Encomendas com valor abaixo de 150 euros vão passar a ter uma taxa

148 Comentários

A União Europeia (UE) vai acabar com a isenção de taxas para encomendas de valor inferior a 150 euros destinadas a consumidores no espaço comunitário.

Encomendas com valor abaixo de 150 euros vão passar a ter uma taxa


Medida surge como resposta ao elevado volume de importações baratas de fora da UE

Atualmente, as remessas até 150 € provenientes de países fora da UE estão isentas de direitos aduaneiros, mas o novo acordo prevê que essas encomendas passem a estar sujeitas a taxação “a partir do primeiro euro”.

A decisão foi alcançada durante a reunião dos ministros das Finanças da UE (ECOFIN) e surge como resposta ao elevado volume de importações baratas de fora da União, nomeadamente da Ásia. Segundo a Comissão Europeia, em 2024 foram registadas cerca de 4,6 mil milhões de encomendas de baixo valor, uma média de aproximadamente 12 milhões por dia, das quais 91 % provinham da China.

A entrada em vigor desta medida poderá ocorrer mais cedo do que previsto, apesar de inicialmente pensada para 2028, está agora a ser debatida uma implementação até 2026.

Comentários

148

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maçã podre
    Maçã podre

    quero sair do raio do EEE, só chulos, Dass já metem nojo, mas a carneirada deve gostar, mais ninguém faz barulho

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      a medida é sensata e peca por tardia, não há motivo para fazer barulho quando o objectivo é a protecção da economia

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Proteção da economia?
        Que economia proteges ao sacar mais dinheiro ao consumidor final?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          potencias a compra dentro do EEE, fazes com o dinheiro circule nesse espaço e pague impostos nesse espaço. no final do dia proteges empresas e empregos..
          quem não entende isso nem devia opinar sobre estas e outras medidas que pecam por tardias

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Mas alguém vai comprar na UE por causa disso?!?!!?

          2. Avatar de ´LoveRoot
            ´LoveRoot

            No meu caso os 99% artigos que compro não há a venda na Europa, logo está prejudicar o consumidor e as empresas de transporte europeias que sempre vão ganhando algum.

          3. Avatar de Razor
            Razor

            Proteges tudo menos o feu proprio bolso

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          diriges a compra para ser feita dentro do EEE, fazes com o dinheiro circule nesse espaço e pague impostos nesse espaço. no final do dia proteges empresas e empregos..
          quem não entende isso nem devia opinar sobre estas e outras medidas que pecam por tardias

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          diriges a compra para ser feita dentro do EEE, fazes com o dinheiro circule nesse espaço e pague impostos nesse espaço. no final do dia proteges empresas e empregos..
          quem não entende isso nem devia opinar sobre estas e outras medidas que pecam por tardias

        4. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          diriges a compra para ser feita dentro do EEE, fazes com o dinheiro circule nesse espaço e pague impostos nesse espaço. no final do dia proteges empresas e empregos..

          1. Avatar de Rafael Domingos
            Rafael Domingos

            Para proteger empresas, consumidores e trabalhadores, nunca deviam ter sido deslocalizadas certas industrias da UE. Agora querem correr atrás do prejuízo, pagando o Zé, mas o Povinho, já que parece que o Fonseca A. fala de barriga cheia.

          2. Avatar de Rúben
            Rúben

            Controlas a economia e condicionas onde o consumidor pode gastar, mas isso acaba por prejudicar quem compra. Muitos produtos vendidos no EEE têm margens muito superiores apesar de serem exatamente os mesmos artigos importados da Ásia. Quando retiras ao consumidor o acesso a alternativas mais baratas, não estás a proteger a produção europeia — estás apenas a garantir que ele paga muito mais pelo mesmo produto.

            Por isso, chamar a isto “proteção da economia” é discutível. Na prática, funciona mais como um mecanismo de controlo do mercado, onde a concorrência externa é limitada e o poder de compra do consumidor é sacrificado.

          3. Avatar de Alfie
            Alfie

            Ou seja: proteger o capital. Capital esse que não soube inovar nem rendibilizar. Só teve e tem como objectivo o lucro fácil.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            As empresas da EEE fecham cá as fábricas e abrem-nas na Índia e na China e agora queres proteger essas empresas?
            O único problema é que aquilo a que chamas “proteger empresas” não passa de “chular o consumidor”.
            Não proteges emprego nenhum, antes pelo contrário já que o que compras vem da china na mesma.

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            empresas europeias mudaram a sua produção para países onde era mais barato produzir, principalmente por salarios reduzidos, precisamente porque o consumidor queria mais barato.. não calcularam o risco e hoje em dia esses países fabricam tudo sozinhos e ainda mais barato, mas a verdade é que essas empresas empregam muita gente na europa, apenas a manufactura é externalizada, ao estarem a comprar fora e não apoiarem a nossa economia estão a ditar o encerramento dessas empresas com mão de obra qualificada e não com empregos de segunda como manufactura que pode ser mobilizado para qualquer lado

          6. Avatar de PGR
            PGR

            Explica-me como posso optar por uma compra na EEE, se um produto que compro (ex.) no Aliexpress que custa Y e na EEE custa Y x3.
            Será que ainda te lembras de como o Canibal Silva destruiu a nossa maior valia (industria siderúrgica e metalomecânica pesada) nos anos 80 ??!!
            Alem de que estarmos a comprar em PT 2025 produtos de alguém que já vive em 2050 (pela lógica seriam até mais caros).
            ((cheira-me a laivos de Trampismo (e sim!! com “a”) por aqui))…

          7. Avatar de PJA
            PJA

            Zé Fonseca A. Comentário correto e concordo. Só faltou, mencionar quem começou essa corrida aos baixos salários foram os EUA.

          8. Avatar de Zé

            Falas muito mas não dizes nada de jeito. Diz lá como é que “dirigo a compra para ser feita dentro do EEE” duma cena de 0.99€ no AliExpress.

        5. Avatar de Mapril
          Mapril

          Olha, desde logo porque faz concorrência desleal ao comércio local que vende os mesmos produtos com 23% de IVA em cima.

          1. Avatar de DRam
            DRam

            Tu claramente nunca fizeste compras no aliexpress ou na temu. Quando tu vais pagar tens lá o iva já incluido a taxa de 23%. A unica concorrencia desleal é muitas empresas europeias ou america comprarem estes mesmos produtos poem a sua marca e depois vendem 3 ou 4 vezes mais o que eles pagaram.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Comprei um adaptador de cartões sim por 0,67€ da Noosy e vi exactamente o mesmo à venda na fnac por 7€ dentro do uma caixa de outra marca. Mas dentro dessa caixa estava a embalagem original da Noosy à vista!
            Um markup superior a 900%…

          3. Avatar de Mike
            Mike

            @Nuno: e se tu trabalhasses na cadeia de distribuição da Fnac, também te contentavas a ganhar a miséria que os chineses ganham? Se sim, então concordaria em não aplicar esta lei, mas como deve saber, os ordenados e custo de vida na Europa são bem diferentes da China, por isso é normal que um mesmo produto que vê no Aliexpress por um valor, seja na Fnac mais caro: a Fnac tem de pagar renda, luz, funcionários, investir em stock e ainda dar lucro (não vão trabalhar apenas para pagarem despesas)…
            Parece injusto, porque é apetecível poder comprar muito mais barato, mas aos poucos as empresas europeias deixam de vender, despedem funcionários, fecham e nós depois nem guito para comprar no Aliexpress temos com o subsídio de desemprego… Temos que saber pensar mais além quando se trata da nossa economia, para proteger os nossos empregos…

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            2 pontos apenas.
            Primeiro, um chinês que trabalha nesta área ganha mais do que se ganha na fnac. A não ser que na fnac já andem a ganhar acima de 1300€.
            Segundo, se a fnac tem lucros de milhões ao ano, nao estão a trabalhar para pagar as despesas…
            Terceiro (extra), não deve haver nada que se venda na fnac que não se arranje mais barato noutras lojas de Portugal ou da Europa… Pelo menos eu compro sempre onde é mais barato e não compro nunca na fnac…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      E que barulho fazes tu?
      Independentemente das taxas, sair seria a pior coisa que nos poderia acontecer. Ou és muito novo para te lembrares de como era Portugal antes de entrarmos para a União Europeia, ou então a idade fez com que te começasses a esquecer.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Típico comentário do Zé da tasca que não percebe ponta de nada mas que se considera superior à “carneirada”.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Quando a “carneirada” é carneirada quem tiver dois olhos vê logo que é superior à dita carneirada pois sósabe agir para aonde aponta o nariz e de preferência, já agora, que lhe digam para onde apontar! Não se diz isto às claras, por ser feio ou deselegante, mas tal não deixa de ser verdade.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E os ingleses, fizeram isso… inflação de 9,4% e anda pelos 5%, aos dias de hoje. Já avançaram com tarifas, em vários casos, 100% acima das da UE (como é o caso do alumínio).
      Diferença? Não há 800000 milhões de perfis, online, a falar delas.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Os ingleses? Ó meu caro, tenho um cunhado inglês! Não diga isso que é mentira! Os britânicos, mas sobretudo os ingleses maldizer o dia do brexit! Um tipo que fazia 150 a 200 mil libras ano, hoje se fizer metade disso está com sorte! Deixe de espalhar mentiras porque todas as semanas falamos uns com os outros e sei bem o que o cidadão comum em Inglaterra sente hoje.

    5. Avatar de Maçã Fresquinha
      Maçã Fresquinha

      Mas alguma coisa o impede de mudar de Pais ???
      Se é assim tão pouco pertencente ao rebanho… o que é que ainda cá anda a fazer ???
      Os reis dos comentários… pousaste a Mini na taberna antes ou depois de fazer esse comentário ???

    6. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Se gostas tanto dos produtos chinocas podes ir viver para a china, tenho a certeza que a CCP vai adorar receber te..

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Gosta ele e gostamos todos que é o que há para comprar.
        A diferença é que uns compram a dar lucros de 10% aos fabricantes enquanto outros compram por cá, a dar lucros de 100%, 200% ou 300% à loja da sua preferência…

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Comentário completamente disparatado, só serve para semear ódios. As pessoas ganharam muito menos do que as empresas, e essas empresas também são comunistas?

    7. Avatar de Mapril
      Mapril

      Maçã podre é seu nome? Agora já percebo o seu comentário…

    8. Avatar de Jose
      Jose

      Qye maçã tão podre! Nem sei como pode viver num inferno como este: ocidental, europeu e português! Que horror.

    9. Avatar de Grunho
      Grunho

      Estás agora a ver o que são os parasitas de Bruxelas. Em 1986 quando aderimos íamos ganhar o mesmo que eles e ter o mesmo nível de vida. Viu-se.

  2. Avatar de GAMBITO
    GAMBITO

    Como há elevado valor de encomendas, vamos faturar à custa do povo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      a ideia é que haja uma possibilidade justa de concorrência e potenciar o consumo dentro do EEE.
      no final ganhamos todos

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        O consumo no EEE ? Com o nosso salário e os preços praticados ? Como é que isso vai fazer com que os Portugueses ganhem alguma coisa ?

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          O problema são 630000 milhões, de dólares, que o governo chinês subsidia, as exportações.
          Um exemplo simples: se você comprar 130 euros, de produtos chineses, os 2 euros, de portes, só são válidos, do aeroporto, de Lisboa, e alfândega, até sua casa. Os 54, da viagem, são pagos pelo governo chinês.
          Está a ver onde ganha alguma coisa…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tem graça que quando devolvi um telemóvel para a China os CTT só me cobraram 9,80€.
            Foi o governo chinês que pagou o resto?
            Ou os 250€ que poupei eram só lucro da loja?
            E como é que em Espanha um topo de gama da Samsung custa menos 300€ que por cá? Será o governo chinês?

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Que baixar o SEU salario para produzir mais barato? A questão não é o salário, mas o pouco poder de compra dos portugueses- mas mal habituados – que os faz comprar gato por lebre e criar desemprego e desinvestimento na economia nacional. Qualquer dia só há trabalhos de bandeja na mão. Como a inteligência não abunda, toca a ajudar os outros a utilizar a tecnologia que criamos e deveria encher-nos os bolsos, para termos produtos feitos por criança, escravos, gente muito explorada e/ou mal paga. Em vez de fazermos tudo como já fizemos, é maus fácil mandar fazer os outros! Esse foi o princípio de toda a desgraça nacional e sujeição deste país desde há uns séculos para cá! Gostam muito de mostrar, puxar pela coisa que pensa é que é complicado. É melhor ver os outros a suar, pois no pátrio chão é uma vergonha dizer que se trabalha e investe com vista a um futuro melhor.

      2. Avatar de Rafael Domingos
        Rafael Domingos

        Isso devia ser feito, “trazendo de novo” a industria para a UE.
        Aquela que foi sendo deslocalizada ao longo dos anos com a desculpa que na China eram mais competitivos…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          com ordenados de 150€ mensais não é desculpa, é real. a meu ver o risco não justificada o beneficio e isso agora está-se a ver, mas a alternativa é destruires a europa e todos os seus empregos

          1. Avatar de AidaIA
            AidaIA

            Não é real, é mentira. O salário médio é muito semelhante ao nosso.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            O salário médio na china é mais de 1200€. Tens de sair dos anos 90 que estamos em 2025!

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            As empresas chinesas passaram o seu fabrico para India, Vietnam, Malásia, a pagar $2000 por ano.
            Mesmo assim na China os trabalhadores das fábricas ganham 350€ mês, muito longe do salário médio da China e com especial atenção que são semanas de 60h de trabalho apenas com 1 dia de descanso.
            Cuidado com ideia que a China agora é fixe, tens duas chinas diferentes.

      3. Avatar de GAMBITO
        GAMBITO

        Invistam na maquinização e na formação dos trabalhadores. Todos fazem o grosso na China e India, aqui fazem acabamentos e quando a China faz o mesmo mais barato, vamos rebentar com o consumidor. É que nunca é o consumidor rico, é sempre contra o pobre.
        Como é que querem competir em termos industriais com a China se mandaram a industria para lá? Ainda por cima cá querem industrias limpas.
        Onde está o mercado livre?
        Regular salários é que nada…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          e como competes com ordenados de 150€ mensais?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            150€ mensais?
            Mas vocês vivem em que mundo?
            Façam uma viagem à china e depois percebam que não se ganha menos do que por cá!
            O salário médio na china em 2024 foi de 1218€/mês.
            Falar em 150€ é não querer sequer conhecer a realidade e continuar a viver nos anos 90.
            Portugal teve um crescimento económico de 1.5% ao ano nos últimos 30 anos. A China? Mais de 8% ao ano!!!
            Um Chinês compra um carro novo com menos de 50% do esforço de um europeu!

          2. Avatar de AidaIA
            AidaIA

            Este ainda vive no passado longínquo.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            A título de comparação, nos últimos 30 anos Portugal cresceu 54% e a China mais de 1000%…

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Ninguém falou da China, só vocês.
            As empresas chinesas passaram o seu fabrico para India, Vietnam, Malásia, a pagar $2000 por ano.
            Mesmo assim na China os trabalhadores das fábricas ganham 350€ mês, muito longe do salário médio da China e com especial atenção que são semanas de 60h de trabalho apenas com 1 dia de descanso.
            Cuidado com ideia que a China agora é fixe, tens duas chinas diferentes.

          5. Avatar de Jose
            Jose

            Há aqui “alienados” que julgam que todos os chineses ganham bem! “Esquecem” a China rural fora dos grandes centros reconstruídos de propósito para serem a amostra da china comunista/capitalista! Chegaram ao ponto de terem desteuido zonas históricas para construir um bairro mais moderno e a expular pessoas das suas casas casas ao ponto de as cercar com poços e estradas! A maior parte da China, só tem acesso a melhores transportes (cópia ocidental nunca esquecer, mas mais necessário naquela geografia) para irem trabalhar para esses centros, e nem todos pagam bem! Falam de 1.300€ e que vivem no ano 2050! Mas a grande maioria não ganha isso, nem por esses salários podem produzir tanto a baixo preço, mesmo subsidiado. Nem por tere. Cidades cheias de leds e néon tanto ao gosto dos orientais, nem vivem nos anos 2050! Sabem lá voces como viveremos daqui a 25 anos! Tanto querem mostrar que as pontes caem e as estradas duram 4 anos! Isso que aqui dizem, é treta! Nada do que usamos foi invenção chinesa nem criaram nada disruptivo na nossa vida, como este meio, por exemplo. Criado e inventado no Ocidente. Até hoje, nada do que usamos é algo que alguma vez foi inventado na China ou sequer tenhamos, na verdade necessidade alguma!

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Parece que descobriste a pólvora… Só que não…

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Zé, continuas a acreditar no mito dos salários baixos…
            Numa fabrica na China, ganhas tanto ou mais que numa fábrica em Portugal! Trabalho nume empresa com produção na China e não ganho 15% a mais que eles.
            A única diferença é as chefias, que na Europa ganham muito mais que os trabalhadores e na China ganham pouco mais.

          8. Avatar de Mike
            Mike

            @Nuno: está a referir-se à China de 2025 aqui na terra ou em Marte? É que segundo notícias vindas da China daqui da terra em Outubro de 2025, o valor médio mais alto de vencimento é em Shanghai e ronda os $378 por mês, ou seja, muito longe de, por exemplo, o ordenado mínimo em Portugal ou os 1200€ que refere:

            “As of October 2025, Shanghai has the highest monthly minimum wage among 31 provinces (RMB 2,740/US$378 per month), and Beijing has the highest hourly minimum wage (RMB 27.7/US$3.7 per hour).”

            https://www.china-briefing.com/news/minimum-wages-china/

            Eu é que pergunto em que mundo é que vive… 😉

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estás a falar de uma publicação que fala do salário mínimo. Eu estou a falar do salário médio verdadeiro.
            Eu trabalho numa empresa que produz 90% na China, vou lá várias vezes ao ano e só dói que falo. Vocês acreditam nos mitos do passado…
            Nós últimos 30 anos a economia de Portugal cresceu 54% e a da China cresceu mais de 1000%…
            Continuem a acreditar que eles ganham mal que só se enterram!
            Tenho colegas que há 20 anos ganhavam 240€/mês e hoje ganham 1500€/mês na mesma categoria que sempre estiveram.
            Mas continuem a ler notícias de m3rd4 sem sequer as saber interpretar sem nunca lá terem metido os pés nem verem a evolução a cada meio ano que só vos faz bem. Dizem que a ignorância é uma benção!

          10. Avatar de Mike
            Mike

            @Nuno: se a empresa onde trabalhas produz 90% na China e os teus colegas chineses ganham 1.500€/mês, não estou a perceber porque é que ainda continua a produzir 90% na China, porque em Portugal podia produzir o mesmo a pagar os mesmos 1.500€/mês e poupava no transporte dos produtos vindos da China… há aí qualquer coisa que não bate certo…

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            O que não bate certo é em primeiro lugar a carga fiscal abusiva de Portugal.
            Em segundo é a falta de condições para criar empresas novas e os espaços limitados.
            Em terceiro lugar toda a tecnologia associada é produzida na China e teria de ser importada e pagar milhões em taxas.
            A quarta é que exportar para o mundo inteiro é mais barato a partir de um pais com uma infraestrutura preparada para isso do que a partir de um país que nem o que importa consegue entregar a tempo…
            Experimenta meter um português, um alemão e um chines numa sala. Ensina-os a operar uma máquina que nunca viram, com uma formação extensiva de 2 semanas sem parar, e no fim vai perceber que a produtividade do chinês é de longe superior.
            Não há reclamações. Não há queixas aos chefes. Não há criticas nenhumas.
            Há uma mentalidade cultivada ao longo de anos que os faz procurar soluções e não problemas.
            Cada problema que encontram procuram a solução. Os europeus reclamam r esperam que o chefe resolva. O chefe reclama ao seu chefe. Esse reclama acima… E quando chega a alguém que nem faz ideia do que se está a passar, já o chinês tem o problema resolvido.
            Não foi à toa que já o disse aqui que a principal diferença de pagamento é nas chefias onde o chefe chinês ganha pouco mais que o trabalhador…

    2. Avatar de daniel
      daniel

      sempre foi asiim!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    As encomendas do Aliexpress pagam IVA a 23% há já algum tempo. Querem colocar mais impostos?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      esperemos que sim, devia ser a 100%.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E porque não pedir simplesmente aos tugas para darem dinheiro aos mais ricos do país?
        Não vai dar ao mesmo?

      2. Avatar de daniel
        daniel

        o zé é sempre o burro do costume!

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O IVA já é cobrado (e não é 23%, são 10% a 150%, dependendo do produto) para validar entrada na União europeia. Quando recebe, uma factura, o IVA aparece mas, se for ver, os detalhes, vai notar diferenças, entre o que pagou e o valor apresentado. 99,9999% clientes acha que é por causa do câmbio… as facturas são emitidas, depois do pagamento da tarifa de importação. Daí actualizar os valores, na factura, como se fosse IVA normal.
      Foi a forma, da UE, validar as importações, baratas, da China. Se comprar 50000 euros, vai pagar as taxas e o IVA. Em vários casos, podem passar dos 80%, além dos custos de alfândega.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Não sei jamais comprei algo lá! A minha casa tem tudo o que mais moderno existe e não há nada feito na China! Se houvesse não teria comprado. Portanto, não me afecta nada aumento de taxas, nem sei o que raio precisam tanto de comprar? Come-se?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Andas tão enganado que até o aparelho que usaste para escrever isto tem componentes chineses…

  4. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    Sinceramente, considero uma boa medida porque acaba com a vantagem injusta que vendedores de fora da UE tinham, protege empresas europeias, reduz fraude e subdeclarações, melhora o controlo de qualidade e segurança dos produtos que entram no mercado da UE.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      unico comentário sensato até agora

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não, não e não. Se eu posso comprar um cabo USB e carregador por 9,99€ porque raio achas melhor comprar o mesmo produto por 32€ numa loja de frança?
      Que empresas proteges? A empresa francesa que me chula uma batelada de dinheiro em lucro?
      Que controlo de qualidade melhora e como? E a segurança? Explica lá como se eu fosse muito burro.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        E se lhe disser que a loja francesa ganha 8 euros, por esse cabo? É que é 100% certo que esse cabo, foi fabricado, na China e vendido a 63 cêntimos, em lotes de 500 cabos, que essa loja comprou. Depois pagou tarifas, IVA e a taxa de importação, ficou em 24 euros. O cabo que você paga 10 euros, são os cabos que não passaram no controlo de qualidade e que, é bem provável, que analisados, fossem dados como proibidos, na UE.
        Se for ler as informações, vai ver que aquela Televisão de 7000 euros, que você comprou, 100% das peças, foram produzidas, na China. A montagem foi feita na Itália, com um preço de custo de 530 euros. Você pagou o resto. É verdade que pode conseguir coisas mais baratas, só que, 99,9999999% das vezes, o que você compra, é de qualidade muitíssimo inferior. Também há casos, em que lojas (100% online!) vendem produtos chineses, de 40 cêntimos, a 60 euros, dizendo serem europeus… 99,999% nunca lê as letrinhas pequenas.

        1. Avatar de EC
          EC

          Duvido muito que as fábricas chinesas produzam com distinção de qualidade entre os produtos para consumo interno e para exportação. Num mundo perfeito, seria assim. Infelizmente, o controle de qualidade é apenas uma ilusão. Eu importo regularmente produtos, tanto tecnológicos quanto não tecnológicos, para o meu negócio, e a AT apenas verifica se o produto possui o certificado CE, mas não valida a sua autenticidade nem inspeciona o material. E os chineses sabem dessa falta de rigor e continuam com suas artimanhas. Portanto, essa falta de verificação compromete a sensação de um ‘melhor’ controle de qualidade

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Dó dizes merda. Literalmente!

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Tretas! Tenho imensos equipamentos e compro apenas marcas europeias ou norte-americanas por preços idênticos. Procure que encontra!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Dá lá 2 ou 3 exemplos sff em vez de mandares a malta procurar…
            Que marca europeia de telemóvel usas? Carro? Eletrodomésticos? Lâmpadas? Televisão? Routers?

      2. Avatar de Tou Só a Ver
        Tou Só a Ver

        E esse cabo custa 32 € numa loja em França, sendo que no fundo eles também o compraram por 9,99 € na China

        1. Avatar de DRam
          DRam

          Ou até por menos, se for pelo alibaba, onde ai encontras os fabricantes mas tens de tratar de mais burocracia.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não são as unicas alternativas que tens

      4. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        Podes dizer que “não” as vezes que quiseres, não faz com que a realidade mude. E acredita.. isso é válido não só para este teu comentário ..

      5. Avatar de Jose
        Jose

        Anda a comprar mal os cabos. Pois se ver há cabos de 34€ feitos na China. Só que com menor qualidade.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Se gastares 10€ num cabo feito na China por uma marca chinesa boa tens um cabo bem melhor que os da Apple que também são feitos na China…

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Nem mais! Só um tolo alimenta o tacho de quem nos chama inimigo e um alvo abater!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E ao comprares cá o produto do inimigo 4x mais caro o que muda?
        Ficas mais pobre e os ricos ficam mais ricos.
        E o que faz o pobre? Compra pelo preço.
        E o que fazem os ricos? Mudam a produção para a China…
        É um ciclo sem fim que só vai acabar quando não puderes comprar nada…

  5. Avatar de znax
    znax

    Aqui vamos nós…
    União Comunista Europeia… taxar taxar taxar

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não sabia que os EUA também eram comunistas com esta história das taxas

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Quer comparar o poderio dos EUA com a Europa? Por favor.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          A Europa, U.E., é só a segunda maior economia mundial apesar da propaganda que aqui somos forçados a ler pelo “rebanho”! Já agora, compro produtos europeus de qualidade quase ao mesmo dos chineses! Essa treta de ser barato é uma falsa questão quando a China faz Dumping e subsidia a exportação ao máximo para prejudicar a economia europeia. Por vezes evito comprar marcas europeias que fabricam na China! Não apoio quem me vai prejudicar no fim. Isso é estúpido e ilógico.

  6. Avatar de Moina
    Moina

    É porque está a mexer com bolsa de algum amigalhaço ou amigalhaços e há que taxar…. isto daqui a pouco começa a ficar pior que na China….

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Muitas das encomendas vão continuar sem pagar taxas… porque vão “passar” por países como a Holanda e só depois são enviadas para os restantes países.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Passar pela Holanda não muda absolutamente nada…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Lei é europeia… você está a dizer que a Holanda saiu da União Europeia?
      As tarifas, já são aplicadas, em qualquer porto, aeroporto, fronteira ou estação de comboio, de entrada na União Europeia. Seja lá de onde forem… a única diferença é que, se a sua encomenda, entrar, por Roterdão, se for passível de IVA, em vez de pagar 16%, paga 23%, porque é o destino final. Foi a única diferença, adicionada em 2018, para evitar a operação Holanda, onde só cobravam tarifas/IVA, com base no valor local, sem validar o destino. Países, como Malta e Chipre (que tinham IVA de 8%) conseguiram milhões, de milhões, em importações. Com essa alteração, acabaram-se as revendas.

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Como já era de esperar, mas uma taxa para os pobres.
    A UE só descança quando exterminar a classe média e ficar tudo pobre.

    Talvez seja por isso a importação em massa de pessoas do terceiro mundo, já vêm habituadas.

    A UE tem de acabar ou substituir totalmente o comando por pessoas que realmente respeitem e gostem do povo europeu.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pobres? Pessoas individuais que pagam 700000 euros, anualmente, em importações chinesas, de baixo custo?
      Ou será as comissões, das operações bancárias no valor de 983000 milhões de euros, anuais?
      É que dão receitas fiscais de 16000 milhões de euros, por ano, só que se fossem taxas, seriam 120000 milhões.

  9. Avatar de Faria G.
    Faria G.

    Finalmente!! Trabalho na indústria têxtil e aquilo que assistimos nos últimos anos é vergonhoso. Uma total concorrência desleal.
    Quantas marcas já não fecharam muito à custa de t-shirts da TEMU a 0,50€.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Desleal? Compra um t-shirt na shein por 5€ e compra uma à tua escolha em portugal até 25€ e depois compara e explica-me qual a melhor e como é que isso é possível.
      E já agora, procura uma marca textil de Portugal onde os donos não sejam milionários só para eu saber…

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        A empresa chinesa pode despejar 700000000 milhões de metros cúbicos, de substâncias tóxicas, nos oceanos, e pagar 36 cêntimos, por dia, a cada um dos 900000 funcionários. E se a sua camisola durar 2 meses, você já paga 600 camisolas. Pode comprar outra, mais 300 vezes.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Sabes que eu tenho a sorte/azar de trabalhar numa empresa com a produção maioritariamente na china e com a exceção dos diretores, todos os funcionários chineses ganham mais que os portugueses.
          Mas pelos teus comentários já percebi que és mesmo bom é a inventar números, portanto continua lá na tua ignorância enquanto te vão ao bolso…
          Também deves ser daqueles que baixam as calças quando apanham o sabonete para facilitar a vida aos outros…

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto, basicamente a Desunião Europeia está a fazer o mesmo que o Trump fez no início do ano e que todos ficaram escandalizados…. aqui a questão é que esta taxa é apenas e só para o chamado “Zé povinho”. Qualquer dia com a instabilidade e insegurança toda que já há, vai começar a haver rebelião do Zé povinho… ai vai vai…

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A UE já fez isso… em 2017. Foi o que levou ao Brexit. 90000 milhões de perfis portugueses, nem deram por isso.
      Hoje, acham que é super novidade.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        90 mil milhões? Tal azeiteiro!

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Trump aplicou taxas sem critério, baseado em questões políticas. Isto tem objetivos claros, proteger a economia europeia de um país muito forte. Pode-se não concordar, mas é diferente.

  11. Avatar de ºOº
    ºOº

    Eu quero comprar um produto que fora da UE que custa 100€ e dentro da UE custa 180€, onde é que eu ganho no meio disto tudo mesmo? Todos os meses o meu patrão vai me dar a diferença a mais no ordenado por ter comprar dentro da UE?
    Os parasitas que deixem o livre mercado circular.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ganhas que os ricos continuam a ter fonte de rendimento sem fazer ponta de corno e é à tua custa!

      1. Avatar de ºOº
        ºOº

        Eu não quero saber se os ricos ficam cada vez mais ricos, eu quero é pagar menos pelo mesmo produto.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Mas quem faz as leis está a borrifar-se para ti e para mim e só quer encher o bolso a quem já nem consegue contar tanto dinheiro…

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ao quereres pagar cada vez menos um dia na consegues pagar nem pelo produto nem por comida

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E a China gasta 85%, do PIB europeu, em subsídios, para exportação.
      Se você poder abrir uma empresa, que pague 300 euros, de salário mensal, por 300 horas, de trabalho mensal, com o governo a dar-lhe 80000 milhões, em subsídios, se você exportar 80000 milhões, é concorrência?

      1. Avatar de ºOº
        ºOº

        A única coisa que me preocupa é a minha carteira e não a dos outros.

        1. Avatar de Alberto Grijó
          Alberto Grijó

          E as empresas pensam o mesmo nas carteiras deles e não a dos consumidores. E agora como ficamos?

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Ficamos que o pais e a UE anda tudo a saque contra o povo. Mas eles la inventam um pretexto para justificar as accoes deles. Conselho de ultima hora: Enviem o Bruno Nunes para gerir a Uniao Europeia e daqui por 5 anos ja se veem melhorias tanto para empresas Europeias quanto para as pessoas. Estas taxas e taxinhas a mim cheira-me que vai servir para financiar a guerra. Ja deve estar a bater saldo negativo nas contas da UE ahaha.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            Não diga disparates, salazarista.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Esqueçam que a China vai-nos engolir!!!! durante anos, toda a produçao ia para a China, muitos ganharam lucros bestiais, agora chegou a FACTURA!!!!

  13. Avatar de Sheik
    Sheik

    Quando o trump põe tarifas os bem pensantes dizem logo que quem vai sofrer é o povo Americano . Quando a UE faz o mesmo é bom para a economia e protege o emprego.

  14. Avatar de piscas
    piscas

    Quando o Trump aumenta as tarifas vêm logo os bem pensantes dizer que é uma medida estúpida que apenas prejudica o povo americano. Quando é a UE a fazer o mesmo é bom para a economia e para o emprego

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Mas, as tarifas já existem!!!! Desde 1 de Janeiro, de 2018, que são aplicadas… foi a razão para o Brexit! (99999 biliões de perfis já nem se lembram, sem irem pagar 3000 euros, ao ChatGPT)
      Há é uma excepção, que tem sido abusada, por individuais e empresas.
      Acho giro, ninguém entender como é que uma empresa chinesa, teve 983000 milhões, em dólares americanos, de lucros líquidos, em 2024. Depois, recebeu 760000 milhões, em subsídios estatais e cobra 80%, a cada revendedor, que venda produtos próprios, na rede digital, deles.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Essa é que é essa….
      Mas o pior é que a UE fazia isso muito antes das tarifas de Trump. Basta ver os carros.

    3. Avatar de PJA
      PJA

      As tarifas aplicadas pelo Trump é o mesmo que esta decisão?

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Putin não começa a mandar as bombas porque? Reset total please

  16. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Sem concorrência é que é bom à boa maneira liberal/maçónica, espero que a República Popular da China avance de imediato com processo judicial contra os criminosos de Bruxelas, esta medida vai não só prejudicar a economia e as empresas na Europa como também roubar os Portugueses que pagarão muito mais por artigos que o comércio e retalho em Portugal e na Europa compra na China a preços muitos baixos e em grandes quantidades que depois são vendidos no mercado português pelo triplo ou quádruplo do preço.

    Portugal tem de sair imediatamente da união europeia (ue), basta de tirania, basta de liberalismo.

  17. Avatar de Chalupa
    Chalupa

    O socialismo têm um preço. Azar.

  18. Avatar de fonseca
    fonseca

    Tantos comentários e ninguem tocou na Pilula dourada ! A uniao europeia PRECISA DE DINHEIRO para mandar prá ucrania, pronto é isto, o resto é ruido

  19. Avatar de Simão
    Simão

    Não está tudo certo nem tudo errado.
    A Europa anda há dezenas de anos a acabar com tudo que é produtivo e a mandar fazer na china pois era mais barato.
    Agora querem taxar tudo e mais alguma coisa?
    É sabido que muitas coisas não valem um cigarro queimado, são feitas com produtos que cá são proibidos e fazem mal à saúde, e isso seria uma coisa a ter em conta, mas por outrolado quando decidiram andar a pagar para se deixar de fazer cá e mandar fazer fora já devia ter a noção que por aqueles lados não há restrições como as nossas etc……..

    O que andaram a fazer (e ainda fazem) foi dar know how aos chineses que criaram uma rede de instalações e infraestruturas em que agora não mais chegaremos ao nível deles.

    Quiseram deixar a Europa exactamente como está; à mercê do “exterior”.
    Pensaram que iamos todos ser ricos e não precisávamos de cultivar e de pescar etc……. e comprar mais barato fora.
    Agora não temos know how, nem infraestruturas, nem dinheiro.

    antigamente os Chineses andavam de bicicleta e nós de carro, agora andam eles de Carro e em breve nós de bicicleta.

  20. Avatar de Alberto Grijó
    Alberto Grijó

    Mas… se começarem a colocar o vosso nif empresarial na morada, e se forem exportadores e importadores, as encomendas nunca ficam presas nem pagam taxas adicionais. É o que se passa aqui por exemplo connosco aqui na empresa.
    Esta medida serve para proteção das empresas nacionais que já são apertadas com imensas obrigações legais e impostos.
    É uma lei justa. Obviamente que o consumidor final está a borrifar-se para isto e quer tudo pelo menor preço.

    1. Avatar de DRam
      DRam

      Vamos lá ver o consumidor final do dinheiro que ganhou paga iva em todas as compras que faz, paga impostos sobre coisas que possui ou usufrui(por exemplo imi, taxa para a rtp, para ter carro e usufruir dele precisa de pagar iuc, precisa de pagar a inspeccao e seguro e em ambos os casos tambem pagas iva quando compras o carro para alem do iva tens de pagar o registo), quando recebe ordenado paga seguranca social e irs. Gostas muito lei justas mas uma lei que protege os bolsos do tuga dos constantes roubos com taxas e taxinhas é que nunca mais sai e isso é que era justo.

    2. Avatar de DRam
      DRam

      Para alem que os gastos com essas obrigacoes e impostos sao sempre passadas ao consumidor final.

  21. Avatar de Stanley
    Stanley

    Chineses safados e suas fábricas de entulhos.

  22. Avatar de Sail
    Sail

    Onde anda nesta medida o tão afamado comercio global que eles dizem que é bom? Parece me que o protecionismo é que entrou nesta medida. Se querem que as pessoas comprem na UE baixem o valor da taxa de transporte 😛

  23. Avatar de fonseca
    fonseca

    porque precisam de quantidades maciças de $$ , só juntar as peças do puzzle , nem escondem , mostram e falam das coisas é descarada , todos os pretextos são válidos , aqui vai mais uma peça , vá agora coloquem tudo onde encaixa.

    https: //executivedigest.sapo.pt/novas-regras-europeias-podem-aumentar-em-15-cent-litro-o-preco-da-gasolina-especialista-explica-impacto-da-medida-em-portugal/

  24. Avatar de Factos
    Factos

    Nada que uns cravos e uma ida ao Marquês num sábado à tarde não resolva.

  25. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais dinheiro para os politicos.
    Impostos, taxas, regulamentinhos é só que se pensa no Ocidente depois admiram-se da estagnação e decadência.

  26. Avatar de Luisa12
    Luisa12

    Esta medida está a ser mal implementada, as grandes empresas continuam a mandar fabricar tudo na china e outros paises pobres e no final fazem a ultima alteração ao produto e chamam lhe produto europeu… enquanto este scam moderno continuar a mercado nao vai ser justo para ninguem, só estao a cavar um poço casa vez mais fundo… mas como esses políticos da União Europeia adoram o comunismo caminhamos todos de mãos dadas para o precipício

  27. Avatar de Hélio
    Hélio

    comprar na europa??? mas os meios de produção já sairam todos da europa. A europa ja nao produz nada de relevo. isso é só taxar os erros cometidos.

    1. Avatar de Carlos David
      Carlos David

      Não é comprar na Europa, é comprar em lojas Europeias. Onde as coisas custam mais do dobro (por vezes muito mais) que do na China e se calhar até vêm de lá.
      Eles querem banir o que vem da china porque é barato e forçar as pessoas a desperdiçar dinheiro a comprar essas coisas cá muito mais caras.

  28. Avatar de saposalhxoxo
    saposalhxoxo

    Eu faço encomendas de 9 cêntimos da CHina. Qual é o problema?

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Quando sair essa lei paga alfandega em tudo

  29. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E depois ainda dizem que o Trump está errado ! Taxas a 100% ou produção na europa mas esta CE é muito fraquinha !

  30. Avatar de PJA
    PJA

    Compreende-se que haja uma grande insatisfação, ninguém quer pagar mais por produto. De certeza, se um luxemburguês paga 10 € por um cabo USB não quer pagar 30 €, óbvio. O problema, é que para ele que ganha 47 € por hora é “chato” para um português que ganha 13 € é uma fortuna. 
    Infelizmente, ganhamos pouco, e é evidente que esta medida é dirigida aos consumidores, e pior para os mais pobres.

  31. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    Filhos da p….. E só para Prejudicar o pobre mal temos dinheiro para viver
    E sair da UE e acabar com estas tretas tou farto só nos godem

  32. Avatar de Sílvia
    Sílvia

    Apesar de eu ser consumidora desses produtos concordo com estas medidas

  33. Avatar de Tono das iscas
    Tono das iscas

    Taxar porquê? É melhor comprar aos revendedores que abrem cá casas dos chineses e depois levam couro e cabelo. Afinal não sejam contra o Trump pois a Europa está a ficar igual.

  34. Avatar de Hugo
    Hugo

    Anda tudo tonto ?
    Que eu saiba já pagamos o IVA nos produtos importados fora do espaço europeu , e isto já acontece há uns 2/3 anos.
    Antes , sim , tínhamos isenção do pagamento de impostos consoante apetecia aos funcionários aduaneiros porque em algumas encomendas que eles selecionavam , mandavam para casa uma cartinha a pedir o comprovativo (fatura) da compra , esses fulanos eram um atraso de vida a economia. Depois que passou a ser obrigatório o pagamento do IVA em todas as encomendas , o próprio IVA já é cobrado pelo vendedor e depois entrega esse IVA ao país de destino , foi a melhor coisa que fizeram para nos livrarmos dos melgas da autoridade aduaneira.
    E falo por experiência porque como importo muitas merdas andavam sempre em cima de mim , talvez na esperança de receberem um dinheirinho extra , mas como nunca facilitei eu era sempre perseguido , por cada artigo comprado obrigavam-me a levar o screenshot da página onde constava o preço e o produto, depois obrigavam-me a levar o comprovativo do pagamento em PDF e ainda obrigavam-me a levar o extrato bancário onde fosse possível ver a transação daquele valor pago. Era uma perseguição que me faziam , mas , eu , com muita paciência , fazia todas as baboseiras.
    Esses FDP eram tão saca*as que muitas das importações não atingiam o valor para tributação , o que faziam eles? Não libertavam as minhas encomendas quando as recebiam , juntavam as mesmas durante umas 3 semanas e depois pediam os comprovativos de cada encomenda , alegavam que a soma das encomendas era superior oa valor de isenção e taxavam todas. Cheguei e ter cerca de 50 encomendas retidas , os FDP obrigaram-me a ir a um despachante par fazer o despacho das encomendas , e lá fui eu para o despachante (pagando o serviço de despacho além do valor do IVA + valor impresso + 8 euros cobrados pelos ctt por cada encomenda) , mas nunca me verguei.
    Repito, desde que passamos a pagar o IVA ao vendedor , acabou este “inferno”.

    Porque tenho que importar? Porque importo peças electrónicas que não vendem em mais lado nenhum , se todos os aparelhos atualmente praticamente são feitos na China , obviamente que as peças dos mesmos tem que vir da China.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Estás a misturar/confundir 2 coisas independentes.
      Uma coisa é o IVA, outra coisa são as taxas aduaneiras…
      A isenção de pagamento do IVA acabou há 3 anos.
      A isenção de taxas aduaneiras abaixo de 150€ está para acabar agora…

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Agora vais pagar o iva + alfandega ate 150 euros antes so pagavas o iva apenas e agora vai terminar isso

  35. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    E depois ainda falam do Trump…
    O dinheiro tem de entrar seja como for…

    1. Avatar de Cassiano
      Cassiano

      O problema é mundial! A China há anos vem destruindo silenciosamente nossas industrias… oferecendo produtos a 0,99. O problema será quando a China completar seu plano de dependência onde esse produto de 0,99 será vendido a 7,00 ja que eles serão os únicos a fabricarem o mesmo… estamos dando poder para uma economia escravista e antes vale pagar mais protegendo a economia local do que incentivando o consumo de produtos da Asia. É o famoso ditado onde o “barato sai caro”… Os governos viram isso tarde e agora o mundo está pagando esse preço da dependência asiatica vendo suas industrias e arrecadações reduzirem… cabe de alguma maneira os governos inventivarem a indústria local, se não o fizerem, irão buscar através de taxas equalizar as arrecadações e encarecer o produto asiatico…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Se a China fizesse isso, continuavaba der mais barato do que cá.
        E a China é o produtor. As lojas de cá são só intermediários.
        A China já é a produtora exclusiva de maior parte dos produtos pelo que essa teoria não assenta…

  36. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    So tontos!
    A Europa está no fim. Perdeu relevância!
    Agora é só USA e China.
    O resto é paisagem.
    98% de tudo é fabricado na China!
    A China é a fábrica do mundo.
    Ponto final.

    Querem é vender o MESMO produto aqui na Europa mas a preços exorbitantes.

    Proteger empresas e empregos?
    Então vou criar uma empresa online de importação da china e cobrarei o triplo do preço a vocês.
    Dêem me vosso dinheiro e ajudem aqui o meu “comércio” europeu.

    O que vai acontecer?
    Não se compra e acabou.
    Não há dinheiro, não há vício.
    Eu não vou encher a barriga a pançudos europeus que vão servir de meros intermediários de produtos chineses mas a cobrar o triplo ou mais de preço.

    Avé socialismo. Agora aguentem.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Quem domina o parlamento europeu é a direita. Devem ser socialistas de direita, nos tempos modernos inventa-se tudo.