Depois de 18 anos… serviço de e-mail da IOL chega ao fim

46 Comentários

Apesar de parecerem obsoletos para muitos utilizadores, principalmente os mais novos, os serviços de e-mail continuam a ter um elevada importância na comunicação online. Neste segmento, os serviços da Microsoft e Google são os que mais funcionalidades oferecem aos utilizadores e nesse sentido são também dos mais popular.

Em Portugal existem também alguns serviços de e-mail gratuitos mas um dos mais populares vai encerrar! Se tem conta no serviço de e-mail IOL tem de começar a procurar alternativa.


O IOL sempre foi um dos portais de referência em Portugal apesar de ter perdido alguma pedalada nos últimos anos comparativamente a concorrentes diretos. De acordo com informações dos responsáveis pelo Portal, o serviço de e-mail vai encerrar já no próximo dia 30 de novembro.

Ao fim de 18 anos, a IOL perde um dos serviços mais significativos referindo que já não consegue manter a qualidade de serviço tendo em conta a exigência dos dias de hoje. Apesar do serviço de e-mail fechar, o portal irá manter-se ativo e há informações que a aposta passa agora por melhores conteúdos.

Para quem tem uma conta de e-mail no IOL, é disponibilizado um tutorial (aqui) que explica como os utilizadores podem exportar os seus dados para o serviço de e-mail da Google, o Gmail.

Tem conta de e-mail do IOL? O que achava do serviço?

 

Leia também:

Adeus e-mail da IOL… é hora de criar um e-mail no SAPO

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Tinha uns mails do serviço IOL mas deixei de poder aceder por algum motivo que desconheço há mais de 10 anos. Tal como em clix, mail.pt, portugalmail…. etc.
    Passei a aceder apenas aos do hotmail, yahoo e gmail.
    Ainda tenho um do sapo vivo, agradeceu o meu regresso… 😛

    1. Avatar de Realista
      Realista

      No mail.pt eu mesmo queria abrir conta pagando e não aceitaram novos registos… isto em 2009/2010.

  2. Avatar de sfasxc
    sfasxc

    Sinceramente estou mais preocupado com o sapo. Gosto bastante do sapo mail, mas informações relativas à qualidade do serviço, e reviews são escassas. E com a aquisição da Altice da PT…. Não sei o futuro do mail da sapo… Gostava que seguissem o caminho do tutanota e do protonmail e abrissem o codigo para auditorias externas em termos de segurança. Mas enfim…

    1. Avatar de João Namorado
      João Namorado

      Olá sfasxc,
      O SAPO Mail realiza auditorias de segurança internas e externas. Também estamos atentos a vulnerabilidades que vão sendo descobertas (a nível de SO, aplicações, etc.) e aplicamos o mais rapidamente possível patches para as corrigir.

      1. Avatar de Tiago S.
        Tiago S.

        Olá João Namorado.
        Presumivelmente trabalhas no SAPO. Gostaria de sugerir que filtrem um pouco mais o spam porque mesmo sem usar particularmente a minha conta, salvo para registo em fóruns etc. praticamente todos os dias entra uma quantidade de lixo impressionante. E o mais incrível é que é tudo de origem portuguesa.
        Fica o reparo.

        1. Avatar de João Namorado
          João Namorado

          Olá Tiago,
          Obrigado pelo alerta. Fizemos recentemente melhorias no anti-spam. Notaste alguma diferença?
          Também podes tentar aumentar o nível de sensibilidade do anti-spam nas definições (no webmail, em mail.sapo.pt).
          E sim, sou gestor de produto do SAPO Mail 🙂
          Um abraço!

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Boa tarde João.
            Como gestor de um serviço de email, sabes que um modelo de proteção baseado em filtro, nunca funcionou. Lamentavelmente continua-se a atirar areia para os olhos dos utilizadores.
            Mas a culpa não é vossa. A estrutura na qual os serviços de email estão suportados, nunca poderão ser resolvidos colocando o encargo de solução do lado do destinatário. Com quem poderei falar da vossa equipa de forma a propor e explorarem um modelo de proteção diferente?

          2. Avatar de João Namorado
            João Namorado

            Olá Redin,
            Obrigado pelo comentário. O SAPO Mail usa vários sistemas de proteção (Anubis, RBLs, Anti-Vírus, sistemas in-house, etc.). Não está dependente de filtros do lado do destinatário.
            Um abraço!

          3. Avatar de Marta
            Marta

            Olá João,
            Eu estou do lado dos falsos positivos… Tivemos um email (perfeitamente legítimo) na empresa que foi rejeitado pelo Sapo com o erro 554, por estar listado como open-relay ou spammer (005). Este “listado” foi determinado pelos sistemas de proteção do Sapo, ou pelo destinatário?
            Caso tenha sido pelos sistemas de proteção do Sapo, como fazer para o retirar dessa listagem?

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boa tarde, fiz os passos para a exportação do mail iol para outro mail e chego á parte de importação para o atual mail, depois de me pedir a passe do .iol nao me deixa continuar, diz-me sempre que a password está errada(e tenho a certeza que nao está errada). Alguem está com o mesmo problema?

    1. Avatar de Jose Correia
      Jose Correia

      Fábio… esquece isso… Tive dias a partir pedra com múltiplos problemas e não conseguia efectuar a sincronização do email…

      encontrei a solução sem ter o problema de sincronização. Esta parte por instalar o Mozilla ThunderBird.. Efetuar a configuração da conta IOL e da outra conta destino (GMAIL, OUTLOOK, etc..) e permite a copia dos emails de uma conta (IOL) para outra..

      Simples, fácil e tens o controlo sobre o que estás a transferir, algo que não acontecia nos dois métodos indicados pelo suporte do IOL.

  4. Avatar de hommer
    hommer

    mail IOL, eia pá, pensava que isso já nem existia há anos com os actuais e mais conhecidos serviços de mail…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Finalmente algo de jeito se fez. Embora promovam o anti-spam, a evrdade por tras das cortinas era exatamente o contrário. Criação de email, nenhum email enviado e montes de lixo diário.

  6. Avatar de JS
    JS

    Tinha três serviços o IOL que foi para mim o primeiro depois criei á cerca de um ano o Hotmail por motivos do Windows10 e o sapo que para mim é o de referencia.
    Como foi o primeiro fica sempre alguma nostalgia e primeiros mails guardados la,como vai acabar já reencaminhei para o de referencia que é o unico

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ainda vejo empresas com mail @netc.pt

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Ainda uso como forma de registrar servicos suspeitos. Vou ter de escolher outra cobaia.

    1. Avatar de hommer
      hommer

      para isso fazes uma conta qualquer ao acaso no gmail só para isso que é o que tenho, e o que realmente interessa é que vai para a conta principal…

      1. Avatar de nop90
        nop90

        Alguns serviços não aceitam gmail/hotmail e outros; Ter um .pt para alguns sites é sempre uma vantagem; eles desconhecem que iol.pt é de certa forma equivalente a um GMail.com, regem-se apenas pelo TLD

        1. Avatar de hommer
          hommer

          até hoje não tive qualquer problema com isso, se me disseres que á umas décadas atrás isso ocorria, nos dias de hoje já não, pois é os emails mais utilizados neste momento há uns bons anos, gmail e hotmail(este principalmente a nível empresarial)…

  9. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Foi o meu segundo endereço de email em Portugal.
    O primeiro email ainda me foi atribuido por carta em mão própria na sede da Telepac, outros tempos.

    1. Avatar de LR
      LR

      Também foi o meu segundo mail. O primeiro era o da Esotérica (se é que alguém ainda se lembra disto). E também me foi entregue em mão, em carta fechada.

    2. Avatar de hommer
      hommer

      também tive o primeiro email assim atribuído pela Telepac em 1998 quando usava a velha Internet dialup com um modelo de 28kb’s(outros tempos), mais tarde passei para o sapo na Adsl e ai passei a ter um mail da sapo, e da yahoo e actualmente já com fibra óptica uso somente o gmail e o hotmail por causa da Microsoft…

    3. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      Teleweb, Megamail, mail.pt, Portugalmail…

  10. Avatar de tone biclas
    tone biclas

    E o chat da aeiou?

    1. Avatar de hommer
      hommer

      isso são coisas que nos dias que correm morreram com o aparecer do messenger(igualmente já extinto também), e depois das actuais redes sociais, ainda se encontra por ai salas de chat, mas não tem ninguém…

      1. Avatar de hommer
        hommer

        para não haver confusões, no que toca ao messenger estou-me a referir ao” Microsoft live messenger” e não ao actual “Facebook messenger”…

  11. Avatar de nuno
    nuno

    Tenho o endereço de email iol como user em varios sites, vai deixar de funcionar?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Provavelmente não, mas terás de entrar nesses serviços e se te interessar, terás de configurar o endereço de contacto para um email diferente no caso de ser necessário entrar em contacto contigo.

  12. Avatar de IOL desgraçado
    IOL desgraçado

    Que trabalheira me vai dar.!!
    Tenho tantos serviços registados através deste email!! E agora o que fazer?
    Há alguma solução ou vou ter de alterar o registo em tudo?

    1. Avatar de hommer
      hommer

      vais ter que alterar o registo a tudo, se não deixas de ter acesso a tudo o que estiver interligado a esse servidor de email IOL…

  13. Avatar de Isaac
    Isaac

    Está bonito. Estou registado em dezenas de sites com o email iol. Agora acaba-se. Faço o quê?
    O email iol agora é gratuito mas quando comprei a internet da netc nada era gratuito. Paguei para ter este email.

    1. Avatar de Carlos Alves
      Carlos Alves

      Pois….
      Tal como eu!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Os acessos a outros sites com esse email irá continuar a funcionar sem problemas, a não ser que tenhas de recuperar a senha.

        1. Avatar de Carlos Alves
          Carlos Alves

          Pois… Esse é o problema mais grave… -.-‘

  14. Avatar de Carlos Alves
    Carlos Alves

    Estou tramado!
    Era o meu principal serviço de e-mail…
    Agora gostava de saber se existe a possibilidade de criar género um alias sempre que me enviarem um email para esse!
    Tenho o meu email da iol seguramente à 18 anos!
    Será que alguém sabe se isso vai ser possível, de forma a não prejudicar quem usa o email com regularidade?

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda bem há 3 anos que tento encerrar a minha conta de email iol mas é impossível! O Sapo é igual!

    1. Avatar de JS
      JS

      Fazes como eu entras por aqui:
      https://users.iol.pt/login.do?error=bad_credentials
      Com o teu acesso e apagas o IOL foi como fiz e agora ja não tenho o E-mail

  16. Avatar de Aj
    Aj

    Ainda tenho 2 @oninet.pt

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sou do tempo netc.pt… saudades… tambem tenho sites registados com iol… bem la vou perder uma tarde a rever

  18. Avatar de nop90
    nop90

    Vai ser giro, sovinas que nunca compraram domínio e os preguiçosos que nunca quiseram criar uma conta em serviços mais conhecidos agora vão chorar. Refiro-me a pequenas empresas, claro.

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu não estou a conseguir fazer a importação dos e-mails. Sigo certinho direitinho todos os passos que dizem para fazer, mas… nada!

    1. Avatar de nop90
      nop90

      Configura como IMAP a conta do IOL, move tudo para outra conta.

      O GMail tem essa opção também.

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom, parece que se tem de ir insistindo no pedido de importação até dar! lol. Aconteceu agora comigo e lá consegui migrar os mails.

  21. Avatar de Manuel
    Manuel

    E como ficam as contas de facebook, criadas com o mail IOL.pt????

  22. Avatar de José Silva
    José Silva

    E como ficam as contas de facebook, criadas com o mail IOL.pt????

    EXATAMENTE!

    Alguém pode explicar…

  23. Avatar de antonio augusto figueiredo pais
    antonio augusto figueiredo pais

    Por favor, preciso de ajuda tenho uma conta no gmail, que surgiu aquando do final do correio iol.pt, mas como endereço de suporte deixei na mesma o endereço da iol, pelo que como agora não existe, e me esqueci da palavra pass do gmail, não consigo aceder á conta. Podem ajudar-me?