e-escolas – Ano lectivo de 2009/2010

119 Comentários

O ano lectivo já começou há mais de mês e meio e com ele a decisão de qual o computador, operador e tarifários escolher do projecto e-escolas.

São muitos os equipamentos disponibilizados pelas várias operadoras. Para tal decidimos colocar essa informação de forma detalhada para que possa analisar um comparativo sério e com os pormenores todos em cima da mesa.

e-escolas


As principais dúvidas dos pais e dos alunos passam pela escolha acertada do computador e do tarifário. Há ofertas comuns a cada operador mas há muitas máquinas que apenas estão disponíveis num único operador. A escolha de uma determinada máquina pode implicar a escolha obrigatória do operador que a distribui.

Deixamos-vos então as ofertas ao nível dos computadores. A oferta é variada e existe (quase) uma máquina adequada a cada desejo.

Computadores – Oferta
Optimus

portatil_optimus_1

Portátil HP Compaq Presario CQ61-200SP

  • Processador Intel® Pentium® CoreDual T4300 2,16GHz
  • Ecrã TFT de 15.6″ WXGA BrighView
  • Memória RAM 4GB
  • Disco 500Gb
  • Placa Gráfica dedicada nVidia GeForce 103M-G, 512Mb
  • Gravador de DVD Dual
  • Wi-Fi, HDMI
  • Webcam integrada 1.3 Mega Pixels
  • Windows® Vista Home

portatil_optimus_2

Portátil Toshiba Satellite L500

  • Processador Intel® Pentium® CoreDual T4200 2,0GHz
  • Ecrã TFT de 15.6″ HD CSV TRUBRITE
  • Memória RAM 4Gb
  • Disco 250Gb
  • Placa gráfica ATI Radeon HD4570, 512MB
  • Gravador de DVD Dual
  • Wi-Fi, HDMI
  • Webcam integrada 1.3 Mega Pixels
  • Windows® Vista Home Premium
  • Office 2007
  • Em Português.

portatil_optimus_3

Portátil Dell Inspiron 1545

  • Processador Intel® Pentium® CoreDual T4300 2,16GHz
  • Ecrã TFT de 15.6″ WXGA w/TL – WLED
  • Memória 4Gb
  • Disco 320Gb
  • Placa Gráfica dedicada ATI RADEON HD 4330, 512MB
  • Gravador de DVD Dual
  • Wi-Fi
  • Webcam integrada 1.3 Mega Pixels
  • Windows® Vista Home Premium
  • Office 2007
  • Em Português.

portatil_optimus_4

Portátil Acer Aspire 5738ZG

  • Processador Intel® Pentium® CoreDual T4300 2,16GHz
  • Ecrã TFT de 15.6″ LED
  • Memória 8GB (4GB DDR2 + 4GB MMC)
  • Disco 500Gb
  • Placa Gráfica nVidia GeForce 105M-G, 512Mb
  • Gravador de DVD-RW Dual
  • Wi-Fi, HDMI
  • Webcam integrada 1.3 Mega Pixels
  • Windows® Vista Home Premium
  • Office 2007
  • Em Português.
TMN

portatil_tmn_1

Portátil Acer Extensa 5635ZG

  • Monitor 15,6″ WXGA HD 220
  • Processador Intel Core Duo T4300 – 2,2 GHz
  • Placa Gráfica dedicada nVidia G105M 512MB
  • 8GB Memória (4 GB DDR2 800 + 4 GBb MMC ReadyBoost)
  • Disco Rígido 500 GB
  • Gravador de DVD, webcam
  • Windows® Vista Home Premium
  • Office 2007
  • Em Português.

portatil_tmn_2

Portátil INSYS G4M3Force HD 9761WTUN

  • Monitor 15.6” CinemaWide 16:9
  • Processador CPU Intel Core2Duo T6600 2,2 GHz
  • Placa Gráfica dedicada nVidia G105M 512MB
  • Memória 4 Gb DDR2 800 + 4 Gb MMC TurboBoost
  • Disco Rígido – HDD 500 Gb SATA 5400
  • Gravador de DVD, Webcam, Wi-Fi, Portas HDMI e e-SATA
  • Linux Caixa Mágica 14 e OpenOffice em Português

portatil_tmn_3

Portátil INSYS 8748S

  • Monitor 14,1 WXGA (1280X800)
  • Processador Intel Pentium Dual Core T4300 – 2,2 GHz
  • Placa Gráfica SiS M672 512Mb UMA
  • Memória 4 Gb DDR2 SO-DIMM + 4 Gb MMC ReadyBoost
  • Disco Rígido – HDD 500 Gb SATA 5400
  • Gravador de DVD, Webcam, Wi-Fi
  • Peso: 2,1KG
  • Windows Vista Home Premium e Office 2007 em Português
Vodafone

portatil_vodafone_1

Portátil Toshiba Satellite L500-13W

  • Processador Intel Pentium Dual Core T4200 2,00 GHZ
  • Monitor 15,6″ HD HD CSV (200NIT)16:9
  • Memória 4GB
  • Disco 250 GB
  • Gravador de DVD Dual
  • Wi-Fi
  • Webcam integrada 1.3 Mega Pixels
  • Windows Vista Premium
  • Office 2007
  • em Português
Ligação – Oferta

Em termos de ligação à Internet as ofertas existentes são muito similares no que diz respeito aos 2 primeiros escalões. No terceiro escalão a oferta é um pouco melhor e mais diversificada.

Não se esqueça que deve optar por um operador que lhe garanta a máxima cobertura 3G na região onde vai usar o acesso à Internet com maior frequência.

Optimus

1º e 2º Escalão

  • Kanguru Basic
    Velocidade: Até 2Mbps Download / Até 384 kbps Upload
    Tráfego incluído/mês: 1Gb

3º Escalão

  • Kanguru Basic
    Velocidade: Até 2Mbps Download / Até 384 kbps Upload
    Tráfego incluído/mês: 1Gb
  • Kanguru Light
    Velocidade: Até 3.6 Mbps Download / Até 512 kbps Upload
    Tráfego incluído/mês: 3Gb
  • Kanguru Xpress
    Velocidade: Até 5 Mbps Download / Até 1.4 Mbps Upload
    Tráfego incluído/mês: 6Gb
TMN

1º e 2º Escalão

  • Tarifário BL Light
    Tráfego incluído: 1GB
    Velocidade: Até 2 Mbps Download / Até 384 kbps Upload

3º Escalão

  • Tarifário BL Light
    Tráfego incluído: 1GB
    Velocidade: Até 2 Mbps Download / Até 384 kbps Upload
  • Tarifário BL
    Tráfego incluído: 1GB
    Velocidade: Até 3,6 Mbps Download / Até 512 kbps Upload
Vodafone

1º e 2º Escalão

  • Banda Larga 2.0 Mbit
    Tráfego incluído: D:1GB
    Velocidade: Até 2Mbit Download / Até 384Kbps Upload

3º Escalão

  • Banda Larga 2.0 Mbit
    Tráfego incluído: D:1GB
    Velocidade: Até 2Mbit Download / Até 384Kbps Upload
  • Banda Larga 3.6 Mbit
    Tráfego incluído: D:3GB
    Velocidade: Até 3.6 Mbit Download / Até 384Kbps Upload

Condições – Oferta

Depois de conhecidas as ofertas, começam as dúvidas: qual o operador, qual o computador e qual o escalão escolher?  Os valores para os 2 primeiros escalões são apelativos por apenas incluírem uma mensalidade e não exigirem pagamento do equipamento. As mensalidades são distintas caso esteja no primeiro ou no segundo escalão.

O terceiro escalão “obriga” ao pagamento do PC e  ao pagamento de uma mensalidade. O preço dessa mensalidade difere apenas de 5€ das ofertas comerciais dos 3 operadores.

De salientar a obrigatoriedade, em qualquer dos escalões, da permanência na rede por um período de 36 meses. Ou seja, deverá ficar ligado a essa operadora por esse período.

Optimus

1º Escalão

  • Kanguru Basic
    Mensalidade: € 5 (contrato de permanência durante 36 meses)

2º Escalão

  • Kanguru Basic
    Mensalidade: € 15 (contrato de permanência durante 36 meses)

3º Escalão

Pagamento Inicial: € 150

  • Kanguru Basic
    Mensalidade: €17,87 * (contrato de permanência durante 36 meses)
  • Kanguru Light
    Mensalidade: €25,39 * (contrato de permanência durante 36 meses)
  • Kanguru Xpress
    Mensalidade: €35,50* (contrato de permanência durante 36 meses)

* o valor da mensalidade a pagar é o resultante da aplicação de um desconto de 5€ sobre o valor da tarifa base comercial em vigor do operador.

TMN

1º Escalão

  • Tarifário BL Light
    Mensalidade: € 5 (contrato de permanência durante 36 meses)

2º Escalão

  • Tarifário BL Light
    Mensalidade: € 15 (contrato de permanência durante 36 meses)

3º Escalão

Pagamento Inicial: € 150

  • Tarifário BL Light
    Mensalidade: €17,87 * (contrato de permanência durante 36 meses)
  • Tarifário BL
    Mensalidade: €25,39 * (contrato de permanência durante 36 meses)

* o valor da mensalidade a pagar é o resultante da aplicação de um desconto de 5€ sobre o valor da tarifa base comercial em vigor do operador.

Vodafone

1º Escalão

  • Banda Larga 2.0 Mbit
    Mensalidade: € 5 (contrato de permanência durante 36 meses)

2º Escalão

  • Banda Larga 2.0 Mbit
    Mensalidade: € 15 (contrato de permanência durante 36 meses)

3º Escalão

Pagamento Inicial: € 150

  • Banda Larga 2.0 Mbit
    Mensalidade: €17,87 * (contrato de permanência durante 36 meses)
  • Banda Larga 3.6 Mbit
    Mensalidade: €25,39 * (contrato de permanência durante 36 meses)

* o valor da mensalidade a pagar é o resultante da aplicação de um desconto de 5€ sobre o valor da tarifa base comercial em vigor do operador.

Pequenos apontamentos:

Agora fica do lado do utilizador. Tenha em especial atenção a sua área habitacional e a cobertura de cada operador para essa zona, pois poderá não ter um sinal satisfatório para poder usufruir em casa da sua ligação à Internet. Tenha também em atenção aos aspectos ligados à durabilidade dos materiais que compõem um computador, não se deixe ofuscar por recursos extravagantes que a máquina oferece mas que nunca conseguirá tirar o proveito dos mesmos. Isso é por norma o que (a)trai quem escolhe.

Escolha marcas que inspirem confiança na resolução de problemas, o azar nem sempre acontece ao vizinho e ter uma marca capaz de recolher e entregar em tempo aceitável é motivo de escolha também.

Partilhar:
Tags:

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de celsofia
    celsofia

    apesar de serem relativamente todos parecidos parece-me que a melhor opção é também a única com um SO diferente e e-SATA
    além das características apresentadas o peso e duração das baterias poderiam a fazer uma melhor escolha

    1. Avatar de celsofia
      celsofia

      …poderiam ajudar a…

      1. Avatar de Fábio Palma

        O portátil da ACER dura 3h30 a bateria.

        Gostei bastante do portátil mesmo estando inclinado para o HP.

        Prós e Contras haverá sempre em todos os portáteis.

        Instalei todos os drives e até agora nada apontar.

        1. Avatar de Fábio Palma

          Esqueci-me frisar que o kanguru aqui bate quase a velocidade contratada que é de 2MB com 1GB de tráfego.

        2. Avatar de Bruno M.

          Sinceramente não aconselho nada mesmo portáteis de marcas HP ou ACER! Para além dos aspectos de hardware, os drivers não vêm a parte, como os da InSys e os da Asus por exemplo.

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            WTF?! Na HP os drivers não vêem aparte?

          2. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            Não, o meu portátil veio sem um único CD/DVD.

            E como nem tinha reparado nisso e a primeira coisa que fiz quando o recebi foi instalar-lhe o Seven, acabei por não criar a partição de segurança para o caso de ter de reverter a instalação… Realmente não percebo a lógica de não vir com CD’s uma vez que paguei o SO… :s

          3. Avatar de bigkax
            bigkax

            Isso nem é um aspecto a ter em conta, no site do fabricante tem sempre os drivers para download, e os dos cds, vão ficando desactualizados(o Windows 7 já faz isso sozinho).

            O que devia de vir a parte era o dvd do SO(No caso do Windows), na hp mandam 2 cds virgens para criarmos um ponto de restauro, se eu tanho ukma licença tanho direito a formatar o meu pc quando quiser.

          4. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            LOL, o CD esta numa imagem dentro do PC, chama-se a isso redução de custos… E todos os portáteis agora vem assim ou nem sequer vêem com nada para gravar num CD

          5. Avatar de rafael
            rafael

            mas tanto o vista como o 7 instalam todas as drivers automaticamente…

  2. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Eu adquiri o portatil da Insys o gamer e até agora não deu problemas…o pc tras com ele os drivers todos desde do XP ate o Vista 64 bits e agora que instalee o Win7 uiltimate a 64 ta que é uma maravilha…

    Só peca por uma coisa…a qualidade do material de acabamento, de resto o interior da maquina ate que esta bem equipado…

  3. Avatar de Emannxx

    Tenho um HP Compaq da Kanguru e recomendo =)

    Excelente assistência técnica e componentes maravilha =)

    1. Avatar de Aspegike
      Aspegike

      Se não ocorrerem quaisquer tipo de contratempos, amanhã terei o meu 🙂 (finalmente), já que durante a semana fui à loja da Optimus na Casa da Música e já estavam todos esgotados… fiz 30km + portagens para nada.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Estrada nacional para ver a agricultura nacional 😆

  4. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    A insys está em que categoria? Das que inspiram confiança ou das que nem por isso?

    1. Avatar de RuiPaiva
      RuiPaiva

      Eu voto na 2ª opção!

      1. Avatar de Ricardo Almeida
        Ricardo Almeida

        Estão a julgar as coisas pelos rótulos. Só vos digo uma coisa… há apenas meia dúzia de marcas que fabricam portáteis e há dezenas de marcas a vender.

        1. Avatar de codemaster
          codemaster

          Isso é o mesmo que falar dos produtos de “marca branca” nos supermercados… há meia dúzia de empresas a produzirem os produtos e centenas de marcas. Obviamente há marcas e há marcas, umas mais baratas que outras. E para conseguirem um preço mais competitivo por vezes têm de “cortar” na qualidade, assistência ou publicidade.

          Estes portáteis da InSys, em termos de características dão muitas cartas, mas a qualidade de construção é muito fraquinha temos de admitir, mas se for a comparar, os acer também têm uma marca mais forte mas também são de qualidade e fiabilidade muito duvidosa. Nisto dos laptops também é preciso ter alguma sorte, qualquer portátil de qualquer marca pode vir com problemas crónicos (numas marcas mais que outras).

          Agora a TMN acho que, das 3 operadoras, é a que tem a oferta mais medíocre, mesmo a nível de tarifários.

          1. Avatar de xpto
            xpto

            Os ACER são de qualidade duvidosa? Prova isso, é que se não tiveres nada contra , és como alguns tótós que aí andam que só dizem mal da ACER por dizer.

            Tenho um modelo deles que já passou os 4 anos sem dar 1 unico problema. Até o Seven aguenta

    2. Avatar de António Campos
      António Campos

      Por mim pode ficar na primeira categoria á vontade!
      Já vou no meu segundo INSYS (o primeiro ficou obsoleto pela idade) e devo dizer que nunca tive o mais pequeno problema!

      Uso o meu G4m3force INSYS para Jogos FPS, programação .NET e PHP, VirtualBox, Filmes DivX, DVD, MP3, etc…

      Já correu Xp e agora corre Seven (nem sequer pediu drivers, comeu o hardware todo).

      Até agora… Impecável.

      1. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        Pelo menos o da placa grafica tens que instalar…estou a dizer isso porque foi o que aconteceu comigo…

        1. Avatar de Bruno M.

          Depende… As placas gráficas podem não ser as mesmas 😉 Além do mais, nem todo o hardware é igual.. 🙂

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            É preciso instalar sempre os driver da gráfica, o que acontece no Windows 7 é que os driver fazem parte das actualizações.

            Com o windows update basta instalar o hardware e procurar novas actualizações que o SO procura e instala os os drivers.

          2. Avatar de Alexsandro
            Alexsandro

            Lol…

            Eu já tinha referido que tinha um pc da Insys num comentário mais a cima…

            O que eu estou a tentar dizer é que tens o pc a funcionar normalmente mas os driver que o Win7 associou a placa grafica nao sao os da nvidia, logo nao ficas com toda a potencialidade da grafica…Antonio Campos esperimenta fazer um daqueles testes a maquina para ver que nota é que o Win7 da ao teu pc…

            Eu tive uma surpresa quando vi que a nota era 1!!!
            Só depois reparei que a grafica tinha uma nota muito baixa mas quando instalei os drivers da nvidia ficou tudo normal…

    3. Avatar de Corvo
      Corvo

      Sem duvida a 2ªopção, como profissional no ramo já tive imensos prob’s com assistencia tecnica da acer, packard bell, dell e insys a pare destas anteriores acho que ainda consegue ser a pior delas..Um portatil que foi para “RMA” se perdeu, a transportadora entregou-o mas eles lá dentro da própria JP Sa Couto fizeram favor do estraviar, e eu com o cliente à perna =) lolol..Se fores escolher portatil a ter em conta a assistencia tecnica e qualidade do material sem duvida recomendo “HP”/”TOSHIBA”, e “ASUS” mas visto que já não vêm ASUS para o programa e-escolas.

      Abraços

      1. Avatar de Ana
        Ana

        ola, boa tarde,

        desculpe entrar assim na conversa, mas gostava mesmo de uma opnião sua,,,
        neste caso qual seria a sua escolha pessoal,,, em relação aos modelos oferecidos pelas operadoras, relativamnete à “HP”/”TOSHIBA”.

        obrigado,

        1. Avatar de Vítor M.

          Toshiba. O nível de equipamento Toshiba consegue ser melhor, o que mantém a máquina com uma aparência e uma performance equilibrada ao longo dos anos de vida. Caixa mais agradável ao olhar e uma qualidade de construção superior à HP. Som com mais qualidade e por norma o conjunto dos componentes é melhor.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Apesar do HP ter + ram e disco, o toshiba tem uma melhor grafica, para não falar dos problemas de aquecimento do HP…

          1. Avatar de lord rq9
            lord rq9

            msm eu ate tive de comprar um cooler master mas fds mesmo assim nao refresca muito por isso pus a ventuinha e o cooler ao msm tempo!

            deve ser porque o cooler e do chines LOoL

    4. Avatar de rafael
      rafael

      a insys é somente o pior que já vi em pc’s.desde a assistençia que é má demais aos materiais que são pessimos…

  5. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    não existem a oferta de tarifários ilimitados?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        sim, sim… existe so para quem tem escalao 3, mas é muito caro, pois a operadoras nao disponibilizam internet fixa para o P. E.escola…

  6. Avatar de Corvo
    Corvo

    Para não me fazer expressar mal, não estou a deitar abaixo o que é nacional como é o caso da insys, o prob é que no dia a dia temos de saber comprar, e apesar de insys ser um fabricante PT o que é certo é que a maioria dos componentes são de manufactura estrangeira e ainda para piorar as coisas a maioria é de linhas brancas, o que é um vdd filme as vezes para encontrar controladores, para uma maquina ficar a trab a 100% é preciso mts controladores.

    abraços

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tens a certeza que é PT? Vai ao Google e encontras a farça toda. Isso e o outro dizer que o Magalhães é um computador Português. Tem a assemblagem feita em Portugal, de resto não tem nada. Ate há “Magalhães” doraemon na china LOL

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        exactamente como estava a dizer, é portugues de nome e vende-se como tal, o pior é que todos os componentes são feitos lá fora… assim como os da TSUNAMI, outra marca PT, mas manufacturado fora =)

        1. Avatar de Bruno M.

          Desde quando é que fabricamos processadores, motherboards, memórias ram’s, placas gráficas etc, etc, etc com marca própria e cá em PT??? NUNCA!

          Nada é TUGA, apenas a assemblagem e TALVEZ os designs!

  7. Avatar de PedroT
    PedroT

    provavelmente tambem iria para a 2ª opcção mas agora so um reparo.. o unico portatil com CPU Intel Core2Duo é o unico que vem com linux.. para que? :facepalm:

    1. Avatar de Corvo
      Corvo

      tds os equipamentos tem os pros e contras =) e não t esqueças que a “TMN,OPTIMUS,VODAFONE” não estão aqui para perder dinheiro algum, um portatil insys com aquele equipamento td e ainda vir com windows ficaria mto mais caro, assim para reduzir custos vem com “caixa magica” à pala é mais dinheiro que o proprio fabricante poupa.. Isto é um negócio lucrativo tanto para as marcas, que deixam de ter o stock entupido de máquinas ultrapassadas como para as distribuidoras OPTIMUS,TMN, VODAOFNE, que tem este contrato permanente durante um bom pare de meses… como sabem neste pais é sp a facturar… ricos cada vez mais ricos e probs cada vez mais pobres…

      =)

  8. Avatar de Sérgio Pontes

    Pessoalmente, que prefiro ter a certeza da durabilidade do material, eu iria para Toshiba, HP Compaq ou Dell

    1. Avatar de d05
      d05

      Toshiba é uma marca boa senão a melhor que está aí…não vão pelas caracteristicas pouco diferem. Eu ía pelo toshiba pelo botão redondo do som (para mim isso vale muito), pela assistencia tecnica ,pela contrução e qualidade do material.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        não te esqueças k a marca: TOSHIBA não interessa, os componentes é que interessam… e o melhor de momento é o Insys, o problema que as assistencias tiveram foram por causa da e.escola… eram muitos computadores…(fontes seguras)

  9. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Processador Intel Pentium Dual Core T4300

    Esse processador é dos piores que andam ai, pode ter 2,2GHZ mas depois falta-lhe “potencia”. Numa lista que vi é o quarto pior processador a equipar portáteis neste momento.

    1. Avatar de d05
      d05

      T4300 trabalha a 2,2ghz e o T4200 trabalha a 2ghz no resto são iguais. Se dizes que é mau então todos os processadores do e-escola são maus o que eu dúvido.
      Mau em que sentido? Onde estão as tuas fontes?

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        1º não é o 4º pior mas sim o 23º, e o processador não é assim tão mau, se queres um i7 ou um xeon não é num portátil a 150€ que o vais encontrar.

      2. Avatar de d05
        d05

        já vi o teu artigo. Mas os pc´s são muito bons para o preço que estão. Eu também queria um xeon. maior parte dos cpus que tem benchmarks melhores não são usados em portáteis.

  10. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Viva,
    A 2 dias que recebi o Portátil INSYS G4M3Force HD 9761WTUN,
    esta um bom portátil joguei o Need for Speed SHIFT e correu as mil maravilhas, é um dos portáteis com melhor processador, o senão que tem e notei diferença é no monitor, tenho um Toshiba Satellite A200 e a nível de brilho o INSYS não tem nada, no Toshiba posso notar as cores mais vivas já no INSYS as cores não são tão vivas e também o teclado não gostei no INSYS.

    Na questão de pedir e receber o portátil, não tenho razão de queixa, pedi a 3 semanas foi o tempo que durou a vir ate casa.

    1. Avatar de d05
      d05

      Aí está porque devem optar por um toshiba o pessoal só se lembra das caracteristicas do tipo processador, memoria ,disco e o monitor?

    2. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Não gostaste do teclado do insys? O teclado do insys é excelente, é igual ao dos mac’s e de alguns sony vaio com as teclas espaçadas. Isso é mesmo uma questão de gosto porque garanto-te que o teclado do insys é dos melhores que há, é muito melhor para jogos ter as teclas ligueiramente espaçadas.

    3. Avatar de Bruno M.

      Existem mil e uma opções para modificar as cores de um monitor… Brilho? Tecla “Fn” + tecla de brilho + ou brilho menos…

      lol

  11. Avatar de desafiador
    desafiador

    Boas pessoal,

    Primeiro uma nota informativa, as operadoras Optimus e Vodafone não entregam portáteis para alunos do 1º escalão, acho que para o 2º também mas não tenho a certeza.
    A única operadora que está autorizada neste momento para fazer isso é a TMN, o que limita a escolha.

    Abraço.

    PS: Para já não tive reclamações por parte de clientes, sobre os Insys.

  12. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Pela assistência técnica e suporte ao cliente, desaconselho vivamente os equipamentos de marca ACER e INSYS. Da ACER tenho equipamentos à espera de resposta há mais de um ano (já enviados). Da INSYS a dificuldade está a virem buscar os equipamentos avariados…

    Como em Portugal os custo das despesas legais para a resolução de conflitos resta alertar para que no momento de aquisição de equipamentos se tenha em conta o grau de satisfação do cliente. Nisto a marca HP e Toshiba têm supremacia sobre as outras. No caso da HP tem maior taxa de incidência de avarias, mas os prazos de resolução, bem como o modo de resolução dos mesmos agrada e satisfaz a maioria dos clientes.

    OBS: não ganho commissão com estes conselhos, somente expresso o meu ponto de vista fundamentado com a minha experiência.

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      “Como em Portugal os custo das despesas legais para a resolução de conflitos resta alertar para que no momento de aquisição de equipamentos se tenha em conta o grau de satisfação do cliente”…

      Leia-se:

      Como em Portugal os custo das despesas legais para a resolução de conflitos são mais elevados do que a compra de novos equipamentos resta alertar para que no momento de aquisição de equipamentos se tenha em conta o grau de satisfação do cliente”…

    2. Avatar de UKN
      UKN

      Tive uma board mudada num acer em 15 dias …
      Conferi os numeros de serie e só mudou mesmo a board …

      A HP demora +- o mesmo tempo a resolver problemas identicos …

  13. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Estou com uma dúvida.
    Um aluno que já tenha usufruido do programa há dois anos, pode tornar a fazê-lo?

  14. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Eu pura e simplesmente não comprava nenhum: são todos 16:9 (ou 14 pol.) – detesto!
    Deviam era dar um desconto variável segundo o escalão e deixar ao arbítrio do cliente a escolha do mais apropriado.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Como fazem com a internet, aliás…

  15. Avatar de Miguel Fernandes
    Miguel Fernandes

    Boas!!!
    Estou a fazer o 12º nas novas oportunidades, pedi o PC Toshiba/kanguru(optimus)demorou entre 2 a 3 semanas a chegar, contudo fui sempre informado do ponto de situação. Acho o pc robusto e muito bonito. Na minha opiniao estou muito satisfeito.

    1. Avatar de carleoni
      carleoni

      Eu tb adquiri este, na casa da música no porto, veio na hora. Acho k depende do sitio onde o compramos. Tb estou satisfeito com ele, tenho ‘testado’ com tudo o k aparece, puxo-lhe sempre tudo ao máximo e ele até agora tem correspondido. o único senão para mim é mesmo a duração da bateria. dura cerca de 3h30.

  16. Avatar de Miguel Fernandes
    Miguel Fernandes

    Boas!!!
    Estou a fazer o 12º nas novas oportunidades, pedi o PC Toshiba/kanguru(optimus)demorou entre 2 a 3 semanas a chegar, contudo fui sempre informado do ponto de situação. Acho o pc robusto e muito bonito. Na minha opiniao estou muito satisfeito e aconselho.

  17. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Alguém sabe como é o suporte da Dell? Funciona bem? É rápido? Vêm buscar a casa?

    1. Avatar de João Sousa
      João Sousa

      Não te preocupes com isso.
      Tenho um DELL há 20 meses e, até agora … 5 estrelas!! E vem com os DVDs, etc.
      Só tenho pena de ter o contratado à Vodafone. É a pior rede nacional. Há zonas do centro do país sem sinal nenhum.

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Sobre os portatei e-escola so tenho uma coisa a dizer: UMA ROUBALHEIRA.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Olha, na minha família há uns 6, todos custaram 150 EUR e net 12 meses… se não fosse o escola, nunca tinham tido a oportunidade de ter um portatil & vai dizer isso às milhares de famílias que pela primeira vez tiveram computador e net…

      Portanto ROUBALHEIRA só se for na tua casa….

      Ah com cada um neste mundo…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        12 meses ou 24 meses?

      2. Avatar de Joao
        Joao

        sim quem tem um contracto de permanencia durante 12 meses sai beneficiado com o sue portatil sem duvida uma mensalidade de 15e de internet mais 150e de portatil igual a 330e é um luxo; agora vejamos a quem tem um contracto de permanencia de 36 meses e tendo o tarifario de internet mais baixo 17,87e ao fim de 36 meses isto vai dar qualquer coisa como 643,32e ora mais 150e do portatil 793e é isto que eu chamo ROUBALHEIRA, para nao falar de casos de familias em que os miudos ultrapassam o trafego da internet e chegam a ter uma conta enorme ao final do mes. o portatil é uma coisa a internet é outra mas voces estao a pagar bem apenas por uma coisa o portatil. e nao venham para aqui tranformar isto num conto de anedotas por amor de deus.

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Acho que não dá para ultrapassar o limite – no escalão mais baixo, pelo menos, não dá.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          o 2º escalão paga apenas os 15E de net(36)

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Façam o que fizerem, NÃO escolham INSYS.

    Ou pelo menos não façam o Upgrade do processador! Estou SUPER arrependido pelo ano passado ter escolhido esta marca.

    Escolhi melhorar o processador para um T7700 @ 2.4GHz e em 8 meses, o portátil já avariou 2 vezes e veio novamente com mesmo problema, sendo que da última vez voltou no 30º dia após ter enviado para reparação.

    Puseram o processador novo, mas não actualizaram a motherboard! E a que está de origem não aguenta o novo processador, acabando por queimar passado algum tempo! Até o Windows lança aviso a informar desta situação!

    Quando avariou a 2ª vez, informei-os deste pormenor e a resposta foi: “Nós é que somos os técnicos!”. E de má vontade formataram-me o disco sem haver necessidade, pois o problema nunca esteve no disco ou instalações de outros SO.

    Tenho muita pena deste facto, porque sou a favor da evolução das empresas Portuguesas, mas da INSYS / Inforlândia só obtive maus apontamentos…

    O post vai longo, mas escrevi-o para não caírem no mesmo mal que eu.

    Um bem-haja a todos!

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Típico das “empresas” portuguesas – a “assistência” da Ndrive (outsource) é o mesmo: toca a despachar, porque “há mais gente à espera” (de ser despachado também, com certeza)…

    2. Avatar de xpto
      xpto

      Só os tótós ou pobres de espírito é que dizem mal da Acer só por dizer. Vomo já referi em cima 4 anos que tive um acer travelmate, funciona ate hoje.

      É mais bonito gastar mais 100 euros e ter um toshiba (portátil de gaija) e dizer para o amigo ou amiga (como o portugués vive das aparências) “Eu tenho um TOSHIBA”

      1. Avatar de xpto
        xpto

        Ups queria dizer gastar mais 1000 euros

      2. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        Como acima referi, é o meu ponto de vista.
        Trabalho com as diversas marcas e a ACER foi das piores a nível de assistência (a seguir à INSYS). Não me considero tótó por isto assentar na minha experiência, real e continuada.
        Senão vejamos um exemplo de um equipamento ACER que foi para reparar mais de 4 vezes e veio sempre com o mesmo problema. Agora a ACER diz que a reparação do mesmo equipamento tem custo. Isto depois de nunca o ter reparado, nunca ter sido possível utilizá-lo logo após a recepção do mesmo. Como pode esta marca ser credível (no meu ponto de vista) ?

        Se não reparou o equipamento, como acreditar que pagando – ainda que o equipamento se encontre em garantia como é o caso – o equipamento virá de facto a funcionar. Tenho este caso bem documentado com milhentos emails para o caso de alguém estar interessado.

        Mas como referi isto é parte da minha experiência com a “pseudo” marca ACER. (e nomeadamente a assistência A-NOVO)

        1. Avatar de xpto
          xpto

          isso é a tua experiência. Digo-te já que é treta o que dizes. Só o processo do portátil ir 4 vezes sem te resolver o problema se estiver dentro da garantia tens direito a darem-te um novo segundo a lei portuguesa (informa-te devias saber isso se dás assistência, mas cá para mim és um tretas).

          Acrescento ainda que dizem bem da HP mas aconteceu-me algo parecido com o meu PC (não igual porque o teu caso não é possível) foi 2 vezes para lá e não me resolveram o problema, lá está passou o mês e eu perguntei-lhes como era, e aí foram obrigados a me dar 1 novo.

          Por isso não acredito nas 4 vezes que disseste que enviaste, sem eles te terem trocado o portátil.

          Podes dizer que dás a assistência técnica XPTO, mas isso para mim não me diz nada, também já dei assistência e trabalhei numa loja de informática e nunca me aconteceu tal caso seja com um Acer ou qualquer outro portátil, por isso é a minha palavra contra a tua

        2. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          É para isso que existe a DECO e outras instituições

  20. Avatar de Joãozinho
    Joãozinho

    Boas.

    EU tenho um Dell Inspirion 1525 da Optimus, e dito que está excelente. Intalei-lhe o Windows XP cisata e corre lindamente, a seguir vou instalar o seven, mas esta topo. Aconselho/Recomendo…

  21. Avatar de VitorSilva
    VitorSilva

    Na minah opinião falam mal das marcas Asus e Acer, mas no meu ponto de vista estas marcas ate são muito boas a nivel de assistencia como a nivel de material.
    E digo isso porque?
    Tenho um Asus com um ano e meio e ao mudar-lhe de Vista para XP Pro nao guardei a reparticao de restauro e formatei-o mas correu mal e quando tentei instalar novamente apareceu um AVISO que dizia “ERRO AO CARREGAR SISTEMA”, mandei um mail a dizer que o portatel nao arrancava sem contar como que EU FIZ, mandaram-me um mail com um codigo e para colocar o portatel numa caixa e manda-lo para a garantia em viseu, passado cinco dias entregaram-me o portatel arranjado com um disco novo.
    Em relacao a ACER TENHO UM ASPIRE 5738ZG e nao tenho razao de queixa e utilixo o SEVEN ULTIMATE.
    POR ISSO DIGO QUE A ACER E A ASUS MELHOARAM IMENSO

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Sabes que eles não eram obrigados a fazer isso?!

  22. Avatar de Alves
    Alves

    Para os simpatizantes de Linux (Ubuntu) como eu, não aconselho (talvez por enquanto) O ACER 5738zg!!!
    Não aceita as drives para Linux da Placa Gráfica nVidia GeForce 105M-G, nem mesmo as que vem referenciadas para instalação http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3546, já agora se houver alguem que queira dar opinião/sujestão. Agradeço

  23. Avatar de António Silva
    António Silva

    Vou só levantar um pouquinho a polémica…

    O Portátil Acer Aspire 5738ZG da Optimus TAMBÉM está disponível com 4GB mas em DDR3! :O

    Na Optimus de Aveiro, quem lá trabalhava sabia disso, verificou ter em stock esse modelo com DDR2 (o esperado) e com DDR3.

    Não fui eu quem adquiriu o Acer… mas ainda não ouvi quaisquer críticas do proprietário!

    Boas compras! 😉

  24. Avatar de Neptunus
    Neptunus

    off-topic (ou talvez não!)

    Como se tira o ecrã do e-escolas num fujitsu-siemens dos primeiros?
    Aquela aberração das florinhas e plano tecnológico e tal?
    A minha irmã não sabe e eu não percebo nada de computadores!
    Alguém ajuda?
    Antecipadamente grato!!!

    1. Avatar de António Silva
      António Silva

      Se te referes à primeira imagem que aparece no ecrã mal ligas o portátil… então precisas do Phoenix BIOS Editor e da BIOS desse portátil sacado do site da Fujitsu Siemens… e de dinheiro para comprares um portátil novo caso alguma coisa corra mal!…

      A melhor opção é escolheres na BIOS para ver o ecrã de diagnóstico!

      Boa sorte!

  25. Avatar de Redin
    Redin

    Quanto ao sistema operativo que possa vir com estes pc’s nesta altura de nova imagens da Microsoft.
    Sabem se haverá alguma possibilidade de virem já com o Windows 7?
    Ou eles vão ter que acabar primeiro com o stock de vista e só depois vem os novos?
    Se for pedido já, qual o sistema operativo que eles serão obrigados a colocar para oferta?
    Obrigado.

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Penso que o contrato para os portáteis é Windows Vista+Office 2007.
      Acho que o Windows 7 só vai estar mesmo disponível pelo programa de upgrade a 31,27€.

      Se bem que, a nova edição do Magalhães já vem com Windows 7, penso eu.

  26. Avatar de NewGen
    NewGen

    Alguém me sabe dizer se estão previstas alterações de hardware ou de portáteis para o final deste mês? eu gostava bastante de pedir o Acer pq acho que tem um acabamento realmente bonito, mas para os fins que o quero (GAMING) Vi que o toshiba com “ATI HD****” rola o Call of dutty mordern warfare 2 ao máximo, e sem crash! Mas ainda tenho outro contra, é que em casa já possuo um toshiba, e não queria outro! por isso, se alguem souber de alguma alteração do tipo (melhor grafismo para um acer ou HP) que me rsp pf!!

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Que idade tens?

      ” Mas ainda tenho outro contra, é que em casa já possuo um toshiba”

      “mas para os fins que o quero (GAMING)”

      O programa nao se chama e.jogos ou e.moda 😆

      1. Avatar de NewGen
        NewGen

        yap eu sei, mas a conta de uns problemas da TMN eu não pedi portátil para mim, e então comprei um por fora! Agora queria aproveitar o programa da minha mãe para ter um pc para “gaming” uma vez que o que eu comprei é para trabalho! como tenho um para trabalho, interessa-me aproveitar o e-“gaming” (uma vez que começam a ter boas gráficas e bastante ram) para poder arranjar uma boa maquina para rolar jogos! Só prgnt se alguém sabe de algum tipo de alteração futura para esses portáteis, se não me sabes dizer obrigado na mesma!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Para jogos, é simplesmente o Insys GF, mas se seguires os outros, só porque disem que a marca e desconhecida e k n tem boa assistencia(mentira, têm andado aterefados com a manutenção dos melhares de pc’s da e.escola) td bem o problema é teu… não vas pelo look nem pela marca… tens de confiar no que esta no interior… o Core2 Duo é inédito num programa destes, para não falar dos 8gb e do disco! para trabalhos recomendo o Acer ou o Compaq.

          Cump’z

          1. Avatar de NewGen
            NewGen

            Obrigado!! e não sabem para quando os PC da e-escolas com Win7?!? 😛 se é que sairão!!

  27. Avatar de Raquel
    Raquel

    Alguém sabe até quando se pode pedir o pc?
    Beijinhos

  28. Avatar de Marante
    Marante

    Por favor respondam à Raquel, até quando e que se pode pedir o pc???

    E já agora, gostava de saber a opinião geral e resumida dos membros do forum, acerca do HP Compaq…

    Agradecido

  29. Avatar de dey sil
    dey sil

    Ola, só para saber, o que é que me podem dizer sobre o Toshiba Satellite, da Vodafone?

  30. Avatar de BrunoA
    BrunoA

    Alguém me sabe dizer se nas vossas escolas já estão a ser distribuídos os novos códigos para o e.escolas. Na minha desde o início do ano que andam a dizer que ainda não foram atribuídos…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      na minnha escola disem k so vêm p’ro fim do ano, outra vez! mas com esperança talvez venham em janeiro ou fevereiro, já agora, está para sair um novo Insys GF com uma nova grafica(ATI 4570 HD), claro que por isso, retiraram as saidas HDMI e o e-sata, para diminuir os custos, recomendo que esperem até este sair(quem quer o portatil para jogos).

      Esperemos que este ano n demorem tanto a entregar os códigos…

      Cump’z

  31. Avatar de Marante
    Marante

    Só em Janeiro é que os codigos vao estar disponiveis. e ainda nao se sabe se vai haver para todos os anos. Pelo menos foi o que me disseram na minha.

    Cumps

    1. Avatar de BrunoA
      BrunoA

      Obrigadão pela resposta 🙂

  32. Avatar de Catarina
    Catarina

    Quando chegam os códigos dos portáteis(ano léctivo 2009/2010)á secretaria da escola e,b 2e3 ciclos de Fazedas de Almeirim??

  33. Avatar de niu

    Boas:

    Alguem me sabe dizer se é possivel num ano lectivo mandar vir um portatil e no seguinte mandar vir outro atravez do mesmo aluno?
    Ouvi dizer que sim, mas tenho as minhas reservas…

    1. Avatar de simao
      simao

      Podes fazer um upgrade do portátil dão-te um da mesma marca mas mais recente pagas é 200 euros não sei até que ponto vale a pena.
      Eu já estou há espera dos códigos dês de Dezembro ainda por cima este é o meu ultimo ano.

  34. Avatar de Sonia
    Sonia

    Na escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Fitares a distribuição dos codigos é feita assim :
    Os alunos novos na escola não têm direito a codigo para o e-escolas independentemente do ano em que estejam.Todos os outros alunos podem levantar o seu codigo.
    Até nas escolas existe discriminação.Que bela justiça a nossa.

  35. Avatar de catarina
    catarina

    Eu não levantei o meu código o ano léctivo passado, só o tanho agora, mas eu já tentei increver-me mas o meu código de validação não dá e nem sequer existem novos códigos como é que faço?Já não vou ter nenhum pc?Vêm novos códigos?Respondam-me por favor!!!

  36. Avatar de catarina
    catarina

    Digam alguma coisa para mim!!

  37. Avatar de Anabela Farinha Mendes Gomes Costa
    Anabela Farinha Mendes Gomes Costa

    Bom dia!Venho por este meio pedir se podiam atribuir códigos de validação dos computadores da e-escolas,porque na escola do meu filho ainda não mandaram nada da eescolas e o meu filho não tem computador e gostaria de um.Todos os dias ele pergunta na secretaria se já chegaram os códigos para ir levantar um pc.Isto acontece desde Setembro de 2009.Pois ficaria agradecida,por atenção aguardo a vossa resposta por email.Obrigada.
    Ele anda na Escola E. B. 2 / 3 Avelar Brotero
    Sede do Agrupamento
    Rua Guilherme Gomes Fernandes – 2675-366 Odivelas

    Tel.: 21 934 88 60 | Fax: 21 934 88 69

    E-mail geral: brotero.avelar@gmail.com

    1. Avatar de Miguel Realista
      Miguel Realista

      pelos vistos nao sou o unico….

  38. Avatar de Miguel Realis
    Miguel Realis

    Boas estou irritado com a escola aquilo…

    Bem ja la vao uns bons mesinhos de quando pedi o codigo, desde finais de setembro 3ª semana de aulas e tenho ido la de mes a mes e tudo o que me dizem é que:

    os codigos estao congelados.
    ainda nao deram os codigos.
    hoje fui la e disseram que o governo nao deu codigos ainda a ninguem…

    eu queria ver se era verdade e encontrei este site visto que todos dizem que ja receberam pergunto se nao estao a gozar com a minha cara, acho que vou é mesmo la fazer é barulho…

    e vai ser chamar a mae ou o pai e por um fim a este assunto de pedir o codigo… ja é quase o 7 mes que ando a espera e ainda vou acabar o 3º periodo mais cedo devido aos exames nacionais…

    Como é possivel ainda nao terem?

    Miguel
    Sintra _ Ferreira Dias

  39. Avatar de Filipe
    Filipe

    Queria saber quando chegam os códigos á escola e b 23 Sebastiao da gama-Estremoz?
    por favor tenteme responder ´
    é que ja tou farto de esperar ja tou á espera á 7 meses por o ódigo e ainda nao recebi nada!

    1. Avatar de Miguel Realisa
      Miguel Realisa

      Eu estou desde o inicio do ano escolar 1ª semana…

  40. Avatar de porto10
    porto10

    Boas , queria saber se ja sabem par quando os codigos para os computadores do programa eescolas .
    Na secretaria da minha escola numca sabem nada a resposta e sempre a mesma ,ainda não ha .

  41. Avatar de Custodio
    Custodio

    Boas, tambem estou desde o principio do ano a espera dos codigos, a minha escola é a eb 2.3 D Fernando em vila nova de cacela no algarve, e na secretaria da minha escola tambem nunca sabem nada, pedi ao meu pai e ele telefonou para o ministerio da educação hoje de manha e eles dizem que há escolas que já receberam os codigos, mas não garantem que todas as escolas vão receber os codigos este ano.
    Se alguem souber mais alguma informação agradecia que partilha-se com os outros faz favor.
    o numero de telefone do ministerio da educação para perguntar sobre os codigos «e: 217 811 690

  42. Avatar de Miguel Realisa
    Miguel Realisa

    Uma das coisas que posso ajudar é o que ia fazer na minha tambem nao ha mas ha 1 semana fui la e fui bem irritado e a mulher ficou a pensar e lembrou se de pedir o codigo do ano passado.

    eu fui la esta 3ªfeira e ela disse-me que so nao me deu este (agora) porque no ano passado nao tinha sase e assim nao benefeciava do sase…

    Alguem que nao tenha e estaja a espera pode pedir o do ano passado o de este ano haver se ainda recebo pelo menos ate 8 de junho porque é o ultimo dia que tenho aulas… :S

    1. Avatar de rodolfo lino
      rodolfo lino

      eu sou do 9º ano e recebi o meu a semana passada um acer extensa o que axão da escolha?

  43. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Boas

    Alguém me pode dizer quando chegam os novos pc´s TMN é-escolas 2010/2011? 😀
    Thanks

  44. Avatar de David Aldonso
    David Aldonso

    Esquecime de dizer que passei para o 7ºAno!

  45. Avatar de Miguel Realista
    Miguel Realista

    Bem eu fui lá com a minha irma, antes de começar as ferias (na ultima semana de aulas) e disseram:

    Temos muita pena mas agora so terás a oportunidade de pedires para o ano.

    A minha irma disse:
    “Então e se ele for para a faculdade como aproveita-ve isso… nesse caso pode chegar aqui e pedir o codigo e ainda assim benefeciar do sase?”
    A mulher respondeu:
    Não porque ele já não esta matriculado nesta escola…
    E se lhe tirarem o sase para o proximo ano? – perguntou a minha irma.
    Se lhe tirarem, olhe pede o compudador e paga os 150€, que quer que lhe diga não tenho culpa que o ministerio de educação não esteja a entregar os codigos.

    E prontos foi isso -.- codigos 2009\2010 quem conseguio teve sorte quem não conseguio teve o mesmo azar que eu…

    Sobre os computadores de 2010\2011 ainda não encontrei…

  46. Avatar de João Bragança
    João Bragança

    Boas.
    Alguém sabe se haverá programa e-escola neste ano lectivo? 2010/2011
    É que é uma oportunidade única para quem tem escalão!
    Já consegui por os dados todos (finalmente! depois de milhões de tentativas!) mas chega ao passo 3 e diz “Nos termos das condições
    de participação do operador neste programa, a oferta encontra-se temporariamente indisponível.”
    Será que isto quer dizer que não haverá e-escola 2010/2011?
    Com isto da crise não me admirava :S

    1. Avatar de gabriel
      gabriel

      eu estive a ver e sim a e-escola no ano lectivo 2010/2011 sekalhar e melhor ires mesmo a tmn optimos ou vodafon