Em 2025, 60% dos automóveis estarão ligados à Internet

20 Comentários

De acordo com um comunicado divulgado pelo IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, esta passada sexta-feira, em 2025 serão cerca de 60% os veículos ligados à Internet, oferecendo melhores funcionalidades ao nível da segurança e também ao nível comodidade. Apesar de aparentemente serem boas noticias  e sinal de inovação no segmento automóvel, membros do IEEE vieram alertar que os os carros poderão ser os próximos alvos dos Hackers – ver aqui.

car_02

Tal como o segmento tecnológico, o segmento do automóvel inova a um bom ritmo. Ao que tudo indica, os automóveis do futuro (próximo) serão essencialmente eléctricos, autónomos, com muita tecnologia a auxiliar e a fazer a “ponte” entre todos sistemas.

Jeffrey Miller, membro IEEE e professor na Universidade Alaska refere que existem já fabricantes que estão a incorporar nos automóveis um conjunto de tecnologias (como por exemplo, bluetooth), que permitirão a ligação e interacção do veículo dispositivos móveis.

With cars being equipped with blue tooth and the ability to interact with mobile devices, we’re already beginning to see car manufacturers implementing connected car technologies,

Miller acrescenta que  a adopção generalizada de carros “inteligentes”, permitirá aos consumidores interagir com os seus veículos através dos seus dispositivos móveis. Além disso, será também comum a compra de pacotes de dados móveis a operadoras para transformar o nosso caso num autêntico hotSpot.

 Melhorias ao nível da segurança dos veículos e aumento de veículos autónomos

Os veículos que se encontram ligados à Internet vão poder oferecer um conjunto de interessantes funcionalidades, podendo o utilizador e o próprio veículo tirar proveito das informações adquiridas online (ex. trânsito, estado do piso,informações de outros condutores, etc).

smart_01

Christoph Stiller, membro do IEEE e professor no Karlsruhe Institute of Technology, referiu nesse mesmo comunicado que “Os automóveis vão poder circular a uma maior velocidade e propximidade (ja que os veículos vão poder trocar informações entre eles) e também em melhor segurança, ajustando a condução às condições climatéricas e do próprio piso.

Through vehicle-to-vehicle communication, cars will be able to travel in closer proximity at faster speeds, as well as automatically reroute to avoid hazardous weather conditions or congested roadways

smart_02

Veículos estarão mais vulneráveis a ataques

Tal como referimos neste artigo, o futuro dos automóveis levanta um conjunto de questões, nomeadamente no que diz à segurança informática dos veículos. Serão os carros os próximos alvos dos Hackers?

De acordo com Kevin Curran do IEEE e professor na Universidade de Ulster, os hackers poderão interagir com o sistema áudio, desactivar a ignição, interagir com o sistema de travagem e injectar software com trojans e vírus. Nesse sentido, os fabricantes devem começar a pensar em firewalls para restringir o acesso aos sistema integrados.

“Há uma forte presença de interligação entre as redes de veículos, portanto, a violação de uma rede pode causar estragos na outra”, disse Curran.

Veículos Autónomos e a Internet

Para terminar, o comunicado sublinha a crescente dependência dos dispositivos móveis e também o crescimento do mercado dos veículos autónomos…logo os consumidores irão aumentar a sua confiança e dependência neste tipo de sistemas. Esta “nova” tendência, irá promover, ainda mais, os veículos autónomos sendo que a previsão aponta para os 75% de veículos autónomos nas estradas em 2040.

“A confiança em sistemas de tecnologia automatizada é a chave para a ampla adopção de veículos autónomos”, referiu Alberto Brogg, membro do IEEE e professor na Universidade de Parma, Itália.

smart_03

Brogg refere também que “É incrível pensar que há apenas seis anos, os smartphones não existiam e agora as pessoas não podem viver sem eles. Esta dependência que os consumidores têm adquirido será o catalisador para veículos autónomos, levando as pessoas a confiar em tecnologias automatizadas. Dentro dos próximos cinco anos, as vias de circulação serão dedicadas para o uso específico de veículos autónomos.

Qual a vossa opinião sobre o futuro do segmento automóvel?

Homepage: Comunicado da IEEE

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Notícia fresquinha, a Microsoft acaba de comprar a divisão de telemóveis da Nokia por 5,44 mil milhões de euros.

    O CEO da Nokia regressa à Microsoft e leva com ele mais 30.000 trabalhadores especializados para combater a Apple e Samsung!

  2. Avatar de diogo M
    diogo M

    O futuro do segmento automóvel é simples, durante uns 6 anos vão existir carros eléctricos.
    Depois o combustível a utilizar vai acabar por ser o hidrogénio quando os custos de produção começarem a baixar.

    Quanto a outras tecnologias que estão a aparecer nos carros Internet etc etc. Isso vai se manter presente independente mente do motor que tiverem.

  3. Avatar de MarioM
    MarioM

    Quanto mais leio esta noticias maior o meu gosto por carros classicos sem estes lixo electronico.

    1. Avatar de VM
      VM

      Absolutamente de acordo. Infelizmente já nos dias de hoje os automóveis estão cheios de “lixo electrónico”. Infelizmente só parte da electrónica é necessária, talvez 30%, o resto serve apenas para “escravizar” a carteira!!! Já agora e em relação ao titulo desta noticia….. Em 2025, 60% dos automóveis estarão ligados à Internet…. Se o condutor quiser! A ver vamos!

    2. Avatar de Costa
      Costa

      Pra nem mais Sr. Mario… Quando mais porcaria electrónica metem mais tarde o arranjo caro fica… imagine-se o preço de sensores para isto e para aquilo…

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Actualmente sento-me nos carros novos e não consigo me identificar com aquilo parecem umas arvores de Natal luzinhas por todo o lado que não fazem falta,ainda a dias me sentei num BMW Serie 5 GT que desilusão aquilo comparado com um a beleza de um M5 dos anos 90, parece uma abobora com rodas.

  5. Avatar de romeu
    romeu

    Agora assaltar só de Fiat Uno :p

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não sei…

    À velocidade a que as coisas estão a evoluir, daqui a uns poucos anos provavelmente ninguém irá estranhar carros que andam sozinhos.

    Carros elétricos é mais complicado porque a tecnologia das baterias não tem nem de longe acompanhado a evolução noutras áreas. O que iremos provavelmente ver é mais híbridos, principalmente soluções do género diesel-elétrico em que o motor a diesel só serve para gerar eletricidade — como nas locomotivas diesel-elétricas, aquelas velhinhas cor-de-laranja da CP.

    E carros com bluetooth já há aos anos, não é propriamente nenhuma novidade…

    1. Avatar de Vítor M.

      A andar sozinhos… já faltou mais!

      1. Avatar de Joao Pereira
        Joao Pereira

        A BMW fez um teste no TOP GEAR que se o carro conhecesse a rota, poderia a fazer sozinho, sem necessidade de motorista… e tal teste foi feito e aprovado.

  7. Avatar de Osvander
    Osvander

    Acho que será daqui a poucos anos, no máximo 5 anos do jeito que esta a evoluir a tecnologia…

  8. Avatar de miguel
    miguel

    lol Internet no carro, naõ me parece boa ideia, pelo menos ligado directamente ao carro.
    talvez um sistema independente, mas mesmo assim é ridículo, vamos estar sempre a ser controlados, qualquer dia andamos também de chip como os cães, mas pior com chip de localização loool

    isso é muito bonito, mas quando houver uns espertos a furar a segurança e houver uns quantos mortos a pala de tanta tecnologia a moda vai passar atedeixem andar

    1. Avatar de koor
      koor

      lol, controlado já tu andas á muito tempo pelo telemóvel e cartão de visa por exemplo, para não falar da video-vigilância

  9. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Desculpem me lá o desabafo, mas há certas coisas que me fazem confusão. Andam para aí cheios de problemas com o uso de telemoveis e afins porque distraem os condutores e agora querem colocar internet no carro? Então acham que a malta vai resistir à necessidade de consultar o email ou estado do Facebook durante a condução? Um automóvel é um automóvel é para nos fazer chegar de A a B ou para disfrutarmos do prazer da condução (para quem gostar dessas coisas). Tecnologia sim mas que não tenha contacto direto com os ocupantes. Internet já chega em casa e nos telemoveis.

    1. Avatar de Frankie
      Frankie

      Não vais ter um browser em que vais ter de escrever no teclado um site e checkares o email.
      Irá ser adaptado obviamente, aplicações simples e com letras grandes e com voz, por exemplo “Recebeu um email, deseja ler? – Sim.” E a máquina lê-te o email, escusas de olhar para um ecrã.. é como se fosses a ouvir rádio.

      Mas a funcionalidade da internet não será para isso, será mais para conseguires ter informações de transito em tempo real, poderes reportar um acidente, uma via fechada, a policia, e todos os carros têm acesso.

      Já vi umas ideias porreiras que o ecrã é o próprio vidro do carro. Imagina que estar a usar o GPS, estás a olhar para a frente para a estrada e vês uma seta ‘virtual’ no vidro a indicar-te que tens de virar à direita, ou que vais em excesso de velocidade.

      Existem inúmeras coisas por onde pegar!!

  10. Avatar de www.casadascomcio.com

    em 2025 seremos todos mais velhos, por isso, aproveitar é agora!!!

  11. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Noticias de treta a meu ver. Eu gosto de carros, mesmo carros com alguma tecnologia, agora tudo o que passe de um GPS e conexão ao telemóvel é exagero. Sinceramente, irão colocar mais coisas para distrair o motorista, e isso vai levar ao aumento da vulnerabilidade a um ataque hacker, como já surgiram noticias aqui no PPLWARE…

    Até que será um ponto positivo 🙂 como sou jovem, daqui a uns anos vou querer comprar carros antigos em vez dos atuais. Em suma, os carros antigos são mais baratos 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu acredito que será assim 🙂

  12. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Nah, nao quero a NSA a lixar-me os consumos 🙂