Eletricidade aumenta 1,05 euros por mês já a partir de outubro

60 Comentários

Os rumores de que a Eletricidade iria aumentar infelizmente confirmaram-se. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar já a  partir de 01 de outubro.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.

Eletricidade aumenta 1,05 euros por mês já a partir de outubro


Para potência contratada de 6,9 kvA valor da eletricidade sobe para 2,86 euros

De acordo com um comunicado publicado pela ERSE  a “tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado”.

Segundo o que é referido, “face ao aumento de preços de energia no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), atualizou o preço da tarifa de Energia do mercado regulado, em 5 euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2021”.

Contas feitas, tal significa que “para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, com potência contratada de 3,45 kVA, a atualização será cerca de 1,05 euros na fatura média mensal”. No caso de um casa com dois filhos, com uma potência contratada de 6,9 KVA e um consumo de 5000 KWh/ano o valor sobre para os 2,86 €.

Eletricidade aumenta 1,05 euros por mês já a partir de outubro

A aplicação da nova tarifa de Energia produz efeitos a partir de 1 de outubro de 2021 até ao final do ano de 2021 e abrange os consumidores no mercado regulado (cerca de 5% do consumo total e de 933 mil clientes, em junho de 2021). As demais tarifas, fixadas a 15 de dezembro de 2020 para vigorarem no ano 2021, mantêm-se inalteradas.

Esta alteração não condiciona o mercado livre a repercutir a mesma atualização de preços, já que cada comercializador segue a sua própria estratégia de aprovisionamento de eletricidade e procura oferecer as melhores condições comerciais em ambiente concorrencial.

A ERSE aconselha os consumidores a procurarem potenciais poupanças na fatura de eletricidade junto dos comercializadores no mercado, disponibilizando para tal um simulador de preços de energia que facilita a escolha da oferta mais vantajosa.

Leia também…

Portugal: Já tem um contador inteligente de eletricidade em sua casa?

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJ
    AJ

    A Endesa aumentou em Agosto

  2. Avatar de JR
    JR

    +1 aumento.. A inflação está a crescer a uma velocidade bastante alarmante…

  3. Avatar de Ruca
    Ruca

    Continuamos a não ter capacidade de produção para o nosso mercado? E aquela gente toda que foi por nós subsidiada?

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Desde o inicio do seculo que temos defice eletrico e não o vamos pagar até 2025 segundo o estudo a troika na altura. É o que dá governos fixarem preços e obrigar a vender eletricidade mais barata do que custa. aos nosso pais e ao governo da altura soube bem mas agora pagamos caro. Impostos, defice mais energia cada vez mais cara pelos que nos fornecem.

  4. Avatar de Faisca
    Faisca

    E vendemos nós fontes de energia a estrangeiros

    1. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Faísca, Só mudou de dono, a energia é injectada na nossa rede 😉

  5. Avatar de João
    João

    Aos poucos o “ISP” vai começar a entrar pelos contadores da eletricidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É mais ou menos isso. Se alguém pensa que os governos baixam impostos….. mudam é a galinha dos ovos de ouro, porque precisam de 60 a 70 mil milhões de euros todos os anos, venha ele de onde vier!!!!!

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E nos países com maior número de veículos eléctricos a electricidade é mais baixa. Em comparação Portugal tem uma quantidade irrisória de VE e paga-se mais.

      1. Avatar de João
        João

        As taxas associadas ao consumo de energia vão subir à medida que o numero de carros elétricos vai aumentando.
        Imagino que sejam criados escalões de consumo como acontece com a água, em que quem consome mais vai pagar caro o KW/h.
        Não haverá outra forma de substituir o ISP e outras taxas associadas aos derivados do petróleo e o estado não pode dispensar essa receita.
        Os incentivos à compra de elétricos tambem têm os dias contados.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Talvez mas actualmente, certos países estão aproveitar os carros eléctricos para fazer ofertas energéticas no vazio. Onde a tarifa de carregamento nocturno é 50% inferior que o KW/h de consumo doméstico. Diria que pagar 6/7 cêntimos KW/h para carregar casa não está mau.
          O que passa depois da fronteira é muito diferente da realidade Portuguesa

          1. Avatar de João
            João

            Quando o parque de carros elétricos for muito maior, o consumo noturno vai disparar e não sei se será possível manter esses preços.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Mesmo que aumente 100% continua a ser menos de metade que ter carro a combustão

        2. Avatar de Rui
          Rui

          mas isso tecnicamente já existe, se consomes muita energia eletrica terás de ter uma tarifa mais alta, logo pagas mais taxa de disponibilidade, vê a diferença de 4,6kwh para 10kwh por exemplo vai para o dobro ao fim do ano…

      2. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        pois mas esses países não tem défice tarifário! https ://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-fev-2020/defice-tarifario-cada-cliente-deve-ainda-440-euros-na-conta-da-luz-11775951.html

        é o que dá brincar aos preços no passado.

  6. Avatar de Mitra
    Mitra

    Eu o ano passado já coloquei 20% do meu portefólio em acções de empresas de energia.

    O mundo não parou para pensar, quando decidiu que quer se livrar da energia nuclear, petróleo, carvão etc…
    Tudo muito bonito, tudo quer um carro eléctrico mas era óbvio que tal demanda iria fazer os preços disparar!

    Bem vindos ao futuro, e comprem uns painéis para casa aqui em casa pago somente cerca de 20% de energia a rede eléctrica o resto vem do sol em 3 anos está pago o sistema hoje em dia se souberem o que comprar e a quem.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      A Galp já decidiu fechar a refinaria em Matosinhos, os sinais estão todos ai 😉

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Lógico, Sines produz tudo o que eles precisam há muitos anos, Matosinhos só estava a ser mantido até terem uma desculpa para o despedimento colectivo, porque achas que esperaram pelo fim da pandemia ?

        1. Avatar de Honorato
          Honorato

          A de Matosinhos vai ser fechar porque Sines é o mais bonito e fica no sul e o ministro que já foi presidente do Porto de Leixões. Se o norte parar o país para se Lisboa parar o país continua andar.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Mas acho que só os destraídos é que achavam que iriam ter um custo de vida menor adjacente à substituição do recurso fóssil pelo o elétrico lol.
      Pelo menos na minha cabeça, o ” bem elétrico ” vem apenas para ajudar o ambiente. Porque de resto alguém vai ter que pagar os imensos postos de abastecimento elétricos, alguem vai ter que pagar a tecnologia hidrica colocada em peniche, e futuramente no país todo, para produzir eletrecidade.
      https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/peniche-ja-tem-unidade-para-producao-comercial-de-energia-das-ondas
      Daqui a 15 anos, espero estar aqui e enganado, mas carregar um veiculo eletrico vai custar perto do dobro do que custa hoje

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        Entao comeca a investir nuns paineis solares, no pais como Portugal e o melhor investimento que podes fazer se tiveres casa. A seguir e cortar todos os aparelhos a gas e mudar o aquecimento para bomba de calor. As poupancas sao tremendas e deixas de depender dos outros ou passas a depender so uma pequena percentagem.

        1. Avatar de João
          João

          A produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, neste momento não é sustentável sem apoios do estado, sem o será nos próximos tempos.
          Imaginem que eu agora vou investir 15000 em painéis e equipamentos, para poupar 10000€ em eletricidade durante 8 anos e nessa altura já tenho os painéis a produzir menos, as baterias avariadas e a tecnologia utilizada já está ultrapassada.
          Posso ter um sistema sem baterias para vender à EDP e funcionar durante o dia, mas tenho o terrível habito de ter de trabalhar durante o dia…

          1. Avatar de Mitra
            Mitra

            No meu caso não digo isso, o problema é que existe pessoas que compram tudo que lhe metem a frente sem estudar preços e os tipos de tecnologia solar que podemos ter em casa.

            Eu comprei a mais de 1 ano 2 kits de Auto consumo num total de 4080W com 10 anos de garantia e dei cerca de 2700€ e fiz eu a instalação depois paguei 150€ a uma empresa para certificar.

            Resumindo eu em 3 anos tenho retorno do investimento depois é só lucro, quero lá saber se a electricidade aumenta sei o que posso contar com o sol para 80% das minhas necessidades da minha casa.

            Mas o melhor é que pedi orçamentos e muitos artistas queriam pelos mesmo de 6000€ a 8000€ e claro ai só via o inestimento a 7 ou 8 anos.

          2. Avatar de Milhais
            Milhais

            Estas ai a mandar números a sorte so pode, 15k euros, tens uma pequena empresa em casa? E mesmo com esse orcamento, os paineis solares agora tem uma vida de cerca de 25 anos, por isso vais poupar muito pais do que o investimento.
            Esse ponto de sair novas tecnologias e do pior que existe, entao nao compres nenhum processador, pois para o ano existe outro melhor. Faz alguem sentido?

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          O painel fotovoltaico é vantajoso em alguns casos, mas como o joão diz, não é sustentavel para tudo o que afirmas. Eu proprio ja fiz simulações, com e sem apoios.
          E ha duas questoes importantes, uma mais factual outra mais especulativa, a factual é que se calhar metade das familias não têm casa propria ou tipologia para ter um painel.
          A especulativa é de que haverá inflação dura em todos os materiais relacionados com o assunto e a exigência dos eletrodomésticos será cada vez maior, tendo que aumentar o nivel de potencia.
          Fazendo uma analogia, era como antes abrires um site e consumir-te 700 kpps de dados e agora abres o mesmo site, nos tempos actuais, e consome 5 megas de rajada.
          Posso estar errado, mas não vejo as coisas de uma forma tão positiva

          1. Avatar de João
            João

            Eu tambem não, até porque o aumento brutal de consumo de eletricidade que vai acontecer, terá de ser suportado pela produção de energia através de métodos menos poluentes e isso vai fazer disparar os custos.
            As únicas energias renováveis autossustentáveis são hídrica e eólica, esta ultima um pouco menos.
            Tudo o resto está ainda numa fase de desenvolvimento que parece que não acaba nunca.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Se fores como eu com um gasto eletrico mensal a rondar os 30€ queria ver esse retorno… os meus pais ou sogros que é 100€ mes já podia ser viavel dependendo da solução, mas para o meu caso nunca na vida…

    3. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Ola Mitra, podes ajudar? Como comprar acções de empresas energéticas?
      Obrigado, abraço

        1. Avatar de Luis Rosalino
          Luis Rosalino

          Obrigado pela resposta Milhais, usas essa plataforma? O Que tens para contar?
          Obrigado, abraço.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      O desconto no IVA acaba por não cobrir os aumentos…

  7. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Depois de um aumento de 19% e Junho (no meu comercializador) fica aberta a porta a mais aumentos. E ainda vem aquele atrasado mental daquele ministro falar para a televisão que têm margem para bloquear maiores aumentos no preço da eletricidade através do uso dos valores pagos na taxa do carbono, quando umas semanas antes tinha sido referido que os aumentos que se verificavam no mercado ibérico eram devidos a essa taxa.
    Aumentos na eletricidade, os combustíveis pela hora da morte, o gaz que teima em manter o mesmo preço de à mais de 5 anos quando o barril do petróleo custava o dobro do que custa agora, e isto só na energia.
    Corja de políticos que não conhecem minimamente o país que governam.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Os políticos conhecem… tu é que não percebes nada e achas que tens 54000 doutoramentos (tirados na universidade de Verão e pagos a milhares de euros).
      A razão para a energia estar a subir chama-se Deficit tarifário. Do lado espanhol, o governo fez desaparecer 84300 milhões de euros que as empresas tinham lá enfiados. Surgiram notícias que em Portugal e na França vão fazer o mesmo.
      Por outro lado, em Novembro, acabam os subsídios de energia renovável, que pagam 127 euros por gw.
      É por isso que os preços estão a subir.

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Todas a semanas lançam um medida que nunca é cumprida. Nunca mais aprendem? https ://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-fev-2020/defice-tarifario-cada-cliente-deve-ainda-440-euros-na-conta-da-luz-11775951.html

  8. Avatar de Pro Guy
    Pro Guy

    Tudo sobe… Menos os vencimentosm

  9. Avatar de Zé do Pau
    Zé do Pau

    Há que pagar bem aos administradores

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Sim, a culpa é dos administradores e nao dos impostos altos ou os défices tarifarios e o consumo cada vez maior.

  10. Avatar de v99
    v99

    Vai aumentar o número de pessoas a viciar contadores e outros a optar por passar frio para aliviar um pouco as contas. Muitos já o fazem na alimentação, nos medicamentos que deixam de comprar, nos tratamentos (dentistas por exemplo) que precisam e nunca chegam a ter. São bens e serviços essenciais do mais básico que há mas que estão a ficar demasiado caros para a carteira do cidadão comum. Cada vez mais empobrecidos.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mercado regular,muita atenção !! Não é para os consumidores que estão no mercado livre,não se esqueçam disto.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Exato, mas para esses já tinha aumentado no inicio do verão.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Quem está no livre já levou com 3 aumentos e este será o 4, pois é normal fazerem um aumento igual ao do serviço universal.
      Já agora, poupar 4 euros no consumo e pagar 10 euros nos serviços adicionais, dá mesmo poupança? São as ofertas do mercado livre.

  12. Avatar de Louro
    Louro

    Cada vez que vejo noticias deste genero só penso para mim…

    Sabe tao bem pagar tao pouco…

  13. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Que vai subir o valor médio dos consumos, percebi.
    Como foram calculados esses valores no acréscimo não percebi pela noticia.
    Os aumentos são no valor da potencia contratada e no da energia consumida (Kwh)?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Energia consumida.

  14. Avatar de ruben
    ruben

    Opinião / ajuda

    Pensei em adquirir 4 a 6 painéis para produzir energia eléctrica durante o dia, estive a ver os da empresa EI Energia, possuem opinião dessa empresa ou até se os painéis irá ajudar na redução do consumo eléctrico.
    Nota: Durante grande parte do dia, existe consigo eléctrico
    sistema trifásico

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Pede orçamentos a instaladores.
      Tenho a Iberdrola, que usa a mesma empresa que a Ei e pagas um premium de 176 euros além do preço da montagem e instalação. Se usares os serviços de um montador certificado, poupas esses 176 euros para o mesmo número de painéis.

      1. Avatar de ruben
        ruben

        o Orçamento que tenho referente à EI energia

        4 painéis gama Top line sistema trifásico – 3300€ total
        8 painéis gama Top line sistema trifásico – 4.389€ total

      2. Avatar de Mitra
        Mitra

        O problema é que existe pessoas que compram tudo que lhe metem a frente sem estudar preços e os tipos de tecnologia solar que podemos ter em casa.

        Eu comprei a mais de 1 ano 2 kits de Auto consumo num total de 4080W com 10 anos de garantia e dei cerca de 2700€ e fiz eu a instalação depois paguei 150€ a uma empresa para certificar.

        Resumindo eu em 3 anos tenho retorno do investimento depois é só lucro, quero lá saber se a electricidade aumenta sei o que posso contar com o sol para 80% das minhas necessidades da minha casa.

        Mas o melhor é que pedi orçamentos e muitos artistas queriam pelos mesmo de 6000€ a 8000€ e claro ai só via o investimento a 7 ou 8 anos.

  15. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E quando houver mais carros eléctricos aumentam 10€ por mês.
    O dinheiro dos impostos terá de vir de algum lado…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Isto não tem a haver com impostos… tem a haver com o aumento de consumo energético e ser necessário remodelar as redes, tanto para suportar carros eléctricos como porque os governos começaram a lixar as empresas produtoras que usavam deficits falsos para obterem dinheiro para investir cada vez mais… fora das suas receitas.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mas qual “remodelar as redes”? Eles não vão remodelar rigorosamente nada. Isto é questão de impostos, puros e duros.

      2. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Os impostos são metade do custo na nossa fatura. Espanha já vai remover um taxa de carbono para ajudar a baixar o preço. Portugal nem isso se põe na mesa. Andamos a imitar a espanha com defices tarifarios e agora pagamos a factura! No IRS não vais ser diferente quando tivermos de pagar o défice orçamental!

  16. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Se o sr. Incompetente (Marques Fernandes) retirasse a taxa do audiovisual era um bem que nos fazia. Os outros vivem sem “droga” com mais canais …

  17. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Já é altura de começar a instalar centros de produção eléctrica com base em combustíveis que possam ser queimados, como os restos das florestas.

    Se é para arder, ao menos que sirva para alguma coisa, e em locais onde podem tentar controlar a poluição… ao contrário de quando as florestas estão a arder onde não se controla nada e todos ficam prejudicados.

    Por um lado menos incêndios florestais e por outro mais uma fonte de energia independente de terceiros fora do país… e talvez até ajude a controlar os aumentos nos preços, se for feito de forma correcta.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Para isso queimas carvão ou petróleo.

    2. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      João, já há, é a central de Mortágua
      https ://observador.pt/2017/08/14/central-de-mortagua-transforma-137-mil-toneladas-de-lixo-florestal-em-eletricidade/

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Excelente notícia.
        Agora precisam é de espalhar isso pelo país, que o que produz de electricidade ainda é pouco “(…) A central de Mortágua transforma anualmente 137 mil toneladas de ‘lixo’ florestal em eletricidade, o suficiente para cinco meses de consumo doméstico de energia no concelho de Coimbra (…)”.

        Talvez mesmo optimizado (espalhado pelo país) não chegue para cobrir as necessidades, mas sempre é uma ajuda.

  18. Avatar de StupidDGS
    StupidDGS

    Tanto comentário a criticar, mas ninguém mexe o rabinho para meter esta gente na linha. Votem, manifestem-se, os franceses e os espanhois fizeram bem mais por bem menos e o governo que remédio teve senão comer e calar. O tuga é mesmo manso… que vergonha.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não dá para mudar, são todos maus. Muda-se as músicas mas provocam sempre a mesma dor de cabeça ou PIOR… que é o que parecem TODAS as alternativas (pior).

      Não dá para fazer gemadas de ovo sem ovo, e o estado quer TODOS os ovos e as galinhas que os colocam e o galinheiro e quem cuida das galinhas. Não interessa quem está na direcção do Estado, porque para ser diferente teriam todos de respeitar os princípios espirituais correctos a 100%, ora tais pessoas com essa formação simplesmente não existem, nem um, logo esperar melhor é impossível, e com todas as gerações sem excepção degradadas só pode piorar, porque é só lixo e só sai lixo.
      E se algum conjunto de políticos decentes emergisse (não vão emergir), seriam logo cilindrados pela sociedade, que claramente não quer mudanças onde realmente interessa.