e-freguesias: A plataforma para as freguesias comunicarem online

11 Comentários

Num mundo tecnológico, ainda vemos muitas arestas que necessitam ser limadas como, por exemplo, a ausência do voto electrónico para as eleições.

No entanto, outras valências começam a ver na tecnologia uma solução e, assim, foi criada a plataforma online e-freguesias, para promover a comunicação entre freguesias e cidadãos.

efreguesias00

A iniciativa partiu da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e pretende ser uma plataforma online para que as freguesias e os cidadãos comuniquem mais facilmente, promovendo também as relações entre localidades e população.

O e-freguesias é, assim, um projecto cujo investimento ronda um milhão de euros e conta já com a participação de 1.250 freguesias.

efreguesias

Na plataforma pode ler-se a descrição do e-freguesias:

O Portal e-freguesias é um sítio na internet, promovido pela ANAFRE,  onde as Freguesias disponibilizam um conjunto de serviços online, num modelo self service.

O Portal e-freguesias também permite aos cidadãos disporem de um Atendimento Digital Assistido.

Este portal pretende melhorar a comunicação entre o cidadão e a Freguesia, proporcionando um espaço para melhorar a eficiência e eficácia da prestação de serviços. Neste espaço, o cidadão dispõe de um portal integrado de fácil acesso, rápido e intuitivo para aceder a um conjunto de serviços online.

O Portal e-freguesias representa um único ponto de acesso para as Freguesias disponibilizarem os seus serviços online, permitindo-lhes interagir com os seus utentes, disponibilizando-lhes conteúdos, informações, eventos, notícias, destaques e documentos.

A necessidade de dotar o cidadão de um conjunto de ferramentas que lhe permitam ser mais autónomo, na sua intervenção a nível local, impulsionaram a criação deste portal único de serviços partilhados.

À Lusa, Pedro Cegonho, presidente da ANAFRE, refere que esta plataforma irá permitir:

“Desburocratizar, desmaterializar e simplificar os procedimentos dentro das freguesias e disponibilizar mais serviços digitais aos cidadãos”.

“Nesta primeira fase arrancamos com 1.000 freguesias, depois alargamos a mais 250 [freguesias] das áreas da Grande Lisboa e do Algarve, que não têm financiamento comunitário, e depois destas primeiras 1.250, queremos alargar às restantes freguesias do país num processo gradual de formação e aprendizagem”

efreguesias02

A iniciativa poderá ainda ser um promotor dos conhecimentos informáticos dos responsáveis pelas juntas de freguesia e, para os que não sabem ou não tem acesso à Internet a partir de casa, o e-freguesias conta com um atendimento digital assistido onde cada freguesia disponibiliza um balcão que pode ser utilizado, simultaneamente, pelo funcionário e cliente.

“No futuro queremos que a expressão “ir à Junta de Freguesia” não signifique ir ao balcão, mas signifique sim ir à plataforma e-Freguesias”.

A plataforma disponibiliza o acesso 24h por dia, 7 dias porsemana e 365 dias por ano.

Relativamente ao financiamento, o presidente da ANAFRE adianta que:

“Cerca de um milhão de euros: 800 mil euros de financiamento comunitário e 200 mil da cooperação nacional através da cooperação técnica com o Governo”.

 

efreguesias01

Pode ver melhor aqui como funciona e como podem as freguesias autenticar-se nesta plataforma.

O e-freguesias foi apresentado no Palácio da Mitra, a sede da ANAFRE, no decorrer da Semana Europeia da Democracia local.

O que pensam desta iniciativa? Poderá fortalecer as relações existentes entre a população e os serviços locais?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um milhão €€€ para nada!

  2. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Bom bom era reduzir a burocracia. Talvez nem fossem necessárias freguesias.

  3. Avatar de Aa
    Aa

    Sinceramente não sei qual a mais valia deste projecto. Bom, o milhão de euros gasto deve ter ajudado muita gente envolvida… Portanto agora até nas freguesias ninguém precisa de sair de casa para resolver os problemas, só precisa de um computador e Internet.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Para que servem as juntas de freguesia?

  5. Avatar de António
    António

    Parece realmente mais um milhão que voou. Mas as juntas de freguesia são um pilar muito importante no nosso país, pelo menos nas zonas fora de Lisboa e Porto. Quem julgam que reivindica ou mesmo realiza aqueles trabalhos pequenos nos caminhos ao pé de casa, quem vai massacrar as câmaras municipais para fazerem aquelas obras com pouca visibilidade que não dão votos nenhuns. São as juntas de freguesia, as câmaras municipais muitas vezes estão mais preocupadas com festas e grandes obras, que não têm utilidade nenhuma.
    E as juntas são o veiculo de proximidade principalmente para as pessoas mais idosas e com menos recursos!

  6. Avatar de Filipe Gomes
    Filipe Gomes

    Vejo de muito bom grado esta nova aplicação para os fregueses. Acho que o país necessita de evoluir nesse sentido. Parabéns.

    1. Avatar de O verdadeiro Filipe Gomes
      O verdadeiro Filipe Gomes

      Não confirmo nem desminto que seja esta a minha opinião.

  7. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    1M de euros. 10.000 – 20.000 para o site e o resto foi para o sítio do costume.

  8. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Parabéns pela iniciativa! Se o que é dito for bem aplicado parece-me que é será útil para o cidadão…

  9. Avatar de Pedrostrik
    Pedrostrik

    Como se gasta dinheiro à toa no burgo, não admira que alguns tenham que definhar anos fora do pais para sustentar essa corja

  10. Avatar de Miguel Pereira
    Miguel Pereira

    Mais uma negociata que vai apenas servir para encher os bolsos de alguns, com tantas soluções existentes no mercado, foram gastar um milhãozinho num projecto que serve apenas 10% dos serviços de uma autarquia.