E se lhe oferecessem dinheiro pelas suas passwords do trabalho?

20 Comentários

20% dos funcionários de grandes empresas revelaram que estariam dispostos a ceder as suas contas de e-mail com respectivas palavras-passe a hackers em troco de dinheiro.

Destes 20% que fizeram tal afirmação, quase metade deles era capaz de vender as palavras-passe por menos de 1000 dólares.

password_01


A SailPoint, empresa de segurança norte-americana, levou a cabo um estudo relacionado com as práticas de segurança dentro das organizações que as deixam vulneráveis.

Neste estudo foram questionados 1000 funcionários de grandes empresas privadas, dos quais 20% revelou que estaria disposto a vender as suas passwords de acesso aos e-mails de trabalho a hackers em troca de dinheiro.

 

E os hackers nem teriam que pagar muito pelos acessos

Este estudo revela ainda que 44% dos funcionários que venderiam as suas senhas de acesso o fariam por 1000 dólares ou menos ainda.

seguranca_online_3

Este tipo de atitude por parte dos funcionários é, muitas vezes, reflexo da sua insatisfação em trabalhar na organização. Por este facto, mas não só, o Homem é apontado como o “elo mais fraco” dos sistemas de segurança digitais.

Empresas como a Google, Microsoft ou Apple, já fazem parte do movimento que ocorre nas grandes organizações de acabar com palavras-passe de acesso às contas dentro das empresas. Nestes casos, as impressões digitais ganham uma força maior, já que são mais difíceis de passar aos hackers. Esta lógica eleva-se quando se fala de autenticação através de outras partes do corpo como a retina, por exemplo.


Actualmente, era capaz de entregar a informação da sua empresa a um hacker a troco de dinheiro?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Se fosse muito dinheiro, estaria disposto a dar a minha alma.

  2. Avatar de censo
    censo

    Assim se vê muita coisa. Gente sem ética. Gente sem escrúpulos.

  3. Avatar de tezouro
    tezouro

    Empresas que pagam o mínimo, merecem o mínimo de profissionalismo…

    1. Avatar de tilt
      tilt

      O que é para ti o mínimo? Isso é subjetivo ,existe sempre gente que nunca está satisfeita com o que ganha e por mais que muito ganhem. Com pensamentos desses como é que alguém há-de confiar, mas isso é um risco nos tempos atuais que todos têm que correr, palavra e honra é coisa que hoje já não existe.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Exactamente.
        É este o tipo de pessoas, que se estivessem catalogadas, nunca teriam trabalho.
        Criem uma empresa e sejam chefes de vós próprios, aposto que iriam pagar fortunas aos vossos empregados.
        Supondo que aqui ninguém é escravizado, se estão mal apresentem a demissão.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Duas coisas:
          – O facto de trabalharmos para uma empresa não significa que temos de ser escravos dela, apesar de muitos diretores/presidentes/chefias intermédias achem que sim, pelo facto de recebermos um ordenado temos de fazer tudo e a qualquer hora por essa empresa.
          – É importante que se respeitem todas as regras de trabalho na empresa, especialmente a confidencialidade da informação da mesma.

          Se estas forem cumpridas, positivamente, as coisas correm bem. O facto de alguém estar insatisfeito com o seu pagamento poderá ser resolvido falando com quem dirige a empresa.

        2. Avatar de tezouro
          tezouro

          Muitos patrões/empresas se estivessem catalogadas também teriam muitas dificuldades em arranjar empregados. Na altura da admissão também são todas cheias de promessas, flexíveis, etc…

  4. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Não! Nunca, em circunstancias nenhumas!

    1. Avatar de tilt
      tilt

      +1 e adianto se as desse nem imagino o que aconteceria no dia seguinte.

  5. Avatar de Dreamliner
    Dreamliner

    Se me oferecessem o curso de ATPL(A) era já de seguida!!

  6. Avatar de Boss
    Boss

    Não. Não por respeito à empresa, que pouco merece, mas pelos clientes, inocentes na história, que ficavam com dados sensíveis expostos.
    Como já disse mais que uma vez, a suposta segurança dos dados que as pessoas dão como certa “logo que não haja backdoors” , é na verdade tão frágil quanto a ética dos funcionários e aqui surge a importância da ética das próprias empresas para com os seus funcionários, que tão descurada é. Acrescento só que para além do problema de fornecer credenciais de acesso a outros há ainda o problema daquilo que os próprios funcionários podem fazer com os dados a que têm acesso, incluindo vender os mesmos. As empresas não podem descurar o seu ambiente, a sua cultura, os seus funcionários, como tanto têm feito.

  7. Avatar de GF
    GF

    para dar as minhas tinha de receber o suficiente para nao ter de fazer mais nada o resto da vida e ter uma vida a grande

  8. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
    Fernando Telmo Silva Santos

    Isso não se faz!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Por uma boa quantia que me garantisse o futuro nem pensava 2 vezes.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É por causa desta mentalidade que o mundo está como está.
      Eu pago a um drogado 1000€ pra ele te matar…e ele nem pensa duas vezes.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Comentário triste, no mínimo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tristes são os teus comentários que dizem todos “ZERO”

  10. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Depende… Numa empresa onde trabalhei, o director da empresa, via os e-mails de toda a gente. Ao final do dia, os 7 trabalhadores da área do escritório, tinham todos os mails enviados e recebidos a serem vistoriados. E o chefe não tinha qualquer problema em reclamar por não “promoverem mais a empresa nos contactos feitos”. E qualquer informação recebida num dos outros mails, não podia ser usada… Naquele caso, dava a password sem qualquer problema. (Atenção que passwords de acesso aos emails DEVEM ser diferentes das passwords de acesso ao sistema informático da empresa. Por isso, o fornecer a password de acesso ao mail, era dar acesso á lista de contactos desse mail e permitir que alguém o usasse em operações de phishing. Aceder ao sistema da empresa é outra coisa… infelizmente, muita gente usa a mesma password para os vários serviços.)

  11. Avatar de Oscar Marques
    Oscar Marques

    what?!

  12. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Devem ser todos da Índia e do Bangladesh, se assim for ainda se desculpa, pois as multinacionais abusam dessas pessoas com ordenados de 10% ou menos do que pagam nos ditos países ocidentais