É com esta tecnologia que os EUA esperam combater os incêndios em veículos elétricos

51 Comentários

Os Estados Unidos da América (EUA) estão a tomar medidas relativamente aos incêndios em carros elétricos. O país anunciou um empréstimo para a produção de materiais super leves para o combate aos incêndios em veículos eletrificados.

Carro incendiado

Atualmente, com os dados de que os investigadores dispõem, os incêndios em veículos elétricos são estatisticamente mais raros do que os incêndios em automóveis movidos a combustíveis fósseis. Não obstante, quando acontecem, são difíceis de apagar.

Um dos maiores riscos para a segurança dos veículos elétricos passa por um fenómeno designado “fuga térmica”. Este ocorre quando uma bateria sobreaquece descontroladamente, a ponto de poder arder sozinha durante horas, mesmo sem oxigénio. A fuga térmica pode ocorrer por várias razões, incluindo:

  • Danos nas células;
  • Inundações prolongadas;
  • Curtos-circuitos;
  • Colisões.

Assim sendo, os EUA querem minimizar os riscos, recorrendo a materiais de última geração.

LG fala com empresas chinesas para fabricar baterias de baixo custo para elétricos da Europa

 

Foco estará na proteção das baterias contra a deflagração de incêndios

Na quarta-feira, o Departamento de Energia anunciou um financiamento de 670 milhões de dólares à Aspen Aerogels, uma empresa especializada no fabrico de “barreiras térmicas” para baterias de veículos elétricos. Estas funcionam como uma camada protetora contra incêndios.

Conforme explicado pela MIT Technology Review, estas barreiras são muito leves, pelo que não têm qualquer impacto na densidade energética ou no peso da bateria, como acontece com os aerogéis tradicionais.

Por sua vez, têm entre um e quatro milímetros de espessura e podem ser empilhadas entre as células, “abafando” os incêndios e impedindo que se propaguem às células vizinhas.

Segundo Don Young, diretor-executivo da Aspen Aerogels, as barreiras térmicas têm um custo de instalação entre 300 e 1000 dólares por veículo elétrico.

Baterias carro elétrico

Anteriormente, a empresa celebrou contratos plurianuais com várias fabricantes de automóveis de renome, incluindo a General Motors, Toyota, Audi e Scania.

Além dos contratos com empresas, estabeleceu acordos com a NASA, também, para desenvolver aerogéis para os seus programas espaciais, bem como outras aplicações industriais e de bens de consumo. Os seus aerogéis são, ainda, utilizados em automóveis de Fórmula Um.

Espera-se que o investimento dos EUA crie 550 postos de trabalho na construção da infraestrutura e 255 postos de trabalho operacionais a tempo inteiro, no início de 2027, numa fábrica, em Register, Geórgia.

Quando estiver a funcionar em plena capacidade, a fábrica poderá fornecer barreiras térmicas para dois milhões de veículos elétricos por ano.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Mas existem incêndios em veículos elétricos ?

    Quer dizer que os a combustão vão continuar a arder ? não descobriram nada para eles ?

    Bom, não admira que queiram acabar com eles, não têm qualquer hipótese de desenvolvimento.

    1. Avatar de José
      José

      Tive vários automóveis da mais diversas marcas, ao longo da minha vida, nunca algum se incendiou. Se calhar, o problema é meu, devo ser anti-fogo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu tive 2 que incendiaram, um foi recuperado porque ardeu pouco, o outro não.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Meu, ou és uma gajo cheio de azar ou então andas a usar as coisas de forma errada.

          Nunca conheci ninguém na minha vida (familiares, conhecidos, amigos) que tenha tido o carro arder, seja ele elétrico ou a combustão. E tu logo dois.

          As vezes fico a pensar que tu inventas estas retoricas todas só para ires com a tua avante.

          1. Avatar de JL
            JL

            Fogos é uma questão de azar ?

            Eu conheço alguns, ou então tem uma família e poucos amigos, ninguém tem culpa disso, ardem em média 7 carros por dia em Portugal e não conhece nenhum ? Muito estranho.

            Não é invenção nenhuma, são factos.

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            Dado que Portugal existem aproximadamente quase 8 milhões de veículos e se me dizes que ardem 7 por dia, não te parece razoável não conhecer ninguém que tenha passado por isso?

            Falas como se 7 por dia num universo de 8 milhões fosse algo super normal de conhecer alguém que tenha tido o carro arder.

            É com cada um…

          3. Avatar de JL
            JL

            Não existem 8 milhões de veículos em Portugal.

            Os 7 por dia veio dos bombeiros, não de mim.

            Se quiser mostro lhe a estatística dos EUA onde são uma média de 500 por dia.

            É como disse, conhece poucas pessoas e tem uma família pequena.

          4. Avatar de Fusion
            Fusion

            Desculpa se não fui 100% exato, são 7 milhões segundo o que apurei

            https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-10-video-carros-nas-cidades-aumentam-em-tres-anos-sao-mais-450-mil-a-circular-42f22c82

            Nos EUA existem cerca de 276 milhões.

            Mas vamos a números:

            Em termos percentuais, em Portugal, cerca de 0,0001% dos veículos ardem por dia, enquanto nos EUA, aproximadamente 0,00018% dos veículos arderam.

            Isto pegando nos teus números.

            Em relação a última parte do teu comentário, a única coisa que tenho a dizer-te é para teres juízo, deixa de ser tonto e sair da tua bolha. Lá porque tiveste o azar de arder com dois carros não significa que o resto do mundo seja como tu azarado.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não ando em nenhuma bolha, e se ando quer dizer que a minha é maior que a sua. Loooool

            O resto do mundo é mais azarado que eu, já que eu em 32 anos de carta só tive 2, o resto do mundo tem 7 por dia.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        É como os acidentes, nunca tive nenhum. Mortalidade e acidentes rodoviários é 0, não existe

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Comparar probabilidade de acidente com a de um carro incendiar é de uma desonestidade que vai lá vai. Prabéns LOLOLOL É que o José nem disse que não acontecia…apenas que é raro… Ahah

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Ele comparou o processo e não o objeto…

            O problema é que não sabes distinguir um do outro.

    2. Avatar de XX
      XX

      Para os ICE descobriram há muito, chama-se bombeiros. O carro incendeia-se, os vizinhos chamam os bombeiros, estes chegam e extinguem o fogo.

      No caso das baterias de iões de lítio carros elétricos, o fogo é particamente impossível de extinguir até que todo o material inflamável das baterias (cuja queima gera mais gases inflamáveis e até oxigenio, auto-alimentando-se) seja consumido.

      Por isso quando os bombeiros chegam, limitam-se a controlar a imediações para que o fogo não se propague. Assim, soluções como as do artigo são importantes para compartimentar e controlar o fogo em EVs.

      Sim, os incêndios em carros elétricos são mais incomuns do que nos ICE, mas são muito mais perigosos e devastadores.

      Deixo aqui leitura interessante da Fire Protection Association (UK, texto completo em https://www.thefpa.co.uk/advice-and-guidance/advice-and-guidance-articles/why-do-lithium-ion-batteries-catch-fire-):

      Lithium-ion battery cells combine a flammable electrolyte with significant stored energy, and if a lithium-ion battery cell creates more heat than it can effectively disperse, it can lead to a rapid uncontrolled release of heat energy, known as ‘thermal runaway’, that can result in a fire or explosion.

      Thermal runaway can be caused by a number reasons, including an internal short circuit due to manufacturing defects, ’lithium plating’ (formation of metallic lithium on an anode surface within a battery cell), or mechanical damage (e.g. piercing, dropping). Other possible causes of thermal runaway are exposure to heat from an external source or overcharging/over-discharging.

      Thermal runaway can result in the ejection of a range of flammable and toxic gases from battery casings. The flammable gases generated often ignite immediately, but may also spread out unignited, until an external ignition source is encountered, resulting in an explosion.

      Lithium-ion battery fires generate their own oxygen and can be very difficult to extinguish. Specialist Aqueous Vermiculite Dispersion (AVD) fire extinguishers may be an option for small incipient fires, where extinguishing media can be applied directly to the cells of a battery, providing a combination of cooling and oxygen depletion, but these fires are very often only controlled and extinguished when the Fire & Rescue Service deliver copious amounts of water to the burning materials.

      1. Avatar de JL
        JL

        Se é praticamente impossivel, porque os apagam ?

        1. Avatar de XX
          XX

          Não apagam, ou, quando conseguem, demora muito mais tempo do que num ICE. Não sabe ler?

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto apagam que não faltam exemplos disso, quantos quer ?

            meia hora chega ?

            Sei ler mas não sei inventar.

            Pode começar pelo dos camiões dos teslas, quantos arderam e quanto tempo levou a apagar ?

          2. Avatar de JL
            JL

            “Quando o socorro chegou ao local a viatura ligeira tinha incendiado e estava totalmente tomada pelas chamas. O condutor, único ocupante da viatura, estava já fora do habitáculo, não tendo sofrido quaisquer ferimentos. De acordo com José Oliveira não teve necessidade de qualquer tipo de assistência médica.

            Os bombeiros já não conseguiram evitar que o carro ficasse totalmente destruído.”

            https://www.diariocoimbra.pt/2024/10/19/carro-destruido-em-incendio-apos-despiste-na-tocha/

            Então ? o que se passa ? afinal dá para apagar ?

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Solução é avançarem rapidamente com as baterias de estado sólido. Iões de lítio é para abater.

        3. Avatar de Zé das Osgas
          Zé das Osgas

          Não vou entrar em “discussões cegas” nem procurar noticias na medida em que, tantas vezes, essas noticias são objeto da criatividade de jornalistas que escrevem sobre o que não sabem no entanto, desafio-o a procurar artigos científicos sobre o assunto da capacidade (ou não) de se apagar um fogo cuja origem seja num modulo de iões de lítio. Uma coisa é apagar o fogo (sim, é possível), outra coisa é eliminar o processo de combustão (tal como disse XX no comentário anterior, é praticamente impossível). Para que fique a saber (procure artigos científicos e não artigos de jornais escritos por jornalistas mal informados), as baterias dos carros elétricos que estavam a arder no navio que se afundou ao largo dos Açores mantiveram-se em combustão mesmo após o navio ter afundado e ter ficado completamente debaixo de água. E antes de seja tentado a falar da falta de oxigénio, também lhe digo que este tipo de combustão dispensa o O2 do ar para se manter. A diferença é entre estar em combustão ou estar em fogo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não pesquisei artigos científicos, procurei casos práticos ocorridos na vida real.

            Como sabem que ficou a arder se foi ao fundo ?

            Nem é uma coisa nem outra, chama-se thermal-runaway.

      2. Avatar de JL
        JL

        Para os ice em muitos casos é igual, basta ver o que aconteceu no Prior Velho, foi controlar o que estava por perto até arder tudo.

        1. Avatar de XX
          XX

          No Prior Velho quando o fogo foi detetado já não estava apenas uma carro a arder, era um local fechado, e com acesso limitado equando os bombeiros chegram o cenário era mais complexo do que um autmóvel a arder…

          1. Avatar de JL
            JL

            Não era um local fechado, era sim aberto.

            Tem muitos outros exemplos nessas estradas, quando chegam só tem lá o que resta de chapa.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Não podes comparar um fogo descontrolado, no terraço de um edifício, com os veículos encostados uns aos outros, com o fogo num veículo isolado.
          Nem os carros de bombeiros se aproximaram por razões de segurança.
          Pessoalmente, o que presenciei foi um princípio de incêndio num automóvel, numa oficina, que foi apagado rapidamente com um extintor. Por causa disso, durante anos, tive um no carro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quando está no inicio é fácil apagar sim, já tive um caso assim.

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mano tu tens uma pancada e não é pouca. Vai ver disso.

      Mas que raio uma coisa tem a ver com a outra?

      Carros elétricos ardem? Sim
      Carros a combustão ardem? Sim

      Criar uma tecnologia ou mecanismos para evitar incêndios, seja em elétricos ou a combustão é sempre bom.

      Pode ser raro quando acontece, mas se acontecer é melhor ter do que não ter.

      Estás sempre com estas coisinhas quando se falam de carros elétricos.

      Não interessa quem arde mais, ou qual é que tem maior probabilidade, não é esse o ponto.

      O ponto é, se arderem isto vai ajuda melhor a combater. Apenas e só isto.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então onde está a panca ? Não entendi !!

        Eu só disse que para os a combustão não têm inventado nada, só piora.

        Estás sempre com estas coisinhas quando se falam de carros a combustão.

        Eu falei em probabilidades onde ?

        Eu disse que não ajudava ?

        Apenas e só isto.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Bro, escuta.

          Ambas as tecnologias ardem ponto assente.

          Mas pegando nos teu número, que aparentemente são 7 por dia (não fui verificar isso), por que raio alguém haveria de gastar tempo e recursos em algo que tem baixa probabilidade de acontecer, e quando acontece das duas uma, ou má uso ou velhice e falta de manutenção.

          Em situações normais com os cuidados mínimos um carro simplesmente não arde, tanto um carro a combustão quanto um carro electrico.

          Aqui o ponto com os elétricos é que em caso de acidente a probabilidade de um carro arder versus um carro a combustão é superior. Mas o problema base é que um incendio de um carro a combustão é mais rapidamente apagado do que um incendio num carro elétrico, logo aqui faz mais sentido limar e encontrar soluções para esse problema.

          1. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            olha este a tentar ser sensato. Aqui nao fazemos isso 😀

          2. Avatar de JL
            JL

            Todas as tecnologias ardem, conhece alguma que não arda ?

            Até as casas.

            Porque razão ? Pela mesma que existem doenças que matam poucas pessoas mas procura-se pelas soluções.

            Em situações normais também arde, tanto que há muitos recalls para corrigir defeitos de fabrico ou melhoramentos.

            Mostre lá que a probabilidade de incêndio é maior nos eléctricos em caso de acidente ?

            É mais rápido depende da situação. Temos até um caso num eléctrico que se apagou sozinho.

          3. Avatar de Fusion
            Fusion

            God é difícil falar contigo, boa sorte quem te atura todos os dias…

            Sabes o que também arde? o sol
            Sabes o que eventualmente também se vai apagar? O sol

          4. Avatar de JL
            JL

            O Sol não arde.

            Não, o Sol não se vai apagar, já agora, escreve-se Sol com letra maiúscula.

  2. Avatar de Outro trolha
    Outro trolha

    Claro que nao ha incendios nos carros eletricos, os eletricos trazem é bancos sobreaquecidos, coisa que os carros a combustao ainda nao conseguiram implementar.

    Nesse mundo que voce imagina onde todos andam de eletrico, onde é que o governo vai compensar os impostos perdidos nos produtos petroliferos e o ISV?

    1. Avatar de JL
      JL

      O meu tem, aquecem pra aí a 30 graus. Lool

      Eu não imagino, mas você sim.

      Simples, vocês não querem mudar, logo cobra a vocês.

  3. Avatar de Elonao
    Elonao

    Lixo eléctrico…

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      ui, aqui usamos eufemismos, chamam-se torradeiras com rodas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas esses são os a combustão, até você confirmou que ardem mais, portanto autênticas torradeiras.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Curiosamente foi o que acabaste de fazer com esse comentário.

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Resumindo:
    – No geral, os VE incendeiam-se menos que os com motor de combustão interna, dizem as entidades públicas de vários países, embora cada uma indique frequências de incêndio diferentes. Mas, no que importa, os dois tipos de veículos podem incendiar-se.
    – Mas o incêndio nas baterias de lítio dos VE são mais difíceis de apagar. Por isso, convém evitar incêndios nas baterias de alta tensão dos VE, especialmente os causados por “fuga térmica”
    – Por isso, os investigadores dizem que é preciso fabricar “barreiras térmicas” para as baterias, que custam entre 300 e 1000 dólares por veículo.
    Sem “barreiras térmicas”, o post vai para perto dos habituais 200 comentários 🙂

  5. Avatar de Bota Fogo
    Bota Fogo

    Os EVs esses até me dão prazer, vê-los a arder.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê?

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Somos dois! Que ardam, não se perde nada.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então porquê? Andam a incomodá-lo, ou não lhe dão trabalho ?

  6. Avatar de PJA
    PJA

    É isto que se pede tecnologia para minimizar os incêndios perigosos em elétricos. Agora vamos ver na prática se corresponde às expectativas.

  7. Avatar de M
    M

    Quando me ensinaram era “embalamento térmico” e não “fuga térmica”

    1. Avatar de Aves
      Aves

      “se uma célula de bateria de íões de lítio criar mais calor do que pode efetivamente dispersar, pode levar a uma rápida libertação descontrolada de energia térmica, conhecida como “fuga térmica” (“thermal runaway”) que pode resultar num incêndio ou explosão.”

  8. Avatar de Jou Lerdo
    Jou Lerdo

    O que fazer? Deixar arder! Assim já não arde mais. O planeta agradece.

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Os de bateria que ardam. Ainda está semana foi mais um numa garagem! Já se consta que estão em hot deals!

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde ? Mostre lá ?

        A bateria são todos.