Elon Musk “não sabe como fazer uma bateria”, alertou o fundador da CATL

39 Comentários

Apesar de o mercado estar já recheado de propostas, a Tesla é uma das maiores referências em matéria de carros elétricos. Contudo, para o fundador e diretor da Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), Elon Musk “não sabe como fazer uma bateria”.

Célula de bateria da Tesla 4680

Enquanto referência no setor dos carros elétricos, em 2020, a Tesla apostou no desenvolvimento de um novo formato de célula de bateria. De nome 4680, esta alimenta a Cybertruck e, no passado, equipou num número limitado de crossovers Model Y.

Além de prometer um fabrico mais barato e uma montagem simplificada, a célula de bateria cilíndrica foi apresentada como sendo mais densa em termos de energia do que as unidades do tipo 2170 e 1865, encontradas no Model Y/3 e no Model S/X, respetivamente.

Recentemente, a fabricante norte-americana anunciou que já produziu 100 milhões de células de bateria 4680. Isto representa uma taxa média de fabrico de 495.000 células por dia – o suficiente para 368 Cybertrucks, segundo o InsideEVs.

 

Especialidade da Tesla não são as baterias

Apesar de a Tesla ter investido no desenvolvimento e produção de uma célula de bateria cilíndrica, uma das maiores empresas de baterias, especializada no componente para carros elétricos e em sistemas de armazenamento de energia, considera que essa alternativa “vai falhar e nunca terá sucesso”.

Pelo menos, foi o que Robin Zeng, fundador e diretor da CATL, disse a Elon Musk, numa conversa.

Tivemos um debate muito grande e eu expliquei-lhe. Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. É uma questão de eletroquímica. Ele é bom para os chips, o software, o hardware, as coisas mecânicas

Disse Robin Zeng, revelando que considera que “o problema dele é o excesso de promessas”.

Falei com ele. Talvez algo precise de cinco anos. Mas ele diz dois anos. Perguntei-lhe porquê. Ele disse-me que queria pressionar as pessoas.

O diretor da CATL encontrou-se com Musk, em Pequim, em abril, e os dois falam frequentemente sobre vários assuntos, segundo a Reuters.

Recorde-se que a CATL é um dos principais fornecedores da fábrica da Tesla em Xangai, que monta os Model 3 e Y para os mercados local e internacional.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    20 chicotadelas para o Primo Musk de não saber fazer uma bomba nuclear … que desplante !!

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Mas deve saber fazer boas instalações de fibra sem deixar um bastidor ATI todo desorganizado ao ponto de outros terem que desligar tudo para voltar a ligar corretamente…

      So pra meter nojo e dar Feedback do q se vai vendo por estas bandas

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Hahaha isso é os gajos da DiGi pá

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Os da DIGI usam os cabos (em serviço) dos outros para fazer de guias para passarem os deles.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Eu fiz o mesmo com a cabovisão aqui há uns valente anos hahahahaah. O ultimo fecha a porta:)

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          @Técnico Meo para quando @Técnico Digi?

  2. Avatar de PTO
    PTO

    Como se o Elon Musk soubesse fazer alguma coisa para além de gastar o dinheiro que os patrocinadores e o governo americano lhe dão.

    Se há quem saiba fazer alguma coisa são as pessoas que trabalham nas empresas dele, ele não sabe um corno, limita-se a dar ordens e muitas delas revelam-se uma boa cagada, como muitas que tomou em relação ao Twitter.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basicamente um falhado, ignorante que nunca conseguirá nada na vida.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Toni, o homem mais rico do mundo é um ignorante que nunca conseguirá nada na vida.
        Brilhante.
        Parto do princípio que as suas conquistas pessoais ultrapassaram estas barreiras há muito tempo.
        Vc deve ser o homem mais rico da galáxia…

        Diga-me, o que é que vc produz de valor acrescentado que se equipare a um Tesla?
        Azeite e vinho não contam…

        1. Avatar de B@rão+Vermelho
          B@rão+Vermelho

          Eu também não sei fazer uma bateria mas percebo a ironia do @Toni da Adega, o pessoal hoje em dia deve de usar cuecas dois números abaixo.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      A compra do Twitter foi para preservar a liberdade de expressão que a Google, Facebook, Twitter etc estavam a atacar.

      1. Avatar de SilvaEs
        SilvaEs

        O Stephen King chamou-lhe “First Lady” e cancelou-lhe a conta. Rica liberdade de expressão…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Exato!
          Ele defende a liberdade de expressão mas quando é criticado por terceiros, bloqueia-os.
          Um perfeito hipócrita.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      A verdadeira missão de um capitalista não é produzir. É por os outros a produzir para ele.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Grunho, para isso é preciso saber o que se está a fazer e como o fazer.
        Não é para qualquer um…

        Chama-se a isso capacidade de liderança, conceito que deve desconhecer.
        20 pianistas não fazem um Beethoven.
        Vc com as suas pálas ideológicas não consegue perceber que há pessoas com mais capacidades que outras.

        Não somos todos iguais.
        Uns têm aptidão para umas coisas, outros para outras e a maior parte não tem aptidão para nada porque são uns inúteis…

        Vou-lhe contar uma história, vc que é todo comuna vai gostar de ouvir…

        Aqui há uns anos fui ao Alentejo visitar uma adega de uma boa marca.
        No final já não pude trazer o carro mas isso não interessa…
        Em conversa com as pessoas de lá, estiveram a contar a história da quinta.
        Depois de 74, os donos tiveram que fugir dos trabalhadores que queriam trabalhar muito.
        Passado pouco tempo já estavam a pedir aos donos para regressarem porque a quinta já não produzia nada.
        Toda a gente era comissária política e trabalhar era para os outros.
        Só que não havia outros, era tudo comissário sempre em plenários…~
        Resultado, os animais morreram de fome e na altura da vindima não havia nada para vindimar…

        Os donos lá acabaram por regressar e aquilo foi ao lugar…
        Gostou desta história da reforma agrária?
        Tenho mais, se quiser posso dar mais exemplos…

        1. Avatar de gazorpazorp
          gazorpazorp

          Mas que bela história. Então os donos, depois do êxodo do Egipto por parte dos trabalhadores, não foram capazes de cuidar do que era seu? Deixaram os animais morrer à fome? Ai vossa senhoria, não suje os sapatinhos…

        2. Avatar de Contador
          Contador

          Infelizmente esses criminosos estão todos à espera de poder ter uma nova oportunidade para poderem roubar o que é dos outros.

    4. Avatar de MF
      MF

      a inveja e a ignorância são a arma dos fracos, e não fui eu que inventei

  3. Avatar de X
    X

    A unica coisa sabida que o musk sabe fazer é trollar para gerar mais receitas para alimentar os seus negócios e a sua visão de futuro distópico para os pobres obviamente, um carrasco da democracia que ninguem elegeu mas que tem poder para perverter as nossas vidas.

    1. Avatar de trolha33
      trolha33

      tadinho do menino… já fizeste um tiktok a gritar de tanta indignação?

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Uiii, coitadinho, a vitimazinha….ajudem o pobre coitado…..

      E trabalhar mais e chorar menos? Não?

    3. Avatar de X
      X

      A verdade incoveniente deixa esta gente maluca da cabeça, a verdade é subversiva! Ao nivel a que chegamos como Humanidade é muito triste.

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      X, esqueceu-se da Von der Leyen.
      Votou nela?
      Alguém daqui votou nela?
      Tem ela mais influência na sua vida que o Musk.
      Aprenda com ele a ser produtivo e inovador.

      Para falar mal isso qualquer um sabe… faça melhor que ele.
      Portugal e os seus futuros empregados, a quem pagará muito bem, acredito que sim, agradecem-lhe profundamente.

      Vai começar quando?

      Perverso é vc com essas ideias.
      Pago-lhe de bom gosto o bilhete só de ida para a Venezuela… vai gostar daquilo por lá, são iguais a si.

      1. Avatar de X
        X

        Voçes juntos até parecem muitos mas são uns gatos pingados sem norte na vida, saude é o que vos desejo a ver se isso endireita.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Na America são mais….
          É o que diz o Trump….

          Pelo choro e vitimismo parece-me que o sem sorte na vida é outro.

          Chora, Chora menino…
          Chora que isso resolve-se 🙂

      2. Avatar de B@rão+Vermelho
        B@rão+Vermelho

        @ PorcoDoPunjab, não votaste na Von Der Leyen, assim como não votaste-te na Luís Montenegro votas num partido que vai eleger um líder, só votamos na pessoa para eleger o presidente da república

      3. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        a única pessoa em que se vota cá em Portugal é no PR, de resto vota-se sempre nos partidos, no entanto, que governa é o dirigente de topo do partido vencedor só porque sim.
        Nada obriga a que seja o dirigente de topo do partido vencedor a ser o chefe de governo.
        O mesmo se passa na UE, são os partidos mais votados que definem a liderança de topo da UE. Serão os nossos votos, de forma indireta, que influenciam a decisão.
        É bonito vomitar histórias da reforma agrária (muitas verdadeiras, sem qualquer dúvida!), mas esquecer-nos (ou será “esquecer-nos”?) das leis/regras mais básicas das eleições
        Para resumir, cá em Portugal, o Montenegro, o Costa (no 2º mandato) ou o Passos não foram eleitos pelo povo, quem ganhou as eleições foram os seus partidos (coligados ou não) que depois definiram quem governaria e esse nome foi, depois, aceite pelo PR, esse sim, eleito de forma direta.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Verdade o Musk até usa tecnologia dos chineses as baterias LFP, e Musk aceita sem problemas as críticas e tenta fazer melhor se não conseguir aposta em quem sabe, o mercado das baterias só tem a ganhar com concorrência.

  5. Avatar de nhecos
    nhecos

    “Musk aceita sem problemas as críticas” – Ou é piada ou anda muito distraído.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Não faltam.
        Stephen King é um bom exemplo, foi bloqueado pela Cinderela da Tesla por a ter criticado.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Quando não sabes dizes coisas dessas, ele tem todas as patentes da Tesla em Open source para ajudar o sector a evoluir e como te expliquei ele usa baterias chinesas em alguns modelos e não tem problemas em dizer isso. (LFP)

  6. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    O que se passa, que não consigo fazer mais comentários?

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Abertura de portas em caso de emergência também não sabe. Se têm um Tesla, a cada pessoa que entra façam o exercício, repetido, de abrir a porta mecanicamente se bloquear.
    https://toronto.ctvnews.ca/you-couldn-t-open-the-door-concerns-over-awareness-of-and-access-to-tesla-emergency-latch-after-4-killed-in-toronto-5-killed-in-wisconsin-1.7108463

  8. Avatar de Henrique Rocha
    Henrique Rocha

    Musk é produto de plástico. Custa a reciclar

  9. Avatar de Xanax
    Xanax

    Se ele compra as pilhas á Panasonic, porque razão deveria ele saber como as fazer?

  10. Avatar de catfo
    catfo

    Mas sabe intrujar os seus fãs! Caem que nem uns patinhos!