Entrega do IRS começa hoje e termina a 31 de maio

34 Comentários

A partir de hoje e até ao próximo dia 31 de maio deverá proceder à entrega da sua declaração de IRS. O contribuinte pode fazê-lo através de Internet ou por papel. O prazo é único, independentemente do tipo de rendimento recebido no ano passado ou a forma como vão submeter submeter a declaração

Além da data há mais novidades!


Começou a contar o período para a entrega da declaração de Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS).  Este ano existem algumas novidades a começar pelo prazo único de 1 de abril a 31 de maio.

Outra das novidades é o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo. Para tal basta entrar no Portal das Finanças e verificar a declaração que foi automaticamente preenchida pelas finanças. Nestes casos o Governo prevê que os reembolsos aconteçam no prazo máximo de quinze dias. Para os restantes o prazo definido pelo Governo é de 30 dias.

Se tem um tempinho livre, trata já da sua declaração pois quanto mais rápido submeter mais rápido pode receber o reembolso, caso tenha direito a ele.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Pois, continuo é sem perceber porquê a necessidade do JAVA! Estou no estrangeiro, só tenho acesso ao PC da empresa e não consigo instalar o java para fazer o IRS. Alguém sabe um modo de contornar este problema?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      jPortable

      1. Avatar de João
        João

        Como é que funciona? Já Instalei na PEN mas não consigo correr!

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Fazendo o download do simulador não funciona ?

      1. Avatar de 123asdasd123123123123
        123asdasd123123123123

        funciona

  2. Avatar de rbnrdgz
    rbnrdgz

    *pequena correção na parte a negrito (Maio)

  3. Avatar de frco
    frco

    Já instalei o JAVA e atualizei o browser e mil por uma linha e a porcaria do JAVA continua a implicar… Também acontece a + alguém?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehhehe, não é o Java…é a Microsoft, que dificult aa vida a terceiros..já era de esperar…

      Faz em linux e vais ver que não tens problemas.

      1. Avatar de Aj
        Aj

        Funcionou no win10 sem problema, utilizem é o IE

    2. Avatar de LordSword
      LordSword

      O java funciona no internet explorer sem problemas, não funciona é no Edge.
      Caso tenha dificuldade em encontrar o Internet explorer no windows 10 procure-o em C:\Program Files (x86)\Internet Explorer\iexplore.exe (versão 32 bits) ou em C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe (versão 64 bits)

    3. Avatar de gilda
      gilda

      estou com o mesmo problema. esta treta do java
      e os dias a passar
      so mesmo em Portugal.

  4. Avatar de André Silva
    André Silva

    O Java atualmente só dá para o browser internet explorer… penso que à semelhança do ano passado no site das Finanças é disponibilizado um ficheiro pré instalação para proceder ao preenchimento do IRS de forma a contornar essa questão do Java

  5. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Com o Java e o Windows 10 abriu me o Internet Explorer. Nem o Mozilla me deu.

    Já fiz o meu hoje de manhã. E se não fosse um erro nas rendas de casa teria testado o automático. Tive de fazer manual, porque tive que corrigir o valor das rendas. Tinha rendas a mais.

  6. Avatar de amf
    amf

    a versao 52 do firefox bloqueia o java. instalei a verssao 51 e ficou a funcionar. desistalem a verssao 52 e instalem 51.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    O fisco disponibiliza o programa em download. Não precisa do browser.

    1. Avatar de xico fininho
      xico fininho

      Sugiro que acrescentem essa informação que o Redin forneceu. Escusam de desperdiçar tempo como eu a instalar e testar browsers. Comigo nem o IE funcionou

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Por acaso comigo até funcionou. Usei o Win10 com IE e o java. Mas o melhor mesmo é o programa para ficar mais descansado.

  8. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Dá com IExplorer, Edge, Safari e Chrome. O firefox Tal como já dito anteriormente só até versao 51

  9. Avatar de hjmargarido
    hjmargarido

    não aconselho a entregarem jáa quem tem regime de casado mas pretende fazer em separado pois está a dar diferenças de 300 a 400€ para quem efectuou a simulação dias antes…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Vai dar sempre diferença. Em separado, normalmente é menos do que em conjunto.

    2. Avatar de lino tavares
      lino tavares

      Boas
      Também me aconteceu a mim. No dia 31, em simulação, e entrega em separado era mais favorável.
      Hoje ao testar novamente, verifiquei que já não era assim e os valores alteraram-se
      Pelo que percebi a dedução à coleta tinha sido alterada.

  10. Avatar de A.M
    A.M

    Oficialmente começou hoje, eu enviei dia 30 de março e ja deu, e foi com o iexplorer com edge e Firefox não deu.

  11. Avatar de El PApa
    El PApa

    Nada disso… quem está a ter problemas instale o seguinte firefox: https://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/all/

    Escolham a língua e iniciem o download.
    Irá funcionar, garanto!
    Abraços!

  12. Avatar de Pedrito
    Pedrito

    Obrigado pela informação…. 31 de Maio faço o IRS

  13. Avatar de ZeGomes1972
    ZeGomes1972

    Sempre usei a aplicação e nunca usei o browser.

  14. Avatar de Manel
    Manel

    Para quem usa Linux use o gnome web (antigo epiphany) tem o Java funcional e funciona com o site das finanças… Chrome Firefox e derivados excluíram o java

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não percebo… sempre usei o IE, nunca tive problemas e o pessoal continua a falar do JAVA e do IE… é uma questão de minutos..até parece que vai-se apanhar virus e afins…

  16. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Que bela treta este ano.
    Sou trabalhador dependente, solteiro, sem filhos, que ganha o vencimento base (pouco mais que o SMN) mais subsídio de turno (sem contar com os feriados, conforme a escala). Os subsídios de Natal e de férias foram pagos em duodécimos.

    Tenho despesas gerais familiares em mais de 4 mil euros, despesas de educação em cerca de mil euros.
    Não possuo imóveis.

    E no fundo, meter os valores em Anexo H ou não meter, é a mesma coisa quer para o simulador, quer para o IRS automático.
    E o valor a receber é menos 30 euros que o ano passado.

    Vale de muito andar a pedir facturas, vale…

    1. Avatar de HáPoisé
      HáPoisé

      pedir faturas é ser funcionário (de borla) das finanças

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Tas melhor que eu.. eu tenho mais despesas que o ano passado principalmente a nivel de saude e educaçao, e vou receber menos 300 e tal euros que o ano passado.. mas tenho a certeza que o Costa o vai gastar bem na tasca a beber umas canecas com o compadre Centeno.

    3. Avatar de Contribuinte
      Contribuinte

      Antes de mais… nao esqueçam que se não descontaram IRS (Imposto retido na fonte) não podem receber nada.
      Depois se a empresa fizer mal os descontos de retenções na fonte, também conta.
      E o acerto final é sempre feito quando é entregue a Declaração de IRS às Finanças.
      As facturas e as despesas, podem servir apenas para não pagar IRS.
      Pior é nao pedir facturas com NIF para nada e depois reclamar que pagaram 100 ou 200 euros…
      E têm sempre o sorteio da “Fatura da Sorte”, ou seja, ao menos habilitam-se a tentar ganhar qq coisa.

  17. Avatar de Marques
    Marques

    depois de fazer o download do software do irs, pede a versão java JRE de 64bits versão 1.6.
    Ou seja, descarrego o programa deles e mesmo assim não funciona, alguém me ajuda?

  18. Avatar de Emília Ferreira
    Emília Ferreira

    podem me informar como consigo ver as despesas de saúde referente aos centros de saúde? só consigo ter acesso as taxas moderadoras dos hospitais, paguei taxas no centro de saúde e não consigo encontrar em lado nenhum

  19. Avatar de Ana
    Ana

    Espantosa a submissão à Apple e à Microsoft…