Emissões poluentes: ACAP quer neutralidade fiscal

51 Comentários

A nova norma de emissões poluentes entrará em vigor em breve. Considerando que os valores das emissões poluentes poderão ser superiores às atuais, uma vez que é aplicada uma nova fórmula, isto poderá significar uma subida na tributação automóvel na ordem dos 40 a 50%, o que levará ao aumento significativo do preço dos veículos novos.

A Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) reclama neutralidade fiscal com novo cálculo das emissões.


Chama-se WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros) e visa determinar de forma mais fidedigna os níveis de CO 2, consumo de combustível, no caso dos veículos com motor de combustão, ou consumo de energia nos veículos elétricos, emissões poluentes, etc.

A partir do dia 1 de setembro deste ano, entrará em vigor um ciclo ajustado transitório designado de NEDC2 e a 1 de janeiro de 2019 todos os veículos terão de apresentar os valores de consumos e emissões de acordo com o protocolo WLTP. Saber mais aqui.

ACAP quer neutralidade fiscal

A ACAP reclama medidas que assegurem que a adopção de uma nova forma de cálculo das emissões de CO2 não resulte num aumento dos impostos e em consequência prejudique os consumidores.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, afirmou que ainda não há qualquer garantia e que pode mesmo haver aumentos no imposto sobre veículos e no imposto único de circulação. Nesse sentido, Hélder Pedro considera que uma alternativa pode passar por um despacho transitório que garanta a neutralidade fiscal.

O secretário-geral da ACAP defende ainda que, para 2019, o Governo deve reestruturar o imposto sobre os veículos.

 

Leia também…

Carros novos mais caros? A culpa é do novo protocolo de emissões WLTP

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Já não pagamos o suficiente em impostos? As receitas vão para fazer alguma coisa pelo meio ambiente ou pela a saúde para colmatar os efeitos da poluição?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      não

      não chegam para pagar isso

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Sei que não chegam para pagar os danos da poluição, só duvido que as receitas sirvam para atenuar os efeitos…mais depressa para alimentar mordomias e “amigos do estado”.
        E estava a falar da totalidade de impostos que um português está sujeito a pagar ao estado.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Os fabricantes é que devem pagar a factura!!! Mentem, enganam e dá-se uma «palmadinha nas costas??? Carros made in «iv reich»? É que é já a seguir!!!

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Concordo, se for para pagar que sejam eles, no entanto, o preço de um carro sem impostos (valor pago ao fabricante) deverá surpreender muita gente

  2. Avatar de Wnt
    Wnt

    Querem fazer do automóvel uma coisa de elites, a mobilidade está a ser tratada como um luxo, primeiro foram as casas agora os carros e depois o que virá?

    1. Avatar de SergioDRF
      SergioDRF

      A água potável, o acesso à Cultura, alimentação saudável, o ar que respiramos… há muito por onde pegar, para encher um pouco mais os bolsos e limitar um pouco mais a nossa liberdade e oportunidades de melhorar a vida.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      a mobilidade tem sido
      há décadas
      testada como um luxo

      rios de dinheiro só para automóveis

      nada para outros meios de transporte

      1. Avatar de JOSE
        JOSE

        fazias melhor papel se tivesses calado

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      primeiro foram as casas?

      as casas o quê???

      1. Avatar de SergioDRF
        SergioDRF

        Aqueles que vivem em apartamentos com mais Sol pagam mais IMI, por exemplo.

        Tanto quanto sei, o nosso Sol não pertence a ninguém para justificar cobrar por algo que não lhes pertence.

        Cumprimentos, caro amigo

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          a exposição solar
          faz parte dos coeficientes do IMI
          *desde sempre*

          1. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Tem razão, permita-me corrigir…
            O aumento do IMI, recentemente, por bases em novos critérios de exposição solar.

            https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/sociedade/interior/amp/casas-que-apanham-sol-pagam-mais-imi-proprietarios-estao-contra-5317096.html

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            sim

            há muito ignorante que não sabia que a exposição solar faz parte dos coeficiente do IMI *desde sempre*

          4. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            E essa ignorância justifica a existência desses coeficientes? Uns são ignorantes,outros são arrogantes…venha o Diabo e escolha.

            Há com cada um!

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            o Sol não é teu

            e para o teres
            estás a tira-lo a outros…

          6. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Não estás a tirar nada a ninguém. Só compra apartamento virado para norte quem quer. Não podes tirar algo a alguém, quando pertence a ninguém.

            És fumador? Pagas para estar a poluir o ar que respiro como não fumador? É que estás a tirar o ar!

            Vais à praia? Pagas mais para fazer sombra aos outros, quando abres o chapéu de Sol? Estás a tirar Sol aos outros!

            Pagas por existires? É que o teu ego centrismo está a prejudicar todos os restantes!

          7. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

          8. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Foi o teu melhor argumento até agora…(as gargalhadas) fica-te por ai, pois claramente não tens mais por onde pegar.

            E lembra-te…rir todos os dias faz bem… até me podias agradecer, só por isso.

          9. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

            das-me vontade de rir

            sei lá

            ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

          10. Avatar de Miguel
            Miguel

            não tens é inteligência para perceber que a exposição solar e as vistas estão DIRETAMENTE relacionadas com o custo das infraestruturas que servem esses imóveis

            se estás à sombra de outros prédios
            e sem vistas
            estás em zona em que cem metros de via pública servem 50 a 100 famílias

            se tens muito sol e grandes vistas
            estás em zona em que cem metros de via pública servem uma família
            (se não forem 500m ou mais por família)

            isso tem custos elevadíssimos

          11. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            O valor do IMI, no que respeita à exposição solar, não está relacionado com a sombra da estrutura e o que essa sombra vai provocar nos demais, mas sim no facto de que, de forma incontornável, num edifício habitacional, uns apartamentos estão virados para o Sol e outros não…, ou seja, existem tantos apartamentos (desse edifício) virados para o Sol,como os que não estão. Em conclusão, se existirem 10 apartamentos, dá um ratio de 5/5, ou seja, 5 familias afectadas por Sol e outras 5 afectadas pela sombra. Mais ainda… ninguém garante que os apartamentos virados para norte (ditos os que não tem exposição solar) não acabam por ser os que tem vista mais priveligiada dos arredores em que estão estruturados.

            Informa-te melhor e não venhas inventar. Se ainda tivesses argumentado com o facto de que apenas imóveis de valores superiores a 250.000 euros é que foram afectados pelas alterações dos coeficientes, tinhas-te saido melhor.

            Os custos que uma estrutura, e a sua respectiva sombra, provoca aos demais que sejam afectados por essa dita sombra, são pagos por todos os que usam essa infraestrutura, estejam eles expostos ao Sol ou não, pelas suas habitações.

          12. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Creio ter percebido onde o caro Miguel está confuso. A alteração feita ao IMI, no que respeita à exposição solar, está relacionada com os apartamentos do mesmo edifício e não com a sombra que esse edifício está a criar e a afectar outros residentes de outros edifícios habitacionais.

          13. Avatar de Miguel
            Miguel

            o único que está confuso és tu

            se tens Sol
            não estás à sombra

            se estás à sombra
            alguém te tirou o Sol

          14. Avatar de Miguel
            Miguel

            e isso não mudou

            a alteração foi
            apenas
            no valor atribuído a esse coeficiente

          15. Avatar de Miguel
            Miguel

            e a coleta de IMI
            subiu 0,2%

            menos do que a inflação

          16. Avatar de LR
            LR

            Miguel: Não rias mais, pois quem está a fazer figura de idiota és tu.
            No mesmo prédio podes ter duas frações iguais, em que uma paga mais que outra porque tem maior exposição solar, ou outra paga menos porque tem vista para um cemitério, por exemplo.
            Quanto ao que dizes sobre a relação do número de pessoas por 100 metros, é completamente absurda. Onde conseguiste esta pérola de argumento?

          17. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Agora estás a ser idiota!

            Vai informar-te sobre de que forma a alteração do IMI foi aplicada. Vem cá falar novamente depois de teres colocado essa arrogância de lado e teres percebido do que se está a falar.

            E é falacioso esse argumento.

            Se estás ao Sol, fizeste por isso, se não estás, alguém to poderá ou não ter tirado…depende de quem se instalou primeiro.
            Se compras apartamento virado para norte, escolha é tua e se depois te queixas, problema é teu e da tua burrice em não te teres informado primeiro antes de comprares.

            Há um post, consideravelmente mais longo, que ainda está em aprovação…talvez depois de o leres, percebas o que os “adultos” estão a falar.

      2. Avatar de Wnt
        Wnt

        Quantos portugueses podem comprar casa num grande centro urbano? Isto para não falar não falar em algumas periferias.

      3. Avatar de Aj
        Aj

        Deve ser a tax Morta na agua.

  3. Avatar de Vitor Guerreiro
    Vitor Guerreiro

    A ACAP deveria era promover o comércio de automóveis não poluentes em vez de servir de muleta às marcas de automóveis que em vez de investirem verdadeiramente em tecnologia não poluente andaram a enganar os clientes com publicidade enganosa e truques com software manhoso para baixar as emissões. O futuro tanto da nossa economia como do planeta está dependente de tecnologias superiores e mais amigas do ambiente, só os burros teimam em não ver isso até porque as marcas que não têm tecnologias não poluentes e quem depende da poluição para ganhar dinheiro não querem que as pessoas vejam que os veículos eléctricos em larga escala com energia produzida por renováveis em Portugal ou importada de países com centrais térmicas de grande potência podem diminuir os custos com a importação de petróleo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      boa

      um comentário quase lúcido

      mas..
      há meios de transporte que necessitam menos energia por pessoa…

      1. Avatar de Victor Guerreiro
        Victor Guerreiro

        Sim, uma BOA rede de transportes públicos, também ela toda de preferência eletrica (seja ferrovia, metro ou mesmo taxis e autocarros). A cidade de Coimbra por exemplo (BOM EXEMPLO) está a renovar a frota de autocarros e as 8 novas viaturas que adquiriu são elétricas. Em Londres todos os novos taxis da city também vão passar a ser eletricos.

    2. Avatar de hsff
      hsff

      O que poderia fazer para promover? Ainda esta semana li um responsável máximo da Hyundai a referir que pode estar a ser criado um problema enorme devido ás baterias, não só de escassez de matéria prima como de poluição difícil de gerir terminado o tempo de vida útil das baterias. Os ecologistas de hoje são os poluidores de amanha.

      1. Avatar de SergioDRF
        SergioDRF

        É o problema típico da actualidade, caro amigo hsff… é só verem as coisas numa perspectiva a curto / médio prazo, esquecendo a mais importante, que é a de longo prazo.

      2. Avatar de Victor Guerreiro
        Victor Guerreiro

        Não foi preciso ler nenhuma entrevista para eu saber disso. Sou “adepto” da eletrificação automóvel há muitos anos e do tempo em que eu falava num automóvel de Marca Tesla (isto acerca de 10 anos (do tempo do primeiro Roadster com chassis Lotus) e ninguém sabia o que “isso” era e toda a gente achava impossível a Tesla fazer o que já fez até hoje. Curiosamente e apesar disso 10 anos depois de eu ser entusiasta da Tesla já tive um colega no emprego que me quis dar essa novidade (epá, agora há um carro… é o Tesla)… e eu… tá bem… fixe, ainda bem que gostas, mas não me expliques o que é a Tesla, por amor de Deus ainda tinhas 10 anos já eu conhecia a Tesla. Enfim, em relação ao que escreveu, e apesar da evolução apesar de tudo (ainda pouca) das baterias é verdade que no final de vida são lixo e acho que a industria ainda não sabe muito bem o que fazer aos resíduos. Não há ainda soluções perfeitas… o ideal será a progressão (nada fácil) na popularização de veículos a hidrgénio ( eliminando-se o problema das baterias… (resíduos, tempos de carga). Até lá a unica forma de reduzir as emissões e as importações de petroleo são os carros eletricos que felizmente já se vêem cada vez mais e… há 10 anos a esta parte quase ninguém acreditava neles. As tecnolgias foram evoluindo… e a opinião das pessoas também.

  4. Avatar de hsff
    hsff

    Há demasiados tontos que acreditam ser ecologistas.

    1. Avatar de Victor Guerreiro
      Victor Guerreiro

      Não é minha intenção dar lições de ecologia a nínguem mas já antes de a rede ecoponto ser instalada (acho que no final da década de 80) eu enchia sacos de 100lt com revistas e jornais e ia despeja-los no primeiro ponto de recolha (no posto de limpeza da CML no Restelo) que apareceu ao pe de minha casa. Desde quase 1985 nunca mais deixei de separar papel e cartão e de o ir levar primeiro ao tal posto e mais tarde aos ecopontos quando surgiram uns 3 ou 4 anos mais tarde. Hoje na minha rua (moro no Restelo) tenho à porta do prédio 3 contentores (existem 3 contentores por prédio) cada um para uma finalidade: papel, plástico e por fim os restantes resíduos que utilizo religiosamente separando de forma rigorosa cada um dos residuos antes de os despejar nos contentores respectivos. Tenho pena de em Portugal não existirem mais tontos como eu até porque gostaria de poder ser ainda mais ecológico (tipo produzir a minha propria energia (solar), carregar o meu carro, reaproveitar as àguas residuais para rega, etc). Tenho pena de não existirem mais tontos como eu porque este pais está condenado pelo povo que tem a ser intervencionado pela troika pela forma como todos querem que sejam geridos os recursos. Espero, sinceramente, que da próxima vez em 200 mil atradados mentais que emigraram para Angola ( onde consta que recebem metade do ordenado em kuanzas) emigrem 2 ou 3 milhões… porque talvez com menos gado e mais turistas pudessemos ser um país mais desenvolvido.

  5. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    mas nao sao os carros novos alias desde 2010 para ca que fazem poluicao,sao os autocarros por exemplo da carris da scooturb,que a cada arranque mais parece que vai matar toda a gente num raio de 20metros,e pela via que todos nós sabemos passam sempre nas inspeccoes,é os carros reprogramados que andam muito e estao se muito bem pouco a importar pelo meio ambiente,o que interesa é comprar um carro de 5mil euros e querer que ele ande como um de 40mil. isso ninguem se importa.era tao facil fazer sim caça aos carros que poluem em demasia e com isso melhorar o ar,mas com isso nao havia aumento de impostos e depois era uma desgraça nao era verdade?

  6. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    querem aumentar os impostos para depois poderem oferecer carros de topo a gestores de empresas para influencias e o ze povizinho é que paga sempre,porque não ha margem para descer os impostos mas ha margem para mordomias e regalias para quem ganha milhoes…

  7. Avatar de luis ferreira do nascimento
    luis ferreira do nascimento

    não percebo porque andam como lobos atrás dos veículos mais ou menos poluentes, “nem estou contra isso” mas andam carros modificados que largam mais fumo que os comboios a carvão e pelo que sei está tudo bem com eles.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ler os comentários do típico português de esquerda a chorar com os impostos tem piada

  9. Avatar de informado
    informado

    acho muito bem,Deviam meter ainda mais impostos. Carros eléctricos sim poluentes nao

    1. Avatar de Jakim Meireles
      Jakim Meireles

      Então vai ver quanto polui um carro eléctrico desde o fabrico até ao abate, talvez tenhas uma surpresa ó informado. Falar sem perceber nada do assunto é mesmo tipico do português.

      1. Avatar de int3
        int3

        Então vai ver quanto polui um carro de combustão interna desde o fabrico até ao abate, talvez tenhas uma surpresa ó informado. Falar sem perceber nada do assunto é mesmo tipico do português.

  10. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Deviam deixar como está porque com o WLTP são as emissões mais reais… Se os fabricantes querem que os preços fiquem na mesma, melhorem os carros. Nós é não vamos aguentar o aquecimento que temos feito ao planeta… vejam as notícias. Já devíamos estar com zero emissões à muito tempo, não só nos automóveis e também nas vacas (agricultura), etc…

  11. Avatar de int3
    int3

    Acho que ainda ninguém percebeu, ou não querem perceber, que o carro a gasóleo é dos que polui mais. Já não existe tecnologia que despolui o diesel então para manter a empresa aberta os fabricantes mentem sobre as emissões! Em vez da UE procurar os factos de porquê é que o fizeram…. Assim ninguém se entende! A era do gasóleo já está mais que acabado. Está a dar cabo do ar nas cidades, começa a ser insuportável! O próximo passo antes de termos tudo elétrico é voltar à gasolina com uma boa mistura de alcool como no já se faz no brasil. Temos que seguir os melhores exemplos!

  12. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Neste momento já se sabe «porque é que o fizeram»! A VWW, queria dominar o mundo dos autómóveis, um «reich» por 1000 anos, (onde é que já ouvimos esta cantiga…) e eles só foram descobertos porque detinham uma tecnologia «milagrosa» melhor que a de todos os outros fabricantes. Alguém pensou «out of the box» e decidiu ir analisar a razão pela qual esta tecnologia era muito superior a todos os outros fabricantes. Pois é, não eram motores de uma «raça superior», eram sim espertos o suficiente para enganar os métodos de ensaio existentes! Aqui à uns anos vi um documentário em que os xineses tinham desenvolvido um motor que funcionava a água… bem, se assim for até lhes compro um carro…

    1. Avatar de Jakim Meireles
      Jakim Meireles

      Carros a água, depois bebes mijo … só inteligentes!

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        É não é… então vê lá este video: https://www.youtube.com/watch?v=dWywccWUMgs
        Talvez sejam fake news…