Ensino Superior: Se for para estas regiões pode ter bolsa de 1700 euros

6 Comentários

O tempo ainda é de férias, mas é hora também de começar a pensar qual o curso que pretende tirar (se for caso disso). As candidaturas ao Ensino Superior começam já esta sexta.-feira e há apoios interessantes para quem pretender estudar em algumas regiões.

As candidaturas aos apoios começam já esta sexta-feira, dia 7 de agosto.

Ensino Superior: Se for para estas regiões pode ter bolsa de 1700 euros


Se se candidatar ao Ensino Superior em determinadas regiões fique a saber que há bolsas de 1700 euros (valor anual). O Programa terá 2230 novas bolsas disponíveis, correspondendo a um aumento de 18% em relação ao ano letivo atual. Com este reforço mais do que se duplica o número de novas bolsas disponíveis em 2014-2015, ano em que foi lançado o programa.

Regiões que podem dar acesso a bolsa no Ensino Superior…

As novas bolsas previstas são distribuídas pelas várias regiões, registando-se um aumento no número de bolsas disponíveis em todas as regiões, como mostra o quadro seguinte:

 

Ensino Superior: Se for para estas regiões pode ter bolsa de 1700 euros

O valor de cada bolsa individual do Programa +Superior é de 1700 euros (montante atribuído anualmente). No caso dos estudantes que ingressam em cursos técnicos superiores profissionais, bem como aqueles que integram o contingente do concurso especial para a frequência do ensino superior destinado a maiores de 23 anos, a bolsa atribuída é majorada em 15%.

O prazo para candidatura à atribuição de novas bolsas de mobilidade terá início em simultâneo com a candidatura à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2020, a 7 de agosto, e decorre até ao dia 15 de novembro de 2020.

 

Programa +Superior

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Basta ser aluno de fora de Portugal que recebe pouco menos que isso por mês (!!!). Chega a ser ridículo que uma pessoa que nem vai a 30% das aulas faz mais dinheiro que outra pessoa a trabalhar 8 horas por dia (por vezes mais e sem serem pagas).

    1. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      Qurm precisa de ir para o ensino superior es tu.
      Aprendera fazer conta, é 1700 anual… E miserável a Bolsa 141 mês.
      Não sei que trabalhos tu fazes mas se ganhas menos de 630 mês ordenado mínimo 8horas..
      Estas muito mal.. Então menos de 141 mês a fazer 8 horas mais Val te matares qye não andas aqui afazer nada…

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        Jorge, o Filipe disse “aluno fora de Portugal”, e sabes qual é o pior? é que tem razão!

        Ainda há pouco tempo, na universidade onde estudei tínhamos estudantes internacionais que ganhavam do gov português 800€/MÊS para estudar aqui 1 ano.
        Eu quase sempre tive bolsa, pois tinha necessidades financeiras, e o valor nunca passou dos 250/mes!

        Agora tirem as vossas conclusões.

        1. Avatar de ze
          ze

          Se fores aluno cá e tiveres uma bolsa para fora, da FCT ou outra também recebes em alguns casos mais de 2000€ mensais, que não te dão para muito. Com bolsa de 250€ por mês é facil, é não escolher nenhuma capital de distrito e arranjar um part-time.
          Eu trabalhei full-time cerca de 12h por dia durante toda a minha faculdade, nunca precisei de bolsa nem de ajudas, ainda tinha dinheiro para borgas e férias.
          Em vez de se queixarem encontrem soluções, nunca comparem a vossa vida com a dos outros e desenvolvam caracter. No final do dia isso vai ser bem mais valorizado que fulano que foi para universidade XPTO que os pais pagaram tudo e que depois não tem a ética, profissionalismo e savoir-faire do pobretanas ao lado.

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Quando vi os 1700 já me ia candidatar a um curso de técnico superior de aplicação exterior de ladrilhos, no instituto superior de Cu-de-Judas… Depois li que era anual e não mensal 🙁

  3. Avatar de Jracho
    Jracho

    Fiz a minha licenciatura com um pé na tuga e outro na Republica Checa.
    O que sobressalta já entre os dois países é que no segundo em questão, o ensino superior público é totalmente grátis para os alunos oriundos do mesmo pais. Tanto as propinas bem como a residência. O passe para os transportes tem um desconto de 75%. O cartão da universidade dá descontos por exemplo de 25% em voos da Ryanair, 50% em restaurantes aderentes e para instituições bancárias os alunos estão isentos de pagar comissões ou taxas de anuidade.
    E é a República Checa e não a vizinha super-poderosa Alemanha.

    Como disse no inicio do comentário, tive com um pé em Portugal e na Republica Checa. Os amigos que por lá fiz, ficavam de boca aberta quando afirmava que tinha que pagar 1000€ de propinas anuais, 200€ por mês referente a alojamento e que por cada ida a casa gastava em transportes 20€.
    Daí entender o porquê de Passos Coelho querer tanto que fossemos procurar o nosso futuro pela Europa fora, e sinceramente em nada estou arrependido. Estamos tão à frente mas tão atrás em tantas coisas.
    Não é desinvestimento investir em três fatores sociais e críticos tão vitais para um país, Sáude, Educação e Transporte.