Ensino Superior 2018: Colocações da 1ª fase já disponíveis online

22 Comentários

Já estão disponíveis os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior. Segundo dados do próprio Ministério da Educação, há 73 mil novos estudantes no ensino superior público, incluindo cerca de 65,5 mil estudantes nos cursos de licenciatura e mestrados integrados e cerca de 7,5 mil estudantes nos cursos técnicos superiores profissionais.

Se é candidato ao Ensino Superior, saiba já se foi colocado.


Encontra-se concluída a primeira fase do concurso nacional de acesso (CNA) ao ensino superior público, estando colocados 43 992 novos estudantes, tendo por base a candidatura, nesta 1ª fase, de 49 362 candidatos. Corresponde a uma taxa de sucesso de candidaturas de 89% (maior taxa de sucesso desde 2013-2014).

Os dados disponibilizadas pelo Ministério da Educação revelam um aumento de candidatos em instituições no interior (regiões de menor pressão demográfica), as quais tiveram mais 1.2% de candidatos em 1.ª opção e aumentaram o seu peso relativo no total de colocados.

Os resultados da primeira fase do concurso estão já disponíveis na Internet. Para saber se foi colocado, aceda aqui.


Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Tanta vaga em Engenharia Civil ainda por preencher.Como é possível ?? Um dos cursos mais prestigiantes que sempre existiu.Não entendo isto. 😐

    1. Avatar de User Pplware
      User Pplware

      Acabou a fase do betão. 🙂

    2. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Se não existe trabalho estar a seguir essa área seria uma péssima aposta.
      E prestigio? Só se for devido às enormes ligações políticas… derrapagens monetárias e afins.

    3. Avatar de Simples
      Simples

      Simples. Não dá emprego. Não tem futuro.

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Para que ir pá faculdade? Só fiz o 12 ano e recebo 4500 por mes em Hamburgo e tenho uma vida melhor que muitos mestrados em Lisboa infelizmente para eles.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Talvez não saibas mas há coisas bem mais importantes e gratificantes que o dinheiro. O conhecimento, por exemplo, torna-te numa pessoa melhor.

      1. Avatar de Unknown
        Unknown

        Andei no ISCTE e conhecimento que aprendi foi so o basico…a maioria aprende-se no mundo do trabalho. Alem do mais as pessoas nos exames era tudo a copiar uns pelos outros por isso não é nas universidades que se aprende mas por trabalho autonomo e no mundo empresarial

        1. Avatar de LR
          LR

          Claro, basta assistir a um par de episódios do Dr. House, ver 3 ou 4 videos de cirurgias no Youtube, e estamos aptos a fazer uma cirurgia, certo?
          O que dizes terá alguma parte de razão, os conhecimentos práticos são adquiridos ou consolidados pela experiência, mas não se pode generalizar.

          1. Avatar de pia
            pia

            Há cadaveres e livros a espera de você.

      2. Avatar de pia
        pia

        E quem disse que fazer faculdade/universidade de fará ter conhecimento? Um bando de zé-droginha, esquedista. Vale mais ler um livro.

        1. Avatar de Entitulados estes.
          Entitulados estes.

          Talvez ter frequentado faculdades. Ter conversas com pessoas que frequentaram faculdades e ter conversas com quem não frequentou.
          O facto de ter passado por esa experiência acrescenta valor à uma pessoa.
          Valor que trabalhar em trabalhos sem especialização nunca irão dar.

        2. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          Se for as faculdades do Brasil aí sim é preciso ter muito cuidado. Conheço informáticos que lá tiraram o curso e nada sabem fazer.

    2. Avatar de LR
      LR

      Claro, tens toda a razão. E depois, quando precisasses de um médico, um farmacêutico, um engenheiro, um veterinário, um dentista, um arquiteto, etc, ias adorar ser atendido por curiosos, patos-bravos sem conhecimentos técnicos e científicos, que em vez de te resolver o problema, o iriam aumentar. Iluminado…

    3. Avatar de User Pplware
      User Pplware

      Concordo, quem não tem vocação para prosseguir os estudos não o deve fazer só porque os outros dizem que é melhor.

      1. Avatar de LR
        LR

        Apesar de não concordar com o Guilherme, concordo contigo. Há imensa gente que insiste em prosseguir os estudos, apenas porque os outros dizem ou pressionam para o fazer, quando o que deveriam fazer era optar por um curso profissional, ou algo semelhante. E, por outro lado, talvez se percam excelentes profissionais, porque têm vocação e vontade, mas não têm possibilidades de prosseguir os seus estudos.

    4. Avatar de ivan
      ivan

      Comentário bem triste mas pronto cada um mostra a cultura que tem

      1. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        Só é triste por ser verdadeiro.

    5. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Se tivesses estudado agora estarias a ganhar bem mais aí. 🙂

      1. Avatar de pia
        pia

        Não é verdade. Está cheio de gente com diploma de universidade a vender pasteis e bugigangas na rua

        1. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          Estava a falar da Alemanha, não Portugal.
          Mas claro, em qualquer país é preciso escolher bem o curso.

    6. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      +Guilherme tu vais para a faculdade para aprender de tudo para quando chegar a altura de trabalhares podes trabalhar em muitas áreas da informática. De qualquer maneira, parabéns, gosto de ouvir histórias de sucesso no exterior.