Semana de 4 dias é inviável para muitas empresas. Mas já há alternativa

51 Comentários

Depois do choque laboral da mudança forçada e repentina para o teletrabalho durante a pandemia, as empresas estão a tentar reencontrar o equilíbrio para enfrentar o próximo grande desafio: aproveitar a eficiência que a tecnologia traz para reduzir a semana de trabalho para 32 horas.


 

A tónica é colocada na jornada de trabalho de quatro dias, mas nem todos os setores podem prescindir de um dia por semana, pelo que já estão a ser propostas alternativas.

Os últimos estudos efetuados pela organização 4 Day Week Global indicam que o modelo de 8 horas é obsoleto, porque o tempo real de trabalho está mais próximo das 33 horas. As restantes 7 horas são mero presenteísmo e tempo desperdiçado em tarefas não otimizadas.

Estes dados defendem as hipóteses de quem considera que o modelo de 32 horas de trabalho semanal é o que melhor responde à realidade das necessidades das empresas e dos trabalhadores, proporcionando flexibilidade laboral, bem-estar e aumento da produtividade através da adoção de processos mais eficientes nas empresas.

 

Contudo, há empresas que precisam de 5 dias semanais

Mas nem todas as empresas conseguem abdicar de um dia de trabalho e, por isso, surge uma nova proposta: em vez de distribuir o dia de trabalho por 4 dias de 8 horas, é necessário um dia de trabalho de 6,5 horas durante 5 dias por semana. Este modelo já foi testado na Suécia com resultados positivos e muitas empresas utilizam-no durante os meses de verão num formato de jornada de trabalho intensiva.

Espaço de coworking para trabalho híbrido ou remoto

Antes de iniciar os vários programas-piloto de 4 dias de trabalho que já foram lançados em diferentes partes do mundo, todas as empresas devem passar por um período de formação e otimização dos seus processos. É impossível fazer em 4 dias o que anteriormente era feito em 5 dias sem implementar muitas mudanças.

Este processo baseia-se na promoção do empenho dos trabalhadores e na melhoria da produtividade, utilizando as ferramentas tecnológicas adequadas a cada empresa e otimizando todos os seus processos para evitar duplicações ou gestão desnecessária. Resumidamente, tornar produtivo cada minuto passado no trabalho.

 

Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, maior empenho

Os resultados do projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias no Reino Unido sugerem que a redução do horário de trabalho traz benefícios tanto para as empresas como para os trabalhadores. Por um lado, um dia de trabalho mais realista permite a 54% dos trabalhadores conciliar melhor a vida profissional e familiar. Ao disporem de mais tempo livre para atividades físicas e de lazer:

  • 39% afirmaram estar menos stressados;
  • 71% referiram menos fadiga no trabalho;
  • Diminuição de 65% dos dias de ausência por doença;
  • Redução de 57% na rotatividade e nas intenções de demissão nas empresas que o implementaram.

 

Leia também…

China proíbe funcionários governamentais de usarem o iPhone no trabalho

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Há sempre um mas nestas notícias.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Pois claro que há e vai sempre haver, há profissões que isto dos 4 dias não tem qualquer viabilidade, é bom para quem está num escritório, se calhar quem trabalhe em manutenção já nem por isso.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Há fábricas a trabalhar 24/7
        Há centrais de serviços, como eletricidade, água, gás, etc também 24/7

        Concordo com uma coisa, 8h de trabalho por dia 5 dias por semana, não é rentável.
        Pior que isso é a implementação de 15 dias mensais 12h.

        O rendimento de um funcionário 8h já é o que é, fazer 35h semanais a turno de 12h. É o mesmo que estarem a fazer turnos de 35h semanais e trabalhar 5 dias
        É só um desperdício de recursos para a empresa.

        Como não podemos ter empresas a trabalhar 4dias por semana.
        Essas deviam optar por redução de horas diárias.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Estudasses, ninguém diz que é para todos, muito pelo contrário, será essencialmente para funções onde usas a massa cinzenta

        1. Avatar de Zé Fonseca Noob
          Zé Fonseca Noob

          Oh tu, quando precisares de net em casa, ou ovos no frigorifico, ou o carro a funcionar, espero que com a tua masssa cizenta gigante não precises de ninguém para te ajudar.

        2. Avatar de Oscar
          Oscar

          Amigo, calado era um poeta, pois assumiu logo que não tenho estudos e partiu para o insulto, revela e bem que não usa massa cinzenta nessa cabeça…

          Pois tenho estudos superiores e ao contrario do que pensa não trabalho o tempo todo dentro de um escritório como muitos, tenho de andar nos locais de trabalho também já para não falar das responsabilidades que tenho, mas sabe lá você disso…

          1. Avatar de LR
            LR

            Este Zá Fonseca, é sempre assim, não ligue

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tanto caixa de supermercado com licenciatura

        3. Avatar de Ifm
          Ifm

          Sabe ao menos a minha formação, e o meu trabalho???

          Para você estar em casa a fazer o seu teletrabalho e limpar o frigorífico como um aspirador com pernas.

          Há Eng com mais massa cinzenta que a sua, a trabalhar no campo a por a estrutura do país a funcionar.

          As profissões mais importantes de uma sociedade são aquelas que tem de trabalhar 24/7.

          Desde médicos, enfermeiros, todo o SNS, há justiça como polícias, a estrutura onde a nossa sociedade assenta.

          O teu trabalho aposto sem saber que é muito menos preciso que de um médico, e que a tua massa cinzenta é inferior.
          Aliás a tua massa é inferior a do homem do lixo.
          Só pelo teu comentário

          1. Avatar de José
            José

            Nos trabalhos, não profissões. que exigem 24/07 há (deve haver) turnos de trabalho! Não se pode exigir a ninguém – sem consequências graves para a saúde, – que faça profissão num trabalho que exija estar continuamente pronto 24/07. Partindo deste prossuposto, quem trabalha nesse sector pode muito bem apenas trabalhar 4 dias por semana, pois irá descansar mais e estar mais atento, com outra vantagem, irá dar espaço a mais alguns postos de trabalho. Isso sim, é o ideal para todos, trabalhar e descansar para poder viver a sua vida, que também faz parte importante da nossa existência! Ninguém é cavalo de corrida. Trabalhei durante anos das 8.30H às 23/24H por dia, e, paguei cara a “brincadeira” – era jovem e cheio de “genica” – e agora? Quem paga a má qualidade de vida que tenho? Vários esgotamentos com que deram problemas de saúde parta o resto da vida, e a somar a isso, tendo corrido o risco de ficar cego? Mais valia ter ganho menos e dedicar mais à família e a passear! Pois morremos fica cá tudo, 10 anos depois de “partimos” já poucos sabem que andamos por cá, 100 anos nem desconfiam! Quantos conhecem o nome dos seus bisavós? Há coisas mais importantes na vida do que trabalhar. Não fomos feitos para tanto, nem para tanta exigência estúpida em que vivemos actualmente!

  2. Avatar de rui
    rui

    “Semana de 4 dias” é apenas uma maneira de promover pessoas preguiçosas.

    1. Avatar de João
      João

      Trabalhe 7 dias por então.

      1. Avatar de Jackline
        Jackline

        Não trabalhe nem um dia, “por então”.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Com certeza.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E não esquecer o absurdo de dias de férias e feriados que o pessoal tem.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          UM absurdo..ferias…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 temos é que promover mais dias e mais horas de trabalho. Não menos

      1. Avatar de João
        João

        Só tem patrão chorão aqui. Estão a achar ruim, fechem as portas e procurem um emprego.

      2. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Temos é de promover mais produtividade. “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Homem que é homem trabalha até à cova e vê a vida a passar. Flex dos drones favoritos dos chefes!

    5. Avatar de José
      José

      Fale por si!

    6. Avatar de PP
      PP

      Tal e qual! 55 a 60 horas semanais como nos estados unidos! Seja qual for a profissão. Estando as mesmas englobadas no salário que já existe, senão lá se vai a competitividade.
      Na agricultura, nas pescas, na indústria, faz todo o sentido. E trabalhar presencialmente essas horas aos que fazem trabalho de escritório, porque não sofre nada deve receber! Ponto!

  3. Avatar de Marko
    Marko

    Quando chegar a Portugal, se chegar já estamos todos a descansar em paz não se preocupem!

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Semana de 4 dias e 6 horas diarias com 1 h de almoco, e assim la fora e em Portugal também devia ser

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Lá fora onde???

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Deixe-se de delírios mentais. Tenha mais juízo. Aqui não é a “República das bananas”.

    3. Avatar de Ifm
      Ifm

      4 dias a trabalhar 5h?? Haha

      E com a pausa para o lanche não??

    4. Avatar de GM
      GM

      Faz antes o inverso. Semana de trabalho com 2 dias, 1H de trabalho diária incluindo 1H de almoço. Essa sim, é a semana laboral ideal. Entra às 12H, sai às 13H e pelo meio tem 1H de almoço. Serve?

    5. Avatar de PP
      PP

      55 a 60 horas de trabalho presencial! O Elon Musk assim decidiu, e a Tesla prospera. Sem sofrimento não há ganho!

      1. Avatar de cenas
        cenas

        A Tesla, não a força braçal. O patrão e não os funcionários.

        É claro o seu posicionamento sobre esta questão. O que se calhar é um pouco triste visto que, possivelmente, a sua conta bancária nada tem a ver com a da classe que defende.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Por favor, deixem-se de delírios mentais. Por este pensar qualquer dia nem se trabalha e ainda se ganha o ordenado. Isto são delírios de utopias.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      O que interessa é o nível de produtividade e não o tempo de trabalho.

      1. Avatar de José
        José

        Pois nisso estamos na Idade da Pedra! Estar presente, não é o mesmo que trabalhar!

      2. Avatar de PP
        PP

        Errado! Se eu pago aos empregados, e se eles fazem mais com menos tempos, devo ter o meu lucro! Afinal não sou a santa casa…

    2. Avatar de João
      João

      Claro,nao podia faltar o o sandokan anti tele trabalho. Deves ser empresário. Se achas que os empregados trabalham pouco e ganha muito, feche a empresa e procure um emprego.

      1. Avatar de PP
        PP

        Se não houver investidores, ninguém trabalha. Faça lá 55 a 60 horas semanais presenciais como nos estados unidos, e vamos ver se não prosperamos mais que eles? Já pensou nisso? Ou somos só bons no “comes e bebes”? Vá lá…

        1. Avatar de João
          João

          Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Vai lá nos Estados Unidos e precise ficar 1 dia no hospital para o sr sentir como é.

          1. Avatar de PP
            PP

            É tudo privado. Chamar uma ambulância custa $2500. Mas se estiveres a ganhar $3000 por semana, é assim tão mau? E com um seguro de saúde fica bem mais barato

      2. Avatar de cenas
        cenas

        Cheira-me a ex-trabalhador reformado com a mentalidade de “pimenta no cu dos outros para mim é regresco” ou “se eu penei toda a gente tem de penar”.

        1. Avatar de PP
          PP

          E qual é o mal disso? Eu penei para os outros andarem à boa vida? Onde está a justiça disso? Nem aos meus deixo que aconteça isso, têm de dar no duro! Têm de sofrer. Se não for sofrido nada é merecido! Isso é que é o verdadeiro trabalho honesto, o que dá alegria e alento de ter sido conquistado com o nosso suor e sangue.

  6. Avatar de Nasp
    Nasp

    Isto nunca é uma coisa que se possa aplicar em tudo, será sempre para uma minoria. Mas claro eu gosto da ideia só que não acredito em nada disso.

    Então por exemplo um tipo passa os dias a pensar como pode rentabilizar a coisa ainda mais na industrialização porque a economia assim o exige e depois vêm estas ideias de tirar mais um dia. Percebo que nunca iremos fazer o trabalho de 5 dias em 4…. porque se assim fosse usariamos esse 5 dia para render ainda mais 😉

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Eu trabalho 7,5 horas por dia durante 5 dias.

    1. Avatar de GM
      GM

      É Domingo, 07H40 da manhã, e já estou no escritório doméstico a bulir. Claro, também a ler e a responder a estes comentários.

      1. Avatar de NASA
        NASA

        Estás a fazer o que fazes todos os dias, ou seja, nada, e andar pela web a fazer comentários parvos…

        1. Avatar de GM
          GM

          Exacto. E tu andas na lua….

  8. Avatar de urahara_kisuke
    urahara_kisuke

    Quando vemos grande a maíoria das empresas a obrigar os colaboradores a voltarem ao escritório x dias por semana, desacreditando totalmente o modelo “full-remote”, dificilmente uma semana com 4 dias de tralalho será implmentada.
    Se a mentalidade não mudou quanto ao modelo de trabalho, jámais irá mudar quanto ao número de dias de trabalho.

  9. Avatar de Sigsegv
    Sigsegv

    Tenho a certeza q o PS irá implementar essa solução na Fpublica. Os serviços já funcionam todos tão bem mas ainda vão funcionar melhor….

    1. Avatar de Bruno Galvão
      Bruno Galvão

      E os comentários aos funcionários públicos que não aparecessem por aqui.
      Os funcionários públicos que não fazem atendimento ao público raramente fazem as 35 horas, muitos fazem +45 horas semanais a receber uma miséria.

      1. Avatar de PP
        PP

        Não é o que vemos. Antes pelo contrário, só vejo é uma cultura nos funcionários públicos de fazer pouco e reivindicar direitos que muitos no privado nem sonham ser possível.
        Eu até sou apologista da privatização de todos os serviços, tal como acontece nos EUA. Faria muito mais sentido do que o sistema implementado, e pouparia milhares aos contribuintes.

  10. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Na função pública são semanas de 0 dias. Não fazem nadinha no posto de trabalho.

    1. Avatar de PP
      PP

      Por essas e por outras é que eu despedia todos massa e privatizava os serviços públicos, como acontece nos EUA. Fazia-se o triplo com uma centésima parte dos custos actuais.