Em dificuldades há algum tempo, fabricante automóvel Fisker declara falência

29 Comentários

Depois de vários problemas e situações a indicarem-no, a Fisker apresentou um pedido de falência na segunda-feira, em Delaware, onde está registada.



Fundada pelo designer automóvel dinamarquês Henrik Fisker e a sua esposa Geeta Gupta-Fisker, a Fisker foi lançada em 2016, sendo sucessora da Fisker Automotive. Agora, em 2024, motivada pelos “ventos contrários do mercado e macroeconómicos que afetaram a nossa capacidade de operar de forma eficiente”, a empresa automóvel Fisker Group Inc., a subsidiária operacional da Fisker Inc., declarou falência.

O pedido de falência foi apresentado na segunda-feira à noite, em Delaware, onde a empresa está sediada, conforme avançado por vários meios de comunicação social. Pouco depois, foi publicado um comunicado no seu site oficial.

A empresa está a tentar vender os seus ativos no âmbito da falência, cujo valor se situa entre 500 milhões e mil milhões de dólares.

No comunicado, a Fisker partilha alguns detalhes, incluindo a informação de que vai “preservar certos programas de clientes” enquanto a empresa continuar em “operações reduzidas”.

No mesmo comunicado, a empresa diz que tenciona apresentar certas moções habituais ao Tribunal de Falências para garantir que as suas operações reduzidas possam continuar, incluindo o pagamento dos salários e benefícios dos funcionários, a preservação de certos programas de clientes e a compensação dos fornecedores necessários numa base contínua.

Em março, a Fisker contratou consultores de falência e, no início deste mês, falhou o pagamento de um empréstimo. A empresa procurou o investimento de uma “grande fabricante de automóveis”, que se pensa ser a Nissan, segundo o Electrek, mas as conversações fracassaram.

No mês passado, a americana pediu o equivalente a uma falência na Áustria, onde se situa a sua Magna Steyr.

A Fisker fez um progresso incrível desde a nossa fundação, trazendo o Ocean SUV para o mercado duas vezes mais rápido do que o esperado na indústria automóvel e cumprindo as nossas promessas de entregar o veículo mais sustentável do mundo. Estamos orgulhosos das nossas conquistas e colocámos milhares de SUV Ocean nas mãos dos clientes, tanto na América do Norte como na Europa.

Mas, tal como outras empresas da indústria de veículos elétricos, enfrentámos vários ventos contrários macroeconómicos e de mercado que tiveram impacto na nossa capacidade de operar de forma eficiente. Depois de avaliar todas as opções para o nosso negócio, determinámos que proceder à venda dos nossos ativos ao abrigo do Capítulo 11 é o caminho mais viável para a empresa.

Explicou um porta-voz.

A Fisker Inc. e outras subsidiárias dos Estados Unidos, bem como subsidiárias fora dos EUA, não estão incluídas no processo do Capítulo 11 neste momento.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    É o primeiro de muitos! Ainda não perceberam que têm que baixar os preços drasticamente!

  2. Avatar de mike
    mike

    Não será certamente a última desta década. Muitas seguirão os mesmos passos e muitas outras só vão sobreviver porque os estados vão meter lá dinheiro ou porque serão compradas por outros fabricantes.

  3. Avatar de Infinity
    Infinity

    por que será?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Porque o negócio não teve pernas para andar? Tal como muitos outros…

  4. Avatar de Oceano
    Oceano

    O Fisker Ocean até parecia uma proposta bastante decente

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Fdx… mt grande :O

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Parecia mas não era, de todo, problemas de construção: painéis solares que não se sabe para onde ia a energia recolhida, problemas de software…

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Caem q nem tordos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mais um fabricante de carros a combustão que se foi.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Carro elétrico!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Nop, ela conhecida pelos Fisker Karma, que são PHEV a combustão.

          Ia sim lançar eléctricos mas não é a primeira vez que pede falência…

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, a Fisker começou com carros a combustão, e não é a primeira vez que vai à falência…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual p modelo a combustão que a Fisker tem em oferta?
            Se já teve e deixou de ter a favor de elektros eltem aí a razão da queda!

          2. Avatar de Lala
            Lala

            Fisker Karma

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem não, teve, o Karma.

            Não se deu bem com combustão, depois de recuperada a empresa tentou com carros grandes, onde apanhou muita concorrência.

      2. Avatar de Rua
        Rua

        Sempre o mesmo azellha que pensa que sabe tudo e no fim mostra-se.. LOL…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 se fossem carros a combustão nunca na vida iria á falência.
      Nunca uma marcas de carros a combustão teve ou irá ter problemas financeiros. Quanto mais falir e fechar, isto é algo inédito.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pontiac: Parte da General Motors (GM), a Pontiac foi encerrada em 2010 durante a reestruturação financeira da GM​ (Business Insider Africa)​.

        Mercury: Esta marca da Ford, criada para preencher a lacuna entre os modelos Ford e Lincoln, foi descontinuada em 2010 devido à diminuição da participação no mercado​ (Business Insider Africa)​.

        Saturn: Lançada pela GM para competir com marcas japonesas, a Saturn foi encerrada em 2009 após anos de vendas fracas​ (Business Insider Africa)​​ (Business Insider)​.

        Oldsmobile: Fundada em 1897 e adquirida pela GM em 1908, a Oldsmobile foi encerrada em 2004 devido a vendas declinantes​ (DNyuz)​.

        Hummer: Conhecida por seus SUVs robustos, a Hummer foi descontinuada pela GM em 2010, mas o nome foi revivido mais tarde como uma linha de veículos elétricos sob a marca GMC​ (Business Insider Africa)​.

        Plymouth: Uma marca da Chrysler lançada em 1928, a Plymouth foi encerrada em 2001 após a fusão com a Daimler​ (DNyuz)​.

        Scion: Criada pela Toyota para atrair compradores mais jovens, a Scion foi descontinuada em 2016 devido às fracas vendas​ (Business Insider Africa)​​ (Business Insider)​.

        Daewoo Motors: Uma das maiores montadoras da Coreia do Sul, faliu em 1999 e foi adquirida pela GM em 2002, sendo eventualmente rebatizada como GM Korea​ (Business Insider Africa)​.

        Saab: A marca sueca foi vendida pela GM em 2009 após anos de dificuldades financeiras, mas foi dissolvida em 2016​ (Business Insider Africa)​.

        Fisker Automotive: Conhecida por seu carro elétrico Karma, a Fisker faliu em 2013 após dificuldades financeiras, incluindo a destruição de grande parte de seu estoque pelo furacão Sandy​ (Business Insider Africa)​​ (Autowise)​.

        1. Avatar de JL
          JL

          O Fisker Karma é um PHEV, e não um eléctrico, se alguém quiser ver um de perto que se manifeste…

  6. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    não é porque um produto está na onda da moda que significa que o negócio vai correr bem!
    boa gestão e bom marketing são fundamentais também!

  7. Avatar de Rua
    Rua

    Simplesmente isto dos eletricos vai levar mais há falência e espero que sim, isto foi uma moda que quiseram implementar há velocidade da luz e está a correr muito mal… e nós estamos cá a ver ao vivo e a cores…

    1. Avatar de JL
      JL

      Até porque marcas a combustão nunca foram à falência. Looool

      Moda ? Quais ? Os diesel , sim, realmente já passou de moda.

      1. Avatar de Francês
        Francês

        Ainda hoje vi uma VMER do Inem a passar por mim na autoestrada… vou-me rir no dia em que tiverem que atender uma emergência e o CODU dizer… amigo epah não morra agora que a VMER está á carga… já vai.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nunca vão usar elektros nessas missões nem sequer em transportes de órgãos. Simplesmente não combina eficácia com elektro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque não ? Se até são mais fiáveis .

        2. Avatar de JL
          JL

          Vão passar por si ainda mais depressa.

          Mas eles só andam se tiverem à carga ? Curioso porque nesse caso nem passam na inspeção.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se a fabricar carros a combustão é um negocio tao seguro porque não criar meia duzia de marcas em Portugal? Ganhavam-se uns milhoes e temos a certeza que nunca iria falir.