Eleições: Facebook trama apoiante do Tino de Rans

17 Comentários

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proibiu a propaganda nas redes sociais no dia das eleições presidenciais (e na véspera). Mesmo com o aviso dado, há quem tenha arriscado e de imediato o caso tenha sido denunciado à Comissão Nacional de Eleições.

A CNE abriu agora nove processos por propaganda no Facebook quer na véspera quer no dia das eleições.

fb_v


Era publicamente proibido praticar acções ou desenvolver actividades de propaganda eleitoral após as 00:00h da véspera da eleição, no entanto é legítima toda a actividade desenvolvida nas redes sociais até essa hora e pode permanecer (tal como sucede com os cartazes) à excepção da propaganda visível das assembleias de voto.

De acordo com o jornal Público, Vasco Gonçalves partilhou uma fotografia do boletim de voto em que aparecia um boneco amarelo a mostrar a língua em cima do quadrado de Tino de Rans e com a descrição “ A sentir-se a festejar”.

Quando lhe perguntaram se tinha votado em Vitorino Silva, só respondeu “claro!”.

1066017

Segundo o Público, Vasco não foi o único caso sendo que um deles foi o deputado Carlos Abreu Amorim. Ao todo, a CNE abriu nove processos por propaganda no Facebook na véspera e no dia das eleições.  Em declarações ao jornal, Vasco Gonçalves conta que foi notificado pela PSP e que já foi interrogado revelando que este caso pode afectar-lhe a actividade profissional.

Em termos profissionais pode prejudicar-me bastante pois posso ficar com o registo criminal manchado e eu costumo precisar de o requisitar todos os anos

A Lei Eleitoral proíbe acções ou actividades de propaganda eleitoral por qualquer meio, no dia da eleição e na véspera. Considera a CNE que é ilícita a actividade de propaganda praticada em dia de eleição (e em dia de reflexão) nas redes sociais, nomeadamente, no Facebook, em “páginas”, em “Grupos abertos” e em “Cronologias pessoais” com privacidade que extravase a rede de “amigos” e a rede de “amigos de amigos” quando se permite o acesso público universal (a qualquer pessoa incluindo não registados na rede social) ou o acesso público dentro da rede (a todas as pessoas registadas na rede social) – saber mais aqui.

Segundo a lei, as infracções a este nível podem ser punidas com prisão até seis meses e com uma multa que pode ir de 2,5 euros a 25 euros.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    O Facebook não tramou ninguém, eles é que se tramaram sozinhos…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Nem mais!

  2. Avatar de SxaC
    SxaC

    Leis de m&rd@. Como se fosse interferir nos resultados… CNE, AMACOMS… Era tudo metido no mesmo saco e deitá-los ao mar…

    1. Avatar de RSTS
      RSTS

      Poluir é crime também

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        incinerar também serve, desde que desapareçam do mapa essas associações, que mais não são que chulos da sociedade

  3. Avatar de int3
    int3

    Lol, desde quando é que me vão controlar o que posto ou deixo de postar no facebook ou onde for? Estes políticos nunca vão ententer que a internet é livre e sempre será livre. Escusam de estar com merdas porque facilmente esta acusação é deitada ao lixo visto que um post na conta de alguém não prova que foi essa mesma pessoa que o fez. assim como todos os crimes informáticos.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Ser livre não é sinónimo de não ter regras.

    2. Avatar de Norik
      Norik

      Aqui o int3 devia mudar o nick para: RAMBO.
      Não tem medo de ninguém nem de nada. Normalmente isso é sinal de pouca inteligência, e prova-o com o que diz no comentário que faz.

  4. Avatar de Adam
    Adam

    Um bom advogado facilmente consegue obter a anulação desta acusação. Pois o réu não fez campanha. O que ele disse e escreveu não se enquadra no conceito de actividade de propaganda eleitoral. O réu não disse, votem no candidato A, porque etc… ou não votem nos candidatos B,C,D porque etc.
    A simples apresentação de uma imagem com um Smile, não configura apoio a nenhuma candidatura… e se entenderem que é apoio, qual dos candidatos está a ser apoiado ??? podia ser de apoio a Marisa Matias? Podia ser uma mensagem geral de apoio ao processo democratico… Afinal a democracia deve ser vista como o festejo da vontade de um povo.
    O problema é mais grave, que o que está em causa é : Qual as ideias politicas que foram expressas nas diferentes campanhas eleitorais ????? Nada ! O vazio de ideias é reduzido a um Smile como manifesto de apoio ?? se assim é,… estamos muito mal em termos de debate de ideias e na vida pública

    1. Avatar de jomi
      jomi

      A lei eleitoral diz claramente que nao pode ser tirada qualquer fotografia dentro da sala de voto. Logo ele vai ter problemas.

  5. Avatar de Zequinha
    Zequinha

    O que eu gosto mais é da multa de 2,5€-25€. Ui… Que fortuna!

    1. Avatar de Cogumelo
      Cogumelo

      Pode não ser uma fortuna para si, mas pode ser para outros.

    2. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Quere-me parece que será uma multa de 2,5 a 25 durante 6 meses, ou seja, 2,5 a 25 euros por dia durante 6 meses… ou seja de 450 euros a 4500. Ja nao parece assim tao pouco pois nao? 🙂

  6. Avatar de RDastr
    RDastr

    E a TVI não leva processo por estarem la na hora exacta e em direto da vez que o Marcelo Robalo de Sousa foi votar?