Empresa portuguesa “chega” a Marte

11 Comentários

Um software desenvolvido por uma empresa portuguesa vai ser incluído na próxima missão a Marte. O programa da Holos vai integrar o sistema informático do robô que irá analisar o solo marciano em meados da próxima década.

A empresa de software criada há dez anos, no seio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, participa pela primeira vez numa missão desta importância. O software português vai responder a uma das exigências da Agência Espacial Europeia para que a missão seja bem sucedida: a perfuradora indicada para furar mármore terá de tomar as decisões correctas quando estiver em terreno marciano.

A Holos facturou mais de um milhão de euros no ano passado e o sector espacial tem cada vez mais importância na dinâmica da empresa. Para além desta encomenda, a Holos ajuda a Agência Espacial Europeia a monitorizar vários satélites que medem a espessura do gelo ou a temperatura da Terra. A ligação à agência espacial deve continuar até 2033, altura em que o organismo pretende levar o Homem até Marte.

HomepageHomepage: Holos

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de UKN
  2. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    PARABENS….

    pensava que apenas a Critical andava nestas andanças…

    e o link para a empresa, Vitor??

  3. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    @Vitor

    Será topsecret???
    Não tem nada abaixo do texto!!!
    Conta aí Amigo!!!
    Parabéns aos, mesmo assim.

    (tem um abraço oculto, ok?!)

    Iv@n

  4. Avatar de peopleware

    Iv@n não consegues ver o vídeo?

  5. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Brutal so k nao consigo fazer o streaming do video… Demora bue e tenho net 24 megas (12 efectivos mas pronto). Nao se arranja noutro host ?
    Abraço

  6. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Lol e agr desapareceu o video!!!
    É cada coisa xD

  7. Avatar de asaaa
    asaaa

    ahh! ali em cima esta um video?! so encontro uma jpg e desbloqueei completamente o no-script

  8. Avatar de aver
    aver

    O link da Holos levam a um link de robots em Marte. Muito bons a perfurar.

    No Youtube têm também uns Robots em Marte Achei-os mais curtidos.

  9. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    O link para a empresa não funciona… ou atão é o servidor que está off

  10. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Aqui há duas ou três semanas deu uma reportagem salvo erro na sic (ou tvi?) acerca desta missão e do software em questão, tecnologia Portuguesa na vanguarda.!

  11. Avatar de gustavo felyppe da silva sousa
    gustavo felyppe da silva sousa

    eu queria saber mas sobre outros planetas,será que já esteve outro planeta além de marte e a terra que tenha condesões de viver com a temperatura adequada! 14.07.2008.