Ecrãs dos seus dispositivos degradam mais a visão do que imagina

22 Comentários

É do senso comum assumir que olhar para um ecrã por longos períodos de tempo tem implicações na nossa saúde, nomeadamente ao nível da visão mas também noutros aspetos fisiológicos como o sono.

A tecnologia tem deste modo uma influência negativa na visão, existindo até a “Síndrome da Visão do Computador”… Mas quais serão realmente os efeitos a nível ocular provocados pelos ecrãs dos dispositivos?

Ecrãs dos seus dispositivos degradam mais a visão do que imagina


Devido à utilização cada vez mais intensiva da tecnologia, estima-se que em 2050 metade da população mundial terá problemas de visão.

São constatações assustadoras e há inclusivamente ferramentas para prevenir problemas oculares quando estiver em frente ao computador.

Ora, algo que também já está enraizado em grande parte dos sistemas operativos é a funcionalidade de filtrar tons azulados no ecrã de modo a serem menos invasivos, afetando geralmente o sono do utilizador.

Não obstante, novos estudos revelam que os ecrãs não afetam apenas o cansaço da vista mas também degradam a retina, podendo resultar em consequências irreversíveis!

A retina é constituída por milhões de cones e bastonetes. Nesse complexo, é possível encontrar retinal que é um derivado da vitamina A. O retinal é a molécula que está na base da visão nos animais!

A função fisiológica do retinal é a absorção e conversão da luz em energia metabólica e sinais que serão, posteriormente, enviados e analisados pelo cérebro.

Impacto da luz azul na retina

O estudo realizado pela University of Toledo, localizada no Ohio, Estados Unidos da América, demonstrou que a absorção de radiação luminosa na região do azul – com comprimentos de onda mais curtos – desencadeia uma reação química que liberta toxinas nas células fotorrecetoras, acabando por as matar.

Com esta degradação nas células fotorrecetoras e na retina, o utilizador sofrerá de degeneração macular num processo mais precoce que o habitual. Degeneração macular é a condição médica que, habitualmente, provoca perda gradual da visão com a idade.

A progressão da degeneração macular, derivada do desgaste da retina, terá como consequências visão turva e a possibilidade de “pontos cegos” que poderão crescer com a progressão da patologia.

Em casos extremos de degeneração macular, tal pode conduzir à cegueira. Esta doença é a causa mais comum de perda de visão a partir dos 50 anos e atualmente, devido à cada vez mais duradoura interação com ecrãs, está a registar aumentos no números de casos. O aumento no número de casos não é restrito à quantidade de utentes, mas também à idade com que os mesmos apresentam os sintomas da doença.

Os investigadores alertam assim para que os utilizadores tenham particular prudência na interação com ecrãs. Evitar longos período de exposição, manter os ecrãs limpos e em locais bem iluminados são boas práticas que com certeza ajudarão a conservar a sua visão!

Um mau hábito presente em alguns utilizadores prende-se no facto de utilizarem os seus equipamentos em ambientes escuros e pouco iluminados, resultando na dilatação da pupila que permitirá que mais luz de tom azul entre no glóbulo ocular em direção à retina. Como já foi referido, tal ação desencadeará a morte das células fotorrecetoras.

Para além disso, ativar a funcionalidade do sistema operativo que filtra a transmissão de cor azul por parte do ecrã é algo que o utilizador poderá fazer para estimar os seus olhos e ainda não afetar a qualidade do seu sono!

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Marques
    João Marques

    Excelente artigo. Uso o f.lux já há muito tempo no pc e é muito bom devido às opções que este programa oferece, não só a redução da luz de tom azul emitida pelo monitor como também permite ajustar a luminosidade rapidamente com hotkeys como por exemplo (Alt + PageUp/PageDown). Para linux uso o redshift que é uma boa alternativa ao f.lux.

    1. Avatar de Ostap Kurtash
      Ostap Kurtash

      Wow não sabia desse short key. Também há o f,lux para o linux mas acho não funciona tão bem como no windows.

      1. Avatar de Rúben Lopes
        Rúben Lopes

        No Linux, no caso do desktop Gnome (e, salvo erro, KDE) já existe esta função por defeito. Tirando isso, existe o f.lux ou o Redshift (que curiosamente me parece mais fácil de configurar).

  2. Avatar de Magnum Sandwich
    Magnum Sandwich

    Night shift na Apple.

  3. Avatar de Mc
    Mc

    Blue light filter mo W10

  4. Avatar de pedro
    pedro

    night mode do android. ehehehe

  5. Avatar de AJMS
    AJMS

    Temas dark no browser e paginas web e no w10 + luz nocturna durante a noite, no android o night mode é automático, nota-se o alivio na visão.

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    E que tal desligar e dormir?

  7. Avatar de Boneco dos bots
    Boneco dos bots

    Só não entendo uma coisa. Como é que afeta o sono? Eu acordo com telemóvel e deixo-me dormir com o telemóvel, tenho uma interação “gravemente” grande com ecrãs e juro que não noto nada, durmo que nem uma pedra e se não tiver despertador consigo dormir 10h seguidas, fora estar sempre com leds de luzes azuis no quarto que adoro!

    1. Avatar de RM
      RM

      Não somos todos iguais. Algumas pessoas podem ser mais afectadas que outras, e também depende da nossa idade. E se calhar não deviamos levar tão seriamente o que alguns estudos afirmam!
      Acho que a luz azul afecta os niveis de melatonina e isso reflecte-se no tempo que levamos a adormecer.

    2. Avatar de Lucas Dias
      Lucas Dias

      Dormir muito e ter qualidade de sono é diferente!

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Redshift no Linux

  9. Avatar de Portugues100porcento
    Portugues100porcento

    Aos zé quim toinos … Daqui por vinte anos vamos ver os vossos olhinhos…. Ainda bem que tenho 3 casas de vender óculos e vou abrir a 4ª. Sempre a facturar e cada vez mais caro. Quem tem dinheiro para iphones X tem 500€ para óculos.

    1. Avatar de helder
      helder

      Sendo que se não tiver dinheiro para ambos a prioridade será o iPhone…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nenhum de nós sabe se cá estaremos daqui por vinte anos.
      Se calhar devíamos aproveitar para criticar construtivamente em vez de falar à toa 🙂

      Por acaso conheço alguns optometristas e pelo teu “casas de vender óculos” só posso concluir que bom serviço é coisa que certamente não prestas à tua clientela.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mais de 20 anos todo o dia à frente ao computador. Visão ainda continua perfeita

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Fico contente por ti. A sério! Eu noto diferença 🙁 Antigamente até consegui ler o nome do fabricante nas lentes de contacto…

  10. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    so para referir que redshift, flux, night shift, entre outros… nao resolvem o problema, apenas reduz um pouco o mal que a luz faz. o perigo/problema continua a existir.

  11. Avatar de 1dood
    1dood

    Poeze atao e quando os coleguinhas insistem em trabalhar às escuras? BANDIDOS!
    Forward desta noticia para a empresa toda!
    Mai nada!

  12. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Estes estudos esquecem-se sempre da evolução das tecnologias. Em 2050 ja deve haver ecrãs que não provocam coisa alguma ou então ja dá para ir ao centro comercial comprar um par de olhos novos na cor que bem se quiser.

  13. Avatar de Ostap Kurtash
    Ostap Kurtash

    Dark Reader para firefox ou chrome. Funciona lindamente em qualquer website e dá para desactivar num clique se for preciso. Recomendo.

  14. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    No android 9 podem aderir ao programa beta do digital wellbeing que até mete o ecrã. Preto a branco a noite para empurrar a pessoa a ir dormir em vez de andar a ver ecrams com cores xitantes…