Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

16 Comentários

O plástico, derivado do petróleo, está a invadir o mundo poluindo os solos e contaminando os mares. Há vários projetos a decorrer para travar a contaminação do planeta por parte deste que parece ser o poluente que “silenciosamente” está a sufocar a Terra.

Numa tentativa que se torna reversa, a companhia petrolífera austríaca OMV apresentou na passada quinta-feira, um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural).

De plástico a petróleo


ReOil ou o processo reverso da criação do plástico

Chama-se ReOil a inovadora tecnologia que, desde fevereiro deste ano, está em uso numa unidade de grande refinaria da OMV em Schwechat, perto do aeroporto internacional de Viena.

O processo termoquímico, utilizado nesta “recuperação do plástico, gera cerca de 100 litros de petróleo por hora a partir de 100 quilogramas de resíduos plásticos.”

O petróleo resultante já está completamente integrado na refinaria.

Afirmou a empresa num comunicado.

Neste processo, os resíduos de garrafas de plástico triturados são aquecidos a mais de 300 graus com a adição de um solvente químico. Assim, o plástico, constituído por compostos de hidrocarbonetos de cadeia longa transforma-se em compostos de petróleo de cadeia curta.

No final do processo, foram criados dois produtos principais: um é o petróleo, e o outro, gás explorável.

Referiu a empresa, lembrando que, a partir destas matérias-primas, é possível produzir “gasolina, diesel ou plástico”.

Um administrador da refinaria, Manfred Leitner, acrescentou que “esta tecnologia permite reutilizar um barril de petróleo várias vezes, queimar menos plásticos residuais e reduzir a produção de gases do efeito estufa”.

 

Milhões para encontrar o processo inversos de produção de plástico

Este processo, que se acredita ser  importante já hoje e financeiramente viável num futuro próximo, teve já, por parte da OMV, um investimento de cerca de 10 milhões de euros, enquanto a Agência de Promoção da Pesquisa da Áustria (FFG) assumiu mais de 10% dos custos.

 

Expandir para aumentar o retorno

Está nos planos da empresa expandir a sua atividade abrindo uma segunda instalação deste tipo nos próximos anos e calcula que poderá reciclar assim cerca de um terço dos plásticos residuais que são gerados na Áustria, um país de quase 9 milhões de habitantes.

A OMV, maior empresa de petróleo e gás do leste e da região central da Europa, controla a patente deste processo para o continente e também para Estados Unidos, Rússia, Austrália, Japão, Índia e China, entre outros países.

Via

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Se isto for rentável, não vai faltar empresas a limpar a terra os oceanos “de boa vontade”…

    1. Avatar de Grandprix
      Grandprix

      Isto sim parece uma descoberta notável, mas suspeito que não vai para a frente. Os governantes só visam grandes, enormes margens de lucro a custo de qualquer coisa. Mas era lindo limpar os oceanos do plástico e produzir energia no processo.

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    10 milhões de euros não me parece grande investimento

  3. Avatar de 365
    365

    Fixe, assim a GALP já não necessita de fazer furos com 4 ou 5Km ao largo da costa, basta explorar em qualquer lixeira que devem lá encontrar umas toneladas de plástico para converter em petróleo 🙂

  4. Avatar de manuel
    manuel

    Mas que notícia fora de tempo. Em Portugal, mais propriamente no aterro de Carregueia há uma empresa a trabalhar neste processo, pelos menos há varios anos

    1. Avatar de José
      José

      Devia ter registado a patente e feito publicidade.
      Hj seria uma multinacional com negócios de muitos milhões

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Onde se pode ler sobre isso?
      Será por isso que querem pagar pelas garrafas de plástico?

    3. Avatar de portuguesdeportugal
      portuguesdeportugal

      boas essa empresa abriu falência….isso era um jogo de interesse politico para variar, isso só ia para a frente de o governo continua-se em PSD como mudou……..foi-se.

      o processo que era usado nesse aterro era chamado “Pirólise”, falando português simples queimava o plástico e depois com o arrefecimento, provocavam condensação e era obtido agua gasóleo e outros…. também era obtidos gases ao queimar o produto de forma gradual como por exemplo metano. este processo é diferente do que aqui é apresentado pois este leva um produto químico para provocar a reacção…é limpo mas não tão bom, mas um excelente trabalho para esse senhores, que penso que 5% são portugueses que saíram deste projecto em portugal…

  5. Avatar de Do alto castelo
    Do alto castelo

    O futuro passa pela reciclagem de tudo. ” nada se perde,nada se cria,tudo se transforma” . A tecnologia avança sempre é o homem vai construindo um mundo cada vez melhor, embora haja erros e desvios no caminho. É humano!

  6. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Demasiado bom para ser verdadeiro… A ser verdade porque é que ainda nao foi adoptado por outras refinarias ou empresas?

    1. Avatar de rui
      rui

      alguma tem de ser a primeira não?
      Depois pode-se especular por ser um país onde a reciclagem não está concessionada e têm acesso à matéria prima.
      A rentabilidade e custos de viabilidade deste processamento

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      A resposta para esse aparente paradoxo é que nossa sociedade é movida pelo lucro e não pelaracionalidade. O fato é que mesmo a reciclagem sendo uma excelente ideia e uma solução importantíssima para evitar o acúmulo de poluentes na forma de resíduos plásticos, ainda é muito mais barato obter petróleo ou gás das jazidas subterrâneas.
      A pesquisas visam obter soluções técnicas que sejam comercialmente viáveis, mas a sociedade deve incentivar esse tipo de reaproveitamento através de legislações adequadas e da cobrança do custo social do acúmulo de resíduos plásticos na forma de impostos a serem revertidos na coleta e reciclagem desses resíduos. Não se pode deixar tudo para a irracionalidade do mercado movida pelo lucro imediato sem considerar as necessidades dos seres humanos do meio ambiente.

  7. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    “… hidrocarbonetos de cadeia longa (com 1, 2 e 4 átomos de carbono), transforma-se em compostos de petróleo de cadeia curta (5 ou mais átomos de carbono).” Trata-se certamente de um erro o número de átomos de carbono de cadeia longa! Corrijam por favor…

  8. Avatar de ANDRE
    ANDRE

    ISTO É UM CRIME!!!! A ASSOCIAÇÃO ZERO A PONTO VERDE, OS VERDES JA ESTÃO DOENTES!!!!! JA NÃO VAI HAVER TAXINHAS….

  9. Avatar de Bubu
    Bubu

    O problema que ninguém fala é que o processo requer bastante energia para converter o plástico em liquido…

    Outro problema é que isto é simples de fazer com plástico limpo, no entanto o plástico limpo tem bastante valor para ser reciclado e o plástico sujo afecta bastante a qualidade da conversão e ainda mais a necessidade de manutenção da unidade de conversão.
    Quando alguém disser que fez uma máquina que escava lixo, recolhe e limpa plástico, podemos todos saltar. Até então é melhor esquecer

  10. Avatar de joni
    joni

    nao sei pk, mas ja li esta noticia ha 15 anos seguramente, alguem esperou que se esquecessem e anunciou que fez uma descoberta ……..