon é que se tem visto!

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Atraves do Musk da para perceber as jogadas que muitas pessoas fazem para manipular o mercado e os seus interesses. Ate me arrisco a dizer que nalguns casos perdem dinheiro de proposito porque vai estar garantido noutro lado. O mundo das manipulacoes tem isso em todo o lado. Nada de novo nesse mundo que eles criam ao longo das decadas, e que a historia regista.

    1. Avatar de Damn
      Damn

      Profeta, manipulações para ti são movimentações de mercado normal: compra e venda. Só ainda não pensaste que estás a perder uma oportunidade de vida.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Esse mundo nao e para os pobres, sao para os ricos. Parabens pela tua riqueza senao podes-te comparar a mim.

      2. Avatar de q
        q

        Eu gostava de saber o que é que as pessoas com biliões a aproveitar essas oportunidades de vida, fazem com o dinheiro neste planeta terra que eu ainda não tenha conseguido fazer com os meus 1000 por mês. Gostava de ter ideias… É que ainda não me surgiu nada na cabeça que eu não consiga fazer que eles não conseguem…

  5. Avatar de IUR
    IUR

    Enquanto interessa é o melhor do mundo, agora que está “contra” ele já é uma fraude. O homem é um visionário, mas é também um manipulador sem escrúpulos.

  6. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    A famosa falácia do espantalho.
    Vamos atacar outra empresa e ignorar as acusações que me são feitas

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Qual outra empresa? Isto é um claro ataque do Partido Democrata ao Musk.

      “A governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem para avaliar até que ponto uma empresa trabalha em prol de objetivos sociais ”

      Objectivos Sociais definidos pela Extrema Esquerda

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        A Exxon.

        E, como está visto, caíste na armadilha. Aproveitou o partido democrata só porque foi confrontado pela ESG.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Aproveitou para atacar*

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Claro ataque?
        Se bem me lembro o ESG foi criado com esta administração e deu muito dinheiro a ganhar à Tesla

      4. Avatar de Castro
        Castro

        Como é que um ataque do partido democrata se isto é a avaliação do S&P500 que não tem nada a ver com partidos políticos?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          É exactamente esse o ponto! O que é que o partido Democrata tem a ver com a S&P500 e a ESG?

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            Está no nome: Podes começar pelo S de Social.

            A Exxon está na frente porque paga às ONG, Fundações e Consultadorias para ter as” certificações” todas certinhas e com muito cursos de “reeducação” ordenados periodicamente . Ou seja contrata uma data de Universitários doutrinados quer como funcionários, quer das empresas de consultdoria e certificação que criaram ao sair da Universidade.
            O Partido Democrata é quem cria esta economia politica por via do seu dominio das Universidades e do espaço mediático cultural.

  7. Avatar de John
    John

    O homem não perdeu um tostão, valor em bolsa não é dinheiro.

    1. Avatar de Damn
      Damn

      Isso, só perde quando vender… abaixo.

      1. Avatar de Jabardolas
        Jabardolas

        é como um carro, Um carro nao perde valor até a pessoa o vender. 😀

    2. Avatar de Castro
      Castro

      depende dos negócios que tiver! Ele de certeza que usa o valor das suas acções como colateral para obter bons financiamentos a juros baixos para outros negócios – exemplo compra do Twitter… Se acções caiem abruptamente isso pode ter efeitos financeiros mesmo que não venda

  8. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    Todos os indícios dizem que este indivíduo vai acabar na miséria e num sem abrigo. Tudo à volta dele cheira a fraude.

    1. Avatar de Bingo
      Bingo

      Este abilio é um comediante de primeira. hehehehehehe

      1. Avatar de Ogoid
        Ogoid

        Parabéns ao comediante com opinião e quem sabe, com visão!
        Ah… já sei… só o Musketer é que tem visão!

      2. Avatar de abilio silva
        abilio silva

        Normalmente uso algum humor nos m/comentários. Não foi este o caso. Ao olhar com atenção para o Musk nota-se à distância que é um cliente dos sucessores de Pablo Escobar. A propósito o Pablo em 1989 foi considerado pela Forbes um dos homens mais ricos do mundo e afinal acabou morto em cima dum telhado e a viúva e os filhos têm que fazer pela vida para sobreviverem. Também um americano que não lembro o nome há três anos atrás considerado um dos mais ricos de um dia para o outro verificou que o “dever” era superior ao “haver”. Como não conseguiu pagar as dívidas foi preso e morreu na prisão. Também temos cá um exemplo que tinha muito e de repente não tem nada e matou-se na prisão da A do S. Normalmente os ricos quando investem em algo é com dinheiro emprestado. A riqueza do Musk são ações. Hoje valem mil e amanhã não valem nada. Naquela Starlink investiu milhões (emprestados) e as ações estão muito valiosas. No entanto há cientistas a afirmar que dentro em breve vai haver uma super tempestade solar e se isso se concretizar os satélites do Musk… puff, desaparecem todos. Nesse caso o valor das ações das suas empresas vão passar de mil para dez. Se houver essa tempestade aqui também vamos ficar sem eletricidade e os técnicos da Edp vão dizer que foram as cegonhas.

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Poderia ser em Marte, mas como ele nunca entre num foguete… acho que borra as calças.

  9. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    Todos os indícios dizem que este indivíduo vai acabar na miséria e num sem abrigo. Tudo à volta dele cheira a fraude.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      o seu comentário também. Tipo BOT

  10. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    A Tesla é que um scam, só sobrevive á custa de apoios do estado e com ações super sobrevalorizadas.
    Só asneira atrás de asneira, a começar pelo Twitter. Continua a expor-te assim nas redes sociais, vais durar pouco tempo como homem mais rico do mundo.

  11. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Parece que estamos todos a assistir à queda de um “ guru “ das Cripto e de uma “ estrela “…

    Tudo cai… demora é o seu tempo!

  12. Avatar de Damn
    Damn

    Vejam só os argumentos para sair da lista: acusações de racismo e acidentes com Tesla. Nada de de fundamentais económico-financeiros. Racismo têm de ser os tribunais a decidir, acidentes é o que é: comparem os acidentes da Tesla com os outros.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      E por acaso reparaste que se trata duma lista especial que usa esse tipo de critérios?

  13. Avatar de Joaquim Schneider
    Joaquim Schneider

    Estes gajos podem fazer o que quiserem, não me importa. As minhas galinhas na horta continuam a dar-me ovos:)

  14. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Este Elon Musk é um manipulador sem escrúpulos e um narcisista (mais que qualquer outro narcisista).

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      +1000

  15. Avatar de andre
    andre

    Já pensaram que o que ele diz faz todo o sentido?

  16. Avatar de secalharya
    secalharya

    Adoro ver o Musk a chorar.

    Um dos gajos mais charlatões que alguma vez existiu.
    Temos pena!

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ainda não percebi bem porque é que ele continua nos EUA.
    Porque não vem para Portugal?
    Tempo parecido com a Califórnia, leis fiscais justas, baixos impostos, os serviços públicos funcionam devidamente, leis laborais óptimas, IRS baixíssimo e sei lá mais eu.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  18. Avatar de João
    João

    Uma empresa que extrai, refina e distribui petróleo está no Top 10 de um índice de empresas sustentáveis pra o ambiente. Não percebo qual é a surpresa?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Paga a quem é importante para quem faz a lista.

      É como no passado as indulgência da Igreja.
      Tens pecados que podem ser esquecidos se fizeres contribuições para as pessoas e grupos certos.

  19. Avatar de JR
    JR

    Estou “maravilhado” 🙂 Nesta altura do campeonato ainda há malta que acredita na “liberdade/democracia/justiça/etc/etc” 🙂 Até parece que o simples cidadão ainda é dono e senhor de alguma coisa…desde a pré-história 🙂 No Sec. I era tudo da divindade…no Sec. XXI é tudo da nota 🙂

  20. Avatar de joaquim santos
    joaquim santos

    Coitado do Elon agora tem os canhotos fanáticos invejosos a perna

  21. Avatar de PTO
    PTO

    Tenho uma pena dele…
    No dia que for à falência ou para a choldra pelos esquemas em que se mete, eu seguramente abro uma boa garrafa de champanhe.

  22. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Talvez devam dar uma vista de olhos ….

    ( https://www.economist.com/leaders/2022/05/18/the-cryptocurrency-sell-off-has-exposed-those-swimming-naked )

    Viva as cripto moedas !