Elon Musk volta a falar sobre teletrabalho: é “moralmente errado” e uma “bullshit”

55 Comentários

Elon Musk sempre se mostrou contra o trabalho remoto. Apesar de controverso, estamos perante um dos homens mais poderosos do mundo, com empresas visionárias que estão mesmo a mudar a forma como olhamos para o futuro. Numa nova entrevista, refere-se ao teletrabalho como “bullshit” e algo moralmente errado.

Elon Musk volta a falar sobre teletrabalho: é


Numa entrevista transmitida pela CNBC, Elon Musk chamou o trabalho remoto de “moralmente errado” e de “bullshit”, argumentando que era injusto para com os trabalhadores que não podem trabalhar em casa.

Uma das bandeiras de Elon Musk em relação ao trabalho nas suas empresas sempre foi o de promover o trabalho nos escritórios mesmo em tempo de pandemia. No Twitter, essa decisão, depois da compra, sempre foi muito contestada, mas o magnata diz que não tem vergonha de partilhar o seu desdém pelas políticas de home office. No caso concreto do Twitter diz mesmo que considera que o trabalho à distância era contraproducente.

Acredito muito que as pessoas são mais produtivas quando estão pessoalmente

Na tesla, em junho de 2022, impôs uma política rigorosa de regresso do trabalho retorno ao escritório, alertando os funcionários de que perderiam os seus empregos se se recusassem a fazê-lo. Os funcionários precisariam passar no mínimo 40 horas por semana no escritório; qualquer coisa menos seriam contactados. Na verdade, antes da pandemia as regras para trabalho à distância não eram tão rígidas.

Depois de adquirir o Twitter, Musk estabeleceu a mesma política estrita, ao mesmo tempo em que estava a demitir mais de três quartos da força de trabalho. Durante a entrevista na terça-feira, mostrou-se extremamente animado quando David Faber, da CNBC, mencionou casualmente a política.

“As pessoas deveriam descer do seu cavalo moral com a tolice de trabalhar em casa”, disse Musk, “porque eles estão a pedir a todos que não trabalhem em casa enquanto eles trabalham”.

Referiu ainda que, como as pessoas que entregam comida e constroem casas não podem trabalhar em casa, os trabalhadores de escritório também não deveriam, chamando a decisão de “confusa” e de uma “questão moral”.

“Se você quer trabalhar na Tesla, quer trabalhar na SpaceX, quer trabalhar no Twitter – você precisa ir ao escritório todos os dias”, concluiu.

Partilha da mesma ideia que Elon Musk?

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Regras da empresa, não vejo qual é o problema… Também tenho preferência em trabalhar remotamente mas se a empresa não o quiser só tenho que respeitar ou trocar de empresa. Agora obrigarem uma empresa a alterar as suas regras? Cómico no mínimo… Querem querem, se não, têm outras empresas.

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Concordo, mas os funcionários são livres de expressar a opinião e tentar mudar a situação.

      1. Avatar de Pedrinho Peidola
        Pedrinho Peidola

        Claro que nao, mudar a situação? Mudem de emprego

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Então és contra os direitos dos trabalhadores, devias ir para os EUA.
        Que eu saiba os trabalhadores têm direito a serem a contestar, se irá mudar algo ou não, isso é outra conversa, mas não fizeram mais do que exercer os seus direitos. Não me digas que nunca o fizeste pois não acredito.
        Se for a pensar nesses termos o que seria de nós… Não gosto da política em Portugal, vou embora, não gosto do vizinho, vou embora, não gosto do carro, vou a pé. enfim… “Pimenta no cu do outro para mim é refresco”

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não só regras, estratégia. Imagina que consegues ter menos rotatividade baseado na tua oferta como empregador a uma população que normalmente tem elevados custos em habitação e consegues oferecer emprego a pessoas que moram numa aldeia qualquer no interior, com uma qualidade de vida muitissimo superior. Quem ganha? Eu diria que todos ganham.

    3. Avatar de gtttt
      gtttt

      Tens toda a razao Rui

  2. Avatar de GNC
    GNC

    Sim, acho que tem razão.

  3. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    O Musk é que deveria descer do seu cavalo moral de achar que tem alguma influência a sua opinião de como os outros devem viver a sua vida, só porque acha o trabalho remoto imoral… Nas empresas dele pode fazer o que quiser mas a opinião dele vale 0 para qualquer pessoa que queira trabalhar remotamente. A empresa não aceita? Muda-se! Afinal ele que despediu grande parte da workforce devia saber como é tão fácil hoje em dia mudar de emprego…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas ele está a obrigar alguem a mudar opinião ? ahahah ele está a dar a opinião dele e tal como tu disses-te nas empresas dele faz o que quiser

  4. Avatar de Simão
    Simão

    Na minha opinião acaba por ser uma regra da Empresa e os funcionários só têm de cumprir. Quem não estiver bem, muda. Eu trabalho regime hibrido, e colegas meus meus já sairam para trabalhos 100% remotos ou 100% presenciais.
    A produtividade depende de cada pessoa, uns trabalham melhor em casa outros na empresa.
    Agora também concordo que existe muita gente trabalha remotamente com desculpas do transito e tal, e claramente baixou a sua produtividade e só trabalha remotamente por comodidade. Assim como existem outros que trabalham melhor em casa e até em horários nocturnos.
    Agora a empresa faz a regra e o colaborador só tem de cumprir

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A velha questão, quem não gosta de trabalhar não trabalha em casa mas também já não trabalhava no presencial, mas como mandavas uma piadas para o ar e andava com um papel nas unhas de um lado para o outro até parece que anda ocupado, quem gosta de trabalhar trabalha até de baixo de água.

    1. Avatar de j
      j

      É isto… E normalmente quem é contra o trabalho remoto tem uma de 5 características:

      – está frustrado por ter uma profissão que nao o permite (a comum dor de cotovelo)
      – tem um ambiente péssimo em casa e quer passar o máximo de tempo fora, mas acha q se ele faz, todos deviam ser obrigados a fazer igual
      – é péssimo na profissão e apenas a mantém se mostrar a cara no escritório (again, dor de cotovelo de quem não precisa por ser competente)
      – é control-freak e não tem visão de futuro
      – é velho do restelo e acha q as coisas eram melhores no tempo da outra senhora e q os jovens não querem trabalhar

      A qualquer um destes, aconselho um espelho e um pouco de empatia e visão. Nem todos são como vocês e alguns de nós são muito mais produtivos remotamente do que a estar a ser interrompido a cada 5 minutos por colegas a falar no sexo dos anjos

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Giro o teu comentário, que me parece que so olha para si e para as suas vontades.

        – Zero, sou programador, havendo net até na lua posso trabalhar.
        – Ambiente incrível em casa. Sou da opinião que quem quiser ficar que fique quem quiser ir que vá.
        – ótimo na minha profissão, zero dor de cotovelo.
        – Zero control freak, nas minhas equipas apenas defino a deadline, em relação ao trabalho que trabalhem as horas que quiserem, desde que no fim esteja as coisas feitas e bem feitas para mim está perfeito.
        – Sou jovem na casa dos 30

        No entanto trabalho remoto nunca mais, foi a minha pior experiencia de carreira. Assim que as portas abriram voltei e não olhei para trás.

        Dou valor ao contacto humano, a entreajuda (dentro dos possíveis, se a pessoa morar no mesmo local de trabalho).

        Estou completamente alinhado com o Musk, se não quiseres vir está tudo bem, o que mais falta são empresas que permitem remoto.

        Não que o Musk faça isso, mas eu a ser dono e tendo margem, dava tudo aos funcionários, bons ordenados, crèches, transportes etc com a única condição de estarem no trabalho.

        E antes que venhas com o controlo, não tem nada a ver com isso, eu confio em todas as pessoas na minha equipa, no fim do dia fui eu que as escolhi e nas minhas equipas não quero calões, mas o trabalho seja qual for tem que ser colaborativo e não solitário, quero brainstorming a olhar nos olhos uns dos outros, quero poder ir a secretaria ajudar alguém ou vice-versa.

        E principalmente chegar as 18h e mandar tudo embora sem mais um minuto a mais.

        1. Avatar de j
          j

          Tu tens a liberdade de olhar para ti e para as tuas vontades, não precisas que o faça.

          Mas é engraçado e irónico também que por detrás de um pensamento que ate parecia bastante aberto, vem um “eu nunca mais farei trabalho remoto, por isso ninguém da minha equipa o fará também”. E que tal confiares nas pessoas para escolherem a melhor forma de gerirem o seu tempo e capacidade produtiva? Se os escolheste e confias neles, não confias nas suas opções porque……….. Já agora, em matéria de colaboração, não tenho qualquer sentimento de falta de colaboração quando estou remoto, estou a uma videochamada de distância das pessoas.

          Fiy, o meu regime é híbrido que, para mim, é o ideal. Podia ser remoto, podia ser presencial. Eu escolho híbrido. Ou confias ou não confias nas pessoas que contratas, não existe um “eu confio porque eu as contratei, mas nao confio para escolherem o seu regime porque eu é q sei onde essas pessoas são mais produtivas”. Este é, aliás, o pensamento do Musk

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Engraçado, na minha empresa sou referencia no que ao trabalho diz respeito, e em casa o meu rendimento caiu bastante, quer dizer nem é tanto o rendimento mas sim a motivação e vontade de superação.
      Voltei aos escritórios e estou melhor que nunca.
      A diferença é que quando vou para os escritórios vou para trabalhar e não para estar no café a conversa.

      1. Avatar de filipe amaral
        filipe amaral

        És o maior.
        O teu discurso transpira ego. eu eu eu eu

      2. Avatar de Adriaan
        Adriaan

        Isso diz muito da tua capacidade de organização, de disciplina e de adaptação.

        Podes ser referência nesse ambiente em particular, mas isso não é grande cartão de visita relativamente à tua capacidade em diferentes contextos.

        No trabalho estive bem, em teletrabalho estive ainda melhor só pelo facto de poupar nas deslocações e ganhar 2h / dia.

        Agora se sou como tu e pretendo impingir teletrabalho a todos? Não. O ideal é dar ao próprio trabalhador, desde que ele seja responsável, a responsabilidade de escolher o local onde ele acha que é mais produtivo e feliz.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Explica lá como trabalhas com colegas de equipa que estão em locais/paises diferentes?

        1. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Eu apesar de ter escritório apenas trabalho com pessoal de fora, tirando a excepção de uma pessoa. Por isso digo, cada caso é um caso.

  6. Avatar de nao
    nao

    para mim a frase que diz tudo é: “Os funcionários precisariam passar no mínimo 40 horas por semana no escritório; qualquer coisa menos seriam contactados.”

    no mínimo 40 horas… ou o ditadorzinho vem dar tautau.

    1. Avatar de Rei do pivete
      Rei do pivete

      E o que diz o contrato, quando saires da cave dos papas aprendes isso

      1. Avatar de j
        j

        Quero-te escravizar, desculpa, empregar, pareces ser exemplar e muito competente. Ofereço-te um quarto nas traseiras da empresa, claramente não precisas habitação

        1. Avatar de Adriaan
          Adriaan

          Nem vale perder tempo a responder a esse pessoal. São trolls que nunca trabalharam e não sabem da mais-valia que é, tanto para o indíviduo, como para a sociedade, trabalhar a partir de casa.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      40 horas é o numero normal de horas de trabalho de qualquer pessoa ahah tens a exceção dos funcionários públicos que trabalham 35 mas os normal é 40 não percebo a admiração ainda vives em casa dos pais e não tens noção do que é o mundo do trabalho? então nem comentes

  7. Avatar de eu
    eu

    A empresa faz a regra ou ajusta-se para ser mais competitiva a encontrar funcionários mas a decisão é sua.
    O funcionário é livre de aceitar ou sair da empresa se não estiver satisfeito ou sujetar-se mas não está acorrentado.

    Agora este otário que volta a falar e diz imoral.
    Mas que raiu de justificação !
    Se é imoral o teletrabalho porque outros não podem (a maior estúpidez que podia dizer), então também é imoral ele ganhar mais do que outros porque outros não podem.

    Quando estava de boca fechada e fazia tecnologia, eu admirava-o.
    Desde o covid em vez de inovar, passou a abrir a boca e só sai m*.
    Mantem-te mas é calado e vai trabalhar e deixa lá as entrevistinhas a dizer como é que os outros devem viver a sua vida.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E não acha imoral não pagar a renda das instalações da sede da empresa?
      Foi noticia aqui que não pagava a renda onde o Twitter têm a sede , mas isso não é imoral.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Não pagar ao senhorio 3 milhões ao mês foi jogada, estratégia ( Sim também um pouco imoral.

        Ele queria que o Sr fosse para tribunal com ele, para poder renegociar o contracto, visto que o Sr não o queria renegociar, tanto é que até pintou o W do placar de branco.

        Basicamente forçou o Sr a renegociação, e com isto ainda vai poupar milhões, ele burro não é!!!

  8. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Tem alguma razão … mas:
    “Ele ganha milhões… como é que eu não ganho milhões também?!”
    “Ele tem um BMW… porque razão não tenho eu também um?!”
    “Países desenvolvidos desperdiçam comida… seres humanos a morrer à fome por todo o mundo.”

    O work-from-home funciona em situações especificas… no caso da Tesla e no caso do especifico do manufacturing não dá. Agora só porque dá em outras áreas e em outras não… isso significa que é moralmente incorreto obrigar umas pessoas a ir e outras não? Óbvio que não e ele é um anormal por dizer isso.

    Obrigado, boa tarde e um resto de boa vida.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Deve ser proibido as empresas fazerem entrevistas a trabalhadores por vídeo-chamada, é ridículo, infantil, cobarde, uma falta de transparência, e revela claramente a dificuldade de quem trabalha nas mesmas em lidar directamente com outros Seres-Humanos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Então uma entrevista para trabalhar numa empresa na bélgica tenho que ir lá pessoalmente? não faz sentido nenhum, o mundo evolui parem de estar presos ao passado

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Isso é problema seu, não é dos Portugueses.

        1. Avatar de MF
          MF

          Cheiras a CHEGA até dizer chega.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Como é que isso funciona quando a entrevista é com pessoal que está em locais/países diferentes?

      Conheço empresas em que as entrevistas são acompanhadas por gestores que estão em 3 países diferentes.

  10. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    “Mas posso subcontratar mão de obra e deslocalizar empresas”

  11. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Que argumento é este da imoralidade? Não faz sentido nenhum!
    Quem pode fazer o seu trabalho remotamente melindra assim tanto quem não pode? Então a solução será ajudar quem quer trabalhar remotamente a poder fazê-lo.
    Concordo que muitas vezes as pessoas precisam de ter reuniões in-loco. Mas será necessário fazê-lo *todos* os dias?

  12. Avatar de Adriaan
    Adriaan

    “argumentando que era injusto para com os trabalhadores que não podem trabalhar em casa”

    No texto transcrito e, mais uma vez, é possível ver que nem ele próprio consegue arranjar argumentos para justificar a posição dele.

    Apesar de existirem trabalhadores que não podem trabalhar em casa, não se pode afirmar que seria completamente injusto para eles dado que beneficiam indiretamente desse tipo de paradigma, principalmente a nível do trânsito reduzido e menor confusão nas cidades, o que faz uma enorme diferença em cidades como no Porto e Lisboa.

    Além disso, o teletrabalho significa uma mudança positiva para a sociedade que permite poupar tempo e dinheiro nas deslocações e portagens, trazendo benefícios económicos e de saúde para o indivíduo.

    A questão das pessoas que não podem trabalhar a partir de casa deveria ser abordada noutra perspetiva: que seria com benefícios para estes trabalhadores (maior remuneração ou menos horas de trabalho) de modo a atenuar a diferença para os que podem trabalhar a partir de casa.

    Está na hora de quebrar a mentalidade do MAIS HORAS = MAIS PRODUTIVIDADE ou PRESENCIAL = MAIS PRODUTIVIDADE dado que o paradigma da sociedade mudou e já está mais do que provado que isso é falso.

  13. Avatar de Joca
    Joca

    Para trabalho puramente burocrático (contabilidade, facturação, por exemplo) é muito melhor o trabalho remoto. Pode-se trabalhar mal se acorde, de roupão e pantufas, sem a chatice de ter de se vestir, ir esperar o autocarro ou metro, etc. Só nessa história se perde 1 hora ou mais. Almoça-se rápido e poupa-se nisso 1 ou 2horas. Além de que, num escritório, se não estivermos sozinhos, a presença de colegas é quase sempre um sugador de energia, de atenção e de tempo, quase sempre para nada, apenas para prejudicar a tarefa que temos de executar. Para já não falar de não ter de aturar o patrão (gente tendencialmente conflituosa e controladora), que a maior parte das vezes só serve para chatear, e justificar o ordenado chorudo que leva para casa.

  14. Avatar de Tecnico Meo
    Tecnico Meo

    Musk deve ter visto em teletrabalho muito da expertise que eu vi acontecer. Não é que não acredite no teletrabalho, porque experimentei e funcionou. O problema são os cromos do eterno xico espertismo que por causa da treta de um update do adode acrobat reader foram bem capazes de estar meia manhã sem trabalhar, ou a coisinha que não abre, ou o não sei o quê…se não for mesmo o dia inteiro, sobrecarregando quem cumpre. A poupança em combustível e horas de deslocação souberam muito bem durante um ano. Acabou devido aos abusadores…porque é sempre uma treta ao empregador descriminar quem é mal intencionado porque são coisas difíceis de provar e culpa fica sempre na optica da informática / prestador de comunicações / servidores / mas nunca do espertinho/ espertinha que qualquer ventinho o sistema deixa de dar, etc etc etc. Não é o teletrabalho que é mau, as pessoas é que são , na sua natureza, muitas vezes mal intencionadas.

  15. Avatar de Luis
    Luis

    tem razão, não é a mesma coisa…
    qualquer não-fundamentalista digital sabe disso

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    O TELETRABALHO para muitos é mais um dia de férias! mas há exceções.
    O pior ainda esta para vir que é a inteligência artificial que vai acabar com muitos postos de trabalho. Mas isso é outra história

  17. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Quero ver o que estes iluminados que apoiam o teletrabalho vão dizer num dia que sejam substituídos por funcionários a trabalhar remotamente da Índia e a receberem uma migalha.
    Porque uma empresa que tenha uma forte política de teletrabalho pode contratar funcionários em qualquer país que não faz diferença e pode ficar muito mais barato.

    1. Avatar de MF
      MF

      Sempre ouvi, e já experienciei, que qualidade paga-se.
      E não é a toa que várias empresas tem os serviços cada vez piores devido ao outsourcing que falas.
      Têm todo o direito a escolher a mão de obra barata, mas no fim, como normalmente se vê, essa mão de obra sai caro…..

  18. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa imagem serve de ilustração ao artigo.

  19. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Concordo em absoluto com ele.Sempre disse aqui que o teletrabalho é uma autêntica vigarice.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quem diz é quem é…

      1. Avatar de deepturtle
    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso é ordenados altos. Qualquer funcionário que lute por melhores condições de trabalho deve ser substituído na hora.

  20. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Eu também gosto de ir ao escritório mas não estou para sustentar o lobby das petrolíferas.

  21. Avatar de filipe amaral
    filipe amaral

    A premissa que TEM de ser remoto ou presencial começa logo errada.
    O que move as empresas são objectivos, não a presença do trabalhador.
    Estabeleçam objectivos e meçam os resultados.
    Se os objectivos forem atingidos, então é só a falta de confiança e micro-gestão.

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Ora nem mais. Se os objetivos forem atingidos que importa o resto.
      O problema de muitas pessoas/empresas é que o objetivo é “para ontem” ou simplesmente não há planeamento. O tal “quanto mais melhor”.
      Isso claro que sem métrica nenhuma da a famosa paranóia da produtividade e micro-managing.

  22. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Lamento informar-vos mas Elon Musk não é gestor de porcaria nenhuma. É sim um arruaceiro. Provavelmente nunca foi despedido. Nunca teve um patrão. Tão habituado a fazer bullying devido ao seu narcisismo que se esquece dum pormenor importante : nenhum burro trabalha melhor a ser sempre chicoteado. É preciso tambem afaga-lo, dar-lhe alimento de qualidade. A falta de produtividade dos seus colaboradores é mais pela falta de respeito que ele tem por eles. Teve sucesso sim mas se fosse agora a começar sabendo o seu comportamento atual acham que alguém pegaria nele?

  23. Avatar de Barb0za
    Barb0za

    Entao ele que fez fortuna a vender carros, quer que as pessoas se desloquem mais….

  24. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    O Musk devia meter mais tabaco.

  25. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    mais uma vez, uma posição radical.
    a solução passa pelo balanceamento.
    há pessoas cujas profissões podem-lhes ser benéficas, tanto para o trabalhador como para a empresa.
    a mania de ver tudo por um funil resulta pode resultar em más políticas laborais.