EDP está a dar à borla 80 mil “tomadas inteligentes”

53 Comentários

Em 2015 a EDP lançou um programa interessante cujo objetivo era ajudar os consumidores a poupar alguns euros na fatura final da energia elétrica. O mesmo programa foi lançado em 2016 e chega agora também em 2019.

Esta medida faz parte das iniciativas de eficiência energética da empresa. Peça já a sua tomada (mesmo não sendo cliente EDP).

EDP está a dar à borla 80 mil "tomadas inteligentes"


A EDP SU está a oferecer 80 mil tomadas inteligentes aos consumidores residenciais de energia elétrica, independentemente do seu comercializador de energia, com o objetivo de promover a eficiência energética dos portugueses e o uso consciente da eletricidade. Com um simples gesto, sempre que se desligar o equipamento principal, como um televisor, a tomada inteligente desliga de forma automática os aparelhos secundários, eliminando o seu consumo em standby.

EDP está a dar à borla 80 mil "tomadas inteligentes"

Esta é a terceira vez que a empresa implementa esta medida, tendo já sido distribuídas 170 mil tomadas inteligentes por todo o país em edições anteriores.

As tomadas vão ser enviadas para todos os distritos de Portugal Continental de forma gratuita, para os consumidores não contemplados em campanhas anteriores e por ordem de registo dos pedidos no site da EDP SU.

EDP está a dar à borla 80 mil "tomadas inteligentes"

Desta forma, as famílias poderão poupar até 44 euros por ano na fatura de eletricidade, apenas por desligarem os equipamentos que se mantêm diariamente em modo inativo. Os consumidores estarão também a evitar a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, por reduzirem o desperdício energético.

Pedir Tomada Inteligente

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alfredo Miguel
    Alfredo Miguel

    Não obrigado! Tive uma em 2016 que pegou fogo e não fosse ter chegado a casa 1h mais cedo tinha ardido tudo! Na linha de suporte da EDP “É normal venha cá que trocamos” NÃO OBRIGADO!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Tambémbém já tive umas colunas queimadas, ligadas a isto!

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Tomadas que raramente servem para alguma coisa! Tenho duas e nunca as usei!

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Estou interessado

    2. Avatar de 51lv4
      51lv4

      É uma tomada, não te vai tirar cafés

  3. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    NAO ELEGÍVEL?!?!?!? Quais são os critérios?

    1. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      +1 – tb gostava de saber

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      pois, o mesmo me aconteceu…

    3. Avatar de GM
      GM

      Fiz há pouco o pedido, sem problemas, mesmo não sendo cliente EDP SU (já fui). Possivelmente terá que ver com o código postal do local de residência, se bem que o CPE identifica inequívocamente o local de consumo. Só encontro a explicação da EDP pretender distribuir de forma o mais uniforme possível pelo país.

      1. Avatar de GM
        GM

        Fui elegível, mas da tomada nem sinal dela. Enviaram email a informar para aguardar o envio da mesma via ctt, se não me engano. Continuo, e continuarei, à espera, sem esperanças. Mas também, de certo, a perca não é muita.

    4. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Aconteceu-me o mesmo. mas já tinha beneficiado em campanha anterior

    5. Avatar de C. J.
      C. J.

      Provavelmente porque já tens uma.
      A mim deu-me o mesmo:
      🙂

  4. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    A cavalo dado não se olha o dente!
    Aproveito para informar que existem tomadas com interruptor e um fusível integrado que são o seguro de muitos eletrodomésticos. Para quem por exemplo tem uma TV xpto que custou algum dinheiro pode salvar a vida do equipamento no caso de existir “picos de corrente”.
    Para os PC’s também há os chamados estabilizadores de corrente onde se podem ligar todos os componentes (monitor, impressora, etc) e quando se desliga o interruptor cumpre a função da poupança de dinheiro e libertação de CO2.

  5. Avatar de LSousa
    LSousa

    MAs afinal o que faz essa tomada?

    1. Avatar de GM
      GM

      Interrompe o fornecimento de energia aos equipamentos secundários “pendurados” nela. Imagina, na sala tens a tv, a box tv, leitor DVD, PS, todos ligados na mesma tomada. Ao desligares mesmo a tv (tem de estar conectada na ligação principal da tomada), a tomada identifica que não existe consumo nesse equipamento e interrompe de forma automática o fornecimento de energia aos restantes equipamentos que são utilizados com a tv.
      Nada que uma simples tomada sextupla com interruptor não faça, de forma manual claro, desde que o utilizador seja consciente, quer com o ambiente quer com a carteira. A única chatice é que a box (no meu caso VODAFONE) leva tempo a reiniciar. É uma grande falta de consciência por parte dos fabricantes. Os equipamentos, além de deverem ficar efectivamente desligados, não em stand-by, deveriam iniciar como se estivessem em stand-by, ser quase imediato.

    2. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Não faz nada… Aquilo é autêntico lixo..

  6. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Cuidado que estes gajos com a tomada ainda activam um serviço extra (funciona) nas vossas instalações

    1. Avatar de José Gonçalves
      José Gonçalves

      Comi se fores cliente su ou outro!? Esquece e pensa melhor.

  7. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Não obrigado. Eu faço isso manualmente, assim tenho maior controlo e não necessito depositar a minha confiança numa tomada duvidosa.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mas é preciso uma tomada fazer o trabalho humano?

    Não podemos ter consciência de desligar certos e determinados electrodomésticos que não precisamos?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Plenamente de acordo. Para maior comodidade e não ter de enfiar e desenfiar as fichas nas tomadas, quase todos os meus equipamentos estão ligados a tomadas e fichas com interruptor. Por exemplo, o PC, o Modem e o Monitor estão ligados na mesma ficha tripla com interruptor. A impressora, dado que raramente uso, apenas a ligo na tomada quando é preciso. Há algum tempo adquiri um medidor de consumo e descobri que a minha velha impressora consumia 6W/H só por estar ligada na tomada. Alguns hábitos têm de se mudados.

    2. Avatar de Litux
      Litux

      Não queres, não peças… Não perceboa vossa indiganção

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Candidatura não elegível”. Enfim,fica para a próxima… 🙁

  10. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Já adquiri na campanha anterior, agora não está elegível, porque será?

  11. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Eu não estou a conseguir avançar… Com os dados todos certos, faço procurar morada e não retorna nada.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Completei agora a candidatura apesar de já não ser cliente do serviço universal mas sim da comercial. Já recebi a resposta a indicar que vão enviar a tomada. Obrigado pela dica. Abraço!

  13. Avatar de Mario Almeida Santos
    Mario Almeida Santos

    Eu meto o CPE no site e a morada está errada. O que faço?

    1. Avatar de GM
      GM

      Confirme com a EDP Distribuição se o CPE está correcto (808 100 100). Forneça a morada e o NIF do contrato para confirmar se confere. Caso esteja tudo correcto, fale com a operadora e diga que não consegue o registo do pedido. Espero que ajude. Cumprimentos.

    2. Avatar de LFC
      LFC

      faltam-te as letras… 😉

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    A tomada e gratuita e boa ou não , não sei .
    Mas o pessoal só sabe e criticar e típico do portugues

  15. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    A EDP a dar tomadas? Esta é boa, como se eles dessem alguma coisa alguém. E mesmo que tivessem o feito nem dado queria. Mas valeu a intenção. Até comprado agente duvida quanto mais dado.

  16. Avatar de Magnifico DeeJay
    Magnifico DeeJay

    Esgotado!!!

  17. Avatar de Andreia
    Andreia

    Esgotado!

  18. Avatar de Rui Pinho Sousa
    Rui Pinho Sousa

    É isso mesmo…o típico tuga que só sabe criticar. mas tomar ações “tá quieto!!”. Por termos da energia mais cara da Europa já ninguém diz nada, enfim.
    Já tenho a minha tomada há mais de 3 anos e funciona na perfeição. Pena que já não cheguei a tempo desta vez, senão era mais uma.

  19. Avatar de Sporting
    Sporting

    Então se a televisão estiver conectada na ficha principal os outros equipamentos “secundários” serão desligados, router, box, psp ertc., significa que router desligado não tenho wifi e quando ligo novamente a televisão vai ter de reiniciar o router e os restantes aparelhos., “como”.
    Golpada Inteligente

    1. Avatar de GM
      GM

      Fácil. Ligas o router noutra tomada. Continuas com wifi, e poupas energia nos restantes.

    2. Avatar de C. J.
      C. J.

      Ia responder, mas o GM já o fez.
      Tenho torre, colunas, monitor ligada nessa tomada, e o wi-fi, numa tomada à parte.

    3. Avatar de Litux
      Litux

      o teu nome diz tudo. Pensar dá trabalho…

  20. Avatar de MaTolo
    MaTolo

    Na edição anterior consegui 3 cá para casa, só usamos uma, outra vinha já com defeito, reclamamos e mandaram à cobrança o transporte.
    Não serve de muito. Só está mesmo no PC mais velhote que raramente se usa, assim só liga o monitor e as colunas quando o CPU é liga. Algo que se podia facilmente fazer manualmente.
    Sinceramente, seria bem melhor oferecerem a solução de monitorização dos consumos de energia por tomada eléctrica.

  21. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Será que sou só eu que…

    Esquema da EDP para sacar dados aos consumidores, especialmente aos que não são clientes para posteriormente enviar publicidade e chamadas a oferecer serviços de energia? E vender as bases de dados a 3ºs e sacar mais algum?

    Mas acham mesmo que vos iam dar as tomadas só porque sim e ficavam com o prejuízo para eles?
    Chamadas de ofertas de serviços estranhos a cair em 3 2 1…. E sim quem não foi elegido os dados ficaram guardados na mesma.

    Elo RGPD, alguém leu os termos? É que eu nem abri o site e apostava um…. em como acertei.

    1. Avatar de Nuno Miguel Da Silva Gonçalves
      Nuno Miguel Da Silva Gonçalves

      Dado que sendo cliente já têm os dados todos, não vejo qual o alarme. Não tens telemóvel? Cuidado, que eles conseguem ouvir-te e ver-te mesmo sem o teu consentimento

  22. Avatar de João oliveira
    João oliveira

    Eu queria aderir à famosa tomada à borla,mas quando estou no ultimo nível de inscrição, não me deixao corrigir a morada

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho uma. Não vale nada. É por isso que a estão a oferecer.

  24. Avatar de Antonio Costa
    Antonio Costa

    Quando meto o CPE depois dá outra morada e não dá para corrigir essa morada

    1. Avatar de Luissm
      Luissm

      Tens de corrigir os 3 dígitos do Código Postal para te dar a morada correta.

  25. Avatar de Ana
    Ana

    Depois de tanto trabalho não consegui

  26. Avatar de Ana
    Ana

    Depois de tanto trabalho não consegui nadai

  27. Avatar de Luissm
    Luissm

    Só depois de pedir a minha é que fui ver o que era lolololol… é típico de quem ouve “GRATIS, GRATIS” e vai logo a correr, sem saber de que se trata. Mas pode ser que dê para vender no OLX 🙂
    Afinal já tenho todos os equipamentos controlados. Se colocasse esta tomada na sala, ficava-me mais caro, pois consome 0,25W em Stand By enquanto a tomada que tenho, consome zero W quando eu a desligo e está sempre desligada. Apenas deixo a central de fibra e o modem ligados no escritório para não perder a net via wireless. E mesmo esses tem interruptor de corte para quando saio. Cá em casa já está tudo espremido ao máximo 😉

    1. Avatar de Maria do Carmo
      Maria do Carmo

      Boa tarde. Gostava de saber onde comprou a tomada que refere q consome 0 quando desligada. Obgda

      1. Avatar de Luissm
        Luissm

        Ó Maria do Carmo… vai-me desculpar, mas pense melhor na questão que me coloca, para que a minha resposta não seja considerada de sexista 🙂 … mas ok eu respondo sem fazer considerações. Todas as tomadas com um botãozinho de desligar, consomem 0 W quando estão desligadas. Para isso tem lá o botãozinho, também chamado de interruptor, que tem a função de interromper a passagem de energia, logo, não passando energia não existe consumo :), espero ter ajudado nas conexões sinápticas.

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Julgo que a questão da Maria do Carmo advém dela estar a pensar nas tomadas inteligentes e no consumo destas. Não nas tomadas simples com interruptor que podemos encontrar no IKEA, no chinês ou no Jumbo por quatro Euros.
          Acho que a questão dela revela muita inteligência porque de facto O objetivo das extensões inteligentes (que são as mencionadas no artigo) é cortar nos consumos supérfluos de eletricidade. Como tal, o consumo em stand-by da própria extensão não deve ser superior ao consumo dos equipamentos a ela ligados. Tendo em conta que a extensão é dada e que regra geral, as extensões economizadoras de energia são uma mais-valia.
          Contudo caso a Maria do carmo não seja elegível para aobtenção da extensão e tenha de comprar o equipamento sugiro que vá ao site DecoProteste onde tem um teste comparativo de diversas extensões de diferentes marcas com consumos diferentes sem nada ligado. A Oregon Scientific) apenas gasta 0,22
          watts de eletricidade em stand-by, sem aparelhos ligados. Contudo há a questão da segurança por isso escolha bem.
          A tomada que o Luissm possui deve ser uma tomada simples pelo que percebo do que escreveu. Mas é bom haver estas questões para aprendermos algo uns com os outros.

  28. Avatar de Sergio
    Sergio

    Eu pedi na sexta feira diz que vai ser enviada mas ate hoje quarta nada estou achar estranho ainda nao ter sido enviado para a minha morada verificou o codigo no site diz sem em processo estranho

  29. Avatar de Navalhas
    Navalhas

    Está bem, está bem…