É possível roubar um carro por cerca de 20€

47 Comentários

A tecnologia é normalmente desenvolvida para auxiliar o ser humano nas mais diversas tarefas. No segmento automóvel as marcas têm adoptado soluções que visam simplificar muitas ações, como por exemplo abrir ou trancar as portas do automóvel com uma simples “chave” sem fios.

Agora, para mostrar que a falta de segurança também está presente nestes sistemas, um grupo de investigadores chineses criou um equipamento capaz de amplificar o sinal de uma “chave” sem fios.


Hoje em dia são vários os automóveis que já não precisam de uma chave tradicional para accionar o sistema de arranque ou para abrir as portas. Em vez disso usam-se “chaves” sem fios que funcionam com base na proximidade ao veículo.

Apesar de toda a comodidade, este sistema pode ser facilmente atacado usando para isso um sistema que amplifique o sinal e nem é preciso ter acesso físico à chave sem fio.

Para perceber melhor como tudo funciona veja o seguinte vídeo

Como viram, o condutor sai do carro e leva consigo a chave. Alguém se levanta e acompanha-o de forma a captar a frequência dos 315 Mhz que por sua vez amplifica o sinal e re-transmite para o segundo indivíduo que já se encontra junto à porta do veículo.

Esta não é propriamente uma técnica nova só que é cada vez é mais eficaz e os equipamentos são cada vez mais pequenos e com maior alcance (neste caso o sistema funciona num raio de 300m). Se o seu carro tem uma chave destas, fique atento onde deixa o carro e verifique também se há algum suspeito por perto. Este equipamento custa menos de 20€.

Via

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Só que depois não liga porque precisa de estar constantemente com a chave dentro do carro.
    Tenho sérias dúvidas perante isto. Pelo menos o meu bmw sei que está safo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      dizem que é até acabar o combustível. Não se se conseguem “armazenar” o sinal

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A maioria das marcas têm 2 factores de segurança:
        – rádio encriptado para abrir as portas e desligar o alarme
        – chave com chip OU comando com NFC (contacto ou distância inferior a 5mm) para desbloquear o motor/centralina

        Eu não quis no meu “keyless” porque significa que o segundo passo também é wireless e pode ser copiado.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, a tecnologia tem destes problemas. Mas há soluções.

          1. Avatar de Ricardo Antunes
            Ricardo Antunes

            A que soluções se refere? Como podemos evitar esse tipo de roubos? Ou pelo menos reduzir a hipóteses de sucesso?

          2. Avatar de Alvega
            Alvega

            Claro, que sim, nao a ter. Dito de outra forma utilizar protecções, quanto mais mecânicas, melhor. Sao quebráveis, mas levam mais tempo ….e os “mens”, nao estao a espera disso e nao vao prevenidos com utensílios para tal.

          3. Avatar de Rui Maia
            Rui Maia

            Podem sempre optar por um sistema Anticarjacking como o NVauto – Novatronica 🙂

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ta safo? Tenho um amigo que ficou sem um 630d Cabrio e ate hoje nunca mais o viu…

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        As únicas maneiras de tal ter acontecido são:
        – ter sistema “keyless” e copiaram o sinal (muuuuuito raro e normalmente só conseguem as máfias de leste e russas)
        – alguém preparou há muito o esquema, teve acesso aos códigos dos chip na própria BMW, reproduziu a chave
        – o teu amigo perdeu a chave e alguém fez desparecer o carro
        – trouxeram um reboque, conseguiram desligar o alarme (muito difícil nos BMW) e levaram o carro.

        Mesmo assim exceptuando a hipótese do reboque ou perder as chaves, o resto em Portugal é tanga. (Já na Alemanha, UK, Rússia, etc é mais comum)

        1. Avatar de On
          On

          Como a maior parte das pessoas não sabe, os BMW mais modernos tem um sensor de temperatura nas portas que em caso de incêndio destranca o carro como medida de segurança. Para entrar lá para dentro não é preciso mais do que um maçarico portátil ou assim. depois de lá estar dentro o que não falta são máquinas que programam a chave keyless por ficha obd.
          a conversa de “o meu BMW esta seguro” é relativo.

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Falar deste tema e dizer algo como ” Pelo menos o meu bmw sei que está safo..” é algo no mínimo irónico lol

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Serve perfeitamente para furtar os bens que existam dentro da viatura e penso que deverá ser isso a que a notícia se refere, apesar do título até estar erradamente escrito pois roubar implica ameaça física e neste caso isso não existe.

    5. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Aqui na Irlanda os BMW nao valem nada no mercado de usados, porque sao dos carros mais roubados. Encontram-se BMWs da serie 6 por menos de 5 mil.
      O mais seguro sao carros simples, sem potencia, e de preferencia feios e merdosos, pois hoje em dia tudo o que compramos podera ser apenas para ser roubado a qualquer momento.
      Quando tinha carros desportivos, rapidos, bonitos, varias vezes tive o infortunio de os tentarem roubar, depois passei para carros feios, merdosos, e lentos, nunca mais tive problemas, ninguem os quer roubar.

      1. Avatar de estou quase lá
        estou quase lá

        Não tens totalmente razão…..
        Por exemplo o Fiat Uno, que segue exatamente esse perfil que traçaste, era um sucesso de roubo aqui há uns anos atrás!! Era o verdadeiro carro de transporte (taxi sem condutor) dos gatunos!

    6. Avatar de MShaitan
      MShaitan

      A não ser que seja um BMW antigo, fica já a saber que são dos mais furtados hoje em dia.. A não ser que tenha a porta OBD bloqueada.. Caso contrário não demoram 5 minutos a levar o carro.. Falo com conhecimento de causa..

    7. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Tens problemas noutros cenários, replicar o sinal é brincadeira de crianças, a mim não me faz diferença mas bem sei que um dia que o deixe na rua posso lá chegar e ele ter ido, depois faz-se uso do seguro, houve aí uma altura que por semana eram 5 ou 6 mas só em Lisboa e Porto.

  2. Avatar de s4
    s4

    Cada vez gosto mais do meu velhinho… de´ 95

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Nesse nem é preciso emitar o sinal do comando…

      1. Avatar de Charles
        Charles

        Hehehe
        Essa teve piada!

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          chave de fendas e ta andar xD

      2. Avatar de asdf
        asdf

        é so puxar a porta kkkkk

    2. Avatar de Slicker
      Slicker

      +1 viva o corsa b de 94 com imobilizador via chip na chave.

    3. Avatar de Alvega
      Alvega

      Nem sabes o certo que estás, nao no que diz respeito a segurança, mas sim a fiabilidade \ custos de manutenção. E também quanto ao car-jacking, duvido que tenhas esse tipo de problemas.

    4. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      O meu Micra de 98 nunca foi roubado e é uma máquina…

  3. Avatar de 007
    007

    faraday cage parece que vai ficar na moda 😀

  4. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    E o sistema Cartrack, não evita o roubo?

    1. Avatar de Manuel Antonio
      Manuel Antonio

      Existem sistemas capazes de inibir o cartrack… e por norma carros que o tenham os larápios sabem onde se encontram e removem-os da equação!

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Os modelos alemães e nórdicos tem uma protecção de plástico em baixo por causa da neve o que dificulta o acesso à electrónica. Para teres acesso “ao carro” tens que o estragar e estar numa zona MUITO tranquila porque o alarme vai tocar, vais fazer muito barulho etc.

        Ninguém deixa carros bons em ruas desertas e roubar carros nórdicos é obra.

        Os carros mais “sequestrados” são clássicos ou carros americanos, muitíssimo menos seguros que os europeus.

        1. Avatar de Alvega
          Alvega

          Nada do que dizes,corresponde ao real.
          Já alguma vez presenciaste um assalto com o alarme a tocar ?
          Eu vi roubar um carro a 30 metros do portão principal do quartel do Carmo da GNR com o guarda de serviço ao portao a ver igualmente o mesmo que eu e nem se mexeu, isto a 1,30 da manha.
          “Ninguém deixa carros bons em ruas desertas”, pois nao deixam onde existe estacionamento, o que é cada vez mais dificil.
          O resto está igualmente errado, um dia vais descobrir por ti.

  5. Avatar de jgago
    jgago

    Tenho quase a certeza que o comando do meu bmw funciona nos 9xxMhz, por isso acho que com o modelo que estão a apresentar não deve dar no meu carro, e como disse o int3, a chave depois tem que estar dentro do carro para o conseguir ligar.

  6. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Os BMW são do mais fáceis de roubar… Há seguradoras que nem fazem seguro a alguns modelos por isso mesmo… 😉

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não fazem seguro? Lol, claro que fazem, por vezes fica mais caro consoante a zona onde vives, só isso.

  7. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Na Mitsubishi assim como na maioria da marcas (para não dizer em todas) o sistema eléctrico de abertura e fecho das porta é separado do da ignição. quando se coloca a chave de ignição uma bobine em volta do canhão de ignição emite um sinal e a chave responde com um código, se aceite o carro trabalha se não a central bloqueia e só com a maquina da oficina e com o código de fabrica volta a desbloquear. E para isso é preciso colocar o código e esperar meia hora e depois voltar a introduzir o código de fabrica para o motor voltar a trabalhar. e o fecho central de portas continua sempre a funcionar. Se o comando das portas deixar de funcionar é sempre possível abrir as portas manualmente e por o motor a funcionar porque na chave o sistema e separado. Continuem a fazer um bom trabalho. Cumprimentos

  8. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Será boa ideia ensinar como usar o sistema?

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    “Agora, para mostrar que a falta de segurança também está presente nestes sistemas”, gostei particularmente do “AGORA”.
    Nao sei se sao ou nao frequentadores aqui do blog, mas alguém se deve estar a rir, eu pelo menos.
    Andam para ai uns “malandros”, que tem como passatempo, quebrar protecções.

    A única coisa que essa mariquice dos sistemas de proteçao inibe é o “ladraozeco comum”, pois os pros, ficaram com a vida muito mais facilitada, nem precisam de sujar as mãos como antigamente.
    Claro que vao discordar de mim, mas eu nao me importo. Nem todos os pros em informática se dedicam a fazer web sites, gerir redes, e fazer vídeos para o you tube.

    “Os BMW são do mais fáceis de roubar…”, e varias outras digo eu, “off the record”.

  10. Avatar de José Machado
    José Machado

    Uma excelente informação que o PP e a Pplw acabam de divulgar (com link e tudo!).
    Já agora, uma vez que parece que falta assunto, procurem contramedidas e divulguem-nas para que não se diga que só dão dicas a ladrões.
    Bom domingo.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Que comédia, como se quem precisa de saber essas vai estar à espera de uma noticia do PP ou Pplw para saber o que comprar e como utilizar. Tens um site que se chama Google e aí encontras tudo ( para o bem e para o mal )

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Mas qual é o problema, quando isto chega ao público é porque já está mais que divulgado por entre quem rouba carros.
      Além disso, qual é o problema de roubarem um carro? Nunca percebi esse medo, por mim podem roubar o meu BMW uma vez por ano (só para não sei muito chato), financeiramente compensa e ainda troco por mais recente.

  11. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    O meu citroen bx é que não p devem de abrir com isso. So partindo vidro e mesmo assim tem de achar o botão do corta corrente

  12. Avatar de avocunha
    avocunha

    para grandes problemas soluções simples.
    se o condutor logo depois de sair embrulhar a chave em papel de alumiínio
    a chave deixa de emitir qualquer sinal. Já experimentei e com a chave protegida com o dito papel não consegui nem sequer abrir o carro

  13. Avatar de Aeonflux
    Aeonflux

    Não passa de Puro Marketing para as pessoas correrem a comprar o aparelho

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Aqui na minha zona (Valongo) nos últimos dois anos tem roubado muitos Renaults e BMW’s, inclusive a uma amiga minha que nunca mais viu o carro. A maioria foi roubada de noite e só os que estavam estacionados na rua…

  15. Avatar de Joao
    Joao

    O meu está seguro, tenho piton enorme que dorme lá dentro, podem entrar mas não saiem pois está sempre com fome…..

  16. Avatar de Anonimo da Silva
    Anonimo da Silva

    Tudo é violavél pois é feito pelo Homem e outro Homem com conhecimentos
    em ElectrónicaAuto consegue tudo até mesmo sem esse Relay Car Attack pois a roigem do mesmo é da Rússia e não da China os chinese colonaram !

    Também há equipamentos já a bloquear o attack tais como : https://keylessprotector.com

  17. Avatar de Anonimo da Silva
    Anonimo da Silva

    Eis aqui o site oficial que vende o Relay car attack ! ; https://www.kodgrabber.com/index_eng.php pois é na rússia e Eles só vendem estes equipamenos para profissionais tipo chaveiros não é permitido a venda a qualquer pessoa mas os nossos amigos asiáticos clonoram e vendem .

  18. Avatar de Anonimo da Silva
  19. Avatar de Jony
    Jony

    Lol só entendidos… o país com aparelhos magicos é bem mais a sul do que a russia