e-escolinhas – Ano lectivo 2009/2010

31 Comentários

Depois de vos termos apresentado há alguns dias as ofertas disponíveis para o projecto e-escola resolvemos complementar a oferta de informação. E porque os mais pequenos também merecem ter o seu computador resolvemos apresentar as propostas ao nível do equipamento e da oferta de Internet para o projecto e-escolinhas.

Conhecido por todos como “Magalhães” este projecto é um pouco mais que a máquina que o representa. E polémicas à parte este é, na minha opinião, um grande projecto e que pode colocar o nosso pais a anos luz dos restantes ao capacitar as nossas crianças com conhecimentos de informática, mesmo que mínimos. Não esperem resultados amanhã ou para o mês que vem. Esta é uma maratona que estamos a correr e vai produzir resultados certamente. Formar hoje para termos adultos capacitados num futuro próximo.


Considerações à parte eis que chega a hora de apresentarmos o que muitos já conhecem.

Computadores – Oferta

O hardware deste projecto, como referido antes, está limitado a um modelo especifico. O famoso Magalhães montado na empresa português JP Sá Couto. Actualmente na sua segunda versão este é um PC de capacidades algo limitadas para o que um adulto esperaria. Mas para satisfazer as necessidade de uma criança com idades compreendidas entre o 6 e os 10 anos é mais que suficiente. É na verdade um Netbook igual a tantos outros que usamos no nosso dia a dia (eu pelo menos uso e não preciso de mais).

magalhaes_1

Magalhães
  • Processador: Intel Celeron M 900MHz
  • Memória: 1 Gigabyte (DDR2)
  • Disco: 30 GB
  • LCD 8,9″
  • Eth 10/100, Wi-Fi, USB, Leitor SD Card
  • Bateria de 4 células
  • Webcam
  • Colunas de som
  • Microfone incorporado
  • Resistente ao choque
  • Teclado resistente ao derrame de líquidos
  • Windows XP HOME PT

magalhaes_1

Magalhães 2
  • CPU: Atom N270 1.6Ghz
  • RAM: 1 Gigabyte
  • Disco: 160GB
  • LCD 10,1″
  • Eth 10/100, Wi-Fi, USB, Leitor SD Card
  • Bateria: 6 células
  • Webcam
  • Colunas de som
  • Microfone incorporado
  • Resistente ao choque
  • Teclado resistente ao derrame de líquidos
  • Windows 7 Starter 32-bit
Software instalado

O computador tem instalado, entre outras, as seguintes ferramentas e aplicações:

  • Ferramentas de produtividade (Open Office e MS Office 2007);
  • Antivírus Avast;
  • Parents carefree – Programa de controlo parental;
  • Magic Desktop – Ambiente de trabalho destinado aos mais jovens, com Browser, cliente de correio, jogos didácticos, ferramentas de comunicação e outros;
  • e-Learning Class – Software de trabalho colaborativo para utilização na sala de aula;
  • Diciopédia – Enciclopédia e Dicionários;
  • Eu Sei – Jogos Educativos para o 1.º ciclo do ensino básico;
  • Clic Mat – Actividades interactivas de matemática;
  • English is Fun – Actividades interactivas de inglês;
  • À Descoberta do Ambiente – Actividades interactivas de ciências;
  • A Cidade do faz de caso – Actividades interactivas de português;
  • Tux Paint – Programa de desenho para os mais novos;
  • Childsplay – Jogos educativos para o 1.º ciclo do ensino básico;
  • Mingoville – Curso de iniciação ao Inglês (funcionamento online).
Custos do equipamento

O Magalhães por ser comparticipado pelo Estado Português tem preços muito reduzidos. É um preço simbólico. No entanto importa referir que existe sempre o custo associado ao acesso Internet caso o pretendam. Saliento que é possível adquirir o Magalhães sem subscrever um serviço de acesso à Internet.

  • Gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
  • 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
  • 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE.

Para os Escalões da ASE aplicam-se os critérios do Ministério da Educação (escalões do abono de família).

Caso pretendam adquirir o Magalhães para uso pessoal ele está disponível nas principais lojas da especialidade com um custo de 329€ (versão distribuida às escolas) e 399€ (versão especial).

Ligação – Oferta

A oferta em termos de acesso à Internet é grande e pode ser um pouco confusa. Aconselhamos que na hora de escolher não se deixem levar pela escolha rápida e façam o vosso trabalho de casa. Verifiquem qual o operador que na vossa zona tem melhor cobertura 3G. Vejam qual aquele que vos oferece melhores condições e qual o que vos oferece melhores serviços adicionais, se o pretenderem.

Tal como no projecto e-escolas os 3 principais operadores móveis aparecem na proposta. No entanto esta é reforçada com a presença do Sapo, Clix e Zon.

Curiosamente este é o único projecto deste género que tem tarifários e propostas de acesso à Internet distintos para Portugal Continental, Açores e Madeira.

Em todas as ofertas de Internet existem pacotes básicos de Internet. Existe ainda a oferta de pacotes mais atractivos em termos de velocidades e tráfego. No entanto os custos são mais elevados.

Todos os pacotes de Internet pressupõem a compra do equipamento de acesso e uma vinculo obrigatório de 24 meses. A Zon requer ainda que seja efectuada a adesão ao serviço de TV por cabo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antonio vasconcelos
    antonio vasconcelos

    Boas, existe so o magalhaes 2 ou existem os dois ??
    o preço do magalhaes 2 para o e-escolinhas é de no maximo 50 euros???

  2. Avatar de Almeno Rocha

    O “brinquedo” (Classmate Português) versão 1 tem igualmente um processador Atom N270 e não o Celeron. Aliás a versão com Celeron 900 foram os primeiros para escoar o stock…
    A versão 2 tem melhorias que eram quase obrigatórias, são elas o Disco de 160Gb, o tamanho do Monitor e penso ter existido uma melhoria do teclado …

  3. Avatar de Nuno José

    O Magalhães além do XP trás a Caixa Mágica

    O 2 não sei se trás a cx mágica mas se não trás é só mais uma vergonha nacional.

    1. Avatar de Isabel
      Isabel

      traz… traz… – verbo trazer

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Este software e-Learning Class – Software de trabalho colaborativo para utilização na sala de aula; parece ser algo util para professores e formadores para terem noutros PCs sem ser no Magalhaes II. Pena nao encontrar o preco no site deles (mythware)…

    1. Avatar de Luis

      Alguem sabe qdo estará disponível?

  5. Avatar de Santos
    Santos

    Eu quero ver é quando os miúdos do ano passado começarem a comparar os Magalhães I e II.
    – Ó psôra, porque é que o computador daquele menino é melhor do que o meu? Responde a professora: – Ó Zézinho, não sejas invejoso!

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, isso poderá ser um outro tipo de cenário problemático. Embora a mim faz-me mais confusão o “Ó psôra, porque é que aquele menino tem um computador e eu não?”… este sim faz-me muita mais confusão e é real, actual do dia a dia.

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Claro, mas com o escalão A até já podem ter um Magalhães de borla. A não ser que te estejas a referir ao atraso na entrega dos computadores. Será que vai ser como no ano passado? Se vai ser, porque é que não aprenderam com os erros?

        1. Avatar de ines
          ines

          ninguem devia era ter escalao

          1. Avatar de André Barbosa
            André Barbosa

            Fala alguém que claramente não tem escalão e não faz ideia do que é precisar de ter ajuda. Conheço pessoas com o escalão A que se não fossem subsidiados estavam tramados, não comiam nem tinham cadernos nem que vestir. Pensa antes de falar.

      2. Avatar de chamusky
        chamusky

        Verdade com tanto desemprego haverá casos desse tipo.
        Quanto ás modalidades de acesso á Net acho-as tão apelativas para crianças, que vou contratar com todas elas um pacote de cada, para a minha neta de 6 anos

        1. Avatar de Martins
          Martins

          AHÂHAHHAHÃÃ???

          Contratar com todas??? Não percebi e acho que ninguem percebeu…

        2. Avatar de d05
          d05

          eu fiquei na dúvida se era ironia, só pode. ou quem escreveu é muito tolo

    2. Avatar de Martins
      Martins

      @OH SANTOS E VITOR:….
      Não percebi essa pergunta…..

      Então isso não é assim com tudo tecnológico, seja no magalhães, no eescolas normais, na compra do dia a dia de um computador, passado 1 mês o mesmo computador estar com melhor características e ao mesmo preço…

      Não percebi essa questão oh Santos, se foi pra ser irónico tudo bem…

      Apoio 100% E-ESCOLAS e E-ESCOLINHAS….

      Se não fosse este programa, havia familiares meus que nunca teriam computador e Net, e assim não só têm como usam-no…

      Continuem…

  6. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    E não existe opção sem internet? Pró menino ter pc o pai e maezinha apesar de já terem internet em casa vão ter que pagar mais uma internet?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Leiam por favor o artigo na integra. Eu sei que ele é extenso mas tem lá a informação toda.

      Nomeadamente a resposta a esta pergunta:
      “Saliento que é possível adquirir o Magalhães sem subscrever um serviço de acesso à Internet.”

  7. Avatar de aver
    aver

    Confirmaram que para o e-escolinha vai estar disponível o Magalhães 2 ? O Magalhães 2 não está disponível só nas nas lojas ?
    Digo isto porque me lembra de ter lido, no anúncio do e-escolinha para este ano, que continuava a ser disponibilizado apenas o Magalhães 1.

  8. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    “pode colocar o nosso pais a anos luz dos restantes ao capacitar as nossas crianças com conhecimentos de informática, mesmo que mínimos.”

    Como é que pode colocar-nos a anos-luz dos outros, com conhecimentos mínimos?

    1. Avatar de AmdM
      AmdM

      LOL tá bem visto…

      Mas parece-me que os tais conheçimentos mínimos serão suficientes para colocar a criança à vontade quando em frente ao pc.
      Como tal é um grande estímulo para virem a descobrir (aprender) mais, dado que as crianças têm grande espírito de curiosidade.

      Quantos de nós leitores, não estariam hoje muito mais habilitados na usuabilidade do pc, caso este nos tivesse sido introduzido em tenra idade?
      Isto para aqueles que só “recentemente” têm acesso a pc!

      🙂

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Isso é mais ou menos o mesmo que dizer que aprender a ler, por si, é um grande estímulo para ser escritor, ou ter carro, a ser mecânica, casa, a ser arquitecto, não parece que seja assim, se não os incentivarem desde pequenos.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Lamento mas discordo!
          O facto de lhe meterem um computador nas mãos não vai querer dizer que irá ser técnico de informática! (Já são muitos para o mercado que ha).

          Mas sem dúvida, os sonhos nascem disso mesmo! Aquele que aprende com alguém a desmontar um carro, existe muito mais hipoteses de que venha a ganhar gosto por mecanica!

    2. Avatar de Flávio
      Flávio

      “pode colocar o nosso pais a anos luz dos restantes ao capacitar as nossas CRIANÇAS com conhecimentos de informática, mesmo que MÍNIMOS.”

      o que me deu a entender foi que mesmo os conhecimentos sendo mínimos, são crianças, vai servir para estimular

  9. Avatar de darko
    darko

    Para quando um ranking no pplware de notebooks?

  10. Avatar de ZES
    ZES

    devem te pagar bem pela publicidade !…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim pagam, mas por falares nisso diz-me: quando podemos sacar da tua conta o que recebemos de publicidade? A ideia não era repartir?

      Vá não fiques com ele todo, isso é um comportamento “ganante”.

      1. Avatar de ZES
        ZES

        Não o quero todo, os da JP Sá Couto é que devem querer algum 😛 …
        Keep Up the good Job 😀

  11. Avatar de Maria

    Gostei bastante do artigo, gostaria de saber se os alunos que não pediram o Magalhães o ano passado vão poder pedir este ano.
    Obrigada pela ajuda.

  12. Avatar de Manuela
    Manuela

    Olá,queria falar sobre o pc magalhães.
    O meu filho inscreveu-se no ano lectivo de 2008-2009 e até á data de hoge, ele e mais dois colegas da sala dele não o receberam nem tão pouco deram uma satisfação.
    Ele anda muito triste por os outros colegas terem o magalhães e ele, e os outros dois colegas terem sido excluidos.
    Agradecia que me podessem informar o porquê dele ter sido excluido mais os dois colegas da mesma turma.
    Obrigado.

  13. Avatar de Sandra
    Sandra

    Para quando o Magalhães? Para qdo o ano lectivo 2009/2010 tiver terminado?

  14. Avatar de C. Santos
    C. Santos

    Este magalhaess, pior coisa que podiam criar para as crianças…avaria com uma faciliadde…uma vergonha….