É já hoje! Quota mínima de música portuguesa nas rádios sobe para 30%

43 Comentários

Gosta de ouvir rádios nacionais? E de ouvir música nacional? Se sim, fique a saber que a partir de hoje a quota mínima de música portuguesa nas rádios sobe para 30%.

A subida foi de apenas 5% face ao que já estava estipulado há mais de 10 anos.

É já hoje! Quota mínima de música portuguesa nas rádios sobe para 30%


Com a entrada em vigor da portaria publicada em 29 de janeiro em Diário da República, a quota mínima obrigatória de música portuguesa na programação musical das rádios passa a ser de 30% a partir deste sábado.

No Diário da República n.º 20/2021, Série I de 2021-01-29 pode ler-se que…

Decorridos mais de 10 anos, é tempo de proceder à atualização da quota mínima de música portuguesa nas rádios nacionais, assim cumprindo um objetivo que é de todos: a promoção da música e da língua portuguesa.

De relembrar que tal medida foi anunciada a 14 de janeiro pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, no âmbito das medidas de resposta à pandemia da COVID-19, com o objetivo de “incrementar a divulgação de música portuguesa” e “a sua valorização em benefício dos autores, artistas e produtores”.

É já hoje! Quota mínima de música portuguesa nas rádios sobe para 30%

A Lei da Rádio, de 2006, previa uma quota de música portuguesa entre os 25 e os 40% para os canais generalistas.

Vários músicos já se congratularam com a medida, mas alguns grupos e associações, apesar de acharem que é um “primeiro passo”, consideram que a medida ainda é ineficiente, alertando para as plataformas internacionais de música e criticando a falta de apoios do Governo à comunicação social, e às rádios, em particular.

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Gostaria de saber o que é que o pessoal liberal que defende a lei da procura e da oferta, da autorregulacao do mercado, tem a dizer sobre esta regra…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O pessoal liberal, defende que cada um é livre de colocar a música que bem lhe apetecer, desde que respeite a lei (não ofender nem prejudicar terceiros, etc.).

      Num estado socialista, como é este, parece ser perfeitamente aceitável tentar forçar a ideologia do: existem músicos e cantores portugueses em grande abundância, precisam de ser promovidos, vamos obrigar as rádios a passar a música deles, quer queiram quer não. Continuam a ser livres de escolher quem quiserem (em teoria podem escolher um cantor e têm só musicas dele e de mais ninguém), mas tem de ser música portuguesa.

      Pessoalmente tenho dúvidas que seja constitucional obrigar as rádios a passar música portuguesa contra a sua vontade já que parece ir contra o espírito da constituição no artigo 1.º “Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.” com foco ali na parte de “sociedade livre”, como raio pode ser a sociedade livre, se o estado quer obrigar essa mesma sociedade a algo que objectivamente é por ideologia política.

      O que o estado poderia fazer era que para acederem a um subsídio de promoção da música nacional, teriam a cada hora que passasse garantir que pelo menos 50% era música portuguesa.

      Se sou favorável a que as rádios em Portugal passem só música portuguesa? Sim. Mas daí a obrigarem as mesmas já vai uma distância, a menos que as mesmas queiram usufruir de subsídios do estado que vêm dos impostos pagos por todos… em que aí já espero que pelo menos consiga usufruir de algum benefício da alocação de tais impostos aos privados.

  2. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Eu que achava que já passavam música portuguesa a mais, agora vêm com esta. É desta que me vou desligar das rádios nacionais e passar definitivamente a ouvir rádios estrangeiras. Rádio Garden, here I come.

  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Ouçam as críticas do Pedro Ribeiro, onde manda a baixo esta disparatada lei… Em direto.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      O Pedro Ribeiro se estivesse calado tb fazia melhor figura.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Radio Comercial pertence a um grupo que mais contribuiu em Portugal para a merda de rádio que temos hoje.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      O Pedro Ribeiro já foi um “purista” da rádio.
      Hoje não passa de um mercenário que apenas olha para os números numa folha de Excel.

      1. Avatar de Vítor M.

        Eisch 🙂 boca forte 😉 mas….

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Talvez seja forte… Mas…. 😉

          1. Avatar de Vítor M.

            E mais não digo 😉

      2. Avatar de Ricardo Oliveira
        Ricardo Oliveira

        Foi sem dúvida!
        E tu no lugar fazias o quê? Contrariavas o patrão (media capital)?
        Aquilo que faz…faz bem…

        Mas tb é verdade…que a media capital é o grupo que mais contribuiu para a desgraça do FM Nacional!
        O “formato” das rádios portuguesas…é todo igual…salvo raríssimas exceções…que poucos ouvem e comercialmente não são viáveis.

        Toda a lei, que imponha cotas…no meu ponto de vista, não é democrata!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Ahem… Provavelmente hoje em dia estava calado… Tal como ele devia estar

    4. Avatar de FAR
      FAR

      Esse calado era um poeta. Qualquer dia da semana 😀

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Que decisão tão estúpida e unilateral.
    Claramente que foi feita apenas por causa de pressão das editoras e músicos Portugueses.
    Felizmente, já não ouço rádio. Por isso, esta decisão ridícula não me afecta.

  5. Avatar de José
    José

    Música medíocre? Vivemos numa época terrível em relação a boa música, tanto a nivel nacional (que está pior do que nunca, à internacional onde raros são os exemplos de qualidade. Não é por acaso que bandas antigas ainda vivem, sobretudo, num reportório assente em êxitos passados. Basta ver o que acontece nem certos festivais! As bandas de nome e mais antigas esgotam sempre os ingressos! Que saudades da qualidade e diversidade dos anos 60 a 80! Já agora, na internacional deixou-se de ouvir musixasem francês italiano, espanhol e até alemão. Só temos algimas portugueses de gente do”circuito” e algumas coisas aberrantes anglo-saxônica, normalmente, música pop ou rap sem qualidade alguma.

  6. Avatar de xico
    xico

    É a democracia Xuxialista

  7. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Legislar para obrigar. Tralha socialista.

  8. Avatar de Peace
    Peace

    Mais uma lei para forçar qq coisa. Sou da opinião que se deve apostar no mérito, se a música portuguesa não passa mais nas rádios certamente é pela falta dele e não é por forçarem as pessoas a ouvir que as vão fazer passar a gostar. Mas tb já ouvia muito pouca rádio, são demasiado repetitivos e metem conversa a mais.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Épa… Se é para apostar no mérito, 99% das músicas (nacionais e internacionais), não passavam em lado nenhum

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Meter mérito e Portugal na mesma frase…..

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Há alguma música em Portugal com muito mérito.
        Não passa é nas rádios.

  9. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    Acho muito bem. Nós os faladores das línguas românticas temos de defender o nosso legado.
    O inglês como língua está ao nível dos móveis do DeBorla. Embora, admita que a sua indústria do entretenimento esta muito mais evoluída que as restantes a nível mundial, por isso a cota ser bem vinda. Contudo era bom que passasse algo diferente do costume…..

  10. Avatar de xico
    xico

    Querem arrancar os painéis dos descobrimentos, mas impõem 30% de musica portuguesa.
    É o Xuxialismo. Carrega monhé

    1. Avatar de scp
      scp

      Ou seja és contra a retirada do padrão dos descobrimentos porque faz parte da nossa história e dos povos com que interagimos nessas viagens mas insultas alguém que tem um passado partilhado com os portugueses.
      Os descobrimentos foram muito mais que ir até lá e voltar, foi troca de culturas e bens. Por isso ao desrespeitares um descendente dessas terras estás a desrespeitar os teus descendentes, os portugueses que contribuiram para a nossa história.

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Não me afecta.
    Rádio do carro só trabalham CD´s a vapores de Hendrix, Doors, Santana, Grateful Dead, Buckethead, Rammstein, Black Label Society e similares.
    Nenhum deles é Tuga, que eu saiba.

    Mas a verdade é que aqui ao lado em Espanha as rádios é só porcaria espanhola de manhã à noite e os filmes são todos dobrados para castelhano.
    Que nunca se lembrem de fazer isso aqui senão é que deixo de ver TV de vez…

    1. Avatar de RM
      RM

      Espanhois e inglês é como água e azeite 🙂

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      o rádio do teu carro é espetacular

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Meta o c antes de t ou então meta um acento no e.
        Já agora aldrabe tudo que fica melhor.

    3. Avatar de scp
      scp

      Será que passam música portuguesa nas rádios espanholas?

  12. Avatar de miguel
    miguel

    Xuxalismo no seu melhor.

    A nossa sorte é que temos a internet livre.

  13. Avatar de A grande e a PORTUGUESA
    A grande e a PORTUGUESA

    LooooL agora é que vai ser… ouvir todos os dias os DAMAS, Wet Bag band e as musicas brasileiras a quadruplicar!! O que falta é diversificar mais e não repetir sempre as mesmas musicas.

  14. Avatar de Alvim
    Alvim

    Devia ser 50%
    Em Espanha é quase 100%

    A quantidade obriga ao aparecimento de mais qualidade e mais desenvolvimento.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Se em Espanha é quase 100% e isso traduz se em mais qualidade, diga me lá então onde está a qualidade da música espanhola?
      Aquilo é só ruídos aciganados do pior que existe.

  15. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    e a Netflix ? e o Pornhub ?

  16. Avatar de anónimo
    anónimo

    Já não ouço rádio à muito tempo, porque os locutores falavam demasiado, as coisas que falavam não tinham nenhum interesse, o que queria era ouvir música, muita publicidade à mistura e passava demasiada música portuguesa que não gosto. Na minha opinião, devia haver uma estação de rádio só musica portuguesa, outra para notícias e debates, e outras só música estrangeira, aí sim era boa ideia, estações para cada estilo e língua. Depois caberia ao consumidor escolher aquilo que gostava de ouvir.

  17. Avatar de Cortano
    Cortano

    Por mim é indiferente.
    Não oiço rádio há uns 10 anos.

  18. Avatar de Renato Silva
    Renato Silva

    Agora eu sei da onde vem essas ideias que ocorrem aqui no Brasil…

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece que ninguém aprendeu nada com o aparecimento das plataformas de streaming, como por exemplo Spotify, Deezer, Netflix, meoplay, nostv, etc… e o impacto que as mesmas tiveram.

    E assim é anunciado o início do fim da rádio.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Mais uma morte anunciada mas a verdade é que a rádio cresceu depois do embate dos leitores mp3 no carro..
      quem ouve rádio é pela música mas também porque é uma companhia do outro lado..
      então Antena 3 tens montes de rubricas, quando vens do trabalho e há um bom convidado na prova oral, não há streaming que bata isso

  20. Avatar de informado
    informado

    A rádio orbital continua a dar a mesma musica que gosto. E quanto ao resto ouço rádios na net que não estão alojadas em Portugal, por isso, estou livre desta lei imposta .

  21. Avatar de Pintor
    Pintor

    Já tinha reparado, já não ouvia muita rádio, e a que ouvi era no carro em viagens curtas. Pelos vistos vou mesmo deixar de ouvir.