EDP vai aumentar fatura do gás em média 30 euros já em outubro

48 Comentários

Tal como temos vindo a acompanhar, face a tudo o que está a acontecer no mundo, em especial por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, são vários os bens que estão a disparar no preço. Um desses produtos é o gás.

Segundo o que foi revelado pela EDP Comercial, o preço do gás às famílias vai aumentar em média 30 euros mensais, mais taxas e impostos, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações.

EDP vai aumentar fatura do gás em média 30 euros já em outubro


Fatura do gás vai aumentar para 433.300 clientes

Em declarações à agência Lusa, a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, anunciou a decisão de aumentar o preço do gás “em média, 30 euros na fatura dos clientes” residenciais, os quais são acrescidos de “cinco a sete euros de taxas e impostos”.

Para os cerca de 433.300 (dois terços) dos 650.000 clientes residenciais, que representam os consumos mais baixos, a subida do preço do gás terá um impacto médio de 18 euros mensais, antes de taxas e impostos, ou seja, o aumento rondará os 22 euros.

EDP vai aumentar fatura do gás em média 30 euros já em outubro

A EDP Comercial justificou a decisão com a escalada de preços do gás nos mercados internacionais, nos últimos meses, uma situação que foi agravada pela guerra na Ucrânia e as restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia.

Os novos preços entram em vigor no dia 01 de outubro e, ao contrário do que é habitual, vão estar em vigor durante três meses, e não durante um ano.

A empresa deu ainda conta da possibilidade de clientes com dificuldades em pagar as suas faturas pedirem planos de pagamento, para fazer o pagamento faseado.

Desde a última atualização feita pela EDP Comercial, para o ano-gás que vigora até 30 de setembro, que teve impactos entre seis e 19 cêntimos nas faturas das famílias, o preço daquela matéria-prima nos mercados grossistas aumentou 1.000%, ou seja, multiplicou por 10.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    hehehe,… demais!
    Isto no inverno e que vai ser lindo, a Europa cai de vez… O deepstate por tras da administracao LGbrandon percebeu que a economia deles esta de rastes qual e a melhor solucao para tirar a economia dessa situacao?!!! Destabilizar a Europa e possivelmenlte envolver-la numa guerra qual a economia que beneficia com isso…. Hummmm os states?!

    O nivel de incompetencia e corrupcao dos lideres Europeus e assustador, os tipos sabem que a Europa encontra-se com graves problemas desde inflacao a ecasses e fornecimento de energia, e o que e que os inuteis na Europa fazem,… continuam a fomentar uma guerra,…

    Ja andam a dizer que no inverno as populacoes possivelmente se irao revoltar e protestar com a situacao e ao saberem disto nao resolvem o problema pelo contrario fomentam-no, BRILHANTE!!!… simplesmente BRILHANTE!!!

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Claro que sim, vai ser o fim do mundo! 😀
      Inocente… Quando chegar o inverno, na Europa vai comprar o gás Russo porque precisa dele, e a Rússia vai vender o gás porque precisa do dinheiro para se financiar depois desta guerra.
      Quanto a estas subidas, o motivo está à vista nos lucros record das empresas… A guerra e as sanções são meras desculpas para os tolos.

    2. Avatar de Matilde Santos
      Matilde Santos

      Nada é feito ao acaso. Isto foi tudo premeditado e os “fantoches” apenas executaram. Cria o problema e vendem a solução, e não vai parar por aqui. Ainda nem começou…

      “O povo perece por falta de conhecimento”

    3. Avatar de José fred
      José fred

      Quem invadiu a Ucrânia? Lol a frase mais escrita do ignorantes.
      Esta guerra foi cozinhada pelos USA.

    4. Avatar de jimmypt
      jimmypt

      Vai viver para a Rússia, lá é que é bom.
      Boa viagem e não regresses. Profetas da desgraça e ratos, já cá temos muitos.
      O teu ideal de vida, deve ser viver num regime totalitário fascista.
      Força vai em frente!

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        O objectivo e expor os socio-cumunas do ocidente.
        A ignorancio do sr e assutador nao admira que os socio-cumunas obtiveram a amioria absoluta + uma bancarrota…. Hooorrraaaaa!!!

        https://mishtalk.com/economics/good-luck-to-europe-biden-threatens-energy-exporters-with-stop-exporting-mandate

        1. Avatar de João
          João

          Mais um barrigudo que protesta atrás do teclado.
          O liberalismo é tão bom que vai tudo voltar ao mercado regulado.
          Aqui está o maior exemplo do Liberalismo… é giro e fofinho num contexto de preços baixos. Sobe o preço, vai tudo ao regulado porque o estado é que interessa.

    5. Avatar de BitBit
      BitBit

      Isso é o que pensa Putin. Engana-se.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Parece que não vai fazer mossa a muita gente, a julgar pelos restaurantes cheios e compras de carros novos e usados de valores elevados.

  3. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Exijam do sorridente otimista que imponha preços tabelados dos combustíveis, pois a lógica do Mercado concorrencial, à muito se esfumou com uma cartelização encapotada

  4. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Ora digam lá todos em uníssono, obrigado António Costa, obrigado partido socialista!

    Não se esqueçam de votar neles novamente, está bem?

    E não venha nenhuma abeca dizer que nos restantes países europeus acontece o mesmo. Vivo em França, e o preço baixou, pouco, mas baixou.

    1. Avatar de João
      João

      O costa tem culpa aonde? Diga me. Se for outro partido vai fixar os preços nos mercados internacionais??? Diga lá.
      Pior é por cegueira ideológica apoiar uma guerra sem vencedor nem vencido.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tem, aderiu às sanções bumerangue contra a Rússia, e fez aquela palhaçada de acordo com o seu amigo espanhol, acordo de treta que acaba por ser pago por nós todos.

    2. Avatar de Senso Comum
      Senso Comum

      Incentiva mas é a votar, sendo que a maioria não votou , por consequencia os votos foi para a maioria que é Antonio Costa. Secalhar foste um dos tantos

      1. Avatar de Senso Comum
        Senso Comum

        Tanto que como referes, nem no teu próprio pais estas, é fácil falar

  5. Avatar de Tuga
    Tuga

    Isto era mais que sabido… O presidente da Endesa só abriu a boca cedo demais, quebrando o alinhamento do “segredo” saído da reunião do cartel de saque ao consumidor.

  6. Avatar de JP
    JP

    Uma no cravo, outra da ferradura.
    Também não compreendo a postura dos líderes, principiante os nacionais que são coniventes com tudo, independentemente do quão sairemos prejudicados.
    Futuro cada vez mais incerto, resta a cada um de nós, fazer por fomentar a prosperidade com os seus, porque o resto…

  7. Avatar de JB
    JB

    Acho que fiz bem em substituir o esquentador por um termoacumulador de eficiência A…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @JB principalmente pela sua segurança, o gaz é perigoso antes de ser queimado e depois de ser queimado, eu deixei de usar gaz nas minhas casas à 20 anos.

      1. Avatar de ups
        ups

        Um termoacumulador não é tão inofensivo assim.
        Há alguns casos noticiados de rebentamento e de serem causa de incêndios.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @ups, Claro que sim, mas compara quantos casos há de termoacumuladores vs esquentadores/fornos /fogões.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não existe nada 100% seguro. Tudo possui uma % de risco associada. A diferença é que uns sao mais seguros que outros…

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não há dúvida que era preferível o salário mínimo não ter aumentado!

    A subida do salário mínimo , em alguns casos , originou a subida de outros ordenados . Se não tivessem aumentado o salário mínimo hoje como estávamos ?

    Por isso eu voto outra vez nos que prometem e sobem.

    Ou era preferível tirar conforme tiraram ?

    Não me lembro nos últimos anos ter tirarem ordenado “ sobretaxa “ !

    Podemos é tentar saber se vão reduzir 15€ na próxima primavera

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Salário mínimo é demasiado!
      Viva a escravatura! Assim, sim! Era o teu sonho e de muitos como tu!

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    22 euros(no mínimo),não é brincadeira nenhuma. 😐

  10. Avatar de R.
    R.

    carrega camara kosta, rumo à miséria 🙁

    1. Avatar de João
      João

      O que é que isso tem a ver? O costa até define o preço do gás a nível internacional.

  11. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Miséria de espírito retina nos comentários preferem que a Rússia anexe parte da Europa ou usar um cobertor ou mais roupa venha mais um casaco comunistas lavados do putin…

    1. Avatar de João
      João

      Quando o Putin for comunista…. Apoie se a guerra. Nem que se passe fome, desemprego, morte.
      Só cegueira ideológica. Mas é bonit.
      Deviam ter feito o mesmo aos portugueses quando foram para a guerra colonial.

  12. Avatar de Lava mais Branco
    Lava mais Branco

    Nóa pagamos, vamos pagar ainda mais e o governo provavelmente ainda vai “premiar” estas empresas sugadoras de subsídios e de compensações ardilhosas de milhões. Afinal, todos os governos e respectivos governantes passam a ex-governantes e têm depois de ser recompensados pelos fundos, subsídios e compensações “doados” a estas “fábricas” de ex-políticos que passam a uma reforma dourada ou cargo administrativo, ou ainda como “consultores” com ordenados milionários. Lembro ainda que a EDP já foi uma empresa pública Portuguesa.

  13. Avatar de guarda noturno
    guarda noturno

    É triste ver um governo que virou as costas à sua população. Isto faz lembrar os tempos de Luís XVI em França.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Com todo o respeito, diga lá o que fazia se fosse o governo.
      Eu vou-me candidatar nas próximas eleições e prometo:
      1º combustíveis de borla
      2º trabalhar só o que o corpo precisa
      3º ferias que o empregado achar que são necessárias
      4º ordenados nunca inferiores aos do CR7
      5º Veículos oferecidos e nunca com preço inferior a 3 dígitos
      7º semanas de trabalho de 30 minutos se não estiver muito calor ou muito frio
      8º Os restaurantes são obrigados a devolver em dobro ao cliente o preço das refeições
      9º Cerveja e vinho grátis
      10º 7 médicos em casa de cada Português
      Estas são as minhas proposta de austeridade

      1. Avatar de PML
        PML

        Votaria no João Vieira. Quando ele se candidatou prometeu uma garrafa de Vodca e uma russa para cada português.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @PML 🙂 eu para além das 10 medidas uma mini e uma sanduiche de torresmos, assim fica irrecusável 🙂

      2. Avatar de Gratfh
        Gratfh

        Pela sua resposta não tem é respeito nenhum por ninguém.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Há décadas que os sucessivos governos viraram as costas à população!
      Esta Europa é uma manta de retalhos, num território pouco maior que o Brasil, com uma política de “venha a nós o vosso reino”…

  14. Avatar de Micas
    Micas

    O nosso gás natural vem da Argélia por gasoduto.
    Os preços se não houvesse especulação bolsista deveriam continuar iguais .

    Ou seja … Alguém está a encher-se €€€€ no mercado especulativo com esta brincadeira e os governos olham de bancada.

    A Grécia pode exemplo , esse país riquíssimo vai absorver estes aumentos €€€ não os vai passar para o povo. Por aqui…. Tá tudo bem

    1. Avatar de João
      João

      Errado. 99% vem de barco.
      Vá a datahub.ren.pt

      Da Argélia quase nada.

  15. Avatar de José Costa
    José Costa

    Bolas…. Já comprei o bilhete para os Coldplay…agora fico sem gás.

  16. Avatar de joao matos
    joao matos

    E infelizmente a tendência é piorar os preços da energia, devido à guerra e à seca extrema. Encerrámos centrais a carvão para ter que importar energia fornecida por outros países e com origem em centrais nucleares?? Ninguém diz / afirma porque é politicamente incorrecto…mas pensam…que se dane a guerra e o ambiente…acabem com a guerra seja lá como for, reabram centrais a carvão ou construam centrais nucleares para fornecimento da energia (que se dane o planeta portanto, e quem vier atrás que feche a porta), e reponham os valores da energia e do pão por favor porque isto está a começas a ficar difícil. Há quem diga que o culpado disto tudo é o Putin porque ele sonha há muitos anos com a recuperação da antiga URSS, mas também que se ele sair, por qualquer razão, vai para lá um ainda pior.

  17. Avatar de Historia
    Historia

    bilhetes para os coldplay esgotados mas aumento da fatura do gas ninguem quer saber

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Com o aumento da eletricidade, os concertos vão dar prejuízo!

  18. Avatar de Famintos'r'us
    Famintos’r’us

    Antes ir buscar o dinheiro a onde ele está escondido em vez do povo passar fome e frio…simples.

  19. Avatar de Gozando com isto tudo
    Gozando com isto tudo

    Para os consumidores domésticos, aumentos só quando o contrato que têm, acabar. E nos 30 dias anteriores a empresa tem de avisar qual vai ser o aumento. Aí, ou aceitam ou procuram outro fornecedor. Ou outra maneira de aquecer a paparoca …

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não faz mal. A minha família em Portugal tem painéis, autossuficientes para a casa, não têm dívidas. Os tuginhas só saem de casa para ir à bola, festivais e concertos ou manifestações sem interesse. Só têm o que merecem.

  21. Avatar de JOSE CASTRO
    JOSE CASTRO

    Mas ta tudo doido, fosse um governo PSD, fazia o que sempre fez, apoiar os grandes interesses economicos e o povo pagava como sempre. Faz lembrar as rabulas dos fogos, que quando estavam nlo poder dekixaram arder metade da serra so Caramulo, e morreram 8 bombeiros, na altura onde andava o Montenegro. Este governo nao e bom, mas a direita e dez vezes pior, como ficou patente no tempo do PASSOS, em que roubaram para alem da troika.

  22. Avatar de Opiniões da treta
    Opiniões da treta

    Ainda bem que existem estes fóruns e redes sociais para o pessoal protestar em silêncio. Resultados práticos 0 (zero)! O meu comentário é só mais um… comentário… não passa disso mesmo, como todos os que aqui aparecem.
    E assim continua tudo na mesma…
    O Tuga a levar com o pau forte e feio duma classe política (e amigos) que só aparece na televisão para falar o que “os portugueses e as portuguesas” devem saber e pelas costas riem-se descaradamente da miséria de povo que somos.

    1. Avatar de Njss