É Oficial! Smartphones Nokia chegam em 2016

28 Comentários

Em Abril deste ano correram vários rumores que indicavam que Nokia iria voltar ao mundo dos smartphones em 2016. No entanto rapidamente a Nokia esclareceu tais indicações, emitindo um comunicado onde referia que não tinha actualmente planos para voltar ao mercado dos Smartphones.

Agora o CEO da empresa confirmou que a empresa voltará mesmo em 2016…mas nada será como dantes.

Nokia_00


Em 2014 a Nokia vendeu a sua área Mobile à Microsoft, um negócio que rendeu cerca de 7,2 mil milhões de dólares, (5,44 mil milhões de euros).

Depois de várias confusões e do diz que não disse, Rajeev Suri, actual CEO da Nokia revelou agora ao site Manager Magazin que a empresa vai mesmo voltar ao mundo dos Smartphones. Como sabemos até final de 2016, altura em que acaba o “acordo” com a Microsoft, a empresa não pode legalmente vender smartphones (os tablets ficaram de fora das restrições impostas pela Microsoft).

nokia_01

Mas, ao contrários dos rumores que apareceram em Abril, sabe-se agora que a ideia da Nokia passa pelo estabelecimento de parcerias com outros fabricantes/marcas. Na prática os equipamentos continuam a manter a marca Nokia mas serão produzidos por outras empresas (ex. tablet Nokia N1 que foi fabricado e licenciado pela empresa Foxconn).

Esta noticia não deixa ser ser curiosa, até porque a Microsoft já fez saber que o ex-CEO da Nokia, Stephen Elop já não faz parte dos planos da Microsoft.

Via Agência Reuters

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jojo
    Jojo

    Assim se vê como os grandes caiem, se a Apple não inovar vai pelo mesmo caminho

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tal como todas as outras 😉

    2. Avatar de Imothep
      Imothep

      Acho que o problema não está nas empresas não inovarem, mas na falta de entreajuda nas patentes.
      A Apple não vai cair tão cedo, tem um SO muito bom, ao contrário da nokia, quando caiu.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Boas Jojo, a Apple neste momento é a empresa mais cara do mundo, estando acima da Google e da Microsoft. Pelo andar, a Apple ganha bastantes clientes todos os anos, e é a marca que mais “fideliza” clientes em todo o planeta terra, portanto, é bom que continue como está 🙂

  2. Avatar de int3
    int3

    5 anos depois… xD

  3. Avatar de André Alves
    André Alves

    Era interessante que voltasse a fazer telemóveis que destruissem paredes mas leves, finos e touch.
    Mas como eles dizem que vão fazer é básicamente como a MEO faz com os telemóveis de marca MEO…

    1. Avatar de TMJ
      TMJ

      Na verdade, não. Eles vão desenhar e projetar o telemóvel, a sua fabricação e comercialização ficará a cargo de outra empresa.

  4. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Basicamente vão dar o nome.
    Não me parece que vá ser a mesma coisa de ter um nokia dos antigos (sinonimo de qualidade, o meu n95 ainda tá ali paras as curvas)

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Os lumia são MS mas olha que em termos de qualidade não os distingo dos antigos e bons Nokia. Não sei como a coisa funciona mas acredito que hajam guias que os fabricantes têm que seguir para poderem fazer uso da marca. Como por exemplo controlo de qualidade.

  5. Avatar de Makvrski
    Makvrski

    XioNokia

  6. Avatar de jose
    jose

    Com wp e Android espero

  7. Avatar de RuCa Miguel
    RuCa Miguel

    Jojo, fica descansado que a Apple vende mais numa semana que todas as marcas juntas vendem num mês…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E mesmo assim só consegue ter 5% da quota de mercado! Muhahahahahahaa

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Vender, em dinheiro, não vende.
      Em lucros sim. Nos smartphones tem mais lucros numa semana que os outros todos juntos em quase dois meses (somando, nos outros, lucros com prejuízos).

      P.S. A Apple está a ficar com mais de 90% dos resultados (lucros+prejuízos) de todos os fabricantes de smartphones.

      Quem ainda não percebeu que a Nokia e a Blackberry se finaram porque não souberem reagir ao novo tipo de smartphone introduzido pela Apple não está a ver o filme. O Android reagiu cedo, o Windows tarde, mas os fabricantes estão metidos numa guerra muito complicada. Costumava safar-se a Samsung mas os lucros há bastante tempo que continuam a cair.

      A Nokia “franchisar” a marca não vem alterar nada.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sera a reviravolta da Blackberry. Telefones Nokia/ Blackberry no mercado. A Apple não trouxe nada de novo para o mercado. Simplesmente teve e tem o melhor marketing. Lembra-te que houve uma altura que a Nokia tinha mais de 90 % do mercado de telefones e morreu. A Apple lá chegará quando as pessoas realizarem que andam a ser enganadas. Mais do mesmo nos últimos anos da marca da maçã. Inovação zero. O mercado vai saturar e as pessoas vão procurar outras opções. Está a acontecer com a samsung ( desde os ridiculamente caros topos de Gama aos mais baratos) e vai acontecer com a Apple.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Reviravolta da Blackberry? As últimas notícias dão-na a fabricar Androids:

          http://bgr.com/2015/06/18/blackberry-android-smartphone-leaked-specs/

          A Blackberry ficou completamente à toa, tal como a Nokia, com a saída do iPhone. Está mais do que documentado. O seu primeiro smartphone com ecrã touch (o Storm), com que procurou competir com o iPhone teve a inacreditável taxa de devolução de 100%. Essa de “A Apple não trouxe nada de novo para o mercado” é um perfeito disparate 😉

          http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/mediatechnologyandtelecoms/telecoms/11663965/BlackBerry-co-founder-Our-iPhone-rival-had-a-100pc-return-rate.html

      2. Avatar de Adriano
        Adriano

        Concordo plenamente. A Nokia como outras marcas foi apanhada desprevenida aquando o lançamento do iPhone e não foi capaz de entender que o sistema operativo symbian apesar de todas as alterações não estava talhado para trabalhar com ecrãs táteis.
        Daí até á utilização exclusiva de window phone e posterior venda de direitos à microsoft foi um pequeno passo e assim se destruiu uma marca.

  8. Avatar de ze
    ze

    O CEO da Nokia é um Burro!

    Do que era a Nokia consegui destruir todo…

    1. Avatar de TMJ
      TMJ

      Não foi este que vendeu o negócio dos telefones nem foi ele a tomar a decisão de agarrar o Windows Phone. Aliás, ele tem feito muito bem à empresa. A Nokia já conseguiu voltar aos lucros, e o plano de compra da Alcatel revela que ele tem uma boa estratégia par ao futuro da finlandesa…

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Provavelmente agora até vão meter Android, que era o que deveriam ter feito desde o início, e não tinham batido no fundo. Foram teimosos e pagaram um preço caro. Até a HTC que está em apuros continua no mercado.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A Nokia já teve um equipamento com Android. Não sei as vendas, mas diria que não terá tido grande sucesso.

  10. Avatar de electrao
    electrao

    Podiam ir buscra antigo pessoal da Nokia e por mas e SailfFishOS – https://sailfishos.org/about/
    Os mesmosm q ja lançaram o Jolla -https://jolla.com/jolla/

  11. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    A nokia podia ter feito um software novo com a meego ou jolla como base decidio ir para o windows phone estragou tudo

  12. Avatar de Monsieur Mateus
    Monsieur Mateus

    Vamos a ver se entendemos, dizem que a Nokia volta em 2016 e dizem que ao final de 2016 acaba o acordo com a Microsoft, alguem entende isto?

    1. Avatar de TMJ
      TMJ

      A parte da Nokia que não foi comprada pela Microsoft ficou impedida de fabricar smarphones até ao final de 2016. A Microsoft apenas pode fabricar smartphones com a marca Nokia até esse período. Depois, os direitos de utilização da marca voltam para a Nokia.

      1. Avatar de Monsieur Mateus
        Monsieur Mateus

        Vamos a ver, se não podem fabricar até ao fim do 2016 como podem voltar em 2016, será que durante o 2015 não podem fabricar más sim já a principio do 2016, que eu saiba. Se não só vemos os telemoveis no 2017.