Erros a evitar na procura de emprego na Internet

55 Comentários

A procura de emprego tem vindo a revelar-se uma tarefa cada vez mais difícil, não pelos meios de divulgação das ofertas, não pela qualificação dos candidatos a um emprego, simplesmente pelas condições actuais do mercado de trabalho.

A Internet é hoje uma das ferramentas de eleição não só para a procurar ofertas de emprego, como para divulgar o currículo e responder às próprias ofertas. Ainda assim, existem muitos erros que se vão repetindo entre os candidatos. São alguns deles, que devem ser evitados, que aqui serão elencados.

erros_emprego


Se há uns anos a procura de emprego obrigava a vestir a roupa mais adequada e a ir bater à porta das empresas, a abrir o jornal e fazer telefonemas, hoje, graças à Internet, é possível procurar as ofertas, enviar currículos e esperar por uma resposta do empregador sem sequer sair do sofá.

Porém, este processo parece estar a criar uma certa inércia em muitos daqueles que procuram emprego e alguns erros são cometidos sistematicamente.

Com base num artigo escrito no blog jobandtalent listámos alguns daqueles que são os erros cometidos com maior frequência na utilização da Internet para a procura de emprego, apresentando algumas dicas que o poderão ajudar a corrigi-los.

 

  • Perfil incompleto
  • Um currículo deve ser entregue a qualquer entidade o mais completo possível, tendo em conta o tipo de trabalho que pretende desempenhar, ou à oferta a que se está a candidatar.

    Se assim é, quando se cria um perfil no LinkdIn ou quando se preenche e envia uma candidatura espontânea não se devem deixar campos por preencher ou preenchê-los como se fosse uma SMS.

    Poucas palavras, abreviaturas, muitos campos em branco poderão ser encarados como desleixo e falta de interesse por parte do possível empregador.

     

  • Responder a ofertas, só por responder
  • São tantos os empregos oferecidos na Internet que o desespero de alguns candidatos poderá levá-los a cair em mais um erro: responder a anúncios para os quais não completam os requisitos exigidos.

    Além de aumentar a frustração da pessoa que se está a candidatar, por se fartar de enviar CVs sem receber nenhum contacto das entidades empregadoras, ainda pode ficar registado na base de dados de algumas dessas empresas como “não habilitado”, sendo as suas candidaturas posteriores ignoradas automaticamente pelo sistema.

     

  • Desleixo na imagem online
  • Esta questão já foi amplamente abordada aqui no Pplware em vários artigos sobre boas práticas a ter em conta aquando da utilização das redes sociais. Fotos que só mostram festas e noitadas, publicações com sátira pouco inteligente ao “estado da Nação” e revolta constante sobre o estado daquilo que o rodeiam, são apenas alguns exemplos daquilo que deve evitar partilhar nas suas redes sociais.

    Se realmente está à procura de emprego, actualize a sua informação, elimine qualquer publicação que tenha feito e que nesta fase já não faça sentido que esteja associada às sua rede, reveja as definições de privacidade e tenha algum cuidado naquilo que vai partilhando.

    A verdade é que cada vez mais as empresas utilizam a pesquisa da Google ou o Facebook para as ajudar a traçar o perfil dos seus futuros colaboradores, pelo que uma boa imagem, cuidada e até estratégica, poderão trazer algumas vantagens face a outros candidatos.

     

  • Pouco activo na procura de emprego
  • Se está desempregado mas nem conhece assim tantas plataformas de oferta de emprego, não tem uma conta numa rede social profissional, o seu currículo está incompleto, então está a fazer tudo errado. Invista tempo a pesquisar, invista tempo a melhorar o seu perfil e o seu CV.

    erros_empregos

  • Não ter uma fotografia associada
  • Na procura de emprego não se pode ter medo de dar a cara. Por muito ou pouco fotogénico que se seja, ter uma fotografia “profissional” – as chamadas fotografias “tipo-passe” – é dar-se logo a conhecer, é mostrar que está disposto a sair de trás do computador e enfrentar uma entrevista.

    Evite fotografias com bonitas paisagens, com a evidência de que estavam mais pessoas na fotografia e que foram cortadas, com grandes acessórios, como bonés ou brincos vistosos. No fundo, deve mostrar que teve preocupação em tirar uma fotografia cuidada para aquele efeito.

     

  • Incluir referências a mais
  • O LinkedIn oferece a possibilidade de preenchimento de recomendações, que poderão ser feitas por, ou a, qualquer utilizador. Estas recomentações, tal como as referências inscritas no CV, poderão ter um peso importante na decisão do empregador.

    Porém, há que ter em conta que tipo de recomendações ou de referências são pertinentes para cada tipo de empregador ou função que se queira vir desempenhar.

     

  • Descuidar a procura de emprego presencialmente
  • Apesar de as candidaturas online e do número de entrevistas marcadas através da Internet virem a crescer cada vez mais, a verdade é que existem milhares de empresas, muitas delas “ao lado” de quem anda à procura de um emprego, que não estão informatizadas o suficiente para trabalhar com informação digital.

    Por este facto “vestir a roupa mais adequada e a ir bater à porta das empresas”, como já referi no início, não pode ser uma tarefa esquecida. Sair de casa, dar a cara, levar uma carta de apresentação anexada ao CV, fazer um esforço por falar directamente com os recursos humanos de uma empresa, são actos bem vistos por uma grande parte das empresas e poderão resultar numa entrevista mais rapidamente do que uma candidatura espontânea.

     

    Conhece mais algum erro que possa ser acrescentado a esta lista? Deixe-nos a sua opinião!

    Comentários

    55

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de BJRC
      BJRC

      A parte da fotografia é bastante discutível. Depende bastante para o cargo que se pretende pois há empresas nacionais e internacionais que recomendam não colocar fotografia.

      1. Avatar de m
        m

        Para quais empregos é que isso se aplica?

      2. Avatar de Cabritone
        Cabritone

        Para bem ou para o mal o ser humano julga pela aparência, muito mais se não for um recrutador profissional competente…

        1. Avatar de arper
          arper

          a fotografia não te vai garantir o emprego mas pode ser o factor que não te leva a entrevista ( grh 101)

          1. Avatar de K0izo
            K0izo

            Se forem mulheres bonitas é melhor não por foto, pois que normalmente quem faz as seleções nos recursos humanos são tambem mulheres e por norma são invejosas e não gostam de ver caras lindas ;). Se forem homems bem parecidos já não há problema em colocar ;P

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Eu estou quase a terminar um curso de engenharia e ouvi um engenheiro a dizer a uns alunos (que lhe iam dar o CV para concorrer para uma dada empresa) que tinham de colocar lá a foto.

      Para quê? Não sei, começo a achar que tens de ser modelo para entrar para encontrar trabalho.

      1. Avatar de Maria Inês Coelho

        Diogo,

        A questão não é essa, até porque se for à maioria das empresas não vê um desfile de homens e mulheres bonitos.

        Muitas vezes a fotografia serve só para a entidade empregadora ter uma noção da cara da pessoa que vai entrevistar.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Então não vai ter noção nenhuma, para alem da forma de me vestir.
          Quem não me conhece diz que tenho cara de mau (acho que foi assim que me disseram há tempos…), não tenho culpa de ter um olhar sério –‘

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            +1

            Para além de que eu já assisti numa empresa rejeitarem curriculos de candidatAs porque eram, segundo o patrão, “feia” com nariz grande, ou cabelo assim e assado, ou porque não gostam dos olhos, do sorriso ou outros exemplos bem piores que não vale estar aqui a mencionar…

            Portanto, o preconceito existe, o dedo é apontado apenas porque sim e as aparencias cada vez vale mais do que a capacidade da pessoa para o emprego…

            1. Avatar de João
              João

              Também conheço de uma situação destas…

              Quem procura um profissional a sério não se foca na fotografia mas estamos num país em que empresas pagam 500€ a um doutorado, portanto claramente justiça e ausência de ganância não abundam por estes lados.

            2. Avatar de Rapa
              Rapa

              Mas…por onde têm andado??? Estamos na TUGA! TUGA=Corrupção
              99,9% das empresas recrutam os candidatos por serem amigos ou amigo do amigo, ou sobrinho de tal, ou primo,etc…
              Ou então pior…aquele que bajula mais o chefe, passa a efetivo ou sofre uma promoção. Agora aquele que de facto é profissional…esse não interessa! Acaba por ser uma ameaça, colocando tudo em cheque!
              Já respondi a muitos trabalhos e a primeira questão é: Quem conheces na empresa, vens da parte de quem?
              Um nojo! A crise não chegou ao acaso, mas sim porque há muita cobardia e essa cobardia vê-se nestes pequenos nadas……..

            3. Avatar de Woot!
              Woot!

              Que trabalhos foram esses? Nunca fui questionado com esse tipo de pergunta e não conheço ninguém que o tenha sido.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Para quê? Essa pergunta nem devia ser feita. Quem te vai entrevistar quer ver se és um gandulo e vais para lá brincar ou se és profissional e queres trabalhar.

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          E isso vê-se pela foto?

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Não se vê tudo mas da para ter uma ideia do tipo de pessoa. Se vires os exemplos que dei no outro comentário, dá para ver que essas pessoas não têm o minimo de consciência.

          2. Avatar de Woot!
            Woot!

            Complementando, na minha opinião acho que uma pessoa que não têm capacidade para fazer um bom curriculo e consciencia para apresentar uma boa foto não tem capacidade para trabalhar em determinadas áreas.

            1. Avatar de Diogo
              Diogo

              Estamos a falar de engenharia, um engenheiro, nao estamos a falar de bartenders ou relações publicas.

              Eu tenho a ideia que os CVs sao só para triagem, não estão a espera que saías com 5anos de trabalho de uma licenciatura. Se for assim, ja se percebe os graus de desemprego por cá.

            2. Avatar de Bruno M.
              Bruno M.

              LOL?
              Talvez seja por essa ordem de ideias (o preconceito) que este país não anda para a frente…
              (mentes retrógadas, talvez?)

              Até te posso dizer mais, um gajo bem vestido, bonitinho, tipo cagão, até pode parecer bem para ser admitido, mas pode não ser responsável, nem ter capacidade para o trabalho.. até se pode drogar ou até roubar..

              O contrário também existe, um rapaz que gosta de brinco, gosta de tatuagens, tem um penteado fora do comum, e no entanto é super responsável, e não ser admitido… é talvez mais abundante do que imaginam…

              No entanto as mentalidades neste país da treta, não antigas, muito antigas (basta ver os iluminados que votam e os que nos governam…)

            3. Avatar de NewJ
              NewJ

              Isso é verdade.. Se isto não é um país de perconceitos.. é demasiado.. Basta atravessar a fronteira para ver a diferença de mentalidade mais aberta a todos os níveis..

            4. Avatar de Woot!
              Woot!

              Eu quando me refiro a uma boa foto não estou a falar ao nível do aspecto pessoal mas sim ao tipo de foto que é apresentada. E acho que é mais este o teor da conversa. Aqui, não existe preconceito nenhum.

            5. Avatar de Rapa
              Rapa

              Preconceito! Esta é um verdadeiro estereotipo do português tradicionalista.
              Eu trabalho muito no estrangeiro, e particularmente na Alemanha, Bélgica e Holanda já vi bancários, médicos e enfermeiros altamente profissionais com tattos! Aqui os tradicionalistas tinham automaticamente uma crise de caspa!!!! Isto porque a fotografia e o aspeto são muitíssimo mais importantes que o que aquilo que na realidade interessa…o conhecimento e sua prática no meio laboral.
              Mas sim a imagem…uau! também os conheço que vão ás manicuras andam frequentemente com fatos e gravatas caríssimas e no entanto têm aquele vicio da Heroína… atenção que abrange todos os meios e sectores…mas a foto do curriculum é que mostra quem a pessoa é!!! Tarados!

          3. Avatar de pixar
            pixar

            Também!
            A mim e, pelos vistos, a ti não. Para um especialista no recrutamento de pessoal diz e muito.
            Se procurares no youtube por João Blumel, encontras um tipo, que pelas tuas expressões, sabe em que estás a pensar. Eu acharia que era tanga se não conhecesse pessoalmente o João Pedro Blumel desde pequeno.

            1. Avatar de Diogo
              Diogo

              Eu sou tipo o Sigal, estando contente ou triste tenho a mesma expressão xD Não gosto de andar com sorrisinhos estúpidos como algumas pessoas andam.

            2. Avatar de Bruno M.
              Bruno M.

              @Diogo, és cá dos meus…
              Infelizmente a hipocrisia e cinismo, bem como a técnica de lamber o dito cujo (que em bom português sem desacordo se diz, cú) e a graxa e escovilhões reinam…

              Tudo isso faz uma mistura explosiva.. e há um factor fenomenal..

              Se estamos contra essa gente, tentam (e não passam do tentar) esfolar-nos vivos.. lol

            3. Avatar de Diogo
              Diogo

              Quando vejo esse tipo pessoas (nota-se bastante quando pedem coisas) basta olhar para elas de cima que arrumam logo.

              Não há paciência para esse tipo de pessoas.

    3. Avatar de Rui

      Eu mando sempre o CV com foto tipo passe no próprio documento e mais uma carta de apresentação feita à medida para a função há qual me candidato. Sou metódico em todas as candidaturas e geralmente não envio mais que 5 .
      Vou ás entrevistas e dentro das ofertas seleciono 2 para me decidir. Tem sido assim nos últimos 5 anos.
      Acima de tudo devem saber valorizar-se e saber realmente o que valem, porque na altura da entrevista é só isso que vos vai ajudar.
      Boa sorte a todos os que andam no mercado de trabalho, mas antes de mais tenham força de vontade e confiança no que são.
      Apesar de estar a trabalhar numa empresa, não existe mês que pelo menos não concorra a uma oferta de trabalho.
      Abc 🙂

      1. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        +1

        A minha geração “á rasca” não se pode dar ao luxo de perder opções e por isso nunca devemos deixar de as procurar..

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      Já vi curriculos que os recursos humanos da minha empresa receberam que tinham fotos e informações peculiares no curriculum. Seguem 5 exemplos:
      – Foto de uma rapariga de braços abertos com um avião por trás.
      – Foto de uma rapariga em biquíni (essas já são tão normais que nem valia a pena nomear)
      – Foto de um rapaz que tinha acabado de jogar futebol, na foto estava todo suado e tinha a língua de fora (do género wazaaaa)
      – Foto de 5 pessoas (impossível identificar o candidato)
      – Na área de ‘experiência informática’ dizia ‘caixa registadora’

      Escusado será dizer que nenhum foi chamado. Há muita gente que faz figuras tristes e depois admira-se de não encontrar emprego.

      1. Avatar de R o B
        R o B

        Se um dia a candidatura lhe tocar a si espero que a sua experiencia o ajude com a sua candidatura, porque pela sua aparência intelectual reprovou.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Já me candidatei várias vezes como toda a gente mas não sou idiota para colocar fotografias absurdas cujo seu único propósito é circular pela empresa toda e ser alvo de chacota. Até porque se não circulasse não teria conhecimento das mesmas porque não sou de RH 😉

          Felizmente não sou totó e sei construir um currículo, posso dizer-te que quando me candidatei para o meu primeiro emprego enviei apenas 8 candidaturas, fui a 7 entrevistas e chamaram-me de 4 para entrar. Não sei se estou assim tão reprovado a nível intelectual.

          Cumps.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Reprovou pela aparência intelectual? What???

          Concordo plenamente com o que foi escrito pelo Woot! Também já me passaram varios CV’s pelas mãos e sabe-se lá o que passa por aquelas alminhas para enviarem CV’s tão… arghhh

          A foto é a imagem da pessoa e apesar de não ser a caracteristica mais importante, conta para a nota final!

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Também não entendi essa.. lololol…

            R o B será um dos que já cometeu o erro de enviar uma foto daquela estirpe? LOL

            Por amor de deus, foto sim, mas tipo passe e como se fosse para o BI…

          2. Avatar de Fábio Cardoso
            Fábio Cardoso

            És daqueles que contrata só altas loiras com bons decotes? Isso é que é de valor lol

    5. Avatar de Rui
      Rui

      o melhor mesmo é emigrar lol porque a mentalidade por ca enfim vai de mal a pior….

    6. Avatar de Tiago
      Tiago

      O curioso é ter tido um amigo a quem foi recusado trabalho num armazem porque tem tatuagens. Eu já fui recusado porque era homem. Acontece a todos, mas importar-se com o aspecto de uma pessoa e não com as competências é muito bom.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não tem a ver com ter tatuagens ou não, mas quer queiram quer não, a aparência conta.

    7. Avatar de Norberto Vale
      Norberto Vale

      Acho que nunca li tanto disparate junto. Pois saibam que alguns dos grandes engenheiros de grandes empresas como Google, Microsoft e até mesmo no Cern, são tipos tatuados, usam piercings e o cabelo espetado às cores tipo papagaios. E não deixam de ser os melhores na sua área. Aliás, normalmente os grandes cérebros têm aquilo que as mentalidades pequenas chamam de “pancada”. Olhem para os vossos professores universitários, e vejam quantos deles têm a “sua pancada”. Avaliar alguém pela sua imagem, na minha terra chama-se preconceito. E avalia-lo profissionalmente pela imagem chama-se burrice. Pena tenho eu de já não ter idade para pintar o cabelo de verde!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Preconceito não existe só na tua terra, existe em todo o lado logo, apelidares de disparates o que andaste aqui a ler não faz grande sentido. É verdade que não se deve julgar as pessoas apenas pela imagem mas, a verdade é mesmo essa, os olhos “comem” primeiro.

        Imagina-te a levar um filho ou filha a um pediatra com aparência de drogado, bebado, rasta, tatuagens, etc. Levavas? Dúvido! Isso é preconceito. Existe por aí muito médico bem vestido que nem para varrer ruas servia!

        Porque é que nos bancos andam todos engravatados? Aparência? Código de conduta? O que é que tem ir de havaianas para o trabalho? É por ir de calções e havaianas para o trabalho que vou fazer melhor ou pior o meu trabalho? É apenas imagem…

        Então, onde está a burrice em avaliar alguém pela imagem?

        1. Avatar de Nuno Melo
          Nuno Melo

          Uma no cravo e outra na ferradura. lol

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Já tiveste que analisar CV’s e entrevistar as pessoas? Eu já e nem sou de RH.

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          A burrice em avaliar pela imagem é isso, uma burrice. Vais à suiça e vês banqueiros com tatuagens até aos dentes a fumar “um charro” quase à porta do banco e ninguém liga. Cá tens que saber falar mandarim e ter cara de estrela de cinema para limpar ruas. Os olhos só comem primeiro em culturas retardadas como a portuguesa.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Certo… essa história dos banqueiros parece-me identica à dos pescadores e dos caçadores, o peixe que parece uma baleia e o coelho do tamanho dum elefante 🙂

            Vai a uma urgência pediátrica com um filho e e se estiver lá um médico a fumar charros, cheio de tatuagens e mal encarado e gostava de ver a tua reacção… Mesmo que depois entres com o filho, antes já pensaste cobras e lagartos da pessoa.

            Então, onde está a burrice? O ser humano tem preconceito, seja na china, suiça, holanda, portugal ou nos states, e nem vale a pena argumentar o contrário. Se uns tem menos que outros é outra história. E se na suiça não ligam tanto às tatuagens, à cor já ligam e não é pouco!

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Um pequeno copy + paste do que disse acima:

        “Infelizmente a hipocrisia e cinismo, bem como a técnica de lamber o dito cujo (que em bom português sem desacordo se diz, cú) e a graxa e escovilhões reinam…
        Tudo isso faz uma mistura explosiva.. e há um factor fenomenal..
        Se estamos contra essa gente, tentam (e não passam do tentar) esfolar-nos vivos.. lol”

        Caro Norberto, não tem idade? Olhe que não há muita idade ou pouca idade…
        Se tiver vontade e não se importar que gozem consigo, pinte!!
        Se tiver vontade em mostrar que tem a sua mente aberta, pinte!

        Talvez faça mudar algumas mentalidades..

        Já estive em alguns países, e devo dizer que estão a anos luz do nosso.. as suas mentalidade, são completamente diferentes e, apesar de nesses países também haver alguns tesourinhos deprimentes, por cá, há em maior abundancia!

        O que aqui é preconceito, na Bósnia, na Croácia, em Espanha, em Inglaterra, em Malta e outros países é algo completamente normal!

        Caro Norberto Vale concordo plenamente consigo!

      3. Avatar de NewJ
        NewJ

        Mas estás em Portugal.. Isto é um país pequeno e gigante em preconceitos.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Queres um país grande e colossal em preconceitos?? Tens os Estados Unidos… Portanto essa do país pequeno ou médio ou o catano não cola!!

          Também dizem que temos um país pequeno e no entanto a economia não pode ser melhor… ERRADO!!!

          Malta é um país (um conjunto de ilhas) em que o total das ilhas ficam-se quase como as cidade do Porto e Lisboa juntos e no entanto aquilo tem uma economia muito boa!

          Queres mais? Tens o exemplo da Holanda que é um país mais pequeno que o nosso.

          Diferenças? Mentalidades bem mais à frente que a nossa. Políticas que visam o crescimento, o trabalho, os ordenados, a segurança dos trabalhadores.. Nós? Completamente o inverso!

          Melhores ordenados = Mais economia
          Mais emprego = Mais economia
          Mais emprego e mais economia = Menos desemprego e vidas bem melhores!

          O que se passa neste país, e o que o preconceito faz é precisamente o contrário de uma economia saudável!

          Mas sim, estamos em portugal num país pequeno… mas não tão pequeno como outros e isto prova que com outras mentalidades, podemos evoluir muito mais!!

          Mas o povo gosta é de ficar a ver casas dos degredos e votar em quem não devem…

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Mas eu não disse que uma coisa implica a outra, só constatei 2 factos.. Portugal é um país pequeno ( idêntico a uma região de Espanha que já chegou mesmo a ser), mas é altamente preconceituoso, chega a ser mesquinho mesmo, e se ha coisas boas no país, a mesquinhes perconceituosa é uma das coisas que mais devia evoluir para atenuar.

    8. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      A colocação de foto é um pouco duvidosa, a maioria dos sites que visitei (de língua inglesa) aconselhavam a apenas colocar foto se tal for pedido, para evitar que a apreciação/não-apreciação visual interfira numa eventual primeira escolha.

      1. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        Ora nem mais 😉

        (like)

      2. Avatar de Ana Sofia
        Ana Sofia

        Vi também. Sou do Brasil e prefiro procurar emprego em jobtonic.com.br. Não pede a colocação de foto. Por isso eu gosto dele.

    9. Avatar de Armando
      Armando

      Ui, tanta preocupação com as redes sociais na procura de emprego! E tudo porque esses inúteis dos recursos humanos, que em regra têm habilitações infinitamente inferiores às dos próprios candidatos, não sabem o que é trabalhar e preferem passar o dia todo a navegar na Internet e a avaliar perfis de pessoas nas redes sociais. No meu tempo, só enveredava por um curso de gestão de recursos humanos quem não tinha jeito para escrever, para fazer contas, para desenhar, na verdade, não tinha jeito para coisa nenhuma! Eram sempre os piores alunos da turma e só acabaram por tirar um curso superior porque foram obrigados pelos pais. Agora, é essa mesma geração de ignorantes que é responsável pelo recrutamento, por isso não me espanta que o façam à distância, comodamente, pela Internet. Nunca existiram tantas empresas de recrutamento, nunca houve tanto especialista a dar palpites sobre como arranjar emprego, e no entanto as taxas de desemprego subiram na mesma proporção e os desempregados de longa duração já não têm qualquer expectativa de vir a encontrar emprego até ao fim das suas vidas, o que só por si demonstra a inutilidade dessa classe profissional. O mercado de trabalho, aliás, funcionaria bem melhor se não estivesse entregue a essa gente. Por exemplo, foram eles os grandes responsáveis por terem convencido a sociedade de que “não existe emprego para a vida”, como se aspirar à estabilidade profissional fosse altamente censurável! Curiosamente, hoje em dia, ser gestor de recursos humanos, consultor ou assessor de uma qualquer porcaria são os únicos empregos bons e estáveis. Isto, claro, enquanto os empresários e os empregadores em geral continuarem a acreditar que esses indivíduos são indispensáveis, o que também não há-de durar para sempre.

    10. Avatar de Valter
      Valter

      Ainda ninguém escreveu das agências de trabalho temporário, que a meu ver por vezes complicam e poluem a procura de emprego.

    11. Avatar de André
      André

      Vi este artigo hoje.

      E concordo com alguns comentários aqui escritos.Eu sou mais um jovem(25) que sai da escola com 17 para ir trabalhar.Precisava e preciso.Tenho enviado muitas candidaturas e deixado muitos CVs com foto tipo passe,já aprimorei e já fiz uma apresentação mais limpa e mesmo assim não há jeito de aparecer,agora concorri para uma abertura de uma loja do tipo Belmiro(aliás já vai para 4º tentativa,qualquer esgotam-se as fichas),como escreveu e bem um colega acima,enquanto os RHs das empresas pedirem infinitas habilitações para fazer um simples trabalho de operador de caixa e outros tipos de trabalho assim,não vamos sair da cepa torta,e depois temos aqueles que engatam por serem amigo,do amigo do sobrinho,infelizmente não tenho Cunha no nome.

      Já corri tanta profissão,são é temporários,não estabilidade,gostaria de arranjar alguma coisa que me desse para uns meses ou anos.

      Até porque já me veio a ideia de invadir um estabelecimento,e não sair de lá até darem o trabalho,parece que andam a gozar com as pessoas,quem é que me paga a gasolina(eu já não ando ai para trás e para frente a procurar porque os €€ já voam)mas pode ser que um dia me passe dos corretos.

    12. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bom dia.

      Gostaria de colocar uma questão em relação a candidaturas de ofertas de emprego.
      Tenho feito umas pesquisas de eventuais ofertas de emprego e em alguns casos tem surgido um campo “Resume”, no qual se deve fazer um uploud de um ficheiro.
      Alguem me poderia certificar ao certo o que colocar neste campo, pressuponho que seja o género de carta de apresentação, mas estou um pouco a deriva com isso.

      Vive durante 15 anos fora de Portugal e agora decidi regressar e está na hora de um novo desafio.

      Cumprimentos e desde já agradeço por qualquer ajuda