Egiurban do IPGuarda faz 100 Kms por 0.30€…

51 Comentários

e vence prova internacional em Madrid

O protótipo do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que participou (no último fim-de-semana) na Madrid Ecocity, venceu a prova destinada aos veículos “Urban Concept” eléctricos, tanto na categoria “Plug in”, como a na classificação geral dos “Urban concept” eléctricos.

O Egiurban, assim se denomina o veículo do IPG, fez um consumo de 48,41 km/kWh.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De referir que este consumo, tendo como base os preços da energia eléctrica, corresponde a cerca de 30 cêntimos para cada 100 quilómetros. “Se trabalharmos com o horário de vazio da EDP podemos gastar 17 cêntimos para 100 quilómetros”, comentou o Prof. Jorge Gregório um dos responsáveis pela equipa do Egiurban.

EgiURBAN - IPG - foto Helder Sequeira

“Esta marca foi conseguida em condições muito adversas, devido à natureza do próprio circuito com declives muito acentuados, e piso em muito mau estado e curvas muito apertadas no fundo de descidas, às quais se juntaram as condições atmosféricas com muito períodos de pluviosidade que obrigavam ao encerramento da pista e das sessões de testes”, acrescentou ainda este docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

podio_EGITEAM_Madrid_Ecocity_2012

Em nome do Pplware, os parabéns a toda a equipa do Egiurban que conseguiu ganhar esta prova além fronteiras.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Muitos parabéns pelo feito 🙂

  2. Avatar de António
    António

    Parabéns ao Instituto Politécnico da Guarda!
    Continuem o bom trabalhos.

  3. Avatar de Luis
  4. Avatar de MLeite
    MLeite

    Parabéns IPG! 😀

  5. Avatar de Terminator
    Terminator

    era bom quando compra-se um, o estado não aplica-se taxas exageradas!!!
    fora disso grande feito!! nós em Portugal temos pessoas com mt talento e inteligentes!!! parabéns para todos ajudaram para ser possível!!!agora seria esperar a comercialização

  6. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Parabens 😉

  7. Avatar de André M.
    André M.

    Parabéns 😉

  8. Avatar de shailendra
    shailendra

    É de louvar iniciativas destas, muitos parabêns ao IPG.

  9. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Muitos parabéns a todos os envolvidos no projecto. É mais uma prova que a “nossa” ciência quando bem acompanhada dá excelentes frutos.

  10. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Ainda uma nota importante a acrescentar de que praticamente todos os projectos do Inst. Polit. da Guarda nesta área, obtiveram classificações cimeiras e de topo em competições internacionais.
    Quem tem vindo a acompanhar estes feitos confirma que o “primo” – EgiEcoCar foi um antecessor que deu muitas alegrais á equipa que o concebeu. 😉

    Alguns links:

    http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=17143&Itemid=336

    http://www.ipg.pt/egiecocar/

  11. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora, para quem pretender saber mais sobre o projecto, pode dar aqui uma vista de olhos
    http://www.ipg.pt/egiecocar/egiurban.asp

  12. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Muitos parabéns à grande equipa vencedora do IPG!

  13. Avatar de Caps
    Caps

    Parabéns. força

  14. Avatar de Tiago Martins
    Tiago Martins

    Muitos parabéns, de facto é muito bom saber que nós Portugueses ainda temos muito para mostrar e dar, enquanto houver força de vontade e gosto naquilo que se faz deixa de haver crise, e chegamos ao patamar que muitos procuram, que é o sucesso. E está aqui à vista.
    Mais uma vez parabéns, fico muito feliz por saber!

  15. Avatar de Serva
    Serva

    O primeiro é que devia de ver o que os nossos jovens e não só são capazes de fazer , na sua maioria das vezes com muito parcos recursos económicos , mas ele gosta é de mandar os jovens imigrar .

    Os meus sinceros parabéns pelo projecto e pelo feito , a sorte protege os audazes (não me lembro que citou pela primeira vez esta expressão) , mas o importante mesmo são os factos

    Cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de Serva
    Serva

    Errata ( deveria ter escrito , primeiro ministro ) , as minhas desculpas .

    Serva

  17. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Ahh grandes egitanienses =)

    Parabéns!

  18. Avatar de Santos

    O problema dos protótipos é que demoram a chegar ao mercado. Enquanto for a ganancia a mandar…
    A ciência e tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos, mas ainda existem lambretas barulhentas nas estradas e ainda temos que gramar o fumo dos motores. Quanto aos veículos eléctricos, temos motores potentes, mas as baterias, pouco evoluíram desde que foram inventadas. No fundo, por mais que doa aos académicos, a ciência continua a servir mais os poderosos do que o Povo. Por exemplo, existem carros a ar comprimido há alguns anos, mas em Portugal não se vendem e nós nem temos petróleo.
    Já pensaram porque é que há cada vez mais interesse pelas ciências, por parte dos governos? Pois é, a tecnologia com a finalidade de controlar pessoas tem crescido a olhos vistos.
    Bem… provavelmente sou apenas mais um maluco das conspirações, não liguem e sigam as vossas vidinhas.

  19. Avatar de Fernando
    Fernando

    Uau vi uma reportagem televisiva sobre o projecto há poucos dias e fiquei muito impressionado, agora vejo aqui que ganharam, fantástico muitos parabéns a todos os envolvidos no projecto.

  20. Avatar de Ary
    Ary

    Parabéns :).

  21. Avatar de Atento
    Atento

    O que são “Kms”? Só conheço “km”…

    1. Avatar de Troll
      Troll

      Só conheces Km? Conheces muita pouca coisa neste mundo…o facto de estares a visitar um muy digno site como o Pplware já é um milagre da Natureza 😛

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Quando aprendes a letra ‘s’ ? 🙂

      1. Avatar de Troll
        Troll

        Ainda vai no ‘n’…depois vem o ‘o’…e olha, procura no Youtube os videos da Ana Malhoa…acho que ela ensina as vogais.

          1. Avatar de Pedro H.
            Pedro H.

            Ana Malhoa… No que me foram fazer lembrar… Idos tempos do Buéreré em que a dita Ana era mais “pequena” 😀

            LIKE 😀

      2. Avatar de Fernando Batista
        Fernando Batista

        A questão está na maiúscula “K”.
        Só se utilizam maiúsculas nas unidades se estas derivarem do nome de alguma pessoa, exemplos: “N” – Newton, “Pa” – Pascal, …
        Neste casos o “k” significa 1000.

    3. Avatar de wolfytuga

      O que o @Atento quis evidenciar é que “Kms” não existe!

      Segundo o SI (para quem não sabe: Sistema Internacional) o que há é “km” (as unidades não têm plural) com “k” e não “K”. O “K” está reservado para temperatura medida em Kelvin e o “k” para kilo (em português, quilo). Segundo o que está indicado, tanto poderia ser K.m.s (Kelvin x metro x segundo) ou K.ms (Kelvin x milissegundo).

      Eu sei que vem aí o acordo ortográfico e tal, mas por favor não assassinem as unidades usadas na Ciência.

      Cumprimentos,
      wolfytuga

      1. Avatar de Fernando Batista
        Fernando Batista

        Obrigado por ter complementado o meu reparo.
        Continuação de bom trabalho.

  22. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Muito bom, comparado com um carro a gasóleo que gaste 7L/100 (ou seja, 10,5€/100 kms.

    Este sim, seria o carro indicado para casa-trabalho-casa, dentro de distancias compatíveis com a autonomia das baterias!

    Já agora, qual a velocidade de cruzeiro deste carro?

    Ah, e parabens ao IPG!

  23. Avatar de zbenta
    zbenta

    Parabéns, realmente quando Portugal faz, faz bem.

  24. Avatar de Valente
    Valente

    Parabéns ao IPG e… ao Pplware por estar em cima do acontecimento.

  25. Avatar de TCoiso
    TCoiso

    Parabéns… Eu quero um desses, estou farto de dar dinheiro à “Golp”.

  26. Avatar de Viriato
    Viriato

    Tuga Power!
    O que faz o logótipo da Shell no veiculo? não serão eles concorrência? ou será que estão presentes no projeto para o controlarem e talvez até mesmo atrasar ou mesmo inviabilizar, devemos não esquecer o que se passou à uns anos nos EUA com os carros elétricos da GM EV1 e o RAV4 da Toyota!
    http://en.wikipedia.org/wiki/Who_Killed_the_Electric_Car%3F

    1. Avatar de João
      João

      A sério???
      A Shell promove estes eventos…

      –‘

  27. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    Patrocínio da Shell? Já não existe Shell em Portugal há alguns anos.

    1. Avatar de gteles
      gteles

      Tas engando, existe sim… não é em combustíveis, mas sim em lubrificantes!

    2. Avatar de João
      João

      Uma vez que é a Shell Eco marathon, convém ter um símbolo da Shell… E é evidente que continua a existir, apesar de não ter postos de gasolina…

  28. Avatar de T. Castro
    T. Castro

    Ora vejam outro grande feito nosso (já vai é com quatro anos):

    https://pplware.sitedev.pt/high-tech/o-primeiro-transistor-com-papel/

    http://idpt.wordpress.com/2008/08/26/elvira-fortunato/

    E a mesma pessoa criou bateria em papel (já leva um ano):

    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47060&op=all

    Tivemos muitas outras nos ultimos 3-4 anos que demonstram grande genialidade no nosso País. Pena é não termos mais incentivos e meios financeiros para garantirmos a exclusividade.

  29. Avatar de Paranoiasnfm

    Parabéns!!

    Grande feito!

  30. Avatar de Manuel Tiago Azevedo
    Manuel Tiago Azevedo

    Parabéns… mais do que o prémio, é promover o conhecimento, formando-se jovens para uma sociedade cada vez mais globalizada e competente. Temos que reforçar e promover as áreas do ensino que são promissoras e de mais valia.
    Levar a teoria à prática é um grande desafio das nossas universidades e institutos, quando se deparam com enormes restrições orçamentais.
    PARABÉNS IPG

  31. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Sempre a inovar… Muitos parabéns

  32. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    Faltou referir que a Universidade da Beira Interior também trouxe um primeiro prémio na categoria de veículos a gasolina no Madrid Eco City 2012.
    https://www.facebook.com/photo.php?v=346385862086886

    1. Avatar de David Melo

      Apoio que realmente faltou referir o esforço da UBI e o seu primeiro lugar na categoria Eco-Marathon e o segundo lugar na Urban Concept!

  33. Avatar de Serva
    Serva

    Temos de enviar para o nosso Primeiro Ministro estas noticias , que agora anda a instruir todos os seus ministros e secretários de estado para que aconselhem os jovens talentos e não só os jovens imigrar , criem um Deptº qualquer de patentes , estas pessoas inventam e são no fundo outros que vão usar a conta de não existirem quaisquer registos de patentes que custam dinheiro e dessa forma como é que se protege a nossa actividade intelectual .

    Cumprimentos

    Serva

  34. Avatar de Miguel
    Miguel

    Onde é que compro um??? 🙂

  35. Avatar de José Dias
    José Dias

    Já agora, outro vencedor (penso que noutra categoria)… http://www.urbi.ubi.pt/pag/10272

  36. Avatar de Filipe
    Filipe

    Parabéns!