E uma boa noticia para os telemoveis!

28 Comentários

carregador_telemovel2.jpgQuantos tipos de carregadores têm em casa desde que os telemóveis foram lançados? A resposta a esta questão pode tornar-se unânime: um. O carregador universal está para chegar e é verde, ou seja, vem acompanhado de uma redução do consumo eléctrico de 50 por cento.

O acordo foi anunciado no V Congresso Mundial de Comunicações Móveis, que decorre em Barcelona do dia 16 ao dia 19 deste mês, e envolve as principais fabricantes e operadoras de telemóveis.

Empresas como a Nokia, Sony Ericsson, Samsung, LG e Motorola, bem como, as maiores operadoras mundiais, que incluem a Vodafone, comprometeram-se a conceber um carregador que sirva para todos os modelos que saiam no mercado.

“O objectivo é que a maioria dos telefones móveis vendidos em 2012 sejam compatíveis com o carregador universal”, explicou à edição online do diário espanhol El Mundo Michael O’Hara, director de marketing da associação mundial de comunicações móveis GSM.

carregador_telemovel3.jpg

O modelo de carregador escolhido será o Micro-USB (já presente em alguns telemóveis) e deverá implicar uma redução de consumo energético de 50 por cento.

Já há bastante tempo que os defensores do meio ambiente contestam a indústria dos telemóveis como sendo uma das áreas menos verdes da tecnologia. O próprio Comissário Europeu para a Indústria, Günter Verheugen, disse na última sexta-feira, numa entrevista à rádio alemã “Deutsche Welle”, que “a sua paciência se tinha esgotado” a respeito da normalização dos carregadores, e esperava que a iniciativa viesse dos fabricantes.

Publico.pt

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manel
    Manel

    Excelente iniciativa! 😀

    Melhor que isto só mesmo a tecnologia verde! 😉

    cumps

  2. Avatar de pi
    pi

    aleluia. Já nao era sem tempo

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    uma boa iniciativa, melhor que isto só o magalhães 2.0

  4. Avatar de Cláudio Duarte
    Cláudio Duarte

    finalmente ja n tenho d andar a prokura de alguem k tenha a mesma marka de tel k a minha xD
    😀
    e o ambiente tbm agradece comigo! 😀

  5. Avatar de N_Lite

    Boa notícia e excelente iniciativa!

    Melhor que isto só o twitter!

    http://www.nyzux.net/

  6. Avatar de system

    Já não era sem tempo! Sempre a mania de complicar…finalmente alguem resolveu “descomplicar”…

    http://www.pplandtek.co.cc/

  7. Avatar de xguest

    Excelente iniciativa. Espero que façam um boicote às marcas que não quiserem aderir.

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/

  8. Avatar de A.C.

    Sendo uma excelente iniciativa … existe outra no mesmo ramo que pode ser ainda melhor: “quantos de nós não tem carregadores em casa sem utilidade … reciclar esses seria também uma iniciativa de louvar …. nem que fosse a troca de x por x vezes por y” … HAJA LUZ …

  9. Avatar de Frigo
    Frigo

    E os portáteis? esses são outra seita igual…

  10. Avatar de BigLord

    Ei!!! É o meu carregador que meteram na imagem! 😀 motorola ftw, adoro aquele bichinho!

  11. Avatar de Nuno

    Boa iniciativa… Mas… e os ditos solares? Nada…
    Com tanta energia solar, já deviam investir nisto.

  12. Avatar de Bruno Gomes

    excelente iniciativa, só peca por ainda nao ter sido implementada!

  13. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Já não era sem tempo!!!!

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  14. Avatar de aver
    aver

    Entre carregadores de telemóvel que avariam ou que deixam de ter telemóvel para carregar – são 51.000 toneladas de desperdício anualmente.

    (Já agora. O carregador do iPod “Classic” não serve no Touch ? Aqui por casa não, mas acho esquisito)

    http://www.mobilecrunch.com/2009/02/17/2012-year-of-the-universal-mobile-charger/

  15. Avatar de Miguel Ferreira

    Finalmente vou deixar de ter 7 ou 8 carregadores diferentes… isto depois de comprar telm novos claro… lol

  16. Avatar de EacHTimE
  17. Avatar de Edilson

    “…a maioria dos telefones móveis vendidos em 2012…”.
    Salvem o Planeta Agora!

  18. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    De notar que a Apple já anunciou que recusa seguir este standard e vai manter a sua porta proprietária em dispositivos móveis … já se adivinhava …

    http://www.appleinsider.com/articles/09/02/17/apple_absent_from_universal_phone_charger_push.html

  19. Avatar de R. Campachi

    A notícia é boa. É um avançao, mas…

    Mas o desperdício ainda vai ser grande, exemplo: Vc compra um telemóvel (telefone celular) novo que vem com um carregador universal, então vc compra outro telm (cel) que vem com outro carregador universal, e compra outro e outro, no fim vc tem 10 carregadores universais econômicos todos iguais.

    A partir de 2013 carregador deveria se opcional, o telm (cel) sairia mais barato e não iriamos acumular toneladas de carregadores econômicos que não são bio-degradáveis. Penso eu.

  20. Avatar de ls
    ls

    @R. Campachi

    Até parece que compras um telemóvel todos os dias.

  21. Avatar de UKN
    UKN

    A ver vamos … não vão eles cortar nos custos e em vez do carregador vir com os telemoveis, às tantas vendem-nos ao mesmo preço sem carregador. Tipo as impressoras sem cabo USB.

  22. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    Realmente isso das impressoras mete nojo para ccaray, só podem tar a gozar com os consumidores!

    Comprei uma multifunções da Epson dei uns 150€ e cabo USB tive de o ir comprar mais tarde!

    Raios parta…

    Isto dos carregadores é me indiferente…mas acho bom porque assim evitasse de tar a ter um carregador por telemóvel ^^

  23. Avatar de R. Campachi

    @ ls

    Não precisa ser diariamente.

    Vejamos o meu caso, pede ser parecido com outros… ou não…

    A minha empresa troca de aparelho de 15 em 15 meses, eu troco meu aparelho particular de 16 em 16 meses. Minha esposa troca de aparelho de 16 em 16 meses.

    Não preciso devolver o celular a empresa, pois esta bastante usado. Sabe quantos carregadores eu acumulei num curto período de tempo?
    3 Nokias + 2 Motorolas + 1 Sony + 1 LG = 7!

    Eu acho que o planeta iria agradecer se minha esposa e eu tivesse-mos só 2 carregadores neste intervalo de tempo. Concorda? [cada caso é um caso]

  24. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Finalmente!!!!…. e também concordo que o carregador deveria ser logo à partida opcional. Já agora, se não for pedir muito, um standard para certas funções básicas, tipo… não há coisa que me irrite mais do que pegar num telemovel da mesma marca, e certas funções “essenciais” e práticas, não estarem presentes.
    E um pouco offtopic… as operadoras já criavam um serviço de blacklisting não!? tanto para sms como chamadas 😐

  25. Avatar de Gerardo

    não vamos ter muitos carregadores universais porque algumas marcas ja anunciaram que vão vender telemóveis sem carregador (para os clientes que já tem carregador compatível) o que permite REDUZIR OS CUSTOS dos telemóveis e é uma medida mais “verde”. Logo se os carregadores se tornarem standard e provável que todos os telemóveis no futuro venham sem carregador (depois de terem sido vendidos uns milhões com carregador) e quando precisarmos de um carregador compramos…. simples…..

    http://twitter.com/oinformatico

  26. Avatar de BigLord

    @Gerardo

    Exactamente, solução perfeita ^_^

    Só espero é que eles não decidam aproveitar-se e deixam de nos vender os carregadores mas mantêm o custo… >_>