Então, Japão? Carros elétricos têm uma quota inferior a 2%

70 Comentários

O Japão não parece ser uma “maria-vai-com-as-outras”. Aliás, numa altura em que os carros elétricos estão, paulatinamente, a tomar conta da cena automóvel, o país mantém a quota de mercado dos eletrificados nos 2%…

Toyota Yaris

Apesar de ser pioneiro na eletrificação, apostando nos modelos híbridos, o Japão não tem alterado a sua estratégia, nos últimos anos. Resultado dessa estagnação é o destaque que (não) está a ser dado aos carros do momento: os elétricos.

Segundo o jornal Nikkei, dados da Japan Automobile Sales Association mostram que as vendas de carros 100% elétricos, no Japão, em novembro, foram de apenas 6429 unidades. Um número 9% menor do que o registado no mesmo período do ano passado.

Esta percentagem significa que os registos de modelos puramente elétricos representaram apenas 1,87% das vendas de automóveis no país. O nível mais baixo em 13 meses, desde outubro de 2022, e uma diferença de mais de 10 vezes em comparação com a China.

Nissan Sakura, dos elétricos mais vendidos no Japão

Os dados partilhados pela imprensa mostram também que das 6429 unidades registadas, 2725 unidades corresponderam a um único modelo, o Nissan Sakura (42% do total). Esta alternativa, ainda que popular entre os japoneses, por ser económica e compacta, viu as suas vendas interanuais caírem 22%.

Contrariando aquela que tem sido a tendência do mercado automóvel, o Japão inclina-se para os modelos híbridos. Aliás, estes representam 60% das vendas. Entre eles, está o Toyota Yaris, principalmente a versão híbrida, que atingiu vendas de 16.895 unidades, em novembro, tornando-se o automóvel da sua classe mais vendido do país.

 

Leia também:

Fabricantes pedem à UE uma categoria de carro elétrico semelhante aos kei cars japoneses

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    É uma oportunidade para a a BYD e a Tesla vão limparem o mercado…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Difícil. Os japoneses são extremamente fechados a tudo que seja produtos estrangeiros.A venda de veículos não japoneses é residual.

      Só muda quando os fabricantes japoneses começarem a apostar nos eléctricos.

      1. Avatar de somethingue
        somethingue

        fora marcas japonesas, só compram mercedes, bmw e outras marcas de luxo

        1. Avatar de Gringo Bandido
          Gringo Bandido

          Os japoneses não compram americanices, chevrolets e tal, não se deixam influnciar pelos filmes de hollywood, povo inteligente.

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            Com certeza não compram os carros chineses.

          2. Avatar de TS
            TS

            sim sim, pouquíssimos iphones no Japão lol

          3. Avatar de Tone
            Tone

            Até porque são poupados e teem muitas curvas 🙂

  2. Avatar de JL
    JL

    Então mas as ofertas alternativas elétricas da Toyota no seu pais não funcionam ? ainda para mais num pais que tem infraestrutura para eles ?

    1. Avatar de somethingue
      somethingue

      quais alternativas? acabaram de lançar o primeiro eletrico

      1. Avatar de JL
        JL

        Primeiro ? já conheço vários eléctricos da toyota há mais de 10 anos.

        1. Avatar de A
          A

          Electrico toyota ha mais de dez anos? Qual

          1. Avatar de JL
            JL

            RAV 4 , Mirai, iQ Ev

    2. Avatar de Jorge Mk.
      Jorge Mk.

      Precisamente porque os valores da marca estão alinhados com a cultura. A marca oferece como parte do portefolio uma solução que muitos procuram, mas afirmando bem que não é a sua identidade. E a forma de o fazer, é continuando a fabricar o que acreditam. Sendo pelo vistos o país fiel a esse mesmo principio.

      Não quer dizer que no futuro a marca não seja 100 % electricos , 100 % hidrogenio, 100 % qualquer outra forma de energia, mas no imediato tem de estudar por si o melhor trajecto. Não porque um autointitulado iluminado defende um principio, que todos os outros têm de o seguir como carneiros. E para os que o fazem, está igualmente tudo bem. Os electricos são um possivel caminho para uma solução, não o obrigatório caminho para lá chegar.

      1. Avatar de JL
        JL

        Já tem hidrogénio há 10 anos no japão e venderam menos de 5 mil unidades durante estes 10 anos.

        Eléctricos também tiveram, o rav 4 ev, o iq.

        Será por isso que o antigo CEO foi mandado para canto ?

        Quem quer seguir como carneiros são os mesmos de sempre, que não querem qualquer mudança.

        Existem várias soluções, até agora a mais promissora, tanto que eles já apostam tudo em baterias em estado sólido, para mim as vendas foram poucas devido à pouca oferta e os incentivos ser para algo que apostaram e não é viável, hidrogénio, por isso já o meterem de lado em relação aos ligeiros.

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Jorge, esquece estás a falar com um vendedor de carros elétricos….

          Não vale a pena, ele pega no que tu dizes altera e diz outra coisa.
          Para este tipo de indivíduos é ignorar, não vais aprender nada, não vais ensinar nada, só perder tempo.

          Da lhe a bicicleta e ponto.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não sou vendedor, sou utilizador.

            Eu não alterei nada, ou não sabe ler ?

            Só acrescentei informação.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah e como disse, nem todos seguem como carneiros, por isso você ter essa opinião..

  3. Avatar de Rui
    Rui

    A toyota ainda anda a brincar ao hidrogénio só agora é que finalmente percebeu que não ia funcionar

    1. Avatar de Nuno Palma
      Nuno Palma

      O hidrogénio é a única hipótese para os carros europeus e japoneses não desaparecerem. Não há qualquer hipótese em competir com os carros eléctricos chineses e se estas marcas forem por aí, vão desaparecer todas. Por isso a Toyota e BMW juntaram-se para desenvolver a tecnologia. É gestão básica.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Por isso é que já desistiram, mas porque achas que seria diferente se os chineses apostassem também no hidrogénio ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os chinos não tem know-how no hidrogénio. Tal como não têm na combustão. Está aposta da UEnos elektros foi o mesmo q entregar o ouro ao bandido.
          Felizmente já estão a reverter.

          1. Avatar de JL
            JL

            Até tem mais que o Japão, e o Japão até tem menos know que os Americanos, estes foram os primeiros a avançar com projetos de mobilidade em termos de hidrogénio.

            Sabia que a china é o maior produtor e consumidor mundial de hidrogénio ?

            Pois estão, já estão a investir (japoneses) menos em hidrogénio e mais noutras soluções, já que viram o barco a passar à frente…

      2. Avatar de JL
        JL

        Competem como, se são mais caros a comprar, e 20x mais caros a circular ?

        É por isso que os japoneses compraram muitos a hidrogênio ? Pois, só que não…

        1. Avatar de Nuno Palma
          Nuno Palma

          Os chineses também apostaram no motor de combustão. Compraste algum?
          A razão é a mesma. Mas não respondes à questão de fundo. As marcas europeias e japonesa não têm qualquer hipótese a competir com carros eléctricos chineses.

          1. Avatar de JL
            JL

            Comprei, no passado e já tive um electrico japonês.

            Têm, até porque também lá produzem, por alguma razão o fazem.

  4. Avatar de somethingue
    somethingue

    Então, Japão. LOL!

  5. Avatar de rUi
    rUi

    Gosto conduzir no Inverno. 90% dos carros eléctricos (a capacidade de bateria diminui drasticamente com frio e ainda é preciso ligar o aquecimento que reduz mais a bateria) não sai para rua. Menos carros na rua = menos transito

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Nem quero imaginar esses carros em países bem frios. Países nórdicos só se deve conseguir conduzir 2 dias ano. Nesses sítios não vendem nem 1.

      1. Avatar de JL
        JL

        Lol, sempre no reinanço

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Curiosamente na europa o país quem tem mais carros elétricos a circular é a noruega ahahhahahahahah

    2. Avatar de JL
      JL

      O que é drasticamente ? Por cá nem 5% se nota.

  6. Avatar de Jk
    Jk

    A cultura de carros a combustao no japao é muito forte
    eletricos???

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Ninguém percebe isso aqui, porque não têm nem nunca iriam ter a cultura automóvel que o japão tem comparado a eles, daí que os doentes dos eléctricos que vêem pa aqui dizer que poupam mais e que não tem manutenção, as coisas do costume é que ficam ofendidos quando um País não adere a moda deles, faz lembrar o pessoal dos LGBT a querer impingir a doutrina deles aos outros a força.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mostre lá um que esteja ofendido ?

      2. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Impringir é o que certos “elementos” deste blogue adoram fazer sem conhecer a realidade de cada um. Devem fumar “pilhas”… 😉

        1. Avatar de JL
          JL

          Que argumento mais tosco, não arranja outro ?

          Estamos aqui a trocar opiniões como sempre.

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Arranjo quando você deixar de ser parvo…

          2. Avatar de JL
            JL

            Quem o está a ser é você e não eu, que não respeita a opinião dos outros.

      3. Avatar de Faiscas
        Faiscas

        Por vezes ter um elétrico é porque simplesmente não quer pagar impostos… Eu tenho casa , eletricidade e água grátis e carrego o carro á pato… E nunca defendi o carro elétrico… Apenas para mim é o ideal…

  7. Avatar de Simão
    Simão

    Parecem ser um tipos com juizo 🙂

  8. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    O Japão está muito mais à frente do que vocês pensam. O Japão tem comboios. Não precisam de carros.

    1. Avatar de JL
      JL

      e dos rápidos que nem uma bala. hehe

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        E então ? Já sabes qual é o país com melhor cobertura de rede ferroviária ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Há muitos com boa cobertura, até na Europa. O sistema deles é privado e funciona muito bem, mas com maior cobertura não sei se será..m

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      É raro eu elogiar alguém nas caixas de comentários, mas há cada gajo (neste caso só um, mas é melhor que nada) com razão!

  9. Avatar de JL
    JL

    O Japão apostou no “cavalo” errado, e agora está a perder com isso, sendo que é considerado um autêntico fracasso, como aliás, a toyota já tinha dito:

    https://www.popularmechanics.com/science/green-tech/a42665011/japan-hydrogen-energy-failure/

  10. Avatar de fm
    fm

    prova de inteligencia

    1. Avatar de JL
      JL

      os que apostam e perder também se acham inteligentes, simplesmente apostaram mal. LOOOOL

  11. Avatar de PJA
    PJA

    Tirando os casos dos Países Baixos e Noruega, estes são os valores normais pelo mundo fora. Não sei qual é a surpresa. 

    1. Avatar de JL
      JL

      Quota de mercado é diferente de total de electrificados, e aqui não é apenas eléctricos, são estes mais os híbridos Portugal tem mais de 60 % de quota de mercado dos electrificados.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Electrificados não sao BEV.

        1. Avatar de JL
          JL

          Foi isso que eu disse.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não se entusiasme.
            Por esse prima o Japão tem +de 60% de electrificados
            “Aliás, estes representam 60% das vendas. ” Está no texto deste artigo.

            VC não resiste a aproveitar uma pequena gralha q existe no início do texto, q só é gralha se levar o termo a peito, para fazer logo uma tempestade num copo de água. Loool

          2. Avatar de JL
            JL

            Mais um que não leu o que disse.

            O PJA disse que corresponde aos valores normais excepto aqueles 2 paises.

            Agora é ler o resto, porque eu não criei gralha nenhuma.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            ” aqui não é apenas eléctricos, são estes mais os híbridos Portugal tem mais de 60 % de quota de mercado dos electrificados.”
            Claramente VC está a insinuar que o Japão consegue os 1.8% à custa dos electrificados, aproveitando a “gralha” do artigo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não estou não.

            Está bem bem claro, eu referia me aos paises da Europa que o PJA diz ser idêntico, o de entendi que ele se referia ao número total de EV em relação aos demais no nosso e noutros países da Europa.

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Itália, Polónia,Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Estónia, Grécia, Eslováquia e quase q Espanha vão pelo mesmo caminho.

    1. Avatar de JL
      JL

      Todos eles muitos melhores que o Japão, quando se aposta no cavalo errado é o que dá.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem por isso. Alguns estão abaixo e outros um pouco acima.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pelo que vi na acea, todos acima…. E bem acima.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja a Eslováquia, por exemplo. 1.2%. portanto bem abaixo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eslováquia

            Jan-Sept – 2.4 %
            Sept — 3%

            Arranja outro ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Não sei como fez isso, no meu dá 2.4%

            Ah já percebi, tinha de ir buscar os números mais baixos que encontrou, meta o resto do ano……. Não tenha medos…

            Looool

            https://ibb.co/ryWhtFV

            Vou já vender o carro… Loooool

  13. Avatar de Infinity
    Infinity

    Por que são inteligentes

    1. Avatar de JL
      JL

      São , mas apostaram no cavalo errado.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O futuro o dirá.
        Por enquanto continuam top líderes mundiais a aumentar vendas e a alargar distâncias para o 2⁰ colocado que está em perdas constantes.
        Os q se deixaram influenciar pelas politiquisses da UE estão a passar um mau bocado e tlv já não venham a recuperar. Claramente, até ver, esses sim, apostaram mal.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ena, a Europa agora controla tudo ? controla americanos, asiáticos, japoneses, realmente somos o centro do mundo.

          Então quem aposta bem são aqueles que estão a perder ?

          Gostei do seu sentido, quando quer jogar poker comigo ?

  14. Avatar de Manel
    Manel

    Japão pais envelhecido com dificuldade em mudar, China e Coreia do Sul países de gente que arrisca.

  15. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    No Japão têm uma coisa chamada comboios de alta velocidade. Ninguém precisa de carro lá.