Elétricos chineses levam as marcas de VE a criar carros mais baratos

14 Comentários

A tendência atual é a migração para os automóveis movidos a eletricidade (VE), mas um dos obstáculos desta transição são os preços ainda elevados de vários modelos. No entanto, o receio do domínio do mercado por parte dos carros elétricos chineses está a levar as fabricantes a pensar em elétricos a preços mais baratos.



Medo dos elétricos chineses promove o fabrico de VE mais baratos

Embora a maior parte dos automóveis que circulem nas estradas ainda sejam os tradicionais a combustão, aos poucos os elétricos estão a ganhar terreno. Mas o preço elevado ainda continua a ser uma desvantagem que afasta a compra por um maior número de condutores. Contudo, tal cenário poderá reverter num futuro próximo.

Neste sentido, de acordo com a Reuters, o aumento dos veículos elétricos chineses mais baratos está a aumentar a pressão sobre as montadoras para o desenvolvimento e produção de VE a preços também mais acessíveis. Isto porque estas marcas já começaram a recorrer a vários fornecedores, desde as fabricantes de materiais para baterias até às fabricantes de chips, como forma de conseguirem reduzir os custos inerentes ao desenvolvimento de carros elétricos, tornando-os então mais baratos.

Segundo Andy Palmer, presidente da startup britânica Brill Power, empresa que criou hardware e software para promover a gestão e desempenho do sistema de baterias dos carros elétricos, “agora, as montadoras estão apenas a recorrer aos veículos acessíveis, e sabem que precisam fazê-lo ou vão perder para as fabricantes chinesas“.

Carregamento de carros elétricos

O executivo, que já foi CEO da Aston Martin, disse ainda que os produtos da Brill Power poderiam aumentar o alcance dos veículos elétricos em 60% e permitir ainda a inclusão de baterias menores. Estas mudanças podem então ser fundamentais, uma vez que a bateria é atualmente o componente mais caro de um elétrico.

A Reuters indica algumas mudanças já feitas por algumas marcas, como a Renault que em novembro disse ter planos para reduzir os custos dos seus elétricos em 40% e a Stellantis que está a construir uma fábrica europeia com a chinesa CATL para conseguir baterias LFP mais baratas.

Várias marcas já começaram a lançar modelos até 30.000 euros e recentemente o CEO da Volkswagen disse acreditar que haverá carros elétricos de 20.000 até à segunda metade da década.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda bem.

  2. Avatar de jota
    jota

    Até porque não são apenas (muito) mais baratos, têm também muita qualidade!

    1. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      A sério? Já esteve dentro de um ou conduziu um?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        E as baterias dos chineses? Será que são boas?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          A Tesla acha que sim tendo em conta que muitos dos seus veículos usam baterias da BYD.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Eu já estive dentro de um BYD, bem como o conduzi. E devo de dizer que fiquei impressionado. Eu estava à espera de um veículo com vários problemas de controlo de qualidade. E no entanto encontrei um veículo com uma qualidade respeitável e que em muitos dos casos ultrapassa as marcas ocidentais, principalmente as mais económicas.

  3. Avatar de JL
    JL

    Boa chinos, toca a baixar.

    1. Avatar de jota
      jota

      Já tinha que vir aqui comentar. Vendedor de EVs

      1. Avatar de JL
        JL

        Lamento, mas não sou vendedor, se fosse estava a desejar que eles não viessem para cá, ou nem a isso chega ?

        Mania da perseguição dá no ridículo.

  4. Avatar de Zé

    Ainda é preciso trabalhar mais, mas haja concorrência.
    Andamos todos contentes com telemóveis feitos na China e agora temos pudor aos carros chineses? Vergonha devia ter a Volkswagen que diz que não é competitiva por culpa própria. Agora que os gigantes começam a ter concorrência dão ao chinelo. Porque se assim não fosse…

    “https://www.noticiasaominuto.com/auto/2229676/preco-medio-de-um-carro-comprado-em-portugal-e-de-16110-euros”

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Stellantis que está a construir uma fábrica europeia com a chinesa CATL para conseguir baterias LFP mais baratas. …”
    O que a Stellantis vai fazer ou já fez, é vender carros chineses com o logotipo da Citroen, grande avanço. lool

    1. Avatar de JL
      JL

      Mais vale, está visto que os europeus são os únicos que não pescam um chavo de carros.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Chama a isto carros?! Tem que rever conceitos!

        1. Avatar de JL
          JL

          Já viu algum na vida ?