Alerta: Há um e-mail da EDP que está a oferecer 52,56 euros

29 Comentários

Não é a primeira vez que a empresa da energia EDP alerta para a circulação de e-mails fraudulentos em nome da empresa. Desta vez, o e-mail vem em nome da EDP Serviço Universal e indica, falsamente, que o cliente tem direito a um reembolso.

Se recebeu algum e-mail deste tipo, ignore ou apague pois é um esquema de phishing. Tenha cuidado!

Alerta: Há um e-mail da EDP que está a oferecer 52,56 euros

A EDP e a PSP alertaram para a circulação de e-mail fraudulento, de origem desconhecida, alegadamente em nome da EDP Serviço Universal e que “oferece” um reembolso. A empresa da energia relembra que não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como, por exemplo, dados para novas formas de pagamento ou reembolsos.

Ao contrário de outros e-mails, este traz o texto em imagens não sendo assim tão eficiente, em termos de ataque, que outros e-mails do tipo.

Este tipo de ação maliciosa denomina-se Phishing e visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução ou simplesmente o envio de dados confidenciais.


Sabe como lidar com ataques Phishing?

Tendo em conta o impacto que pode ter, a PSP publicou também um alerta na sua página do Facebook. Segundo o porta-voz da instituição, intendente Alexandre Alves Coimbra, o aviso serve para chegar ao maior número de pessoas com a maior rapidez. “Acaba por ser um moderno conselho de segurança, recorrendo às novas tecnologias”, referiu o porta-voz da PSP.

https://www.facebook.com/policiasegurancapublica/photos/a.118723868183136/1896895680365937/?type=3

A EDP refere ainda que todos os e-mails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com, com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos e-mails e nesse sentido é importante avaliar detalhadamente o conteúdo do e-mail (incluindo links). Existem algumas ações que o utilizador pode validar aqui.

Partilhar:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Como dizia o meu falecido Pai – anda meio mundo a (f) lixar meio mundo…

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … mesmo!!! pode ser que se lixem com “F”!!!!!!

    2. Avatar de Ricardo Abreu
      Ricardo Abreu

      Isso era dantes, agora andam 90% a tentar enganar os restantes 10% que por sua vez estão desejosos de fazer parte dos 90%.

    3. Avatar de Ricardo Abreu
      Ricardo Abreu

      Isso era dantes, agora andam 90% a tentar enganar os restantes 10% que por sua vez estão desejosos de fazer parte dos 90%.

  2. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    É caricato… um email fraudulento relativo a uma empresa… que tem atitudes “moralmente fraudulentas” 😉

  3. Avatar de zecaistu
    zecaistu

    Realmente quem montou este esquema não pode ser bom da cabeça, então onde é que a EDP dá alguma coisa a alguém!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Vim à procura deste comentário e aqui está ele 😀
      Se não estivesse ia ser eu a faze-lo 😀
      Logo por aqui dava para ver que era fraude, ninguém cai nesta da EDP dar alguma coisa por iniciativa própria…

    2. Avatar de Vox
      Vox

      Já recebi qualquer coisa que lá tinham indevidamente retido e não era phishing.

    3. Avatar de Helio
      Helio

      Já recebi reembolsos da EDP devido a estimativas, mas emails desses não tenho recebido

    4. Avatar de Fak
      Fak

      a EDP dá sim senhor!

      quando vieram os ajustes mediante a contagem eu tinha andado a pagar 50€ de eletricidade durante 6 meses quando só gastava 20… lembro-me que estive uns meses sem pagar faturas, vinham todas sem referencia multibanco e com valor a pagar 0 euros e a primeira tinha uma segunda carta a dizer que eu tinha andado a pagar a mais e que tinha cerca de 130€ para descontar nas faturas, e foi tudo descontado, centimo por centimo, não me tiraram nem acrescentaram.

      1. Avatar de zecaistu
        zecaistu

        Logo e segundo o que referiu, eles não dão nada a ninguém, apenas devolvem o que é realmente do consumidor.
        Xiiii, realmente até dão que tolice a minha, lembro-me de me terem oferecido cinco lâmpadas económicas, que por sinal só usei uma ou duas, nem tenho a certeza, pois as restantes estavam mortas, mas duas lâmpadas já é qualquer coisa, estou é na dúvida se foi mesmo a EDP que fez essa oferta, mas isso é outra história.

  4. Avatar de Rogerio Sameiro
    Rogerio Sameiro

    Tenho recebido isso realmente, mas a EDP a dar algo ou é erro de sistema ou é mesmo malware. Mas partilhei porque infelizmente há muita gente que cai nestes esquemas.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      podes elaborar por favor?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Esse é o endereço da página web. Estão lá às especificações com que pode ser criada a solução. Para mais detalhes só para quem estiver interessado em ajudar a criar um MVP.

  5. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    A EDP a dar pequenos almoços grátis ao povo LOOOOOL
    Sinceramente nunca vi um pais tão pequeno com tanto ladrão

  6. Avatar de Marco
    Marco

    O titulo deveria ser: “Alerta fraude: Há um e-mail da EDP que está a oferecer 52,56 euros”

    Os mais distraidos podem nem ler o artigo e ver o email e pensarem que é verdade.

    1. Avatar de eu
      eu

      +1
      quando li o titulo, por momentos pensei que a EDP estava mesmo a oferecer €

  7. Avatar de Limpinho
    Limpinho

    Claro que se fosse verdadeiro seria a oferecer 17% de desconto, nunca seria 52,56 euros. ahah

  8. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    -> Acessar suas Contas
    -> Manter olho (…)

    So por aqui vê-se logo… Mas…

    Este e-mail pode ter ponta de verdade porque a EDP à uns anos teve que devolver dinheiro às pessoas por causa de uns alugueres ilegais… Lembram-se desta historia? Possivelmente foi nessa noticia que alguém viu a oportunidade para aldrabar a malta.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Engenharia Social.

  9. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    e o SMS, de oferta da EDP? Procede?!

  10. Avatar de nop90
    nop90

    A EDP a oferecer algo mais que uma fatura alta? oh oh oh, treta obviamente, nem preciso de olhar para o endereço do mail.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      mudem para material mais economico que vão ver a fatura da luz a descer…
      reclamam que a eletricidade tá cara, a eletricidade está a 15 cents o KW, acham caro? estamos a meio da tabela a nivel de preço de eletricidade, ainda há 20 países na UE com a eletricidade mais cara que a nossa (eurostat).

      não mandem vir com o preço da eletricidade, está barato, mandem vir com os impostos, isso sim, IVA a 23% é um roubo, da qual as empresas não têm culpa de nada, é que parece que não, mas de uma conta de 50€, 12€ desses 50 estão a entrar no cofre do estado… que o usa para pagar a deputados para irem para a assembleia da republica pintar as unhas, fazer puzzles, sudoku, pentear o cabelo, etc.
      se o iva fosse 6%, em vez de 50€ pagavas 41.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mas qual IVA qual carapuça, são as porcarias das taxas e taxinhas. sE as taxas para pagar os investimentos privados nas energias renováveis, porque se não houvesse ajuda do estado, isto é nós a pagar taxas, não ia haver energias removíveis. É a taxa para a RTP que são 2,85€ todos os meses. Falta referir que em cima da taxas temos o IVA, já não bastava pagar um imposto com nome de taxa que ainda se te de pagar um imposto sobre outro imposto. Mas o pessoal acha que é o IVA a 23% que sobe a fatura, descer a taxa da RTP em 1 euro por mês (seria 1,23€ por causa do IVA), faria com que se poupasse mais do que descer a taxa de IVA de 23% para 6%. Não esquecer que só se vai baixar a taxa de IVA para o escalão mais baixo, o que é a palhaçada total, porque ai a redução da fatura será bem abaixo do euro.

        Mas gosto de ver os todos os partidos que apoiam a descida do IVA a proteger os negócios da EDP e companhia, protegem porque não falam em baixar as taxas de apoio à produção. Já ouvi um ex-governante dizer que se não houver estes apoios os privados não investem, tb queria ter um negócio assim.

  11. Avatar de Ninja
    Ninja

    Há uns meses atrás surgiu me um link de worten.pt/xxxxxxxxxxx em que estavam a oferecer 1 iphone(tipica campanha para os menos atentos). O curioso é que a link da campanha que pedia dados para entrega era mesmo num link worten.pt. claro que a worten era alheia ao assunto mas ainde teve bastantes dias activo sem que eles conseguissem retirar o link. Nao sei se era má vontade ou apenas complexo demais para a Worten!

    1. Avatar de Jomapica
      Jomapica

      Eu também recebi um desses há dias, mas “era dos” CTT.

  12. Avatar de AT
    AT

    Pois é mas a malta que fez a conta certa está sempre a espera do reembolso. Por são potenciais alvos

    1. Avatar de Fak
      Fak

      o pessoal já devia saber que nunca há reembolso na EDP. há desconto na fatura. o dinheiro que se paga a mais nunca será devolvido, vai ser descontado na fatura.
      eu estive diversos meses sem pagar as faturas à custa disso.