Elétricos da Audi, Nissan e Tesla quase não perdem autonomia no inverno, segundo testes

21 Comentários

Com as baixas temperaturas recentes, torna-se inevitável abordar o impacto do frio na perda de autonomia dos veículos elétricos (VE). Contudo, estas perdas não são iguais para todos os modelos. Segundo testes feitos por uma startup americana, a Audi, a Nissan e a Tesla têm os melhores modelos no que toca à pouca perda de autonomia no inverno.


Não é segredo que, à medida que as temperaturas descem, a quilometragem dos automóveis alimentados por bateria também diminui. Alguns veículos elétricos são melhores do que outros na forma como pré-condicionam a bateria, reciclam o calor residual e minimizam a perda de autonomia.

Durante o inverno de 2022-2023, a startup americana Recurrent recolheu milhares de pontos de dados de 10 mil veículos elétricos para analisar o impacto das temperaturas de inverno na sua autonomia.

Depois de analisar 18 modelos nos Estados Unidos, constatou que a autonomia média observada no inverno (após ter em conta as variáveis do mundo real, como o clima, o terreno e os hábitos de condução) era de 70,3% da autonomia normal.

Carregamento de carros elétricos

A que se deve esta perda de autonomia?

Existem algumas razões pelas quais os veículos elétricos perdem autonomia. Por exemplo: as temperaturas frias podem resistir às reações químicas e físicas que libertam a energia da bateria; e o aquecimento do habitáculo também retira energia da bateria de alta tensão, reduzindo ainda mais a autonomia.

Atualmente, muitos veículos elétricos estão equipados com bombas de calor que reciclam o excesso de calor produzido pela bateria e pelos motores para melhorar a eficiência e reduzir a perda de autonomia.

Segundo a Recurrent, a perda é relativa à autonomia obtida pelos veículos elétricos à “temperatura de condução ideal”, que a startup define como “a temperatura à qual um modelo específico atinge a sua autonomia média mais elevada”.

Audi e-tron foi o que perdeu menos autonomia

Dos veículos elétricos analisados, o Audi E-Tron de 2021-2022, rebatizado Q8 E-Tron a partir de 2023, registou a menor queda na autonomia a 0 °C. A sua autonomia no inverno foi apenas 16% inferior à normal. O E-Tron foi um dos primeiros veículos elétricos a ser equipado com uma bomba de calor, que recupera até 3 kW de eletricidade através da conversão do calor residual do motor.

Nissan Leaf fica com o segundo lugar

O Nissan Leaf 2020 também registou uma degradação relativamente pequena. A 0 °C, perdeu 23% da sua autonomia. É de salientar que os modelos Leaf mais antigos eram mais sensíveis às variações de temperatura, devido à sua gestão térmica passiva, do que os modelos mais recentes que podem ser equipados com aquecedores de bateria. Curiosamente, alguns condutores do Alasca estão extremamente satisfeitos com o seu Leaf, de acordo com a Recurrent.

Tesla entre as melhores gamas no inverno

O Model 3, o Model Y e o Model X perderam, em média, 24% da autonomia no inverno. A marca lançou a sua bomba de calor patenteada em 2021, que parece ter incorporado várias inovações para melhorar a eficiência da bomba de calor. Características como o pré-condicionamento da bateria também ajudam a reduzir a perda de autonomia no inverno.

Os dados da Tesla provêm de uma amostra impressionante. A Recurrent analisou os dados de 4375 Model Y, 4576 Model 3 e 249 Model X. Note-se que estes testes parecem ter sido efetuados a uma temperatura de 0 °C e que os valores podem variar em regiões mais frias.

 

Leia também:

Carros elétricos estão a sobrecarregar a rede de energia?

 

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Perde sempre um bocadinho mas nada de relevante pelos menos no percurso diário

  2. Avatar de Odius
    Odius

    Não perdem quase nada? Então eles que expliquem o amontoado de teslas junto ao supercharger em Chicago, que estão à espera de serem empurrados para serem carregados.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «registou a menor queda na autonomia a 0 °C»

      Era essa a temperatura em Chicago?

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Eu vi essa notícia hoje na RTP e fizeram que o problema era os carregadores e não os carros.

      Os carregadores naquele local não estavam a trabalhar, mas não avançaram qual era o problema dos mesmos.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      é o que dá ler os titulos sem ler as noticias depois fazes estas figuras o problema estava nos carregadores e não nos carros é mesmo que a uns anos quando não havia combustível e faziam filas de 3 horas na bomba de gasolina para pôr.

  3. Avatar de Naodou
    Naodou

    What?? 24% é quase nada?
    24% em 500km é mais de 100km que perde de autonomia, juntando a isso o péssimo cálculo de km disponíveis que a Tesla tem….
    O estado também fica com 23% em IVA, que é quase nada…

    1. Avatar de JL
      1. Avatar de naodigo
        naodigo

        Percursos super pequenos quando o motor nao aqueceu, o motor a combustao aquece num instante, sem esquecer que reaproveita o calor para aquecer o interior do habitáculo, por isso é um nao problema.
        A questao é que mesmo em temperaturas baixas tipo 10 ou 15C a autonomia baixa bastante.
        Se 16% da Audi é notório mas aceitável, 24% da Tesla é imenso e nao se pode dizer que é quase nada, são mais de 100km!!

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Mais um ponto negativo dos BEV. Mas nada que não se tivesse conhecimento.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim porque vai ver se o teu carro gasta o mesmo com 0 graus ou com 25 este é mais um ponto que só se ve nos eletricos parece a autonomia é menos que a anunciada pelo fabricante como se os consumos não fossem assim a vida inteira

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Nunca experimentei o meu carro a 0 graus, mas de certeza o absoluta que não é mais 24%.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ponto mais negativo para os a combustão que perdem 15% a temperaturas de -6.6 ºC e em circuitos curtos de 5 a 8 kms cerca de 24%.

      https://www.energy.gov/energysaver/fuel-economy-cold-weather

      1. Avatar de Joao+Magalhaes
        Joao+Magalhaes

        Looool, até pode ser 50%, eu entro no meu Yaris com -10 e 2 minutos depois tenho o carro quente mas no final vai dar ao mesmo, aqui o que interessa é que não perde só no Inverno mas sim no geral pois há medida que os anos passam isso vai contribuir para cada vez a bateria durar menos e…só mesmo um doido compra um carro elétrico com 6 ou 7 anos de uso, quanto mais velho mais próximo de ter que trocar as baterias,,,,baratinhas.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vc e stá a dar ênfase ao funcionamento a frio.(até 8 milhas)
        Depois de quente tanto faz. Até se agradecem temperaturas mais frias, sempre poupa no sistema de arrefecimento do motor.
        Único handicap para um térmico no frio é o ar mais denso q pode prejudicar a aerodinâmica.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…e Tesla quase não perdem autonomia no inverno, segundo testes”
    Os Teslas já vêm mamados de origem. Não é preciso chegar ao Inverno.
    Não vale a pena andarem a branquear o que já é mais que evidente!
    https://www.edmunds.com/car-news/electric-car-range-and-consumption-epa-vs-edmunds.html

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Já ninguem usa o ciclo EPA mas não percebi se estavas a atacar o ciclo ou os carros eletricos porque no ciclo eu concordo é um vergonha quando comprei o meu a combustão diziam que gastava 5 aos 100 e nem perto disso no inverno ainda pior

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não fora os outros BEV conseguirem lá chegar e estavas certo.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Tal como em muitas circunstancias os teslas também conseguirem lá chegar basta ver testes de autonomia de autonomia no youtube e os teslas ganha quase todos sendo sempre o mais eficiente.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Youtubers recebem umas luvas, em especial aqueles com mais público. Sabemos como é.
            Tens que começar a separar o trigo do joio. Youtubers inocentes ou entidades isentas como a endmunds.

  6. Avatar de Antonio+Vasco
    Antonio+Vasco

    Tem um Tesla, por acaso? Onde foi buscar a ideia de péssimo cálculo de autonomia do Tesla? Olhe que não é verdade, logo no cálculo inicial quando marca o destino diz lhe a hora aproximada da chegada, do nível de bateria á chegada e se precisa de reabastecer , baseado no seu perfil anterior de gasto. Se aumentar a velocidade média, ele vai ajustando em tempo real a sua autonomia futura, e o erro é mínimo, já aprendi isso. Há muitos videos no YouTube que o comprovam. Pelo que eu tenho visto, parece que é o sistema mais exacto dos VEs em circulação.
    Mas não faz milagres, não estende a autonomia se você for a 140-150 em vez de 120, por exemplo. mas você é sempre informado da sua autonomia em tempo real, e assim planear o seu ponto de carregamento, se for necessário. Já fiz muitas vezes Norte – Sul e nunca tive uma surpresa

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @António, essa é a missa cantada para os crentes Tesla. Sim estou farto de ver vídeos (os serios devgente inocente e séria e não os de gente manipulada) e a autonomia real nc coincide com a estimada. Tb fiquei surpreso pq tb já acreditava nessa missa, mas entretanto já encontrei a resposta e a explicaçãopara as disparidades.
      Quer ver?