Edward Snowden explica em vídeo como os governos usam os smartphones em espionagem

35 Comentários

Edward Snowden é uma figura icónica na luta pela liberdade, segurança e privacidade online. As suas denúncias foram importantíssimas para sabermos como o nosso mundo digital funciona. Agora, explicou em vídeo como os governos usam os smartphones em espionagem.

Recorrendo às operadoras de telecomunicações e a serviços online que guardam os nossos dados, as possibilidades são infinitas!

Edward Snowden explica em vídeo como os governos usam os smartphones em espionagem


Os smartphones são um meio muito importante para governos, empresas de tecnologia e demais entidades espiarem os cidadãos ou utilizadores… Esta premissa é de senso comum, mas como tal acontece?

Edward Snowden, antigo administrador de sistema da NSA, detalhou tudo isto e muito mais no podcast Joe Rogan Experience. O denunciante, que em 2013 mostrou ao mundo muitos dos segredos das agências de inteligência, partilhou muitos dos meios usados para este fim.

Snowden ressalvou que os smartphones são, hoje em dia, um dos objetos preferidos das agências e empresas devido à agregação de informação que contêm. Hoje em dia fazemos quase tudo nos nossos smartphones e isso torna-os apetitivos para espiarem as nossas ações.

O denunciante destacou que as operadoras são capazes de localizar todos os telemóveis. Através de triangulação nas torres de telecomunicações, podem saber onde está a qualquer momento. Deste modo, os movimentos do smartphone são os movimentos do próprio utilizador… Assim sendo, é possível criar perfis de localização, deslocações e de todo o tipo de variáveis.

O que isso significa é que sempre que usa um telemóvel, sempre que o telemóvel é ligado, há um registo da sua presença no local que é criado pelas empresas. Estes dados não têm de ser mantidos para sempre e, de facto, não há um bom argumento para que tal aconteça… Contudo, estas empresas veem isso como informação valiosa.

Para além dos dados adquiridos pelas empresas de telecomunicações, há mais em jogo… Especialmente nos serviços que usamos diariamente na Internet! Com as diversas permissões que estes têm nos nossos dispositivos, conseguem adquirir ainda mais informações que posteriormente podem vender ou usar para controlar o utilizador.

Tal tornou-se bastante evidente com o caso da Cambridge Analytica, que envolveu o Facebook.

Haven: A app de Edward Snowden que é um sistema de vigilância

Haven: A app de Edward Snowden que é um sistema de vigilância

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Batatas
    Batatas

    vejam outra vez este artigo , inúmeros erros

  2. Avatar de Quim
    Quim

    Só asneiras.
    Este snowden é um flop tao grnade.
    Só engana quem não percebe patavina disti

    1. Avatar de João
      João

      Sim, pq os gajos da CIA/NSA contratam flops…

      1. Avatar de ze
        ze

        Contratam empresas de outsourcing que por sua vez contratam gente mediana.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Obviamente, só não trabalhas na CIA/NSA ou qualquer agencia de seguranca do mundo porque és um génio .
          Caso tivesses problemas cognitivos falta de estudos ou conhecimentos, era um bom sitio para trabalhares

          1. Avatar de ze
            ze

            Não trabalho em nenhum desses lugares porque gosto de dinheiro, se quisesse trabalharia. Tal como eu muitos mais portugueses do que julgas e grande parte nem sequer canudo tem.

    2. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
      Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

      Vc não faz a menor ideia das capacidades que se tem que ter para obter o lugar que ele tinha na agência, é que não faz a menor ideia…

      1. Avatar de ze
        ze

        Lugar de contractor como outsourcing? Era preciso saber digitar algumas linhas de código, big deal.

    3. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      Então elabore mais o seu comentário… É flop porquê? Já que percebe tanto… partilhe, acrescente algo á conversa…
      Snowden é sim um conhecedor dos mecanismos de espionagem do governo Norte Americano, ele viu por dentro as tecnicas usadas, coisa que você jamais fará… daí o interesse da Russia em dar lhe asilo.
      Snowden é sim um “whistleblower” que expôs as acções menos claras do governo dos EUA… não é um Rui Pinto….

      1. Avatar de ze
        ze

        Porque refere coisas que já toda a gente sabe, e que não interessam nem ao menino jesus e são reportadas como alarmantes.
        A única coisa que ele conheceu foram pessoas que tinham acesso a esses mecanismos e a única coisa a que teve acesso foi a documentos que ele roubou do fileserver lá do sitio.

        1. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          Toda a gente sabe? toda a gente soube quando ele falou… não foi mais isso?
          “A única coisa que ele conheceu foram pessoas que tinham acesso a esses mecanismos e a única coisa a que teve acesso foi a documentos que ele roubou do fileserver lá do sitio” – Então.. não foi um flop como foi afirmado.. afinal até teve conhecimento de causa… directa ou indirectamente…

          1. Avatar de ze
            ze

            Sim, se a empregada da limpeza tivesse acesso ao fileserver e tivesse moral faria o mesmo.

            Toda a gente bem informada sabia, sem provas de total e por isso passavam por maluquinhos com mania da perseguição.

            Do ponto de vista lúdico gosto de ler os documentos que volta a meia ele faz leak, tirando isso é só sensacionalismo.

        2. Avatar de ...

          Tanto a NSA como a CIA usam private contractors, mas são tudo menos mediocres. Ou achas que é a nossa PJ que é boa? lol
          Esses gajos têm acesso a tudo e mais alguma coisa, e alguém tem que programar e manter aquilo. E dúvido que algum de vós aqui tenha a skill para tal 🙂
          Projetos de espionagem que nem vos passa pela cabeça são mais do que possiveis, a começar com backdoors no hardware como nos cpu’s. A própria china foi apanhada a fazer isso, agr diz-me, vais a loja comprar um intel ou amd, esperas que aquilo venha com backdoors?
          ISto é a mesma historia da cambridge analytica. Hoje em dia DATA vale ouro. E a NSA tem um datacenter no utah que da para guardar ate 12 exabytes. Tens noção da quantidade de data que isso é? todos os datancentes na tuga nem fazem metade disso lol e isto so para guardar tudo o que lhes convém, lê sobre o prism e diz-me se não achas que o gajo fez o que devia. estas agências têm poder sobre o presidente, fazem o que querem e não há culpados. Isto sim são os verdadeiros donos do mundo. ou pensas que é o trump que manda? ou antes o obama? lol
          por mais teorias que possa haver, o snowden trouxe a confirmação, que paises que andavam a ser espiados e nem tinham conhecimento (como foi o caso do brasil, tanto que na altura a dilma quis banir o facebook etc ). So um cavalo com palas é que acha que programas de vigilancia são teorias da conspiracao, e o snowden teve mais tomates que todos nos, ele vai ser procurado a vida toda porque o governo quer lhe fazer a folha. e ele é tao mediocre, que sabe o que faz para nao o apanharem. muito provavelmente qualquer um de nos, ja estavamos presos ou mortos. a cia captura terroristas, nao captura um “mediocre” analista de uma empresa subcontratada porque? burro ele nao é, senao nem la metia os pés. nao ganhas nada comparado a grandes empresas, mas so la trabalham os melhores.

    4. Avatar de ...

      Pelos vistos não percebes patavina disto 😀
      Ele teve acesso a programas que violam a privacidade das pessoas.
      Qualquer pessoa sem conhecimento nenhum basta escrever PRISM no google e dá pra ver o tipo de dados que eles recolhem. Chamadas (incluindo skype calls, instagram, etc etc), sms, emails, etc. Tudo a ser guardado e filtrado usando algoritmos para o que lhes convém.

      1. Avatar de ze
        ze

        Ele não teve acesso a nada, ele era um mero contractor na equipa de engenharia de um dos sistemas, além dos documentos nunca o viu à frente.

        1. Avatar de ...

          Não é um mero contractor nada. Ele foi convidado para se juntar à Tailored Access Operations que é um departamento de cyber-warfare na NSA mas ele recusou para ir para a Booz Allen Hamilton onde sacava mais de 10mil por mês. Para além de que ele tinha security clearences, o que ele sacou foi por estar na mesma sala que outros colegas com security clearences maiores que lhe deixaram ver esses documentos que ele sacou e depois entregou ao the guardian. Claramente que os viu a frente, ou achas que foi o the guardian que hackeou a nsa? lol

    5. Avatar de fm
      fm

      Porque é que achas isso, Quim?

  3. Avatar de Security
    Security

    Triangulação de antenas e localização. Até aqui acho que toda a gente sabe. Nem que seja nos filmes para desvendar assassinatos.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente o Snowden está certo, e na verdade a situação é muito pior ainda do que ele a descreveu.

    1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
      Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

      Por isso é que a gaja da PJ que matou a mãe do marido deixou o telefone em casa. Se o tivesse levado estaria tramada, assim safou se, a velha morreu e o marido ficou na mesma.

  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Vc não faz a menor ideia das capacidades que se tem que ter para obter o lugar que ele tinha na agência, é que não faz a menor ideia…

  6. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Por uma questão de emergência a geolocalização pode ser muito útil, apesar do 112 ainda não estar a usar a 100%.

    No entanto, dados de navegação online etc, devemos fazer um esforço para proteger a privacidade. E já existem muitas ferramentas e tutoriais para minimizar o problema. Outra vertente dos dados pessoais do futuro é a venda acordada destes mesmos dados. O navegador BRAVE é o melhor exemplo disso.

  7. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Porquê os governos?
    Há em Portugal mais de 1000 empresas a recorrer a “serviços” de “angariação de dados de smartphones” e estão preocupados com os governos???
    O estado precisa disso para quê?

    1. Avatar de Sim
      Sim

      Bem observado.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Por aqui o factor segurança, até ver, não tem sido a prioridade.. o mesmo n se pode dizer de países vítimas de ataques terroristas por diversas vezes.. só um pequeno exemplo.

  8. Avatar de fábio azev
    fábio azev

    A maior parte das pessoas ficam todas ofendidas se alguma vizinha fizer perguntas sobre a vida delas mas depois online dão toda a sua privacidade a conhecer e mais um par de botas. As agências de espionagem sabem mais informação só através do facebook por exemplo do que ter uma escuta em casa de alguém 24h por dia.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      A melhor escuta é o telemóvel. Até tira fotos e tudo … Porque pensa que em determinados lugares não se pode entrar com telemóvel ? Geolocalização , dados no telemovel, como notas, registos no bloco de notas, contatos telefonicos, facebook, etc.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Por isso que o IDEAL é não usar certas APPS, e iOS e Android.

  9. Avatar de Gervas69
    Gervas69

    Mas alguém quer espiar a nossa miséria?
    A grande maioria dos dados que damos na internet só servem para as empresas nos empurrarem produtos de acordo com as nossas pesquisas.
    Será mais adequada uma formação acerca dos perigos da Internet e as atitudes que devemos ter online e deveria ser de formação obrigatória como de conduzir um automóvel.

  10. Avatar de Alfie
    Alfie

    Por aquilo que se vê nestes comentários os serviços de segurança e informação de Portugal matéria prima de alta qualidade para recrutamento. Poderemos vir a ter os melhores e mais agressivos serviços de inteligência do mundo!!!

    1. Avatar de Alfie
      Alfie

      Correcção:
      “Portugal têm matéria”

  11. Avatar de Eu
    Eu

    O melhor sistema de espionagem português que temos, são as velhas á janela.
    Qual snowman qual quê… Eit 🙂

    Velhas crl,… VELHAS.

  12. Avatar de Mauro
    Mauro

    Se nota por nós comentários por aqui que os governos têm pago a pessoas para manipular as pessoas de mente mais fracas, haters falando só porque são pagos, não lhes importa conhecer a realidade sobre o mundo.

    Chamando de falso a alguém que faz as coisas pelo povo, todos vocês são uma cambada de ignorantes insensíveis que só querem receber dinheiro de seus governos ditadores e manipuladores sem pensar no bem estar da vossa própria população.

    Idiotas, se não é para bem, então não comentem, estúpidos

    1. Avatar de ze
      ze

      Volta para o Brasil que lá é melhor.

  13. Avatar de Ebie-May Rayson
    Ebie-May Rayson

    Recuso-me a pensar que alguém do governo esteja interessado em todas as receitas de lasanha que pesquiso no Google. Mas o que mais me preocupa é que agora existem diferentes aplicativos e programas que permitem ver nossas mensagens e até controlar nossas chamadas. Por exemplo, existe um aplicativo mspy usado principalmente pelos pais, para vigiar os filhos. Sei que também tem uma opção de monitoramento de email https://www.mspy.com/incoming-outgoing-emails.html, as vezes, pode ser útil se você tiver um filho menor de idade.. Mas eu não conheço alguns oficiais para examinar meus e-mails particulares!